Prezar pela satisfação do aluno é a base fundamental para manter-se competitiva e, assim, destacar-se. Afinal, é ele quem faz a sua instituição existir. 

Introdução

Atualmente, quando um estudante procura por uma instituição de ensino, ele não espera apenas adquirir um serviço. Ele busca ser impactado por uma experiência de qualidade que faça com que a sua Jornada de Compra seja encantadora.

É importante compreender que o lead construirá sua percepção a partir da interação em diferentes etapas da jornada: da pesquisa, a compra, até chegar ao pós-venda. Em todas essas etapas há um fator essencial para a construção de uma experiência memorável: a satisfação.

Por isso, podemos dizer que a satisfação do aluno é uma variável indispensável. Ou seja, ela é parte fundamental ao longo de todo o planejamento e execução dos processos da sua instituição, desde a captação até a permanência de alunos.

De acordo com um artigo disponibilizado pelo Telegraph de 2014, muitas das universidades de grande reputação da Grã-Bretanha deixam a desejar no quesito satisfação do aluno, embora tenham ex-alunos famosos e acadêmicos importantes em suas listas de palestrantes (surpreendente, não é mesmo?).

Mas por que isso acontece? Possuir uma tradição e ser bem reconhecida no mercado passaram a ser variáveis básicas. Isso porque os alunos esperam bem mais da sua instituição de ensino. Portanto, você deve priorizar ações voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida (educação humanizada) de seus alunos. A dica é: vá sempre além dos limites da sala de aula.

Dessa maneira, fica mais fácil alcançar o sucesso ao explorar as variáveis básicas e as que envolvem o que o aluno quer: se sentir importante ao perceber que sua instituição realmente se preocupa com ele.  

Mas o que é satisfação do aluno?

A popularização do mercado educacional implica, cada vez mais, na grande competitividade das instituições de ensino. Assim, a satisfação dos alunos se tornou um componente importante de garantia de sobrevivência e qualidade.

Em resumo, podemos dizer que a satisfação consiste no sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho exercido pelo produto ou serviço adquirido em relação às expectativas criadas previamente à sua aquisição. 

Quando trazemos esse conceito para o ambiente das instituições de ensino, podemos compreendê-lo como o sentimento experimentado pelo aluno ao contratar um serviço educacional. Quando a experiência condiz com o esperado (ou a supera), o aluno se sente satisfeito. Contudo, quando o resultado é inferior ao esperado, ele sente-se insatisfeito.

É importante compreender que a experiência, seja ela positiva ou negativa, tem a capacidade de levá-lo à ação. No caso de um aluno satisfeito, além dele poder optar por permanecer em sua instituição de ensino após terminar um curso (educação continuada), ele pode virar um “embaixador” e passar, assim, a recomendar sua instituição a amigos e familiares. 

No caso da insatisfação, o aluno pode apresentar diversos comportamentos e, até mesmo, evadir.

O papel da pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é um meio inteligente e objetivo de saber se a sua instituição está entregando o que o aluno precisa. 

Por isso, ela pode ser vista como uma poderosa estratégia. Ou seja, através dela, seus alunos são “ouvidos” e se sentem realmente parte da sua IE. 

Em suma, ela direciona seus esforços, contribuindo para que seu desempenho seja positivo. Ademais, quando bem realizadas, permitem que sua IE supere seus concorrentes e se torne autoridade

Independentemente de qual estratégia seja a escolhida para a sua realização, é sempre preciso entender que essas pesquisas devem ser o mais transparentes e objetivas possível. Além de cumprir o objetivo de identificação de melhorias e potencialização de pontos positivos da sua IE. 

A importância da satisfação do aluno para uma experiência de alto nível 

Como vimos, a satisfação do aluno é importante para o sucesso da instituição como um todo. Isso acontece, principalmente, porque, ao proporcionar uma experiência de alto nível, os alunos se transformam em facilitadores para a entrada de outros alunos. 

Em síntese, podemos dizer que para oferecer uma boa experiência, sua IE pode trabalhar 5 pilares e, em todos eles, a satisfação deve estar presente.

Sentidos > Sentimentos > Pensamento > Ação > Identificação

Entenda mais sobre cada um deles e saiba como trabalhá-los, acessando o nosso blog post:

Marketing de Experiência Educacional - Rubeus

Em todos os estágios da experiência do estudante, é fundamental prezar pela sua satisfação. Isso porque ela tem a capacidade de influenciar, consideravelmente, a percepção dele. Ou seja, um aluno insatisfeito terá uma experiência negativa e vice-versa.

Diante disso, a maioria das instituições ao redor do mundo estão constantemente procurando por medidas que possam melhorar a satisfação do aluno.

Do ponto de vista institucional, os alunos satisfeitos possuem menores chances de evasão e maior probabilidade de obter sucesso acadêmico, aumentando, assim, a autoridade da instituição. 

Além disso, a alta satisfação ajuda a atrair e reter mais alunos que, por sua vez, resulta em um impacto considerável na redução de custos de divulgação.

3 dicas importantes para fechar mais vendas através da satisfação do aluno

  • Preze sempre pela qualidade do serviço prestado

Sem dúvidas, a qualidade do serviço prestado é um dos principais fatores na hora da sua instituição garantir a satisfação do aluno. 

