Uma instituição de ensino que oferece um ambiente seguro e de suporte para os seus alunos se torna referência na comunidade em que atua e é a escolha preferida da grande maioria dos pais. Entenda, agora, a importância de um ambiente escolar acolhedor e como, ao estruturá-lo, se torna possível desfrutar de diversos benefícios para alunos e para professores. 

Neste conteúdo, reunimos benefícios e dicas práticas sobre a importância de um ambiente escolar acolhedor. Para enriquecer a sua experiência, elencamos também alguns materiais complementares. Boa leitura e bons insights para você e a sua equipe!

Introdução

Conforme ressaltamos em nosso conteúdo “Marketing de Relacionamento na educação: definições e aplicações”, estabelecer e manter uma parceria sólida com potenciais e atuais alunos é primordial para fazê-los adentrar e permanecer em sua instituição de ensino.

No que tange às escolas (educação básica) esse relacionamento torna-se ainda mais indispensável. Isso porque pais e/ou responsáveis procuram uma instituição de ensino com a qual possam estabelecer um vínculo e uma certa proximidade. Na prática, isso significa que é preciso haver confiança.

Outro ponto essencial para que a escola seja a escolhida pelo pai e/ou responsável é o fato de possuir e oferecer um ambiente acolhedor. Ou seja, prezar por segurança, suporte e pelo envolvimento dos pais na dinâmica escolar e vida acadêmica de seus filhos. 

Além de impactar positivamente na forma como a escola é percebida na comunidade em que encontra-se e do fato de melhorar os resultados de captação de alunos, possuir e oferecer um ambiente escolar acolhedor oferece diversos outros benefícios. A seguir, veremos alguns deles. Entretanto, não posso partir para o próximo tópico do nosso conteúdo, sem mencionar uma sugestão de conteúdo complementar que separei para você. 

Estou falando do nosso e-book 8 fontes de confiança para a sua IE conquistar mais alunos. Nele, damos dicas valiosas de como sua escola pode atuar para conquistar a confiança de pais e/ou responsáveis.

Estamos disponibilizando esse e-book gratuitamente em nossa página de materiais. Clique na imagem abaixo e garanta o seu. Certeza que esse material poderá te ajudar muito!

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

A importância de um ambiente escolar acolhedor

Trabalhar para criar uma cultura escolar mais positiva pode parecer uma tarefa de menor necessidade para alguns gestores escolares que enfrentam uma série de questões consideradas mais urgentes. 

No entanto, se pararmos para analisar, criar um ambiente mais feliz e aberto para os alunos aprenderem pode impactar positivamente na redução de ocorrências mais urgentes. 

Uma atmosfera escolar positiva incentiva a frequência dos alunos. Um fator que ajuda a sanar muitos problemas escolares relacionados à Captação e Gestão da Permanência

Além disso, também auxilia na redução do estresse em professores e alunos e incentiva uma mentalidade mais positiva em todos os envolvidos. Alguns estudos chegam a sugerir que o clima escolar é um fator chave no desempenho de alunos e de professores.

A seguir, veremos alguns dos benefícios que sua escola poderá desfrutar ao optar por um ambiente mais acolhedor. Mas antes, tenho um convite especial para te fazer!

Receba nosso conteúdo em seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba insights poderosos sobre captação, Gestão da Permanência e Marketing Educacional, gratuitamente, diretamente em seu e-mail. 

Junte-se a uma rede composta por mais de 7.000 pessoas! Venha crescer junto com a gente!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Benefícios de possuir um ambiente escolar acolhedor

A importância de um ambiente escolar acolhedor estende-se por diversas esferas da escola, a começar pelo relacionamento com pais e/ou responsáveis. 

Outro aspecto fortemente impactado é a relação professor-aluno que acaba sendo potencializada e tornando-se uma fonte de poderosos insights para a melhoria contínua de seus processos educacionais. 

Veja mais algumas vantagens oferecidas pela criação de um ambiente escolar acolhedor: 

SOB A ÓTICA DOS ALUNOS - Rubeus

1. A imaginação e entusiasmo aumentam

Ao proporcionar um ambiente de aprendizado mais positivo é possível despertar a imaginação e liberar a criatividade dos alunos. Isso porque eles se tornam mais abertos e a vontade para expor ideias e ser realmente quem são. 

Além disso, os alunos ficam mais entusiasmados e engajados na aprendizagem. O que tende a melhorar o desempenho acadêmico.

2. A aprendizagem transcende a sala de aula

A importância de um ambiente escolar acolhedor também é sentida ao proporcionar oportunidades de aprendizagem experiencial fora da sala de aula. 

Além de permitir que os alunos façam conexões e apliquem o que aprenderam no mundo real. Isso tudo, em sintonia, ajuda os alunos a ver a interconexão de questões sociais, ecológicas, econômicas, culturais e políticas.

👉 Dica de conteúdo complementar: “Teoria da Aprendizagem Experiencial: benefícios e aplicações práticas”.

3. Habilidades de pensamento crítico e criativo são aprimoradas

Com um ambiente escolar acolhedor os alunos se sentem mais à vontade para pesquisar, investigar como e por que as coisas acontecem e tomar suas próprias decisões sobre questões sociais. 

