A captação de alunos é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das instituições de ensino. Por isso, investir em ações para captar alunos deve fazer parte da rotina das IEs. Nós reunimos, neste blog post, dicas práticas que te auxiliarão nesse desafio, confira!

Sem tempo para ler? Então que tal ouvir?

Mas atenção! Para não perder nada, não deixe de conferir nossos links no decorrer do conteúdo.

 

Sua instituição de ensino tem travado uma verdadeira batalha para captar alunos? Suas turmas possuem mais vagas não preenchidas do que alunos matriculados? Você tem fechado cursos devido ao número insuficiente de inscritos? As suas ações de como captar alunos precisam ser melhoradas?

Se você respondeu sim para alguma destas perguntas, a nossa dica é que você leia esse blog post até o final. 

Caso a sua situação não seja tão alarmante, mas você sente que pode melhorar, aconselhamos que também leia esse conteúdo e verifique se está fazendo tudo o que pode para captar alunos de forma sustentável. 

O presente guia é destinado a dicas práticas, mas caso você ainda tenha alguma dúvida ou deseje se aprofundar no conceito de captação de alunos, sugerimos que confira o nosso Guia Essencial:

Introdução

A grande maioria das instituições poderiam ser bem mais rentáveis se levassem em consideração o valor de um aluno ao longo do tempo, veja:

Imagine um cenário em que a sua instituição investiu em boas ações de Marketing e conseguiu, através delas, atrair 10.000 potenciais alunos. Desse quantitativo, foram realizadas 1.000 inscrições, gerando como resultado um total de 300 matrículas.

Obs: a taxa de conversão de inscritos / matriculados, utilizada no exemplo acima, corresponde a taxas superiores ao benchmark do mercado da educação superior (Dados fornecidos pelo DataCenso Educacional de 2018). 

Agora, veja o quão pode ser prejudicial, para o fluxo de caixa das instituições, aqueles alunos que viram “cadeiras vazias”: 

Considere um aluno matriculado que teria uma mensalidade de R$ 800,00 e um tempo de permanência médio na instituição de 30 meses. A sua ausência trará uma baixa no fluxo de caixa de R$ 24.000,00. Quando falamos de 100 alunos a menos em uma campanha, por exemplo, esse valor é de R$ 2.400.000,00.

Tais exemplos reforçam o porquê as instituições de ensino devem prezar pela otimização dos seus processos de captação e permanência de alunos.

Tendo em vista essa premissa, resolvemos trazer 7 dicas para sua instituição potencializar o processo de captar alunos. Isso porque uma IE que sabe como atrair e converter suas personas é notoriamente destaque no ramo educacional

Para que isso seja possível, sua IE deve pensar em estratégias que tornem o processo de captar alunos um diferencial. Portanto, que tal conferir nossas dicas agora? 

Dicas práticas para captar alunos

  • Invista em campanhas inteligentes 

Sua instituição de ensino pode diferenciar-se e alcançar uma boa vantagem competitiva por meio de um slogan criativo, de uma campanha envolvente e inteligente, de um bom programa de bolsas de estudo, um atendimento de excelência  e de um processo seletivo bem estruturado e executado ou, até mesmo, pela qualidade do seu corpo docente.

Para isso, pondere acerca de questões que podem levar a sua IE a se destacar, tais como: 

  1. Seu colégio possui resultados satisfatórios em exames importantes como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)?
  2. Há investimentos em infraestrutura que contribuam para a melhor experiência de seus alunos?
  3. Há definições claras de estratégias educacionais que visam a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos?
  4. Existe um cuidado com a formação humana deles?
  5. Sua faculdade conta com uma equipe bem preparada e realmente capaz de conduzir o aluno ao longo de sua jornada acadêmica?
Depois de mapear seus diferenciais competitivos, é importante que sua IE inicie um eficiente processo de posicionamento. Perceba que você deve buscar por seus diferenciais competitivos primeiramente. Isso porque só assim será possível posicionar-se, estrategicamente, através deles.

Além disso, invista em ações capazes de tornar a sua atuação mais direcionada, como as campanhas de matrículas e de captação.

Basicamente, a campanha de matrícula é um conjunto de ações práticas que buscam alcançar resultados efetivos na conversão de leads, geralmente, durante o processo seletivo da sua IE. 

Como estruturar a minha campanha de matrícula

Já a campanha de captação, em geral, envolve ações de Marketing Promocional como forma de aumentar os resultados do processo de como captar alunos, bem como uma maior lucratividade no longo prazo. 

