Formar graduados preparados para o mercado de trabalho é um grande desafio para as instituições de ensino. Para atuar de forma eficiente, deve-se começar, desde os10 primeiros passos do aluno, a prepará-lo e fornecer oportunidades para inserção em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico. Pensando nisso, nosso assunto de hoje gira em torno de dicas sobre como promover a empregabilidade nas IES. 

Neste conteúdo, você encontrará definições e práticas de como promover a empregabilidade nas IES. Além disso, reunimos também materiais complementares para enriquecer a sua experiência. Boa leitura e bons insights!

Introdução

Embora, infelizmente, a experiência de um aluno no ensino superior não seja garantia de empregabilidade, a natureza dessa realização influencia e agrega maiores chances de êxito no que tange a inserção no mercado de trabalho, seja ao longo do curso ou após a sua conclusão. 

Nem precisamos mencionar que muitos alunos dão o pontapé inicial em cursos superiores com o intuito de expandir suas opções de empregabilidade. Há também aqueles casos em que alunos já atuantes no mercado de trabalho optam pelo curso superior como forma de agregar à sua carreira e alçar novos voos profissionais. 

Independente de qual seja o caso, na grande maioria das vezes, o fator empregabilidade está diretamente envolvido. Ou seja, é um grande influenciador e motivador para o início e/ou continuação do curso superior. Justamente por isso, trabalhar ações que explorem esse tema nas IES é tão importante. 

Partindo desse pressuposto, podemos dizer que promover a empregabilidade, através de ações específicas, pode influenciar tanto a captação quanto a permanência de alunos.

A seguir, veremos dicas de como promover a empregabilidade nas IES. Mas antes, precisamos relembrar alguns conceitos importantes, veja:

O que é empregabilidade?

O termo empregabilidade pode ser utilizado em diferentes contextos e com diferentes significados. Quando falamos especificamente do termo aplicado ao ensino superior, estamos nos referindo a um conjunto de realizações – habilidades, compreensões e atributos pessoais – que torna os graduados mais propensos a ingressar no mercado de trabalho e obter sucesso nas ocupações que escolheram.

No que tange o papel das instituições de ensino, cabe a elas facilitar essa jornada. Além de atuar junto aos alunos, fornecendo bases e oportunidades para que eles adentrem o mercado de trabalho, de preferência desde o início até o ao fim do curso.

A importância de promover a empregabilidade nas IES

Sabemos que muitos alunos ficam inseguros sobre qual curso escolher. Essa é uma decisão muito difícil. Em muitos casos, é desafiadora para o estudante e o faz estagnar em seu processo de aprendizagem. O ideal para que isso não aconteça é que ele receba uma preparação, que deve se iniciar nos primeiros anos do ensino fundamental. E que seja trabalhada de forma mais abrangente no ensino médio. Dessa forma, ele se sentirá mais preparado para escolher o curso que mais se identifica.

De forma semelhante, quando o aluno adentra o ensino superior, na grande maioria do tempo, vivencia de fato somente experiências teóricas sobre a sua futura profissão. Isso pode resultar em despreparo prático para enfrentar um mercado de trabalho tão competitivo como o atual. Isso significa que há grandes chances do aluno não se sentir preparado o suficiente para exercer a empregabilidade, gerando  profissionais apáticos e altamente inseguros.

Daí, a importância em criar ações capazes de promover a empregabilidade nas IES. Isto é, fornecer uma visão prática, através de oportunidades. Dessa forma, o aluno terá uma ideia do que o espera em um futuro bem próximo e, assim, possa se preparar mentalmente para isso.

Ilustração

Através de ações inteligentes, pensadas especificamente para essa finalidade, torna-se possível incentivar a inserção do aluno em sua rotina profissional. Por meio de oportunidades para ingresso no mercado de trabalho, desde seus primeiros passos na IE. 

Vale ressaltar ainda que a formação de graduados empregáveis ​​faz parte do processo educacional. Ele abrange todo o espectro de valores. Desde a transmissão de conhecimento e compreensão até o desenvolvimento de habilidades e competências. Na prática isso significa que a instituição deve incentivar e trabalhar o protagonismo estudantil. Ou seja, se preocupar com uma formação completa, preparando o aluno tanto na parte acadêmica quanto profissional.

Por falar em protagonismo do estudante, você já conferiu nosso conteúdo detalhado sobre o tema? Nele, damos dicas valiosas para sua instituição promover uma cultura de protagonismo estudantil na prática. Clique na imagem abaixo e confira!

