O Marketing Digital para educação consiste no conjunto de esforços ou atividades de marketing realizadas com a finalidade de atrair mais alunos, se comunicar melhor com eles, criar um relacionamento mais próximo e construir uma grande identificação perante o mercado educacional. 

Neste conteúdo, evidenciamos a importância da utilização do Marketing Digital para educação e como ele pode auxiliar na atração de leads. Elencamos também, ao longo do post, alguns materiais complementares para auxiliar na construção do conhecimento. Boa leitura!

Introdução

Segundo dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia no país, ao final de 2018, cerca de 135,9 milhões de pessoas com acesso à internet. Este número abrange substancialmente os potenciais alunos, evidenciando uma boa oportunidade de atuação para as instituições de ensino. 

Por meio de ações direcionadas com foco no ambiente virtual, torna-se possível comunicar-se com suas personas de forma personalizada. Portanto, elaborar estratégias para os canais digitais é cada vez mais necessário.

Uma dica para aproveitar o potencial desses canais é aliar todas as boas práticas do Marketing Tradicional ao Marketing Digital para educação. Ao uni-los, é possível atingir um número cada vez maior de pessoas qualificadas.

O Marketing Digital para educação

Não há dúvidas que devido a globalização e as frequentes mudanças na forma de se consumir produtos e serviços, o Marketing Digital tornou-se um dos principais recursos para a obtenção de bons resultados no que tange o relacionamento com potenciais alunos. Por isso, o Marketing Digital para educação é, atualmente, uma das estratégias mais utilizadas no segmento educacional.


Canais digitais - Rubeus
Resumidamente, esse tipo de Marketing tem os mesmos objetivos do Marketing Tradicional:

No entanto, o Marketing Digital para educação visa promover o serviço prestado pela sua instituição através da utilização de mídias digitais. Através dele é possível chegar aos prospects de forma mais rápida, personalizada e eficiente.

Benefícios do Marketing Digital para educação

Benefícios do Marketing Digital para educação - Rubeus

  • Maior vantagem competitiva

O mercado educacional está cada vez mais competitivo. Resultado? Potenciais e atuais alunos mais criteriosos ao escolher a instituição. Com isso, além da preocupação com o  ensino em si, eles também desenvolveram atenção a questões como infraestrutura, inovação tecnológica e um atendimento de excelência em todos os contatos, do porteiro ao reitor. 

Com a utilização do Marketing Digital para educação é possível desenvolver um relacionamento estratégico com os potenciais alunos. Isso porque torna-se possível sanar suas principais dúvidas rapidamente e de forma mais pessoal e objetiva.

Ilustração

Ademais, outro benefício é a possibilidade de realizar Benchmarking Educacional. Essa ferramenta contribui para que sua instituição conheça as práticas mais estratégicas que estão sendo usadas pela concorrência. Com isso, você consegue adaptá-las ao cenário da sua IE. Além de desenvolver diferenciais que atendam os critérios de seleção dos seus potenciais alunos.

  • Maior alcance de potenciais alunos

Por meio do Marketing Digital para educação e da força exercida através do compartilhamento de conteúdos, as IEs podem tornar-se (e manter-se) reconhecidas (valor percebido) em âmbito regional e até mesmo nacional. 

A relevância no conteúdo produzido é fundamental para o sucesso da prática do Marketing Digital para educação. Assim, produzir conteúdos sobre assuntos que sejam relevantes para seus potenciais alunos faz com que eles, ao pesquisarem determinado assunto nos buscadores,  encontrem sua instituição.

Além disso, ao “ser encontrada” pelo seu lead, sua IE fará com que ele agregue valor. Isso porque ele encontrará o conteúdo “perfeito” para  sanar suas dúvidas e incertezas. Isso faz com que eles confiem em sua instituição. E, como sabemos, a confiança é um dos alicerces principais para os alunos escolherem sua IE.

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

  • Comunicação direta, personalizada e no momento certo 

Uma coisa já sabemos: diferente do que ocorre no Marketing Digital, em que a comunicação entre consumidor e empresa desenvolve-se de forma bilateral, no Marketing Tradicional, ela não é tão acessível. Resultado? Dificuldade no estabelecimento de uma relação de confiança. 

Anteriormente, todos os processos eram de via única. Ou seja, das instituições para os potenciais e atuais alunos. Praticamente não existiam respostas desses potenciais alunos. Agora, tudo mudou! A revolução da web transformou o cenário de marketing das instituições

Ilustração

Certamente, em algum momento, você já deve ter se sentido inseguro ao realizar uma compra pela Internet, não é mesmo? Mas, você não é o único! A maioria das pessoas já sentiram ou vão sentir esse receio. Isso porque apesar da praticidade, a nossa sensação inicial é que estamos negociando com uma máquina em vez de uma pessoa. 

É justamente nesse cenário que o Marketing Digital para educação se consolida como uma grande vantagem. Por meio dele, promove-se o estreitamento da relação aluno-instituição, gerando a confiança. 

Dessa forma, o seu aluno consegue entender que o computador é somente um meio para que ele chegue até profissionais competentes. E, que esses, estão dispostos a oferecer uma experiência de compra de excelência.

