Como andam os resultados de e-mail marketing da sua instituição de ensino? Quando bem utilizados, eles são poderosas ferramentas de condução do lead pelo Funil de Captação de Alunos e sua posterior conversão. No post de hoje, separamos 6 dicas de Marketing Educacional por e-mail que podem revolucionar os resultados da sua IE. Confira!

Neste conteúdo, elencamos definições e dicas que são comprovadamente eficazes, ou seja, que oferecem resultados na prática. Ademais, distribuímos alguns convites ao longo do conteúdo e um bônus de material complementar que contribuirá para a fixação do assunto. Vamos começar?

Introdução

Você já parou para pensar como seria a captação de alunos por meio de cartas? Sem respostas rápidas ou o monitoramento do resultado de suas campanhas em tempo real?⠀⠀⠀⠀

A evolução da tecnologia proporcionou a simplicidade e a agilidade de uma comunicação efetiva, em tempo real, com menos ruídos e que gera uma maior aproximação entre remetente e destinatário. 

Para enviar a mensagem certa ao seu candidato já não é preciso escrever à mão em uma folha branca, colocá-la dentro de um envelope, endereçá-lo, selá-lo e levá-lo até a caixa de correio. Basta digitar o endereço de e-mail do destinatário, apertar o botão “Enviar” e sua mensagem já segue viagem.

Ilustração

Por isso, otimizar ao máximo seus resultados para criar um relacionamento e captar seus potenciais alunos é imprescindível. Afinal, a facilidade também aumenta a concorrência e a quantidade de fatores capazes de tirar a atenção do seu potencial aluno.

Ao longo do conteúdo, vamos conversar mais sobre como utilizar o poder dos e-mails na sua captação de alunos. Então, leia este post até o final para não perder nada!

Marketing educacional por e-mail

Como vimos no blog post E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas, o e-mail consiste numa estratégia fundamental para a conversão do lead.

Você sabia que o e-mail marketing tem um retorno médio de investimento de 122% de acordo com o e-mail marketing trends? 😲

Um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.

Ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.

Ilustração

A importância da utilização do Marketing Educacional por e-mail

Estruturar um bom e-mail marketing para instituições de ensino é fundamental para a atração de leads. Isso porque ele tem o poder de despertar o interesse do potencial aluno.

Configurando-se como um dos grandes aliados do Inbound Marketing Educacional, o Marketing Educacional por e-mail assume o papel de nutrição do lead. Para isso, o processo de construção de autoridade e relacionamento por meio dos e-mails deve envolver várias etapas antes de ser concluído.⠀

Uma boa forma para se destacar é identificar bons conteúdos a serem enviados e utilizar as dicas passadas ao longo da semana para estruturar um e-mail matador.⠀⠀⠀

Alguns conteúdos relevantes que você pode tomar como base são:

  • convite para eventos (presenciais ou on-line);
  • orientações/conteúdos relevantes;
  • informações, notícias e novidades sobre sua IE.

A seguir veremos dicas de como estruturar um Marketing Educacional por e-mail que gere resultados expressivos, mas antes, eu tenho um convite para você!

Você aceita entrar para a nossa lista?

Junte-se a nossa rede de contatos e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente e com prioridade.

Além de dicas, nós disponibilizamos também notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional. Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

6 dicas para você estruturar e-mails marketing que despertem a atenção do seu público

O fato é que o Marketing Educacional por e-mail é capaz de gerar uma grande taxa de retorno, mas, para isso, é necessário saber utilizá-lo corretamente. Veja as dicas que separamos!

1) Considere o Funil de Captação

Como ressaltamos no blog post Funil de Captação de Alunos: conceito, estratégias e dicas para conversão, ele consiste em uma poderosa ferramenta que auxilia na produção de conteúdo e norteia as ações de marketing. Quando o assunto é Marketing Educacional por e-mail não é diferente.

Antes de estruturar o seu e-mail, é importante segmentar a sua base de dados. Ou seja, separá-los de acordo com a etapa em que se encontram no funil. 

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Por exemplo, caso o seu potencial aluno esteja no topo do funil, é importante direcioná-lo e-mails mais genéricos para que ele se familiarize com a sua instituição. Em contrapartida, se ele estiver no fundo do funil, o ideal é direcioná-lo conteúdos mais comerciais. 

