Marketing Educacional por e-mail: descubra 6 dicas que impulsionarão seus resultados

Como andam os resultados de e-mail marketing da sua instituição de ensino? Quando bem utilizados, eles são poderosas ferramentas de condução do lead pelo Funil de Captação de Alunos e sua posterior conversão. Por isso, no post de hoje, separamos 6 dicas de Marketing Educacional por e-mail que podem revolucionar os resultados da sua IE. Confira! 🎯✅

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução

Você já parou para pensar como seria a captação de alunos por meio de cartas? Sem respostas rápidas ou o monitoramento do resultado de suas campanhas em tempo real?⠀⠀⠀⠀

A evolução da tecnologia proporcionou a simplicidade e a agilidade de uma comunicação efetiva, em tempo real, com menos ruídos e que gera uma maior aproximação entre remetente e destinatário. 

Assim, para enviar a mensagem certa ao seu candidato já não é preciso escrever à mão em uma folha branca, colocá-la dentro de um envelope, endereçá-lo, selá-lo e levá-lo até a caixa de correio. Basta digitar o endereço de e-mail do destinatário, apertar o botão “Enviar” e sua mensagem já segue viagem.

⚠️ Otimizar ao máximo os resultados para criar um relacionamento e captar seus potenciais alunos é imprescindível. Afinal, a facilidade também aumenta a concorrência e a quantidade de fatores capazes de tirar a atenção do seu potencial aluno.

CTA newsletter Rubeus | Marketing Educacional por e-mail: 6 dicas importantes
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O Marketing Educacional por e-mail

Como vimos no blog post “E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas“, o e-mail consiste numa estratégia fundamental para a conversão do lead.

Você sabia que o e-mail marketing tem um retorno médio de investimento de 122% de acordo com o e-mail marketing trends? 😲

Em suma, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa. Assim, ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.

🔗 Não sabe por onde começar? Confira o nosso conteúdo abaixo e pegue dicas valiosas!

Segmentação de listas de leads para IEs: a importância de tratar a sua base de contatos e otimizá-la para a construção de uma boa régua de relacionamento - Rubeus
Blog post Rubeus: Segmentação de listas de leads para IEs

A importância da utilização do Marketing Educacional por e-mail

Estruturar um bom e-mail marketing para instituições de ensino é fundamental para a atração de leads, pois ele tem o poder de despertar o interesse do potencial aluno, configurando-se como um dos grandes aliados do Inbound Marketing Educacional através da nutrição do lead. Para isso, o processo de construção de autoridade e relacionamento por meio dos e-mails deve envolver várias etapas antes de ser concluído.⠀

Em resumo, uma boa forma para se destacar é explorar bons temas e, assim, estruturar um e-mail matador. Alguns conteúdos relevantes que você pode tomar como base são:

  • Convite para eventos (presenciais ou on-line);
  • Orientações/conteúdos relevantes;
  • Informações, notícias e novidades sobre sua IE.

6 dicas para você estruturar e-mails marketing que despertem a atenção do seu público e engajem para a conversão

O fato é que o Marketing Educacional por e-mail é capaz de gerar uma grande taxa de retorno, mas, para isso, é necessário saber utilizá-lo corretamente. Veja as dicas que separamos!

1) Considere o Funil de Captação

Como ressaltamos no blog post “Funil de Captação de Alunos: conceito, estratégias e dicas para conversão“, ele consiste em uma poderosa ferramenta que auxilia na produção de conteúdo e norteia as ações de marketing. Quando o assunto é Marketing Educacional por e-mail não é diferente.

Como vimos, antes de estruturar o seu e-mail, é importante segmentar a sua base de dados. Ou seja, separá-los de acordo com a etapa em que se encontram no funil

Funil de Captação de Alunos - Rubeus
Imagem ilustrativa: Funil de Captação

Por exemplo, caso o seu potencial aluno esteja no topo do funil, é importante direcioná-lo e-mails mais genéricos para que ele se familiarize com a sua instituição. Em contrapartida, se ele estiver no fundo do funil, o ideal é direcioná-lo conteúdos mais comerciais. 

Talvez você deve estar pensando: “Para segmentar a base de dados da minha instituição é preciso ter uma visão clara de cada contato, não é mesmo?” EXATO! Para possuir essa visão, um CRM Educacional é a solução perfeita. Com ele, torna-se possível otimizar a base de contatos e, assim, entregar a mensagem certa, isto é, a mensagem na qual o potencial aluno está mais suscetível no momento.