Esse processo de comunicação passou a ser uma via de mão dupla. Há constante interação entre os potenciais e atuais alunos com as instituições de ensino. O foco está na experiência da Jornada de Compra Educacional e nos feedbacks que aumentam o engajamento com as instituições.

  • Análise de resultados

Apesar de no Marketing Tradicional existir maneiras de avaliar o desempenho de suas estratégias, infelizmente, elas não são muito exatas. Mas, por outro lado, no Marketing Digital para educação, através das métricas, é possível saber com exatidão se uma estratégia atingiu o resultado esperado ou não.  Mas, o que seriam métricas?

As métricas consistem em sistemas de mensuração utilizados para medir, monitorar e avaliar o desempenho de suas ações de Marketing Digital de uma forma simples e em tempo real, sendo muito importante para atingir o seu objetivo. 

Assim, torna-se possível identificar, por exemplo, qual campanha da sua equipe está gerando mais resultados. Ou ainda, quanto tempo o visitante fica em cada página do seu site institucional e de seus cursos e quais são as páginas nas quais há maiores taxas de saídas, por exemplo. 

Imagem ilustrativa

Com o Marketing Tradicional a mensuração dos resultados das ações é muito imprecisa. Já no Marketing Digital as métricas como o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) são rastreáveis e mensuráveis.

Isso é essencial para medir a efetividade das campanhas promovidas por sua equipe de marketing. E, assim, se torna viável monitorar de perto o desempenho de sua equipe. 

Como aumentar o número de potenciais alunos com o Marketing Digital para educação? 

  • Identifique e mapeie suas personas

A resposta para essa pergunta passa pelo conhecimento do conceito de persona.  Ela consiste na representação semi-fictícia do seu aluno ideal. Após criar sua persona, o próximo passo é construir conteúdos direcionados a ela. 

Com o intuito de te ajudar nesse processo, é interessante que você entenda as formas que seu potencial aluno utiliza para consumir os conteúdos digitais. Como falamos acima, a intenção é ganhar autoridade e se destacar em meio às outras instituições.

Para isso, sugerimos a leitura do artigo escrito pelo diretor geral de vendas e serviços do Google nos Estados Unidos, Google ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade. Após essa leitura vai ficar mais claro como o momento de aprendizagem e descoberta é extremamente importante para a conquista da autoridade.

  • Invista na Otimização dos mecanismos de busca

O Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas que contribuem para melhorar o ranqueamento do site, blog e páginas da sua instituição de ensino nos resultados orgânicos.

O Google interpreta os conteúdos disponíveis na Internet a fim de proporcionar aos usuários as respostas mais relevantes. Por isso, torna-se necessário produzir conteúdos de alta qualidade, utilizando as técnicas de SEO para conquistar melhores posições.

O SEO divide-se em 2 principais grupos de fatores, a saber:

SEO - Rubeus

  • Inbound Marketing Educacional

O Inbound Marketing Educacional, também conhecido como Marketing de Atração, utiliza estratégias de atração mais sutil e persuasiva, ao oferecer conteúdos “convidativos” aos leads. Diferente do Outbound Marketing, ele aposta na tática dos potenciais alunos virem até sua instituição. Mas como isso funciona? 

Esse processo, é desenvolvido, basicamente, por meio da criação de campanhas e conteúdos atraentes e relevantes. Eles devem ser capazes de direcionar seu potencial aluno até o seu site, blog e hotsite e, posteriormente, identificá-lo. 

Quando o assunto é a produção de conteúdo relevante, o Marketing de Conteúdo e o uso do SEO, visto anteriormente, pode fazer com que sua IE atraia mais potenciais alunos.

  • Outbound Marketing Educacional

O trabalho de nutrição proposto pela prática de Inbound Marketing Educacional tem seus resultados em médio e a longo prazo. Por isso, é recomendável praticar, conjuntamente, o processo de Outbound Marketing Educacional

O Outbound é uma prospecção ativa e visa manter o topo do funil de vendas alto. O principal desafio é trabalhar as listas já existentes em um processo de qualificação mais rápido, por meio, principalmente, de contato direto com os potenciais alunos através de ligações telefônicas

Um dos grandes problemas enfrentados pelas equipes que fazem o trabalho de Outbound, são as listas de leads frios. Estas listas fazem com que as taxas de conversão sejam baixas. Isso porque viabiliza-se entrar em contato com pessoas que não estão no momento ideal para realizar a inscrição, por exemplo.

Criar uma rotina de atividades in loco e outras formas de captar leads cada vez mais qualificados, facilita que as equipes consigam manter o volume de oportunidades necessárias. 

  • Marketing de Conteúdo

Como mencionamos, o Marketing de Conteúdo é uma prática do Inbound Marketing muito eficaz. Ele pode ser utilizado para atrair e nutrir potenciais alunos. Para isso, usa-se a produção de conteúdos relevantes. 

Através dele, é possível produzir postagens específicas e direcionadas a responder às principais dúvidas dos interessados. 