Talvez você deve estar pensando: “para segmentar a base de dados da minha instituição é preciso ter uma visão clara de cada contato, não é mesmo?” EXATO! Para possuir essa visão, um CRM Educacional é a solução perfeita. Com ele, torna-se possível otimizar a base de contatos e, assim, entregar a mensagem certa, isto é, a mensagem na qual o potencial aluno está mais suscetível no momento.

Caso sua instituição de ensino ainda não conte com um sistema que proporcione uma visão individual de cada potencial e atual aluno, o desafio de enviar e-mails bem direcionados fica ainda maior. 

2) Teste diferentes abordagens de assunto

Despertar o interesse do destinatário é fundamental para fazê-lo abrir o e-mail da sua instituição de ensino dentre os muitos que ele, provavelmente, recebe. Por isso, para acertar nessa hora, é preciso analisar e verificar diferentes abordagens.

Opte por assuntos que despertem a curiosidade e “acertem em cheio” a dor da sua persona, ou seja, a sua necessidade. Tudo isso em poucas palavras.

Veja algumas dicas de formatos para serem utilizados como assunto no seu e-mail marketing:

  • Modelos de títulos explorando a abordagem do “como fazer”

Como fazer __________________.

Como estruturar uma rotina de ___________________.

  • Modelos de títulos alarmantes

Seu filho está livre desta ___________________ ameaça?

Como você pode se proteger de _________________.

  • Modelos de títulos em listas

As 5 profissões do futuro segundo _________________________.

10 motivos pelos quais você deveria ___________________.

3) Use o nome de uma pessoa real no campo do remetente

Quando você opta por enviar e-mails para o seu potencial aluno por meio de uma conta mais genérica, como é o caso de um remetente com o nome da instituição de ensino, a sensação transmitida é de distanciamento. 

Em contrapartida, receber um e-mail de uma pessoa real parece mais amigável do que de uma marca em si. Sendo assim, opte pela utilização do nome de um funcionário no campo do remetente, em vez do nome da sua instituição de ensino em si.

Ilustração

4) Utilize gatilhos mentais 

Como vimos, criar um assunto matador é imprescindível, pois é a primeira forma de contato com o seu lead, sendo decisivo para que o e-mail seja aberto ou não. 

Outro ponto fundamental e que também contribui para que o seu e-mail atinja o objetivo proposto é a utilização de gatilhos mentais ao longo do seu texto e, em algumas vezes, também no assunto. Mas, atenção: cuidado para não criar click baits

Quer saber mais sobre os gatilhos mentais? Leia o nosso conteúdo sobre o assunto: 

Como usar gatilhos mentais na educação - Rubeus

5) Lembre-se: e-mail não é carta 

Como sabemos, o e-mail é uma ótima forma de comunicação. Contudo, em alguns casos ele não surte o efeito esperado. Dentre um dos principais motivos para que isso aconteça é o fato de serem muito extensos. 

Se você tem diversos assuntos para explorar, é indicado resumi-los. Daí, a importância da consistência e não da quantidade. Opte por enviar e-mails com uma frequência equilibrada para que não seja preciso criar e-mails muito extensos. 

A dica é: seja simples e direto.

6) Adicione CTA 

Como vimos, é primordial estabelecer o objetivo do e-mail antes mesmo de criá-lo. 

Com ele, você objetiva fazer com que o lead visite o seu site? Ou que ele acesse a rede social da sua IE? Deseja-se conduzi-lo à inscrição?  Ou o e-mail busca divulgar alguma novidade da sua instituição?

Ao estabelecer o objetivo do e-mail, fica mais fácil definir a sua abordagem e o conteúdo que será utilizado para conduzir o lead ao final da leitura. 

Justamente por isso, com a finalidade de facilitar e incentivar que o lead execute a ação desejada, é necessário acrescentar uma Call To Action

Em conjunto com um assunto interessante, o gatilho mental certo e uma copy estratégica o seu Marketing Educacional por e-mail torna-se fortemente atrativo.

Ilustração

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar sua experiência ainda mais completa, eu tenho um bônus para você!

Como vimos, o Marketing Educacional por e-mail é um importante canal digital de comunicação. Pensando nisso, criamos um e-book que aborda mais dicas importantes para obter sucesso nessa estratégia. Estou falando do e-book Modelos de e-mail marketing para captação de alunos. 

Para fazer o download gratuito, basta clicar na imagem abaixo! 😉 

E-book E-mails Marketing para instituições de ensino - Rubeus

Na sua opinião, qual é o tipo de e-mail mais efetivo para captar alunos? Conte para a gente nos comentários!

Até a próxima! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.