  • Utilize as redes sociais a seu favor

Neste momento em que você está lendo este post, uma ou mais pessoas, em algum lugar do mundo, querem comprar exatamente o serviço que a sua instituição oferece.

Se a notícia parece favorável, o lado mais difícil é a pergunta que fica: afinal, como encontrar esses potenciais alunos? 

A resposta para essa pergunta pode estar no uso das redes sociais de forma estratégica. 

Isso porque, diante do cenário atual de uso das redes sociais, é indiscutível que a maioria dos potenciais alunos estão presentes ativamente nelas. Além disso, elas têm o poder de afetar diretamente em suas decisões de compra. 

Logo, é essencial utilizar seus canais (Facebook, LinkedIn e Instagram, por exemplo) como ótimas formas de estabelecer um diálogo interativo. Bem como um meio inteligente de solucionar dúvidas e divulgar suas campanhas de processo seletivo. 

Lembre-se: as redes sociais permitem que o potencial aluno sinta-se mais próximo da instituição. Isso gera mais confiança, contribuindo, assim, para o engajamento e sua decisão de compra. 

Algumas boas práticas são imprescindíveis e contribuem para o sucesso do seu processo de como captar alunos utilizando as redes sociais, veja alguma delas:

>> Facebook

  • Investimento em anúncios segmentados;
  • Utilização e monitoramento dos seus resultados através do Facebook Ads;
  • Promoção dos seus conteúdos na sua página (linha do tempo).

>> YouTube

  • Criação de vídeos marketing institucional;

>> Instagram

  • Desenvolvimento de estratégias eficientes através da funcionalidade “Story”;
  • Investimento em conteúdos relevantes;
  • Utilização da funcionalidade “Destaques” de forma segmentada;
  • Engajamento através de interações em posts;

>> LinkedIn

  • Promoção de conteúdos na página da sua instituição de ensino;
  • Publicações de postagens em grupos de discussão;
  • Investimento em conteúdos através de anúncios.

📌Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE.

  • Crie (e mantenha) um bom relacionamento 

Muitos potenciais alunos sentem um certo distanciamento da instituição que estão querendo estudar. Esse é um grande motivo para que sua instituição comece (hoje mesmo) a investir em um bom relacionamento com eles.  

Entretanto, como fazer isso? Gerando confiança e ficando cada vez mais próximo de suas personas. Mas como? Mediante ações estratégicas para captar alunos.

5 coisas que a sua IE precisa saber sobre RELACIONAMENTO

Para fazer isso, na prática, você deve  investir na utilização de e-mails marketing criativos e mais pessoais por intermédio de eficientes fluxos de nutrição. Assim, a sensação de distanciamento desaparecerá e isso será perceptível no comportamento de seus leads. Por isso, conheça o processo de Inbound Marketing Educacional, clicando aqui.

Esses e-mails devem ser capazes de captar a atenção do seu prospect. Bem como mantê-lo engajado para que, assim, seja possível levá-lo a dar o próximo passo. A dica aqui é praticar a personalização. Desse modo, será possível direcionar uma abordagem mais humana e empática ao seu lead.

📌E-mail Marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas.

  • Estruture um (bom) planejamento

É do conhecimento geral que qualquer negócio deve possuir um planejamento formal estabelecido, contendo as metas e objetivos de curto e longo prazo, não é mesmo? 

De forma semelhante, isso também deve acontecer nas instituições de ensino. Mas, infelizmente, muitas delas ainda não tomam esse cuidado, situação que afeta, diretamente, os resultados obtidos. Por isso: planeje! 

Desse modo, uma boa prática a ser realizada por sua IE é, no final de todo ano, preparar um calendário, mapeando todas as campanhas que acontecerão durante o ano seguinte. Assim, será possível não somente realizar uma divulgação assertiva, como também garantir um melhor planejamento e a adoção de melhores estratégias, pois haverá tempo para realizar um acompanhamento prévio. 

Lembre-se: realizar ações com antecedência permite a alocação mais eficiente dos recursos e, consequentemente, viabiliza uma redução nos custos incorridos.

O planejamento estratégico para IEs é primordial para garantir uma boa gestão e, por conseguinte, aumentar as chances de potencializar seus resultados.

Ficou interessado e quer saber mais detalhes? Baixe agora o nosso e-book e verifique, na íntegra, todas as nossas dicas. Além disso, disponibilizamos também 2 modelos prontos para você se inspirar, confira!

