Transformando o ensino: como implementar uma abordagem humanizada na educação

Descubra o caminho para uma abordagem mais humana na educação! Leia nosso conteúdo sobre como promover o ensino humanizado e prepare-se para inovar e promover um ambiente educacional mais acolhedor e eficaz! 🎓✨

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução

Por muito tempo, o método de ensino tradicional foi o único utilizado e considerado eficaz pelas instituições de ensino. Nessa abordagem, o objetivo é tornar uniforme a educação dos alunos. Ou seja, para que todos obtenham um bom desempenho, são repassados os mesmos conteúdos, divididos em inúmeras matérias.

O pensamento normalmente considerado é o de que ao proporcionar o mesmo ensino, com a mesma qualidade, permite-se que todos tenham igual oportunidade de ser bem-sucedidos. E é devido a esse pensamento que o método tradicional ainda é predominante no Brasil.

Entretanto, há um fator muito discutido por grande parte dos especialistas no assunto: as características desse método não condizem com as tendências atuais da educação. Isso porque, em uma realidade altamente tecnológica, o distanciamento dos alunos é mais evidente e há uma concorrência intensa por sua atenção.

Além disso, as pessoas são, essencialmente, diferentes, portanto a forma de aprender de uma pessoa é diferente da outra, o que reflete diretamente em suas notas. Quando estas são baixas, o sentimento de culpa torna-se presente. Assim, alimenta-se cada vez mais a desmotivação em continuar os estudos, resultando nas tão recorrentes evasões.

Com o intuito de evitar que isso ocorra, as IEs perceberam a necessidade de definir ações inovadoras. Nessa busca, precisou-se reinventar atividades e encontrar uma estrutura que alie o método da educação tradicional aos meios de desenvolver a humanidade. Tudo isso sem deixar de lado as competências dos alunos, entendendo-os como seres únicos e diferentes entre si.

Dessa maneira, o ensino não deve ser focado na obtenção de resultados, e sim na maneira como esses resultados são alcançados. Nesse cenário, a humanização da educação surge como uma das premissas para mudar esse panorama.

CTA newsletter Rubeus | Ensino humanizado: definições, benefícios e como implantar
Newsletter Rubeus

O que é ensino humanizado e sua importância na educação?

O ensino humanizado é uma abordagem que coloca o aluno no centro do processo educacional, considerando suas necessidades individuais, emocionais e cognitivas. Essa prática vai além da simples transmissão de conhecimento, priorizando o desenvolvimento integral do estudante, valorizando suas experiências, emoções e relações interpessoais. Ou seja, é um ensino que considera o lado humano e a subjetividade característica de cada um dos alunos.

Dessa forma, é possível formar pessoas bem preparadas para aproveitar oportunidades e enfrentar desafios. O resultado disso é o desenvolvimento de  competências importantes não só para a vida pessoal, mas para o mercado de trabalho, como por exemplo a capacidade de liderança. 

Sua importância na educação está em promover um ambiente mais acolhedor, estimulante e inclusivo. Ao focar no aluno como indivíduo, o ensino humanizado reconhece a diversidade de habilidades, aprendizados e vivências, permitindo que cada estudante se sinta valorizado e motivado a aprender. 

Essa abordagem também estimula a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico, preparando os alunos não apenas para absorver informações, mas para enfrentar desafios do mundo real de maneira mais resiliente e empática.

Benefícios do ensino humanizado para alunos e educadores

1. Acolhimento e autoconfiança

A primeira vantagem do ensino humanizado é tornar o ambiente de estudos um lugar aberto. Isso significa um ambiente acessível para expor pensamentos e compartilhar ideias. Além de respeitar e encorajar a individualidade de cada aluno.

Quando a IE proporciona isso, é possível desenvolver a autoconfiança. Ao mesmo tempo, é factível alimentar o sentimento de acolhimento pela instituição. Isso porque o papel do professor deixa de ser detentor e transmissor do conhecimento para direcionador. Assim, o estudante sente-se à vontade para descobrir suas potencialidades e aprimorá-las. O intuito é sempre mostrar que ele é capaz e o importante é tentar.

Desse modo, os gostos pessoais e a preferência por determinadas matérias devem ser estimulados e considerados na formação daquele aluno. Com isso, ao ter seus dons individuais como base no aprendizado, ele sente-se livre para ser o que quiser.

