12 dicas para captação de alunos para você vender todos os dias do ano

Devido a grande competitividade presente no cenário educacional, a captação de alunos tornou-se um dos maiores desafios para as instituições de ensino. Contudo, essa é uma tarefa que não pode ser adiada uma vez que influencia diretamente o desempenho como um todo. Confira, então, as nossas dicas para captação de alunos e descubra como sair na frente e se tornar a primeira opção dos leads. 💪

⏰ Tempo aproximado de leitura: 10 – 12 minutos

Introdução

Sem dúvidas, uma boa gestão educacional é de suma importância para o sucesso da captação de alunos. Afinal, bons processos, na grande maioria das vezes, leva a bons resultados. Mas, como traçar ações realmente eficazes para a captação de alunos no dia a dia institucional? O que deve ser levado em consideração na hora de planejar? Como se diferenciar e ser a primeira opção do potencial aluno? 🤔

Para responder a perguntas como essas, primeiramente é preciso saber quais os elementos mais relevantes na análise realizada pelos potenciais alunos. Para isso, é fundamental conhecer detalhadamente as suas personas, suas dores (necessidades e desejos) e perspectivas. Somente dessa forma será possível planejar e direcionar as ações de marketing. 

Neste conteúdo vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como desenvolver ações inteligentes de captação de alunos. O nosso objetivo é te ajudar a gerar melhores resultados! 💪

Boa leitura e ótimos insights!

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✍️ 12 dicas para captação de alunos utilizadas por IEs referências no mercado educacional

Separamos a seguir, algumas dicas preciosas de marketing digital que se aplicadas corretamente, farão a diferença para os seus resultados! Antes de começarmos, temos algumas sugestões para você: 

⭐ Salve este post para não perder as dicas de vista!

💪 Não deixe para amanhã a estratégia que você pode fazer hoje!

🚀 Fique de olho nos conteúdos complementares, pois eles irão enriquecer a sua experiência!

😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1) Pratique ações para a geração de leads

A geração de leads é um processo essencial para a captação de alunos. 

Como o próprio nome ressalta, a geração de leads para IEs consiste em gerar contatos interessados para a base de dados da instituição. Esses contatos, posteriormente, serão classificados (segmentados) de acordo com o potencial de se tornarem alunos.

Em resumo, para gerar leads, sua instituição de ensino deve apostar em ações como:

  • Estar presente de forma consistente nas redes sociais;
  • Possuir blog e site otimizados;
  • Estruturar landing pages poderosas;
  • Realizar ações de guerrilha.

😃 Em nosso conteúdo “Geração de leads para IEs: como dar os primeiros passos em direção ao aluno“, você pode pegar dicas de como aplicar cada estratégia na prática. Vale a pena conferir!

2) Dicas para captação de alunos: Construa eficientes fluxos de nutrição

Também chamado de fluxo de relacionamento, o fluxo de nutrição específico para instituições de ensino trata-se de uma comunicação direcionada aos interessados e/ou potenciais alunos. Em resumo, o objetivo principal é conduzi-los à realização de uma ação específica, como a efetivação da matrícula, por exemplo. 

Assim, a IE direciona ao lead conteúdos que possam “educá-lo” e conduzi-lo à ação desejada. Dessa forma, é possível vincular informações relevantes para cada lead ou grupo de leads. 

Em síntese, um fluxo de nutrição é composto por e-mails marketing, SMS e ligações. Entretanto, pode variar de uma instituição de ensino para outra.

Veja abaixo um exemplo de planejamento básico de conteúdos via e-mail para um fluxo de nutrição:

12 dicas para captação de alunos: o que fazer para os leads escolherem você  - Rubeus

3) Preze pelo atendimento de qualidade

Que a excelência no atendimento é fundamental todos já sabemos. Mas, alinhar o time para isso é que pode ser o grande desafio. 

Possuir ações práticas para manter uma conexão com o aluno é primordial para o bom desempenho do seu time de captação. Por isso, a nossa dica é estabelecer em um relacionamento de alto nível com potenciais e atuais alunos de forma a fazê-los se sentirem próximos da sua IE. 

Para isso, você deve trabalhar 4 pontos importantes, conheça melhor cada um deles:

Relacionamento de alto nível com o aluno - Rubeus

🌟 Aliás, temos um conteúdo poderoso e detalhado sobre como estruturar um atendimento 5 estrelas na sua instituição de ensino. Depois dá uma olhadinha: Box para atendimento em instituições de ensino: conteúdos, scripts e dicas.

4) Dicas para captação de alunos: Otimize o seu site e explore a demanda reprimida

O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua escola “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado. 

💡 Nem precisamos mencionar que o site já se tornou uma obrigação e é uma das 12 estratégias de captação de alunos que mais geram resultados!

