12 dicas para captação de alunos: o que fazer para os leads escolherem você

Devido a grande competitividade presente no cenário educacional, a captação de alunos tornou-se um dos maiores desafios para as instituições de ensino. Contudo, essa é uma tarefa que não pode ser adiada uma vez que influencia diretamente o desempenho como um todo. Confira, então, nossas dicas para captação de alunos e descubra como sair na frente e se tornar a primeira opção dos leads.  

Introdução

Sem dúvidas, uma boa gestão educacional é de suma importância para o sucesso da captação de alunos. Por isso, estruturar processos realmente eficientes é tão necessário. Mas, então como traçar ações realmente eficazes para a captação de alunos no dia a dia institucional? O que deve ser levado em consideração na hora de planejar? Como se diferenciar e ser a primeira opção do lead? 

Para responder a perguntas como essas, primeiramente é preciso saber quais os elementos mais relevantes na análise realizada pelos potenciais alunos. Para isso, é fundamental conhecer detalhadamente as suas personas, bem como suas dores e perspectivas. Somente dessa forma será possível planejar boas ações de curto a longo prazo e, assim, alcançar bons resultados. 

Precisando de inspirações? Então confira as dicas para captação de alunos que preparamos para você: 

12 dicas para captação de alunos utilizadas por IEs referências no mercado educacional

  • Pratique ações para a geração de leads

A geração de leads é um processo essencial para a captação de alunos. 

Como o próprio nome ressalta, geração de leads para IEs consiste em gerar contatos interessados para a base de dados da instituição. Esses contatos, posteriormente, serão classificados de acordo com o potencial de se tornarem alunos.

Esse processo baseia-se na utilização de informações relevantes capazes de auxiliar a IE no mapeamento do perfil e comportamento dos seus potenciais alunos. 

Dessa forma, torna-se possível oferecê-lo o que é relevante, aumentando significativamente as chances de conversão

  • Construa eficientes fluxos de nutrição

Também chamado de fluxo de relacionamento, o fluxo de nutrição específico para instituições de ensino trata-se de uma comunicação direcionada aos interessados e/ou potenciais alunos. Em resumo, o objetivo principal é conduzi-los à realização de uma ação específica, como a efetivação da matrícula, por exemplo. 

Em suma, a IE direciona ao lead conteúdos que possam “educá-lo” de forma a conduzi-lo à ação desejada. Dessa forma, é possível vincular informações relevantes para cada lead ou grupo de leads. 

Veja abaixo um exemplo de planejamento básico de conteúdos para um fluxo de nutrição:

Fluxo de nutrição para IEs - Rubeus

  • Preze pelo atendimento de qualidade

Que a excelência no atendimento é fundamental todos já sabemos. Mas, alinhar o time para isso é que pode ser o grande desafio. 

Possuir ações práticas para manter uma conexão com o aluno é primordial para o bom desempenho do seu time de captação. Por isso, a nossa dica é estabelecer em um relacionamento de alto nível com potenciais e atuais alunos de forma a fazê-los se sentirem próximos da sua IE. Para isso, você deve trabalhar 4 pontos importantes, conheça melhor cada um deles:

Relacionamento de alto nível com o aluno - Rubeus

  • Tenha um site educacional otimizado

A quarta das nossas 12 dicas para captação de alunos é investir em um bom e estratégico site educacional. 

A presença digital migrou de uma opção ou um diferencial para uma obrigação em empresas que buscam crescimento e autoridade ante o mercado. No que tange o cenário educacional não é diferente: a construção de percepções e a interação dos potenciais alunos com a instituição de ensino começa muito antes do dia da realização do processo seletivo, seu início está nos primeiros contatos com os canais digitais da IE. 

Por isso, podemos dizer que possuir um site educacional que atraia leads e atue como facilitador para a captação de alunos já não é uma opção e sim uma prioridade! 

Clique na imagem abaixo e confira nosso conteúdo sobre o assunto. Nele, expomos como criar um site educacional direcionado a conversão:

Como criar um site educacional: 5 dicas primordiais para fazer isso bem feito - Rubeus

  • Conheça a realidade da sua instituição de ensino

Conhecer a realidade e o cenário no qual sua IE está inserida, é essencial para exercer uma gestão educacional realmente efetiva. Além disso, através dessa análise, é possível identificar mais facilmente o que melhorar e quais as próximas ações a serem tomadas.

Por isso, tenha sempre em mãos informações importantes, tais como: a realidade dos seus alunos, localizações, situação familiar e faixa etária, por exemplo. Para o levantamento dessas e outras informações, a análise deve englobar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no qual a IE está inserida. 

Para realizar essa análise você pode utilizar a Análise SWOT Educacional. Através dela é possível mapear as forças e fraquezas, além das oportunidades e ameaças que influenciam a IE.

KIT PARA ANÁLISE SWOT EDUCACIONAL - RUBEUS

  • Atente-se às mudanças do cenário educacional

Estar alerta quanto às mudanças que ocorrem dentro e fora do cenário educacional é essencial. 

Conhecer as tendências e boas práticas, desde novas tecnologias, materiais didáticos diferenciados até uma gestão mais eficaz, contribui para uma tomada de decisão mais sólida.

A LGDP é um dos grandes exemplos da necessidade de estar atento às mudanças. E, mesmo que não seja específica ao cenário educacional, é um “detalhe” que afeta diretamente a forma como as equipes irão desempenhar suas atividades diárias.