Ilustração

4. A tolerância e a compreensão são apoiadas

Ao se sentirem em um ambiente escolar aberto e propenso para a expressão de ideias e pontos de vista, os alunos são encorajados a investigarem os vários lados das questões para entender o quadro completo. Ou seja, promove-se a tolerância de diferentes pontos de vista e diferentes culturas.

5. Senso de equipe e respeito ao próximo

Ao expor os alunos ao ambiente favorável à participação pode-se promover a sensibilidade, a apreciação e o respeito pelo meio social, bem como a consciência de trabalho em equipe e respeito ao próximo.

Sob a ótica das escolas - Rubeus1. Promove-se competências socioemocionais 

As competências socioemocionais são fundamentais para a formação completa do aluno. Aprendê-las é tão importante quanto aprender etapas básicas da educação, como ler, escrever e realizar contas. 

As competências socioemocionais, dentre outros benefícios, trabalham a educação integral dos alunos, ensinando-os desde cedo o respeito ao próximo e a vida em comunidade.

Quando se tem um ambiente acolhedor e aberto é possível trabalhá-la com mais facilidade.

Descubra como trabalhar as competências socioemocionais na educação por meio de ações simples que podem ser desenvolvidas no dia a dia escolar. Clique na imagem abaixo e confira nosso conteúdo na íntegra!

2. Alunos e professores são capacitados

O ambiente acolhedor, em muitos casos, promove a aprendizagem ativa, cidadania e liderança estudantil. Ele capacita os alunos a compartilharem sua voz e fazerem a diferença em sua escola e em suas comunidades. 

Além disso, auxilia os professores a aperfeiçoarem suas metodologias de ensino e a trabalharem desde cedo o protagonismo do aluno.

👉 Pegue dicas poderosas em nosso conteúdo “Protagonismo do estudante: a importância de incentivar o aluno a ser o autor da sua trajetória”.
Mas como alcançar esses objetivos?

  • Promova momentos de encontro coletivo

Feiras, palestras, jogos e peças artísticas são boas formas de promover a interação entre diferentes alunos, tornando o ambiente mais agradável e interativo. 

  • Torne as salas de aula mais arejadas e iluminadas naturalmente 

O ambiente diz muito sobre como a pessoa se sentirá. Por isso, invista em salas de aulas mais abertas e, se possível, iluminadas naturalmente. Além de ser positivo para a saúde, transmite um sentimento de liberdade. 

  • Dê um toque de pessoalidade ao ambiente escolar

Especificamente no caso da educação infantil, é muito interessante expor os trabalhos realizados pelos alunos. Ao “decorar” a sala de aula com trabalhos feitos por eles, é possível fomentar o sentimento de pertencimento até mesmo inconscientemente. 

  • Invista em mesas e cadeiras confortáveis

As tradicionais carteiras escolares, na grande maioria das vezes, são bem desconfortáveis e causam dores após algum tempo de uso, isso atua como um lembrete para os alunos de “Estou doido(a) para ir para casa!”, aumentando (e muito) as chances de desinteresse na aula. 

Por isso, caso seja possível, invista em carteiras confortáveis, isso ajudará significativamente no sentimento de pertencimento e na disposição dos alunos.

  • Promova diferentes tipos de experiências de aprendizagem na mesma sala de aula

Já conferiu nosso conteúdoExperiência do estudante: como criar experiências memoráveis”? Nele abordamos como a vivência em sala de aula é capaz de impactar significativamente em como toda a escola é percebida, tanto pelos alunos quanto pelos pais e/ou responsáveis. 

Por isso, uma dica para tornar o ambiente escolar mais acolhedor é investir em metodologias ativas e, assim, explorar diferentes formatos de aula, sempre inovando e promovendo a participação. 

Sabemos a importância de se trabalhar as metodologias ativas em sala de aula e de como esse assunto está em voga. Por isso, decidimos criar um conteúdo detalhado com dicas valiosas. Clique na imagem abaixo e confira todas elas!

Uso de metodologias ativas - Rubeus

Material complementar para enriquecer a sua experiência

Espero que você esteja gostando do nosso conteúdo sobre a importância de um ambiente escolar acolhedor. Para completar a sua trilha de aprendizagem veja só esse conteúdo complementar que separei para você:

Estou falando do nosso infográfico com 30 frases encantadoras para a sua IE converter mais. Nele, ressaltamos como oferecer um atendimento empático e humano é indispensável. Com ele é possível proporcionar uma experiência positiva, daquelas que realmente ficam na memória.

Garanta já o seu! Clique na imagem abaixo, preencha o formulário e pronto! Em até 2 minutos o seu infográfico estará em seu e-mail! 😉

CTA Infográfico 30 frases encantadoras - Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre a importância de um ambiente escolar acolhedor!

Para finalizar, te convido a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto,  cresce mais rápido. 😉

Plataforma Rubeus

Ajude-nos a melhorar ainda mais este conteúdo! Comente o que achou! 

Até a próxima!

Natália de Paula - Rubeus

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.