Em resumo: quem não investe em ações voltadas para a otimização e melhoria do site tende a obter uma taxa de conversão muito pequena. Ou seja, os interessados podem até navegar pelo site, porém não realizam nenhuma ação para estabelecerem uma relação com a sua instituição de ensino, “entram e saem” sem serem identificados.

Para frear esse “entra e sai”, é importante que a sua instituição trace ações que atuem como “barreiras” para captar o lead. Mas como fazer isso? Através de ações como:

  • Estruturar um bom discurso de condução;
  • Separar o site do portal do aluno;
  • Oferecer conteúdos de qualidade;
  • Adicionar call to actions que atendam os diferentes níveis do Funil de Captação;
  • Disponibilizar chats on-line, etc.

🤔 As ações acima parecem complicadas? Que nada! Nós detalhamos o passo a passo de como realizá-las em nosso conteúdo abaixo, confira!

Como criar um site educacional: 5 dicas primordiais para fazer isso bem feito - Rubeus

5) Conheça a realidade da sua instituição de ensino

Conhecer a realidade e o cenário no qual a IE está inserida é essencial para exercer uma gestão educacional realmente efetiva. Além disso, através dessa análise, é possível identificar mais facilmente o que melhorar e quais as próximas ações a serem tomadas.

Por isso, tenha sempre em mãos informações importantes, tais como: a realidade dos seus alunos, localizações, situação familiar e faixa etária, por exemplo. Para o levantamento dessas e outras informações, a análise deve englobar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no qual a IE está inserida. 

Ademais, para realizar essa análise você pode utilizar a Análise SWOT Educacional. Através dela é possível mapear as forças e fraquezas, além das oportunidades e ameaças que influenciam a IE.

KIT PARA ANÁLISE SWOT EDUCACIONAL - RUBEUS

6) Dicas para captação de alunos: Atente-se às mudanças do cenário educacional

Estar alerta quanto às mudanças que ocorrem dentro e fora do cenário educacional é essencial. Conhecer as tendências e boas práticas, desde novas tecnologias, materiais didáticos diferenciados até uma gestão mais eficaz, contribui para uma tomada de decisão mais sólida.

A LGDP é um dos grandes exemplos da necessidade de estar atento às mudanças. E, mesmo que não seja específica ao cenário educacional, é um “detalhe” que afeta diretamente a forma como as equipes irão desempenhar suas atividades diárias.

Para manter-se atualizado, a dica é se inscrever em newsletters que abordem as inovações e novidades do cenário educacional. Com elas, você recebe diretamente em seu e-mail, informações relevantes que podem afetar direta ou indiretamente a sua IE.

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7) Transmita segurança 

Em resumo, a segurança é um dos fatores que permite trabalhar a permanência de alunos desde a captação, o que é muito importante para o futuro do aluno na instituição de ensino. Afinal, a captação é apenas um dos processos que demandam atenção.

Mas, como transmitir confiança e credibilidade? Uma dica é entender os atributos relevantes da sua instituição e compará-los com os de seus concorrentes. Isso permitirá que você saiba quais argumentos são mais importantes e devem ser explorados em suas campanhas de marketing, comunicação automatizada e nos scripts de prospecção por telefone da equipe de relacionamento, por exemplo.

Além disso, a criação de conteúdo é uma estratégia fundamental para que sua instituição de ensino se torne autoridade no âmbito educacional. Através do Marketing de Conteúdo Educacional, aliado ao Inbound Marketing, é possível atrair, de forma estratégica, os potenciais alunos. Mas, para esse fim, cada conteúdo que sua IE disponibilizar precisa resolver um problema ou despertar uma necessidade que nem mesmo o seu lead sabe (ou ainda não) que possui.

🔍 Essas e outras dicas estão detalhadas em nosso manual sobre como conquistar a confiança dos seus leads. Você pode conferir todas clicando na imagem abaixo e solicitando o seu! 

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos - Rubeus

8) Dicas para captação de alunos: Crie planos de ação sustentáveis através do 5W2H Educacional

Assim como toda ação a ser executada por sua IE, a captação de alunos deve englobar o acompanhamento constante. Dessa forma, a fim de obter êxito nos resultados, os planos de ação devem considerar os objetivos e as metas estabelecidos no processo de planejamento estratégico da sua instituição de ensino

Frente a isso, a utilização do método 5W2H Educacional permite que o seu plano de ação seja realmente completo, sem que nenhuma lacuna passe despercebida. 

5W2H Educacional - 12 dicas para captação de alunos: o que fazer para os leads escolherem você

Em síntese, o 5W2H consiste em uma ferramenta de gestão que aborda as principais perguntas a serem realizadas e, principalmente, respondidas durante o planejamento e execução de qualquer atividade em sua instituição de ensino.

