O Marketing de Relacionamento na educação é composto por um conjunto de estratégias desenvolvidas com o objetivo de conquistar mais alunos, tornando-os verdadeiros embaixadores da instituição de ensino.

Introdução

Embora estabelecer e manter um bom relacionamento com potenciais e atuais alunos seja um dos principais desafios enfrentados pelas IEs, essa é uma prática indispensável. Isso porque, ao fazê-lo, torna-se possível à instituição trabalhar tanto os processos de captação quanto os de Gestão da Permanência.

Neste momento surgem várias perguntas. Como fazer isso? Como estruturar ações que sejam eficientes? Como trabalhar o relacionamento de forma consistente no dia a dia das IEs? 

Com o Marketing de Relacionamento aplicado à educação isso torna-se possível. Com ele, é factível criar um forte vínculo na relação com potenciais/atuais alunos. E, portanto, impactar positivamente os resultados obtidos.

Mas, como fazer com que esse relacionamento aconteça na prática? Primeiramente, é necessário que as IEs orientem todos os seus recursos (pessoas, tecnologias e processos), levando em consideração as necessidades, os desejos e problemas dos potenciais e atuais alunos. 

Por isso, a seguir veremos como aplicar e desenvolver o Marketing de Relacionamento no dia a dia das IEs, além de demais informações importantes, acompanhe:

O que é Marketing de Relacionamento na educação? 

Como o próprio nome sugere, o Marketing de Relacionamento consiste em um conjunto de ações de Marketing. Essas, por sua vez, são voltadas para a criação e manutenção de um relacionamento sólido com potenciais e atuais clientes visando a venda e, posteriormente, a fidelização. 

A fim de reforçar essa relação de proximidade, a empresa pode oferecer benefícios com o objetivo de garantir a satisfação dos seus clientes.

Quando aplicado ao cenário educacional, o Marketing de Relacionamento trabalha ações tanto para os processos de captar quanto de reter alunos. Desde que ganhou espaço, o Marketing de Relacionamento na educação vem se desenvolvendo e trabalhando diferentes e novas abordagens. Em suma, ele tem se tornado cada vez mais indispensável às instituições de ensino.

Marketing de Relacionamento na educação - Rubeus

Por que investir no Marketing de Relacionamento na educação?

O Marketing de Relacionamento na educação é significativamente importante para as instituições. Isso porque ele é a melhor forma de conquistar a divulgação positiva de seus alunos. Isso significa que, ao usufruir de uma experiência memorável, as chances de compartilhar o sentimento positivo com outras pessoas, aumentam significativamente.

O objetivo principal do Marketing de Relacionamento na educação é criar e estabelecer uma conexão. Ou seja, fidelizar seus alunos e mantê-los em sua IE, mesmo após o término do curso primeiramente escolhido (educação continuada). 

Além disso, com o Marketing de Relacionamento na educação é possível tornar-se (e manter-se) uma referência no mercado, através de experiências memoráveis. Ademais, sua aplicação refere-se à formação de verdadeiros embaixadores da instituição de ensino, trabalhando a lealdade e não apenas a fidelização, veja a diferença:

FIDELIDADE X LEALDADE - Rubeus

Em resumo, o Marketing de Relacionamento na educação engloba, direta ou indiretamente, estratégias como:

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos

Sabemos que a confiança impacta diretamente na percepção de valor dos potenciais e atuais alunos, por isso temos o e-book perfeito para te ajudar a conquistá-la e, consequentemente a potencializar seus resultados!

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

Como praticar o Marketing de Relacionamento na educação? 

Há várias formas de incorporar o Marketing de Relacionamento nos processos diários da IE, conheça algumas delas:

  • Investir em um programa de recomendações

Ao compartilhar comentários positivos com amigos e familiares o seu aluno está praticando o famoso Marketing boca a boca. Isso acontece quando ele vivencia uma experiência incrível. 

Essa prática pode transmitir mais segurança e confiança aos  potenciais alunos do que o processo de Marketing tradicional, que costuma ser desenvolvido pela  própria instituição.

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais a decisão de compra que a recomendação de um amigo confiável.” Mark Zuckerberg

Dessa forma, o Marketing boca em boca é um processo muito poderoso. Ele é capaz de fazer com que professores, pais e alunos trabalhem para a sua IE divulgando boas práticas e compartilhando opiniões positivas.

Contudo, mesmo que esse processo tenda a ocorrer naturalmente, ele pode e deve ser estimulado. Mas como fazer isso? A chave está no atendimento individualizado e na cultura de excelência.

Saiba como desenvolver um atendimento de excelência lendo nosso blog post:

Excelência no atendimento educacional - Rubeus

  • Utilizar as redes sociais para criar proximidade

Com a Era Digital, ficou mais acessível para os consumidores relatarem sua insatisfação com determinado serviço. Um simples comentário nas redes sociais é capaz de gerar uma grande repercussão.

