O Marketing Digital para educação é o conjunto de estratégias desenvolvidas no meio digital das instituições de ensino a fim de alcançar seus potenciais alunos.

Segundo dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Este número abrange substancialmente os potenciais alunos.

Essa informação evidencia uma boa oportunidade de atuação para as instituições de ensino por representar uma forma mais simples e rápida de atingir suas personas através do ambiente digital.

Assim, elaborar estratégias capazes de direcionar ações eficientes nas redes sociais é cada vez mais necessário.

Uma dica para aproveitar o potencial dessas redes é aliar todas as boas práticas do Marketing Tradicional às boas práticas propostas pelo Marketing Digital para educação. Assim fica mais fácil atingir um número cada vez maior de pessoas qualificadas.

Por essa e muitas outras razões destaca-se a importância do Marketing Digital para educação no Ensino Superior.

Benefícios do Marketing Digital para educação

– Maior vantagem competitiva

O mercado educacional está cada vez mais competitivo, fazendo os potenciais alunos ficarem muito criteriosos ao escolher a instituição. Eles observam não só a parte do ensino, mas também serviços mais eficientes, infraestrutura com inovação tecnológica e um tratamento de excelência em todos os contatos, do porteiro ao reitor.

Por isso, com a utilização do Marketing Digital para educação é possível ter um relacionamento interpessoal com os potenciais alunos. Isso porque, por meio dele, é possível sanar suas principais dúvidas rapidamente e de forma mais pessoal e objetiva.

Um outro benefício é a possibilidade de realizar Benchmarking Educacional. O que contribui para que sua instituição conheça as práticas mais modernas que estão sendo usadas pela concorrência. Com isso, você consegue adaptar ao cenário da IES, desenvolvendo diferenciais que atendam os critérios de seleção dos seus potenciais alunos.

– Maior alcance de potenciais alunos

Por meio do Marketing Digital para educação e da força exercida através do compartilhamento de conteúdos, as IEs podem ser reconhecidas (valor percebido) em âmbito regional e até mesmo nacional.

Isso porque a relevância no conteúdo produzido por sua instituição sobre assuntos que sejam importantes para seus potenciais alunos faz com que eles ao pesquisarem determinado assunto nos motores de busca, encontrem sua instituição.

Isso facilita que eles agreguem valor aos seus conteúdos, passando a confiar em sua IE. E, como sabemos a confiança é um dos alicerces principais para os alunos escolherem sua IES.

A expansão da oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação lato sensu a distância, após a PORTARIA NORMATIVA Nº 11, DE 20 DE JUNHO DE 2017, potencializou a expansão geográfica da atuação das instituições de ensino. Com isso a possibilidade de impactar alunos de outras regiões tornou-se tão real quanto o desafio de captá-los.

Hoje, todo conteúdo postado na internet pode ser visto por qualquer pessoa. Fazendo das campanhas digitais e a produção de conteúdo relevante estratégias essenciais para aumentar a autoridade da instituição em âmbito nacional.

 Comunicação direta, personalizada e no momento certo

Anteriormente todos os processos eram de via única, das instituições para os potenciais e atuais alunos e, praticamente não existiam respostas desses potenciais alunos. Agora, tudo mudou!

A revolução da web transformou o cenário de marketing das instituições.

Esse processo de comunicação passou a ser uma via de mão dupla. Há constante interação entre os potenciais e atuais alunos com as instituições de ensino. O foco está na experiência da jornada de compra e nos feedbacks que aumentam o engajamento com as instituições.

–  Análise de resultados

Diferentemente do que acontecia anos atrás com o Marketing Tradicional em que a mensuração dos resultados das ações era muito imprecisa, no Marketing Digital métricas como o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) são rastreáveis e mensuráveis.

Isso é essencial para medir a efetividade das campanhas promovidas por sua equipe de marketing. Permitindo monitorar de perto o desempenho de sua equipe e a melhorar, continuamente suas estratégias de marketing e marketing digital.  

Como aumentar o número de potenciais alunos com o Marketing Digital para educação?

  • Personas

A resposta para essa pergunta passa pelo conhecimento do conceito de personas. Mas o que seria persona e qual a vantagem em criá-la?

Persona, termo muito utilizado no Marketing Digital, é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal, realizada por meio de pesquisas do que a maioria de seus alunos têm em comum.

A principal vantagem de criá-la é a capacidade de saber exatamente o que os potenciais alunos precisam. E, assim, você poderá desenvolver soluções capazes de conquistá-los.