Ele recebe esse nome por conter as seguintes iniciais, em inglês: What (o quê); Who (quem); When (Quando); Where (Onde); Why (Por quê); How (Como) e How much (Quanto).

Quando empregada de forma correta, essa metodologia permite identificar possíveis falhas. Ou seja, contribui ativamente para a obtenção de bons resultados. 

9) Desperte a atenção

Para que o lead possa dar o próximo passo e, assim, evoluir em sua Jornada de Compra Educacional, é necessário “nutri-lo” com conteúdo de qualidade. Uma boa forma de fazer isso é através do Inbound Marketing, aliado ao Marketing de Conteúdo.

Assim, ao fornecer materiais estratégicos para incentivar a relação do lead com a sua IE, o mesmo pode fornecer informações importantes, como cadastro do e-mail, que tornam mais fácil a sua captação.

Alguns dos principais conteúdos que sua equipe pode investir são:

  • Vídeos de palestras e seminários;
  • Apresentação do curso em PDF;
  • Envio de Newsletter e e-mails marketing;
  • E-books que tratem sobre a importância do curso frente ao mercado de trabalho.

Além disso, em nosso conteúdo “Dicas de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos”, detalhamos mais sugestões de formatos para conteúdos de acordo com as etapas da jornada. Mas, já vou te dar um spoiler 😂. Veja só:

Ademais, se o papo é conteúdo voltado para a conversão de leads, temos um webinar apresentado por especialistas em produção de conteúdo recheado de dicas te esperando! Dê um clique na imagem abaixo e confira!

10) Possua uma Ficha de Inscrição Educacional dividida em etapas

Em síntese, a ficha de inscrição é um dos principais meios para conseguir os dados dos potenciais alunos. Assim, investir em uma ficha de inscrição dividida em etapas faz toda a diferença.

Além de otimizar o tempo e contribuir para a experiência do lead, esse tipo de ficha é capaz de incentivar o indeciso a completar sua inscrição em seu processo seletivo.

Por isso, a dica é investir em uma divisão inteligente da ficha. Assim, deve-se concentrar logo nos primeiros campos de coleta de dados, informações mais simples como nome e e-mail, por exemplo. Dessa forma, você aumenta as chances de obter o contato do lead, mesmo que ele abandone a ficha.

📌Saiba mais sobre a importância de uma Ficha de Inscrição dividida em etapas

11) Crie um senso de urgência

Já é comprovado que quando limita-se o tempo ou a quantidade, as pessoas tendem a tomarem a decisão de forma mais imediata. Por isso, uma boa prática para chamar o lead à ação é a utilização de CTAs (Call to Actions). 

Os CTAs, do termo, em inglês, Call to Action, significam “chamada a uma ação”. Em suma, eles consistem em um recurso muito valioso utilizado nas estratégias das instituições de ensino para potencializar suas ações de Marketing Digital.

Você pode utilizar CTAs que estabelecem um prazo limite. Opte, se possível, por desconto na efetivação de matrícula, por exemplo. Assim, sua IE incentivará o lead a agir rapidamente. 

Veja um exemplo: 

12 dicas para captação de alunos: o que fazer para os leads escolherem você - Rubeus

12) Dicas para captação de alunos: Venda através das redes sociais

Muitas vezes, nos deparamos com instituições de ensino que não exploram o potencial máximo das suas redes sociais, o que faz com que elas percam muitas oportunidades nesse processo.

😉 Fique ciente!

As redes sociais são uma oportunidade da sua instituição de ensino se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar. 

📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais: 

  • Faça um cronograma de postagem;
  • Identifique em quais redes sociais investir;
  • Compartilhe uma prévia do seu curso;
  • Gere engajamento por meio de publicações interativas;
  • Disponibilize link para uma landing page.
🚀 Conteúdos complementares: 

Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente
Guia Completo: Instagram para instituições de ensino

🚀 Conteúdo complementar: a captação de alunos ideal

Nosso CEO, Bráulio Vieira, e o CPO, Matheus Amaral, conversam e dão dicas práticas sobre a captação de alunos ideal. Dê o play no vídeo e bons insights!

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre captação de alunos! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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👊👊👊 Agora queremos saber de você: quando o assunto é dicas para captação de alunos, como sua IE tem trabalhado? Conte-nos sua experiência! 

Até a próxima e sucesso! 🌟

Paloma Estevam - 12 dicas para captação de alunos: o que fazer para os leads escolherem você

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. 12 dicas para captação de alunos para você vender todos os dias do ano. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-conseguir-mais-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2020, 2 abril). 12 dicas para captação de alunos para você vender todos os dias do ano. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-conseguir-mais-alunos/