Além disso, os seus alunos são indiretamente responsáveis por aumentar a sua captação. Isso porque através de comentários em redes sociais, por exemplo, eles são capazes de influenciar a tomada de decisão de vários de seus interessados. 

Mas, para que isso aconteça é preciso que a sua instituição também esteja presente nos canais digitais. Além de estar atenta às melhores práticas para atrair e engajar os alunos

Saiba mais sobre como utilizar as redes sociais a favor da sua IE lendo nosso guia completo:

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - Rubeus

  • Criar estratégias de Marketing Digital

A prática do Marketing Digital não é mais apenas um diferencial. Ela se tornou uma prática obrigatória quando objetiva-se ganhar espaço no mercado. Além disso, aproveitar as oportunidades do ambiente virtual torna-se mais fácil através do desenvolvimento do Marketing Digital. 

Seus benefícios são inúmeros, mas destaca-se a facilidade em atingir as personas. Isso acontece porque, através do conhecimento profundo delas, é possível criar conteúdos relevantes que irão sanar suas principais dúvidas, gerar empatia e confiança.

Smarketing Educacional - Rubeus

Porém, tão importante quanto conquistar novos alunos, o Marketing Digital na educação aperfeiçoa o processo de retenção de alunos. Resultado? A satisfação deles gera a aquisição de potenciais alunos.

O Marketing Digital possui ferramentas precisas para auxiliar a obtenção de resultados satisfatórios. Além disso, ele pode ser acompanhado pelo Google Analytics, por exemplo, o que propicia a mudança de estratégias se a resposta não for a esperada.

Por isso, aliando o Marketing Digital com o Marketing de Relacionamento, sua instituição de ensino conseguirá aumentar o número de alunos e deixar a concorrência para trás.

Quer saber mais sobre Marketing Digital aplicado à educação? Leia nosso artigo: 

Marketing Digital na educação - Rubeus

  • Criar estratégias de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo Educacional é uma prática trabalhada para  atrair e nutrir os potenciais alunos por meio de conteúdos relevantes. Em suma, eles devem responder as suas dúvidas. Ou seja, devem ser realmente relevantes.

Por isso, o Marketing de Conteúdo pode (e deve) ser uma das bases utilizadas por sua instituição para desenvolver o Marketing de Relacionamento. 

Insights - Rubeus

Na prática, ele consiste na criação de campanhas e conteúdos ricos que conduzam seu potencial aluno ao seu site, blog ou landing pages, que é o primeiro passo para identificá-lo. Assim, você consegue auxiliar o potencial aluno a tomar decisões mais direcionadas. Além de esclarecer suas dúvidas.

Por essas e outras razões, a produção de conteúdo é vista como um grande ativo para as IEs. Por isso, essa prática vem se tornando uma das principais formas de conduzir os interessados à conversão.

Marketing de Conteúdo Educacional - Rubeus

  • Enviar newsletters periodicamente

As newsletters são exemplos de e-mails estratégicos. Elas são enviadas aos potenciais e atuais alunos com informações interessantes e convidativas. Por exemplo, os novos conteúdos publicados no blog da instituição, notícias ou novidades sobre seus cursos. Por isso, esse tipo de material é focado na divulgação de conteúdos e assuntos relevantes para os potenciais alunos que se interessam pela IE. 

Para que esse processo se desenvolva da melhor forma é importante atentar-se à dois aspectos principais:

  • quem irá receber o conteúdo; 
  • periodicidade do seu envio. 

E quanto a quem receberá? O primeiro passo deve ser acrescentar em seu website o CTA exclusivo para essa ação. Assim, as pessoas que receberão a newsletter são aquelas que demonstraram interesse em receber esse material ao realizarem um cadastro prévio em seu website.

Veja um exemplo:

Exemplo de banner para captura de dados de leads.

Quanto à frequência de envio desse material pode ser definida levando em consideração a realidade da instituição. Além disso, considere alguns fatores como, por exemplo, a frequência de postagens no blog da instituição, novidades e atualizações relevantes. 

Para que sua newsletter apresente resultados eficientes, a dica é que você utilize técnicas de Copywriting. Além de realizar um estudo sobre o uso estratégico de CTAs dentro dos e-mails. Dessa forma, será mais fácil agregar valor para os alunos. Resultado? Um relacionamento de qualidade com seus potenciais alunos. 

📌Quer potencializar sua captação de alunos? Bons e-mails marketing podem te ajudar neste objetivo! Acesse: [E-book] Modelos de e-mail marketing para captação de alunos.

Ações de relacionamento

Planejar e executar ações de relacionamento é primordial para alcançar os resultados esperados. Por isso, deve-se investir em:

  • realização de ações/eventos em escolas e colégios;
  • ações de guerrilha (intervenções promovidas pelas IEs em algum local público da sua própria cidade ou de cidades vizinhas e/ou no ambiente virtual com uma abordagem impactante). 

Tais ações além de serem ótimas oportunidades de atrair mais alunos, ajudam no relacionamento e na aproximação das instituições de ensino com os potenciais alunos. E, portanto, ampliam e fortalecem também a imagem perante o mercado.