Para gerar bons resultados à sua instituição, a estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser utilizada em todos os materiais produzidos por sua equipe de marketing. Desde um simples post até mesmo a construção de um e-book. 

Dessa forma, os posts, e-book, infográficos, imagens, vídeos e quaisquer outros materiais que venham a ser vinculados nas redes sociais, no site institucional ou no blog da instituição de ensino devem estar alinhados à estratégia de Marketing de Conteúdo. 

Com o Marketing de Conteúdo a interatividade entre os alunos com sua instituição ficará mais fácil. Além disso, se as personas enxergarem valor nos conteúdos, poderão compartilhar com outras pessoas. Resultado? Aumento do alcance de potenciais estudantes,  impactando diretamente na captação de alunos.

Marketing de Conteúdo Educacional - Rubeus

  • Funil de Captação em Y

Outra prática possível por meio do Marketing Digital é a utilização do Funil em Y. Embora não seja tão conhecido como o Funil de Captação Tradicional, é um grande aliado para as estratégias de atração

Através desse funil, fica mais fácil visualizar e entender a prática do Inbound e o Outbound Marketing Educacional. Isso porque, de forma visual, sua equipe de captação pode entender de onde vem os leads. Além de identificar o objetivo final (fluxo de matrícula). 

Funil de Captação em Y - Rubeus

  • Blog 

O blog é uma poderosa ferramenta para a prática do Marketing Digital. Ele é capaz de aumentar a visibilidade da instituição de ensino e, consequentemente, os índices de captação de alunos

Além disso, ele é usado para disponibilizar conteúdos educativos. Ou seja, conteúdos que solucionem as principais dúvidas dos potenciais alunos. Isso permitirá  ajudá-los a entender melhor o que querem e como sua IE pode contribuir para que eles alcancem isso.


No blog, é possível veicular conteúdos que atendam cada um dos seus potenciais alunos, variando a abordagem de acordo com a etapa em que eles se encontram na Jornada de Compra Educacional. 

O blog permite que mesmo aquele potencial aluno que ainda não está pronto para se inscrever em seu processo seletivo, encontre materiais que o ajude a solucionar dúvidas e problemas enfrentados. 

Entretanto, é importante se atentar ao design do seu blog. Ou seja, se atentar para que o potencial aluno tenha facilidade em encontrar as informações que ele procura. Além disso, a velocidade de carregamento das páginas e sua responsividade (adaptação em dispositivos móveis) também são aspectos importantes para garantir uma boa experiência para o usuário e sua atração. E, por isso, não devem ser deixados de lado.

  • Remarketing

O Remarketing é uma das estratégias propostas pelo Marketing Digital. Em síntese, ele possibilita aparecer mais de uma vez para os potenciais alunos que já demonstraram interesse em seu site institucional ou blog. Isso é possível através do Google Adsutilizado a fim de aumentar o tráfego e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.

É importante ressaltar que o Remarketing pode ser realizado off-line em ligações telefônicas, outdoors e até mesmo panfletos. 

Certamente, sua instituição já realizou uma roda de profissões e após um tempo telefonou para aqueles potenciais alunos que compareceram, esse é um exemplo de Remarketing off-line. 

Dessa forma, o Remarketing funciona como um lembrete e uma tentativa de resgate de alguém que, em algum momento, já se interessou por sua instituição de ensino. Com isso, é mais fácil se fazer presente para seus potenciais alunos,além de os manter engajados com sua instituição para que, assim, realizem a matrícula quando estiverem realmente preparados.

BÔNUS: Invista em boas estratégias de marketing

Não é novidade que o marketing é indispensável para o sucesso de uma empresa, independentemente do ramo de atuação. Nesse sentido, adotar ações de marketing em uma instituição de ensino é essencial para o sucesso como um todo e, principalmente, para a captação de novos alunos.

Há diversas possibilidades e abordagens de marketing. Entretanto, o mais importante é sempre identificar qual é a que melhor se adequa às suas metas e objetivos.

Com o intuito de te ajudar, preparamos um infográfico ilustrativo, veja e inspire-se:

Tipos de Marketing - Rubeus

Conclusão

O Marketing Digital para educação configura-se como estratégias empregadas para atrair leads e ganhar autoridade no mercado educacional. 

Atualmente não estamos mais vivendo a fase de descoberta das possibilidades do marketing digital. Ou seja, estamos  em um momento no qual é preciso implementar metodologias específicas alinhadas a um monitoramento contínuo de resultados. É isso que vai fazer a diferença! 

Assim, em um mercado educacional extremamente competitivo, em que os potenciais alunos estão cada vez mais criteriosos, o Marketing Digital para educação pode propiciar um relacionamento mais direcionado. Além de ajudar a resolver rapidamente suas principais dúvidas e questionamentos. Estabelecendo, assim, uma relação de confiança entre os potenciais alunos e sua IE.  

Como vimos, o Marketing Digital para educação tem o objetivo de facilitar, principalmente, a execução dos processos de captação e retenção de alunos nas instituições de ensino.

Como é desenvolvida a estratégia de Marketing Digital para educação na sua IE? Conte-nos sua experiência!

*Conteúdo atualizado em  22/02/21.
Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.