Para manter-se atualizado, a dica é se inscrever em newsletters que abordem as inovações e novidades do cenário educacional. Com elas, você recebe diretamente em seu e-mail, informações relevantes que podem afetar direta ou indiretamente a sua IE.

Ainda não assinou nossa newsletter? Não perca mais tempo e tenha acesso à dicas, insights e conteúdos gratuitos!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

  • Transmita segurança 

A sétima das nossas 12 dicas para captação de alunos é a segurança. Em resumo, a segurança é um dos fatores que permite trabalhar a permanência de alunos desde a captação, o que é muito importante para o futuro do aluno na instituição de ensino. Afinal, a captação é apenas um dos processos que demandam atenção.

Mas, como transmitir confiança e credibilidade? Para isso, sua IE deve trabalhar 8 fontes de confiança, a saber:

  • Autoridade;
  • Afinidade;
  • Credibilidade;
  • Longevidade;
  • Celebridade; 
  • Familiaridade;
  • Localização;
  • Demonstração.

Nós detalhamos cada uma delas em nosso e-book: 

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

  • Crie planos de ação sustentáveis através do 5W2H Educacional

Assim como qualquer ação a ser executada por sua IE, a captação de alunos deve englobar o acompanhamento constante. Dessa forma, a fim de obter êxito nos resultados, os planos de ação devem considerar os objetivos e as metas estabelecidos no processo de planejamento estratégico da sua instituição de ensino. 

Frente a isso, a utilização do método 5W2H Educacional permite que o seu plano de ação seja realmente completo, sem que nenhuma lacuna passe despercebida. 

Ele recebe esse nome por conter as seguintes iniciais, em inglês: What (o quê); Who (quem); When (Quando); Where (Onde); Why (Por quê); How (Como) e How much (Quanto).

5W2H Educacional - Rubeus

Quando empregada de forma correta, essa metodologia permite identificar possíveis falhas. Ou seja, contribui ativamente para a obtenção de bons resultados. 

  • Desenvolva uma abordagem para cada etapa do Funil de Captação

É primordial que a sua instituição, através da equipe de marketing, consiga desenvolver uma abordagem direcionada. 

Mas como fazer isso?

Através da utilização do Funil de Captação de Alunos é possível compreender o momento de cada lead em sua Jornada de Compra Educacional. Assim, sua IE pode direcioná-lo a abordagem que ele esteja mais receptivo no momento. 

Por exemplo, se o lead ainda está nos estágios iniciais do funil, você deve direcioná-lo um conteúdo mais abrangente e genérico. Dessa maneira, ele começará a desenvolver as percepções iniciais da sua necessidade. Da mesma forma, você deve identificar quando ele estiver nos estágios finais do funil e, assim, direcioná-lo uma abordagem mais comercial.

Exemplos de conteúdos por nível de ensino e etapas do funil - Rubeus

  • Possua uma Ficha de Inscrição Educacional dividida em etapas

A décima das nossas 12 dicas para captação de alunos é a Ficha de Inscrição Educacional. Em síntese, ela é um dos principais meios para conseguir os dados dos potenciais alunos. Por isso, investir em uma ficha de inscrição dividida em etapas faz toda a diferença.

Além de otimizar o tempo e contribuir para a experiência do lead, esse tipo de ficha é capaz de incentivar o indeciso a completar sua inscrição em seu processo seletivo.

Por isso, a dica é investir em uma divisão inteligente da ficha. Assim, deve-se concentrar logo nos primeiros campos de coleta de dados, informações mais simples como nome e e-mail, por exemplo. Dessa forma, você aumenta as chances de obter o contato do lead, mesmo que ele abandone a ficha.

📌Saiba mais sobre a importância de uma Ficha de Inscrição dividida em etapas. 

  • Crie um senso de urgência

Já é comprovado que quando limita-se o tempo ou a quantidade, as pessoas tendem a tomarem a decisão de forma mais imediata. Por isso, uma boa prática para chamar o lead à ação é a utilização de CTAs

Você pode utilizar CTAs que estabelecem um prazo limite. Opte, se possível, por desconto na efetivação de matrícula, por exemplo. Assim, sua IE incentivará o lead a agir rapidamente. 

Veja um exemplo de CTA: 

CTA:“Faça um teste vocacional agora!” - Rubeus

  • Utilize as redes sociais para ganhar visibilidade

É impossível falarmos de dicas para captação de alunos e não mencionarmos as redes sociais. Isso porque utilizar, de forma estratégica, as redes sociais da sua IE é bastante vantajoso quando objetiva-se o alcance de leads, além de uma maior visibilidade. Por isso, a dica é mapear onde suas personas estão e criar redes sociais que viabilizem o contato entre sua IE  e elas. 

Contudo, atenção! Para obter êxito nessa comunicação é fundamental utilizar a abordagem adequada para cada rede social. Em nosso blog post Captação de alunos nas redes sociais: o guia completo para a sua IE nós reunimos dicas que poderão te ajudar nesse desafio! 

Conteúdo complementar: a captação de alunos ideal

Nosso CEO, Bráulio Vieira, e o CPO, Matheus Amaral, conversam e dão dicas práticas sobre a captação de alunos ideal. Dê o play no vídeo e bons insights!

Agora queremos saber de você: quando o assunto é dicas para captação de alunos, como sua IE tem trabalhado? Conte-nos sua experiência! 

*Conteúdo atualizado em 21/01/21.