Dicas para desenvolver um Marketing de Relacionamento na educação orientado à resultados

Para  simplificar o uso do Marketing de Relacionamento na educação, preparamos algumas dicas que sua instituição precisa conhecer. Vale ressaltar que elas devem ser adaptadas de acordo com a sua realidade, podendo ser adaptadas.

  • Conheça as suas personas

Conhecer as personas da sua IE é um dos primeiros passos para viabilizar o sucesso de todo o processo de relacionamento. Principalmente para desenvolver todo o Marketing de Relacionamento na educação. Isso porque, para uma relação de excelência acontecer é necessário antes de mais nada conhecer com quem você está se relacionando.

Por isso, é preciso definir suas dores e anseios para criar conteúdos relevantes que agreguem valor e resolvam suas principais dúvidas. Além do mais, sabendo suas objeções, fica mais acessível elaborar estratégias para convencê-la, tais como: descontos na inscrição do processo seletivo ou na mensalidade.

Exemplos de personas para IEs - Rubeus

  • Utilize o SEO

O Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca é composto por um conjunto de técnicas. Elas são utilizadas para otimizar o posicionamento nos resultados orgânicos de seus conteúdos. Essa técnica é muito empregada no Marketing Digital.

Ele é dividido entre o SEO On Page em que os fatores podem ser controlados por sua equipe de marketing e o SEO Off Page, em que a variável ambiente é capaz de influenciar os resultados.

Mas como isso acontece? Os fatores como palavras-chave, títulos, URL, meta description, por exemplo, podem ser monitorados e modificados de acordo com os resultados obtidos, fazendo parte do SEO On Page. Já o tempo de permanência dos seus alunos na página do site institucional é um dos principais exemplos de SEO Off Page.  

Por isso, a utilização do SEO é fundamental para aumentar a captação de alunos. Isso porque, ao pesquisar determinado assunto, os potenciais alunos entrarão nas primeiras páginas e uma dessas pode ser a da sua IE. 

Porém, tão primordial quanto estar nas primeiras colocações nos buscadores, é melhorar a experiência do usuário. E, como sabemos, a boa impressão é a que fica! Portanto, seus conteúdos, assim como o website da instituição, é a porta de entrada para os novos alunos. Por isso, devem ser pensados e desenvolvidos cuidadosamente.

  • Trabalhe com mídia paga 

Além de aplicar na prática todos os conceitos de SEO é importante desenvolver, em conjunto com o processo orgânico, o trabalho com a mídia paga. Com isso, você poderá elaborar campanhas de links patrocinadores e segmentados como, por exemplo, o Google Adwords ou o Facebook Ads.

Veja um exemplo de anúncio no Google Adwords:

Anúncios no Google

Com essa estratégia você consegue especificar palavras-chave, gênero e localização, por exemplo. Aumentando, assim, suas chances de ranqueamento e impulsionando os seus resultados orgânicos.

  • Mantenha o contato

Como mencionado anteriormente, manter contato com os alunos é essencial para conquistá-los. Além de gerar um Marketing boca a boca favorável para sua instituição. Mas não é só isso! Este tipo de ação pode até mesmo,  minimizar a sua taxa de evasão de alunos.

Por isso, ter uma equipe de relacionamento treinada e especializada faz toda a diferença. Isso porque o sucesso está indiretamente ligado à profissionais qualificados e, acima de tudo, que possuem facilidade em lidar com pessoas.

Há várias formas de manter esse contato com o potencial e atual aluno, mas o envio de e-mails com a aplicação do e-mail marketing, ligações telefônicas e até mesmo o uso de mensagens mais informais através do WhatsApp, podem contribuir.

Dessa forma,  manter um relacionamento interpessoal com os alunos tornou-se mais fácil, sendo mais simples ajudá-los e comunicar-se com eles. 

Conclusão

Como vimos, o Marketing de Relacionamento para educação pode ser muito eficiente para o processo de captação e permanência de alunos. Isso porque ele não visa apenas a satisfação dos alunos, mas também torná-los verdadeiros embaixadores da instituição de ensino.

O Marketing de Relacionamento na educação trabalha com a ajuda de questões importantes como a definição de personas, a produção de conteúdos e a criação de um contato sólido com os alunos.

Para finalizar, ressaltamos a frase de Bob Wayland que diz que “O paradigma mudou. Produtos vêm e vão. A unidade de valor hoje, é o relacionamento com o cliente.” 

A Plataforma Rubeus

Buscando melhores resultados na captação e permanência de alunos? O CRM educacional Rubeus te ajuda a revolucionar o relacionamento com os seus potenciais e atuais alunos. Além disso, ele otimiza o trabalho da sua equipe de captação. Tudo isso sem deixar de lado a Gestão da Permanência de alunos sustentável. 

Software focado no aluno - Rubeus

Alguma dúvida? É só nos mandar uma mensagem pelo chat! 😉

Não deixe de nos contar o que achou deste conteúdo e compartilhá-lo com os seus colegas de equipe!

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.