Protagonismo do estudante: a importância de incentivar o aluno a ser o autor da sua trajetória - Rubeus

5 dicas de como promover a empregabilidade nas IES

Agora que vimos conceitos fundamentais e a importância da instituição de ensino trabalhar a empregabilidade, chegou a hora de irmos para as dicas de como sua instituição de ensino pode promovê-la!

  • Estabeleça parcerias com empresas locais 

Nossa primeira dica de como promover a empregabilidade nas IES é a criação de um setor destinado a firmar parcerias com empresas locais. Essa pode ser uma ótima forma de divulgar oportunidades de estágios, desenvolvimento de projetos e vagas de emprego, por exemplo.

Para realizar a divulgação, você pode reservar um espaço no mural, criar posts nas redes sociais, enviar e-mails para divulgar as oportunidades etc. Ao fazer isso, será possível proporcionar aos alunos suas primeiras experiências na área cursada. 

  • Promova palestras sobre o tema 

Convide profissionais já atuantes nas áreas de cursos oferecidos pela sua IE. Estabeleça contato com ex-alunos que obtiveram êxito no mercado de trabalho. Eles podem ser boas fontes de inspiração para os atuais alunos. 

Além disso, ao estruturar esses momentos, você também estará promovendo oportunidades para a criação de uma rede de networking pelos alunos.

  • Trabalhe o desenvolvimento de soft skills 

Nossa próxima dica de como promover a empregabilidade nas IES é primordial em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o atual.

Habilidades interpessoais ou soft skills é um termo em inglês utilizado para se referir às habilidades emocionais, comportamentais e sociais dos indivíduos. Atualmente, elas são um requisito muito importante quando o assunto é empregabilidade. Por isso, é tão essencial trabalhá-las e desenvolvê-las desde cedo.

Atitude positiva, flexibilidade, resiliência, pensamento crítico, comunicação, criatividade e liderança são alguns exemplos de soft skills valorizadas e procuradas pelas empresas.

Sua instituição de ensino pode oferecer cursos complementares que explorem temas voltados para as habilidades interpessoais. Além de ser mais uma fonte de receita, você estará incentivando a empregabilidade, ao preparar seus alunos de forma mais completa para o mercado de trabalho.

Ilustração

  • Crie um Centro de Carreiras e direcione o aluno

Criar um Centro de Carreiras pode ser uma ótima forma de oferecer uma consultoria individual ao estudante. Por meio dele pode-se auxiliar o aluno a conhecer melhor o seu perfil e os seus objetivos pessoais e profissionais.

Uma ferramenta que pode ser utilizada nesse processo é o Mapa de Carreira. Com ele, você pode definir as especializações ou cursos que melhor se alinhem ao perfil do aluno. Assim, é possível determinar a área e o alcance dos seus objetivos profissionais.  

Além de agregar clareza sobre qual área seguir, sua instituição de ensino estará incentivando o protagonismo estudantil. Como vimos, requisito tão importante para o futuro do aluno e que impacta diretamente a sua empregabilidade.

  • Incentive e trabalhe a Educação Continuada

Por fim, nossa última, mas não menos importante, dica de como promover a empregabilidade nas IES.

Como já mencionado, o mercado de trabalho está altamente competitivo. Por isso, quando o assunto é empregabilidade, não podemos deixar de mencionar o incentivo que sua instituição de ensino deve realizar acerca da formação ao longo da vida. 

A Educação Continuada, ou Lifelong Education, trabalha a perspectiva de aperfeiçoamento contínuo. Na prática isso significa que é preciso manter-se atualizado(a) como ponto essencial para a empregabilidade. 

Recentemente lançamos um conteúdo detalhado sobre o tema, que desenvolvemos em parceria com a WorkaLove. Nele, damos dicas práticas de como promover a Educação Continua em sua instituição de ensino. 

Estamos disponibilizando esse material gratuitamente. Para garantir o seu, basta clicar na imagem abaixo, preencher o formulário e pronto: o enviaremos para o seu e-mail!

Educação Continuada: como instituições de ensino aumentam sua receita - Rubeus

Considerações finais 

Espero que nosso conteúdo sobre como promover a empregabilidade nas IES tenha sido útil! Para finalizar, quero te convidar a deixar a sua opinião nos comentários e a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto, cresce mais rápido. 😉

Plataforma Rubeus

Agora, queremos saber de você! Quando o assunto é como promover a empregabilidade nas IES, sua instituição de ensino já realiza alguma de nossas dicas? Conta para a gente aí nos comentários!

Bons resultados e até a próxima! 😉

Matheus Amaral - Rubeus

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.