CTA - Planejamento estratégico - Rubeus

  • Tenha uma equipe bem estruturada 

Ninguém gosta de ser mal atendido, isso é fato! Por esse motivo, é cada vez mais importante que sua instituição de ensino saiba estruturar uma boa equipe. Ela deve ser/estar preparada para prestar um atendimento único e de excelência aos seus potenciais alunos, desde o estágio inicial até a possível efetivação da matrícula. 

Além disso, é indispensável investir em um time eficiente e bem qualificado de docentes, assim como o seu corpo técnico administrativo. Tendo em vista que o professor é uma peça-chave no processo de ensino-aprendizagem e que o corpo técnico é essencial para todos os serviços extraclasse. 

Em suma, os professores devem ser vistos como elos estratégicos entre os alunos e a coordenação da sua IE. Então, por que não colocá-los em contato direto com os potenciais alunos durante o processo de captar alunos? 

Imagine um Call To Action (CTA) “Fale com o coordenador” em seu website. Ao clicar nesse botão, o potencial aluno é direcionado ao celular do coordenador ou para o e-mail dele, podendo conversar com o seu futuro coordenador e tirar suas dúvidas e receios inerentes a determinado curso. Isso não seria uma experiência incrível para um lead indeciso?

Conteúdo complementar:

Quer saber mais sobre o uso dos CTA’s como forma de engajar o seu lead? Então clique na imagem abaixo!

O que são chamadas para ação e como utilizá-las para gerar matrículas?

Ademais, é importante estimular o seu time de docentes a aperfeiçoar-se constantemente através de incentivos à capacitação, diálogo aberto, acompanhamento da equipe, ambiente favorável a práticas docentes inovadoras, autonomia para os professores e planos de salário e carreira, por exemplo.

Quer saber como estruturar um time de captação que apresente resultados concretos? Te contamos os segredos de como fazer isso em nosso blog post Setor de Captação de Alunos: 6 dicas eficientes para estruturar o da sua IE.  

  • Invista em Marketing Multicanal

É fundamental que sua instituição entenda que os potenciais alunos podem ser encontrados em diferentes lugares, ou seja, tanto no meio on-line quanto no off-line. Isso porque eles consomem mídia digital, impressa, áudio e televisiva, leem e-mail e navegam nas mídias sociais. Mas também podem ser receptivos para ações mais diretas, como ligações frias. 

Por essa e outras razões, sua IE precisa estar aberta para conhecer suas personas e ir até onde elas estão. Para isso, é preciso comercializar em todas essas plataformas, assim é nesse contexto que surge o Marketing Multicanal. 

Em suma, o Marketing Multicanal é a combinação de diferentes canais promocionais e de distribuição. Dessa forma, sua IE possui diversas opções para potencialização da captação de alunos.

Percebeu? Ao optar pela utilização do Marketing Multicanal, sua instituição poderá utilizar o Funil de Captação em Y, logo será possível realizar um monitoramento realmente efetivo. 

  • Aposte em um eficiente gerenciamento do processo de captação de alunos

Utilizar a tecnologia a favor da sua instituição a fim de obter um efetivo processo de captar alunos, além de ser uma necessidade, é também uma forma de otimizar tempo e recursos financeiros. 

Com isso, através de uma eficiente Plataforma de Captação de Alunos, é possível facilitar, integrar e proporcionar rapidez à prática de captar alunos das instituições. Isso é factível por meio de funcionalidades específicas ao contexto educacional.

Sua instituição ainda não possui uma plataforma com esse objetivo? Conheça a Plataforma Rubeus e algumas das suas funções: 

  • Visualizar em qual etapa da Jornada de Compra o seu lead está;
  • Enviar e-mails personalizados;
  • Construir eficientes fluxos de nutrição;
  • Visualizar o ponto que mais gera perdas;
  • Criar uma forma própria de captação;
  • Gerenciar a equipe para que cada integrante saiba exatamente o que deve fazer em cada etapa, dentre outros.

Caso você deseje apresentar esse conteúdo, nós criamos uma apresentação otimizada, contendo as principais informações sobre a captação de alunos na prática, confira:

Como estruturar ações efetivas de captação de alunos - Rubeus

Percebeu como uma Plataforma de Gestão de Relacionamento com o Aluno, como a da Rubeus, pode trazer  benefícios enormes e estratégicos para a sua instituição? Então, não perca mais tempo, agende uma demonstração gratuita agora mesmo e conheça mais sobre a nossa plataforma!

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