Para isso, ao criar a persona da sua instituição é importante buscar responder perguntas que contribuirão com a estratégia de como e quando falar com elas, como por exemplo:

  • Qual a sua idade?
  • Quais são seus costumes e hábitos?
  • Quais são suas dores, medos e anseios?
  • Qual é a renda mensal familiar?
  • Quais as redes sociais nas quais ela participa?
  • Qual o tom e a linguagem usada por ela?

Saiba como construir as personas da sua IE - Rubeus

Após criar sua persona, o próximo passo é construir conteúdos direcionados a ela. Para te ajudar nesse processo, é interessante que você conheça alguns conceitos chave do Marketing Digital.

Primeiro precisamos entender as formas que seu potencial aluno tem para consumir os conteúdos digitais produzidos pela sua IES. Como falamos acima, a intenção é ganhar autoridade e se destacar em meio às outras instituições.

Para isso, sugerimos a leitura do artigo escrito pelo diretor geral de vendas e serviços do Google nos Estados Unidos, Google ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade.

Após essa leitura vai ficar mais claro como o momento de aprendizagem e descoberta é extremamente importante para a conquista da autoridade. E, para isso precisamos dominar o próximo assunto, o SEO.

  • SEO

Search Engine Optimization (SEO) em português significa Otimização para mecanismos de busca. O SEO é um conjunto de técnicas que melhoram o posicionamento dos seus conteúdos nos resultados orgânicos.

A evolução dos algoritmos de busca tem revelado a incrível capacidade de interpretar os textos disponíveis na internet. O que faz com que as boas práticas na produção destes materiais e principalmente a qualidade do conteúdo seja, cada vez mais, fator determinante para conquistar boas posições.

Para ativar a curiosidade, vamos falar um pouco sobre 2 grupos de fatores que são levados em consideração no rankeamento.

– SEO On Page: são todos os fatores determinados de acordo com o seu conteúdo como, por exemplo, palavras-chave, títulos, URL`s, linkagem interna, meta description, entre outros. Esses fatores podem ser controlados e mensurados por sua equipe de marketing. O que permite que os processos sejam repensados e reformulados caso os resultados não sejam satisfatórios.

– SEO Off Page: são todos os fatores externos como, por exemplo, o tempo de permanência de seus alunos na página da sua instituição, links de entrada e etc. Portanto, são os fatores que não podem ser controlados diretamente por você. Mas é importante estar ciente que um conteúdo de qualidade, relevante para os potenciais alunos e que utilize bem as técnicas de SEO On Page certamente trará melhores resultados. Por isso, estude e invista no SEO.

  • Funil de Captação em Y

Outra prática possível por meio do Marketing Digital é o Funil em Y. Responsável por ajudar a visualizar a prática do Inbound e o Outbound Marketing. Conheça um pouco sobre cada um deles.

Funil de Captação em Y - Rubeus

  • Inbound Marketing Educacional

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, utiliza estratégias de produção de conteúdos relevantes para atrair suas personas. Diferente do Outbound Marketing, ele aposta na tática dos potenciais alunos virem até sua instituição. Mas como isso funciona?

Esse processo, basicamente é desenvolvido por meio da criação de campanhas e conteúdos atraentes e relevantes capazes de direcionar seu potencial aluno até o seu site, blog e hotsite e, posteriormente, identificando-o.

Quando o assunto é a produção de conteúdo relevante, o Marketing de Conteúdo e o uso da técnica de SEO podem fazer com que sua IEs atraia mais potenciais alunos.

Sendo um tópico essencial a ser levado em consideração quando, por exemplo, surgir o interesse em fazer uma graduação por sentir mais confiança e já conhecer os diferenciais da Instituição por já ter sido abordado pelos conteúdos produzidos.

Inbound Marketing Educacional - Rubeus

  • Outbound Marketing Educacional

Sabemos que o trabalho de nutrição proposto pela prática de Inbound Marketing Educacional tem seus resultados em médio e a longo prazo. E, por isso, recomendamos que você a pratique, em conjunto, com o Outbound Marketing Educacional.

O Outbound, por sua vez, é uma prática ativa e visa manter o topo do funil de vendas alto. Para isso, o principal desafio é trabalhar as listas já existentes em um processo de qualificação mais rápido. Isso pode ser realizado por meio, principalmente, do contato direto com os potenciais alunos através de ligações telefônicas.

Um dos grandes problemas enfrentados pelas equipes que fazem o trabalho de Outbound são as listas de Leads frios. Estas listas fazem com que as taxas de conversão sejam baixas, por entrar em contato na maioria das vezes com pessoas que não estão no momento ideal para realizar a inscrição, por exemplo.