Quando falamos de qualidade do serviço entregue, é preciso saber que ela envolve diversos requisitos estabelecidos previamente, tais como: 

  1. A entrega condiz com o que foi solicitado pelo aluno previamente? 
  2. Sua instituição de ensino está entregando ao aluno o que se propôs a entregar? 
  3. O serviço vendido atendeu a expectativa? 

Em suma, a qualidade do seu serviço educacional se refere basicamente ao nível em que o que está sendo entregue atende (ou não) aos requisitos previamente estabelecidos pelo aluno.

Lembre-se: é mais sustentável e vantajoso manter alunos do que buscar por novos. Por isso, estruture ações como:

  1. Cultive a excelência no atendimento educacional;
  2. Realize um acompanhamento eficiente por meio de estratégias educacionais voltadas para o ensino-aprendizagem;
  3. Defina suas personas para saber o que oferecê-las ou não.
  • Preocupe-se com o pós-venda

Ao contrário do que muita gente pensa, o processo de pós-venda também faz parte da satisfação do aluno. Isso significa que você deve trabalhá-lo mesmo após a realização da matrícula.

O pós-venda deve agir como uma forma de encantamento, de complemento da experiência proporcionada. Por ser uma das formas mais eficazes de estreitar o relacionamento com seus alunos, ele é a chave para uma próxima venda. 

O pontapé inicial para um relacionamento capaz de promover a fidelidade de seus alunos é quando seus vendedores entendem que estão lidando com pessoas e não com robôs. Entender isso permite que haja a personalização da comunicação com os estudantes, tornando o relacionamento mais empático e humano.

A dica aqui é apostar em um relacionamento de longo prazo, através de ações duradouras. Um relacionamento de longo prazo é a capacidade de se diferenciar frente a concorrentes que são todos iguais. Nesse sentido, um dos segredos do encantamento do seu aluno, por meio da sua satisfação, é criar ações atrativas mesmo após a sua efetivação da matrícula. 

Satisfação do aluno - Rubeus

  • Dê suporte

Sem dúvidas, o suporte tem um grande potencial de influenciar a percepção do aluno e, portanto, sua satisfação. Isso porque, mesmo que o processo de compra seja realmente encantador, se houver algum tipo de problema que demande um suporte e este seja realizado de forma negativa, a tendência é haver uma ruptura de todo o sentimento de satisfação.

Te convido a acessar um destes websites de avaliação de empresas e seus produtos e serviços. Na maioria das vezes, é um verdadeiro “balde de água fria” no desejo de compra. Inúmeras reclamações e avaliações negativas, muitas vezes, relacionadas ao suporte prestado. 

Geralmente, quando nós olhamos para aquilo, vemos um enorme anúncio de “NÃO COMPRE DESSA MARCA”. Resultado? Geralmente, acabamos optando por outra. 

Logo, o suporte é uma parte imprescindível para garantir a satisfação do aluno e, assim, uma experiência encantadora junto à sua instituição.

Para isso, você pode:

  • Promover um bom acompanhamento psicopedagógico;
  • Realizar pesquisas de satisfação para monitorar os resultados;
  • Tirar dúvidas, sendo empático;
  • Solucionar eventuais problemas;
  • Realizar treinamentos com as equipes para capacitá-las;
  • Criar manuais e procedimentos.

30 frases encantadoras para a sua IE converter mais começando hoje mesmo

Como vimos, o atendimento é parte crucial para a satisfação do aluno. Diante disso, nós criamos um infográfico com dicas de frases encantadoras para a sua instituição. Elas irão te auxiliar a promover a satisfação do aluno e a potencializar suas conversões. Aproveite, é totalmente gratuito!

CTA Infográfico satisfação do aluno - Rubeus

Solução Rubeus: saiba como trabalhamos a satisfação do aluno

Quando nos referimos à satisfação do aluno, estamos falando da percepção do todo. 

Além disso, para estar satisfeito com a sua instituição, o estudante precisa atribuir e agregar valor a cada fator.

Esses aspectos percebidos e valorizados englobam o relacionamento com o aluno, desde o porteiro ao reitor. Por essa razão, para estruturar esse indicador, é primordial que o aluno avalie todos os aspectos da sua instituição. Ou seja, considere a metodologia utilizada, o conteúdo lecionado, o suporte acadêmico, o atendimento e a capacitação do corpo docente, bem como a estrutura física da instituição e das salas de aula.

Você sabe o que eles estão pensando e comentando sobre os serviços e experiências prestados por sua instituição?⠀

A Plataforma Rubeus possui um aplicativo de Satisfação no qual você pode estruturar pesquisas de satisfação e, assim, identificar gargalos e oportunidades, visando a elaboração de planos de ação para a permanência de alunos. 💚⠀

Identificar as possíveis insatisfações dos alunos com o máximo de antecedência permite monitorar a satisfação deles e, assim, dar prioridade aos casos mais críticos. 

Disponibilizamos nosso app de Pesquisas de Satisfação. Com ele, as instituições de ensino conseguem:

  • Avaliar indicadores como: a qualidade do professor, o conteúdo e a plataforma;
  • Gerar um link de compartilhamento e enviar para seus alunos no final de cada aula para que a avaliem com uma nota de 1 a 5.

* O uso desse aplicativo é gratuito até o dia 31/07/20.

Se você quiser saber mais detalhes, é só marcar uma conversa com a gente ou nos enviar uma mensagem pelo chat on-line!

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