Estratégia de mídia digital para IEs: descubra o que não pode faltar na sua

Você já deve saber o quão imprescindível é a utilização das redes sociais para aproximar os leads e despertar neles o desejo de fazer parte da sua instituição de ensino. Mas você sabe o que não pode faltar na sua estratégia de mídia digital para IEs? Mapeamos 4 práticas importantíssimas para o sucesso da sua presença nas redes sociais, confira cada uma delas agora!

Introdução

Conquistar mais potenciais alunos pode ser um grande desafio para as instituições de ensino. Para obter sucesso nesse processo, atuar estrategicamente no ambiente digital é cada vez mais essencial. Isso acontece porque a presença digital não é mais considerada um diferencial para as IEs, e sim um pré-requisito básico para a interação e captação de alunos.⠀

Por isso, estabelecer uma estratégia de mídia digital para IEs, procurando entender as particularidades de cada canal, a experiência oferecida por cada um e suas ferramentas, é fundamental para explorá-la ao máximo.

Ilustração

Pensando na importância de criar uma  estratégia de mídia digital para IEs realmente direcionada e completa, vamos mostrar a você, neste conteúdo: definições, dicas e materiais complementares. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa.

Por que investir em mídias sociais?

Basicamente, é impossível ignorar uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, como é o caso do Instagram. 

Atualmente, as mídias sociais são uma realidade na vida da maioria das pessoas. Elas interferem na percepção da marca, influenciam na decisão de compra e, até mesmo, na forma como a pessoa opina sobre determinado assunto. 

Frente a isso, nem precisamos mencionar o quão fundamental é criar uma estratégia de mídia digital para IEs e, portanto, acompanhar em tempo real os hábitos dos leads. 

Ilustração

Como toda boa estratégia de Marketing Digital, a introdução e a manutenção da sua instituição no universo das mídias sociais deve ser sempre pautada em objetivos. Ao pesquisar sobre a sua instituição no Instagram, por exemplo, o potencial aluno procurará ver uma vitrine não apenas dos cursos ofertados, mas também tudo o que a sua instituição propõe.

Por isso, busque evidenciar tudo o que você tem de melhor, uma dica para isso é investir em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formato de vídeos. Além disso, tente ao máximo humanizar o contato e estabelecer um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível.

A seguir, veremos o que não pode faltar na sua estratégia de mídia digital para IEs, mas, antes, eu tenho um convite para você!

Já conhece o @canalrubeus?

Já que o nosso assunto de hoje são as mídias sociais, quero incentivar você a visitar o nosso perfil no Instagram. Lá, postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino. 

Sabemos que, no cenário educacional, muitas notícias e novidades ocorrem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade, não é mesmo?

Basta clicar na imagem abaixo e irá abrir uma nova aba que levará você para o nosso perfil. Você pode dar uma olhadinha assim que acabar a leitura aqui! ;D

Quero seguir o @canalrubeus!

O que não pode faltar na sua estratégia de mídia digital para IEs

Ao encontrar uma marca que você gosta em uma rede social, qual é a sua primeira reação? Seguir? Curtir suas publicações? Ou, até mesmo, compartilhar com seus amigos? 

É dessa forma que você deseja que o seu potencial aluno se sinta ao visitar o seu perfil, não é mesmo? Para conseguir fazer isso, conheça alguns dos elementos que não devem faltar ao planejar sua estratégia nas mídias sociais. 

  • Frequência 

A frequência das postagens é muito importante, pois ela irá transmitir ao lead a consistência da sua instituição de ensino. Logo, a dica aqui é criar um calendário de publicação no qual o intervalo temporal entre os posts seja reduzido.

Nós temos um modelo de calendário prontinho e queremos compartilhá-lo com você. Para garantir logo o seu, basta dar um clique na imagem abaixo!

Templates para profissionais da educação: tudo o que você precisa em um só lugar - Rubeus

  • Uso correto de imagens

As redes sociais estão cada vez mais visuais, por isso é necessário observar as dimensões corretas e qualidade das imagens a serem postadas. Fotos tremidas e embaçadas transmitem o sentimento de desorganização. Além disso, atente-se ao tamanho correto para cada rede social. A dimensão das imagens de Feed para o Instagram não é a mesma das imagens do LinkedIn, por exemplo. 