Criar uma rotina de atividades in loco e em outras formas de captar Leads cada vez mais qualificados, facilita com que as equipes consigam manter o volume de oportunidades necessárias para que a meta seja alcançada e com taxas de conversão boas.

Outbound Marketing Educacional - Rubeus

  • Marketing de Conteúdo Educacional

Como mencionamos, o Marketing de Conteúdo é uma prática do Inbound Marketing muito eficaz. Que pode ser utilizada para atrair e nutrir potenciais alunos por meio, basicamente, da produção de  conteúdos relevantes.

Através dele, é possível produzir postagens específicas e direcionadas a responder às principais dúvidas dos interessados.

Para gerar bons resultados à sua instituição essa estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser utilizada em todos os materiais produzidos por sua equipe de marketing. Isso deve ser realizado desde um simples post até mesmo a construção de um e-book.

Logo, os posts, e-book, infográficos, imagens, vídeos e quaisquer outros materiais que venham a ser vinculados nas redes sociais, no site institucional ou no blog da instituição de ensino devem estar alinhados à estratégia de Marketing de Conteúdo.

Assim, podemos concluir que o Marketing Digital para educação precisa de vários outros elementos e, que com o Marketing de Conteúdo, a interatividade entre os alunos com sua instituição ficará mais fácil.

Além disso, se as personas enxergarem valor nos conteúdos, poderão compartilhar com outras pessoas. O que aumenta o alcance de potenciais estudantes, impactando diretamente na captação de alunos.

Marketing de Conteúdo Educacional - Rubeus

  • Blog

O blog é uma poderosa ferramenta para a prática do Marketing Digital para educação. Ele é capaz de aumentar a visibilidade da instituição de ensino e, consequentemente, os índices de captação de alunos.

O blog é utilizado para vincular conteúdos relevantes que solucionem as principais dúvidas dos potenciais alunos bem como os ajudem a entender melhor o papel da sua instituição no cenário educacional. Assim, sua instituição torna-se autoridade ao mostrar todo o seu Know-how, gerando valor para os potenciais alunos.

Além disso, no blog é possível vincular conteúdos que atendam cada um dos seus potenciais alunos. Por isso, você deve variar a abordagem de acordo com a etapa em que eles se encontram na Jornada de Compra Educacional. Além disso, através do blog o potencial aluno indeciso pode encontrar materiais que o ajude a solucionar suas dúvidas.

Atentar-se ao design do seu blog, facilitando a identificação das informações, a velocidade de carregamento das páginas e sua responsividade (adaptação em dispositivos móveis) são aspectos importantes para garantir uma boa experiência para o usuário e sua atração, e que, por isso não devem ser deixados de lado.

  • Remarketing

O Remarketing também pode ser tido como uma estratégia do Marketing Digital para educação. Tendo em vista que esta prática possibilita que as IEs apareçam mais de uma vez para os potenciais alunos que já demonstraram interesse em seu site institucional ou blog por meio de anúncios do Google AdsIsso é capaz de aumentar o tráfego da sua instituição e, consequentemente aumentar a taxa de conversão.

É importante ressaltar que o Remarketing pode ser realizado off-line em ligações telefônicas, outdoors e até mesmo panfletos. Certamente, sua instituição já realizou uma roda de profissões e após um tempo telefonou para aqueles potenciais alunos que compareceram, esse é um exemplo de Remarketing off-line.

Dessa forma, o Remarketing funciona como um lembrete e uma tentativa de resgate de alguém que, em algum momento já se interessou por sua instituição de ensino.

Com isso, é mais fácil se fazer presente para seus potenciais alunos. Mantendo-os engajados com sua instituição para que realizem a matrícula quando estiverem realmente preparados.  

Conclusão

O Marketing Digital para educação relaciona-se, diretamente, às estratégias das instituições de ensino empregadas para atrair leads e ganhar autoridade no mercado educacional.

Hoje não estamos mais vivendo a fase de descoberta das possibilidades do marketing digital. Estamos no momento de implementar metodologias específicas alinhadas a um monitoramento contínuo de resultados. É isso que vai fazer a diferença!

Assim, em um mercado educacional extremamente competitivo, em que os potenciais alunos estão cada vez mais criteriosos, o Marketing Digital pode propiciar um relacionamento mais assertivo ajudando a resolver rapidamente suas principais dúvidas e questionamentos. Estabelecendo, uma relação de confiança entre os potenciais alunos e sua IE.  

Certamente, após essa leitura não temos mais dúvidas do propósito do Marketing Digital para educação. Que é facilitar a execução dos processos de captação e retenção de alunos nas instituições de ensino.

Como é desenvolvida a estratégia de Marketing Digital Educacional na sua instituição? Conte-nos sua experiência!

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.