⚠️ Caso sua instituição de ensino ainda não conte com um sistema que proporcione uma visão individual de cada potencial e atual aluno, o desafio de enviar e-mails bem direcionados fica ainda maior. 

2) Teste diferentes abordagens de assunto

Despertar o interesse do destinatário é fundamental para fazê-lo abrir o e-mail da sua instituição de ensino dentre os muitos que ele, provavelmente, recebe. Por isso, para acertar nessa hora, é preciso analisar e verificar diferentes abordagens.

Opte por assuntos que despertem a curiosidade e “acertem em cheio” a dor da sua persona, ou seja, a sua necessidade. Tudo isso em poucas palavras.

📌 Veja algumas dicas de formatos para serem utilizados como assunto no seu e-mail marketing:

  • Modelos de títulos explorando a abordagem do “como fazer”

Como fazer __________________.

Como estruturar uma rotina de ___________________.

  • Modelos de títulos alarmantes

Seu filho está livre desta ___________________ ameaça?

Como você pode se proteger de _________________.


  • Modelos de títulos em listas

As 5 profissões do futuro segundo _________________________.

10 motivos pelos quais você deveria ___________________.

3) Use o nome de uma pessoa real no campo do remetente

Quando você opta por enviar e-mails para o seu potencial aluno por meio de uma conta mais genérica, como é o caso de um remetente com o nome da instituição de ensino, a sensação transmitida é a de que não há uma pessoa específica estabelecendo a comunicação. 

Em contrapartida, receber um e-mail de uma pessoa real parece mais amigável do que de uma marca em si. Sendo assim, opte pela utilização do nome de um funcionário no campo do remetente, em vez do nome da sua instituição de ensino em si.

4) Utilize gatilhos mentais 

Como vimos, criar um assunto matador é imprescindível, pois é a primeira forma de contato com o seu lead, sendo decisivo para que o e-mail seja aberto ou não. 

Outro ponto fundamental e que também contribui para que o seu e-mail atinja o objetivo proposto é a utilização de gatilhos mentais ao longo do seu texto e, em algumas vezes, também no assunto. Mas, atenção: cuidado para não criar click baits

🔗 Quer saber mais sobre os gatilhos mentais? Leia o nosso conteúdo sobre o assunto: 

Como usar gatilhos mentais na educação - Rubeus
Blog post Rubeus

5) Lembre-se: e-mail não é carta 

Como sabemos, o e-mail é uma ótima forma de comunicação. Contudo, em alguns casos ele não surte o efeito esperado. Dentre os principais motivos para que isso aconteça é o fato de serem muito extensos. 

Se você tem diversos assuntos para explorar, é indicado resumi-los. Daí, a importância da consistência e não da quantidade. Opte por enviar e-mails com uma frequência equilibrada para que não seja preciso criar e-mails muito extensos. 

Em resumo, a dica é: seja simples e direto.

6) Adicione CTA 

Como vimos, é primordial estabelecer o objetivo do e-mail antes mesmo de criá-lo. Você objetiva fazer com que o lead visite o seu site? Ou que ele acesse a rede social da sua IE? Deseja conduzi-lo à inscrição?  Ou o e-mail busca divulgar alguma novidade da sua instituição?

Ao estabelecer o objetivo do e-mail, fica mais fácil definir a sua abordagem e o conteúdo que será utilizado para conduzir o lead ao final da leitura. 

Justamente por isso, com a finalidade de facilitar e incentivar que o lead execute a ação desejada, é necessário acrescentar uma Call to ActionEm conjunto com um assunto interessante, o gatilho mental certo e uma copy estratégica o seu Marketing Educacional por e-mail torna-se fortemente atrativo.

Passo a passo para criar chamadas para ação que convertem - Rubeus
Blog post Rubeus

🎯 Conteúdo adicional para complementar a sua experiência!

Como vimos, o Marketing Educacional por e-mail é um importante canal digital de comunicação. Pensando nisso, criamos um e-book que aborda mais dicas importantes para obter sucesso nessa estratégia. Nele, disponibilizamos diversos modelos prontos de e-mail para você ver na prática como se faz! Aproveite e garanta já o seu! 🥰

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Considerações finais

Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Antes de ir, me conte nos comentários deste conteúdo: quais das nossas sugestões você vai colocar em prática?

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus | Marketing Educacional por e-mail: 6 dicas importantes
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Para usar como referência acadêmica

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🔗  Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Marketing Educacional por e-mail: 6 dicas que impulsionarão seus resultados. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-educacional-por-e-mail/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 26 abril. Marketing Educacional por e-mail: 6 dicas que impulsionarão seus resultados. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-educacional-por-e-mail/