  • Interação com o público 

Busque sempre responder aos comentários. Ademais, siga de volta e curta as publicações de alunos, aproveite também para comentar, quando for relevante. Isso faz com que os alunos se sintam notados e aumenta a percepção de proximidade entre eles e a instituição.

Ilustração

  • Acompanhamento de métricas 

Que o monitoramento é primordial para o sucesso das estratégias de Marketing, isso todo mundo sabe. Contudo, percebemos que, quando o assunto são as mídias sociais, as pessoas não pensam da mesma forma. A grande maioria não acompanha as métricas e os resultados de cada ação, entretanto isso é um erro. 

Por esse motivo, a dica aqui é: utilize as próprias métricas disponibilizadas pelas redes sociais e, a partir delas, ajuste o que precisa ser melhorado. 

3 dicas fundamentais para o sucesso da sua estratégia de mídia digital para IEs

1) Comece pelo planejamento

Pouco adianta saber utilizar estrategicamente todas as ferramentas da mídia social se a sua instituição não souber planejar um conteúdo que converta leads em alunos. Por isso, estruture um plano de ação no qual contenha o estilo de linguagem, legendas e hashtags a serem usadas. Posteriormente, opte por utilizar um cronograma para suas postagens, planejando cada uma com antecedência.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ilustração

Uma dica de ferramenta que recomendamos para esse objetivo é o Trello. Nele, você pode facilmente montar um calendário específico para as suas postagens e compartilhar com toda a sua equipe de Marketing. 

2) Mapeie a sua persona

Você sabe o que a sua persona gosta de ver quando está nas redes sociais? Os conteúdos devem ser relevantes para quem você deseja atingir. Por essa razão, separamos o que você precisa saber para produzir bons conteúdos para cada nível de ensino. Abaixo, você encontra algumas dicas:

> Ensino Fundamental

Aqui, é importante direcionar toda a comunicação para os pais, haja vista que são eles que avaliam o valor agregado do ensino e o diferencial que pode ser oferecido aos seus filhos por sua escola.

> Ensino Médio

Apesar de continuarem sendo dependentes financeiros, os adolescentes expressam suas opiniões e vontades. Por isso, alcance tanto os pais quanto os seus próprios potenciais alunos.

> Curso técnico

Para atingir um conjunto variado de pessoas, é importante entender a necessidade de cada um para oferecer algo atrativo e relevante em relação ao momento no qual se encontra.

> Graduação

É necessário evidenciar para este público todos os diferenciais da instituição, pois abrange pessoas com interesses e prioridades diferentes.

> Pós-graduação

Pessoas que almejam pela pós-graduação procuram condições acessíveis de pagamento, horários flexíveis e um curso que atenda as suas necessidades de mercado.

3) Gere engajamento⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O engajamento refere-se à reação dos seguidores aos seus conteúdos. Dessa maneira, é certo que a confiança na sua instituição influencia quem segue você e os incentiva a participarem e promoverem discussões relevantes.

Porém, para que isso ocorra de forma orgânica, deve haver dedicação e investimento para atrair o seu público. Algumas dicas para aumentar o engajamento são:⠀

  • uso de hashtags;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • conteúdo que converte;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • atenção à melhor hora;⠀
  • interação;⠀
  • utilização dos stories.

4) Não perca o timing

Para que o seu perfil consiga potencializar os seus resultados, é importante que haja um planejamento estratégico da frequência das suas postagens.

Nesse momento, é fundamental encontrar um equilíbrio entre a quantidade de postagens, o horário ideal e a qualidade do conteúdo. Atentar-se a esses fatores permite que a sua instituição agregue valor ao potencial aluno e gere uma boa experiência a ele.

Ilustração

E aí, curtiu?

Espero que este conteúdo tenha sido útil! Se quiser imergir ainda mais no mundo das redes sociais, tenho algumas sugestões de conteúdos complementares para você. Ao lê-los, você terá uma visão específica de como atuar em cada canal, vale a pena conferir!

Se esse conteúdo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com alguém? E não esqueça de nos contar, nos comentários, o que achou!

Bons resultados! 😉