 2. Aumento da motivação

Quando suas ideias são ouvidas e levadas em consideração, o aluno é motivado a continuar aprendendo e ir além, pois a curiosidade é uma característica natural do ser humano.

Contudo, para desenvolvê-la, é necessário encorajamento e apoio constante. No caso das crianças, por exemplo, esse apoio é mais evidente nas tarefas escolares. Ao não receberem a atenção e ajuda devida dos pais e/ou responsáveis ou, ao terem dúvidas que são ignoradas pelo professor, gera-se um afastamento que prejudica o processo natural de descoberta.

3. Melhoria do desempenho acadêmico 

A terceira vantagem proporcionada pelo ensino humanizado envolve a melhoria no desempenho acadêmico. 

O ensino humanizado não tem somente as notas como critério de avaliação. Assim, ao valorizar as aptidões de cada aluno, há uma melhora significativa no desempenho acadêmico. 

A diferença dessa metodologia para a tradicional está no modo dos professores e alunos entenderem os resultados alcançados: não mais vistos como desinteresse por parte dos alunos, mas como uma oportunidade de observar quais conteúdos precisam ser revistos e demonstrar que a falha também é importante para o aprendizado.

Com isso, o estudante entende que o erro é algo natural. Mas é necessário persistir, mesmo com as dificuldades, contribuindo para que ele sinta-se seguro e confortável durante as avaliações.

4. Corpo docente como diferencial

O que é preciso para uma implantação eficiente do ensino humanizado? O trabalho conjunto de todos os membros da instituição, principalmente do corpo docente. Por conviverem diretamente com os alunos, a preparação dos professores é de extrema importância.

Por esse motivo, eles devem estar em contínuo desenvolvimento profissional. Portanto, é preciso inserir as práticas mais inovadoras de aprendizagem aliadas com a responsabilidade social na educação.   

Isso tudo tem a finalidade de permitir que estejam aptos. Para a instituição, a qualificação do corpo docente, bem como a preocupação com os alunos, torna-se um forte diferencial em relação à concorrência. 

5. Alunos mais empáticos

A empatia é a capacidade de fazer o máximo para entender e se colocar no lugar do outro se estivesse em uma situação semelhante. 

Quando uma instituição pratica o ensino humanizado, esse é o primeiro ponto a ser considerado nas aulas. Independente das diferenças de opinião, os alunos aprendem a respeitá-las. Assim, eles são capazes de socializar e conviver com as pessoas, transformando-se em bons cidadãos capazes de tornar a sociedade mais inclusiva.

🔗 Quer conhecer mais sobre a importância da empatia na educação? Confira o blog post que preparamos para você!

Empatia na educação - Rubeus
Blog post Rubeus

6. Fortalecimento das relações

Muitos dizem que a instituição de ensino é a extensão da casa, mas o inverso também é válido. Uma vez que estando imersos em valores, estes são carregados para todos os lugares que o aluno for. 

Toda a confiança e segurança adquirida em sala de aula e apoiada em casa são refletidos no fortalecimento da relação familiar e no crescimento do convívio com as pessoas ao redor, pois não há medo de errar ou pedir ajuda. 

Objetivos do ensino humanizado

Valorização do aluno

Colocar o aluno no centro do processo educacional, reconhecendo suas particularidades, interesses, habilidades e limitações.

Desenvolvimento integral

Promover o crescimento do aluno não apenas em termos acadêmicos, mas também emocionais, sociais e pessoais.

Estímulo à autonomia

Encorajar a independência e a capacidade de autorreflexão, permitindo que os alunos participem ativamente do seu próprio processo de aprendizagem.

Inclusão e diversidade

Criar um ambiente inclusivo que respeite e celebre a diversidade, considerando as diferentes formas de aprender e as necessidades individuais de cada estudante.

Estímulo ao pensamento crítico

Desenvolver habilidades de análise, argumentação e pensamento crítico, incentivando os alunos a questionar, refletir e formar suas próprias opiniões.

Promoção do bem-estar

Priorizar o bem-estar emocional e psicológico dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem seguro, positivo e acolhedor.

Preparação para a vida: Capacitar os alunos não apenas com conhecimentos acadêmicos, mas com habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo real, sendo mais adaptáveis, criativos e empáticos.

Estratégias para implementar o ensino humanizado nas escolas

Primeiramente, deve-se ter em mente que, para que ele seja implantado, é indispensável o trabalho conjunto entre a equipe administrativa, professores, alunos e pais (no caso de crianças e adolescentes).

O propósito é que a instituição dê bases sólidas para que o aluno desenvolva os valores, passando a entender seus sentimentos e valorizar a afetividade. Em contrapartida, os responsáveis possibilitem que ele demonstre e expresse tais sentimentos.

Conheça algumas mudanças que podem ser implementadas:

Conheça seus alunos

Procure entender as características individuais, interesses e necessidades de cada aluno. Realize atividades que permitam conhecer suas histórias de vida, suas habilidades e dificuldades.

Personalize o ensino

Adapte o currículo e as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, oferecendo diferentes métodos de aprendizagem e permitindo que avancem no seu próprio ritmo.

🔗 Aprendizagem personalizada: definições, benefícios e dicas para trabalhá-la

Crie estímulos à participação ativa

Promova debates, projetos práticos e atividades colaborativas que incentivem a participação ativa dos alunos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.

Utilize a tecnologia como aliada

Utilize a tecnologia de forma inteligente e inclusiva para apoiar o ensino, oferecendo recursos que enriqueçam a experiência educacional e ampliem as oportunidades de aprendizagem.

Desenvolva projetos comunitários

Para que os alunos tornem-se profissionais preparados para o mercado de trabalho, além do conhecimento acerca de sua função em determinada área, trabalhado por conteúdos científicos específicos, é crucial também que saibam trabalhar em equipe e lidar bem com possíveis adversidades. 

Para isso, envolvê-los em atividades práticas junto à comunidade proporcionam experiências capazes de agregar ao currículo profissional. Isso porque ele estará lidando com diferentes pessoas e contextos.

Diante disso, eles tornam-se mais reflexivos e desenvolvem tanto a inteligência emocional quanto a cidadania. Portanto, a dica aqui é estabelecer convênios com a iniciativa pública ou, até mesmo, desenvolver os próprios projetos comunitários de sua IE.

✅ Além dessas dicas, você também pode apostar em:

Imagem explicativa

A importância da formação dos professores para o ensino humanizado

A formação dos professores desempenha um papel fundamental na implementação do ensino humanizado, pois precisam adquirir conhecimentos sobre abordagens pedagógicas que promovam a empatia, a personalização do ensino e o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Afinal, a formação permite aos educadores entenderem as diferenças individuais entre os alunos, capacitando-os a adaptar o ensino para atender às necessidades específicas de cada estudante.

Além disso, os professores precisam aprender a oferecer feedback construtivo e a avaliar o progresso dos alunos de maneira mais abrangente, indo além das avaliações tradicionais.

Conclusão

Ainda predominante no Brasil, o método tradicional não considera o ensino em sua totalidade, uniformizando a educação. Contudo, com o avanço tecnológico, as tendências de ensino precisaram (e ainda precisam) se adaptar ao novo contexto. Assim surge o ensino humanizado, um método de ensino que considera o lado humano e a subjetividade característica de cada um.

Suas vantagens são tanto para o aluno quanto para a instituição, beneficiando, até mesmo, a comunidade em geral. Para colocá-lo em prática, contar com profissionais que já tenham experiência, promover debates e desenvolver projetos comunitários fazem total diferença na qualidade do ensino oferecido.

Sua instituição de ensino já utiliza o ensino humanizado? Conte-nos sua experiência! 😄 

Considerações finais

Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado!  Qual das nossas dicas você vai colocar em prática? Conta pra gente!

Ótimos resultados e até a próxima! 

Plataforma Rubeus
Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

Confira outros conteúdos que podem ser do seu interesse! 📚 Nosso blog contém mais de 350 posts específicos para você explorar:

Referência acadêmica

Este conteúdo pode ser utilizado em trabalhos acadêmicos. Para referenciá-lo corretamente, siga as orientações abaixo:

🔗 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Ensino humanizado: definições, benefícios e como implantar. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/ensino-humanizado/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2020, 11 agosto. Ensino humanizado: definições, benefícios e como implantar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/ensino-humanizado/