O Marketing de Relacionamento na educação é composto por um conjunto de estratégias desenvolvidas com o objetivo de conquistar mais alunos, tornando-os verdadeiros embaixadores da instituição de ensino. Entenda mais agora! 📝🎯
Tempo aproximado de leitura: 6 – 8 minutos
Introdução
Embora estabelecer e manter um bom relacionamento com potenciais e atuais alunos seja um dos principais desafios enfrentados pelas IEs, essa é uma prática indispensável. Isso porque, ao realizá-lo, torna-se possível trabalhar tanto os processos de captação quanto os de Gestão da Permanência.
Neste momento surgem várias perguntas. Como fazer isso? Quais ações estruturar? Como trabalhar o relacionamento de forma consistente no dia a dia da dinâmica escolar?
Com o Marketing de Relacionamento aplicado à educação isso torna-se possível. Com ele, é factível criar um forte vínculo com potenciais/atuais alunos e, portanto, impactar positivamente os resultados obtidos.
Mas como fazer com que esse relacionamento aconteça na prática? Primeiramente, é preciso que as IEs orientem todos os seus recursos (pessoas, tecnologias e processos), levando em consideração as necessidades, os desejos e os problemas dos potenciais e atuais alunos.
Por isso, a seguir, veremos como aplicar e desenvolver o Marketing de Relacionamento no dia a dia das IEs, além de demais informações importantes, acompanhe!
O que é Marketing de Relacionamento na educação?
Como o próprio nome sugere, o Marketing de Relacionamento consiste em um conjunto de ações de Marketing voltadas para a criação e manutenção de um relacionamento sólido com potenciais e atuais clientes visando a venda e, posteriormente, a fidelização.
A fim de reforçar essa relação de proximidade, a empresa pode oferecer benefícios com o objetivo de garantir a satisfação dos seus clientes.
Quando aplicado ao cenário educacional, o Marketing de Relacionamento trabalha ações tanto para os processos de captar quanto de reter alunos.
Desde que ganhou espaço, o Marketing de Relacionamento na educação vem se desenvolvendo e trabalhando diferentes e novas abordagens. Em suma, ele tem se tornado cada vez mais indispensável às instituições de ensino.
Por que investir no Marketing de Relacionamento na educação?
O Marketing de Relacionamento na educação é significativamente importante para as instituições. Isso porque ele é a melhor forma de conquistar a divulgação positiva de seus alunos. Isso significa que, ao usufruir de uma experiência memorável, as chances de compartilhar o sentimento positivo com outras pessoas aumentam consideravelmente.
O objetivo principal do Marketing de Relacionamento na educação é criar e estabelecer uma conexão. Ou seja, fidelizar seus alunos e mantê-los em sua IE, mesmo após o término do curso primeiramente escolhido (educação continuada).
Além disso, com o Marketing de Relacionamento na educação, é possível tornar-se (e manter-se) uma referência no mercado, por meio de experiências memoráveis. Ademais, sua aplicação refere-se à formação de verdadeiros embaixadores da instituição de ensino, trabalhando a lealdade, e não apenas a fidelização, veja a diferença:
Em resumo, o Marketing de Relacionamento na educação engloba, direta ou indiretamente, estratégias como:
- Construção e posicionamento de marca (Branding Educacional);
- Fidelização e criação de autoridade (instituição referência);
- Contato com as personas em diferentes canais de Marketing Digital;
- Produção de conteúdo de acordo com as diferentes etapas do Funil de Captação de Alunos.
Como praticar o Marketing de Relacionamento na educação?
Há várias formas de incorporar o Marketing de Relacionamento nos processos diários da IE, conheça algumas delas:
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Investir em um programa de recomendações
Ao compartilhar comentários positivos com amigos e familiares, o seu aluno está praticando o famoso Marketing boca a boca. Isso acontece quando ele vivencia uma experiência incrível.
Essa prática pode transmitir mais segurança e confiança aos potenciais alunos do que o processo de Marketing Tradicional, que costuma ser desenvolvido pela própria instituição.
“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais a decisão de compra que a recomendação de um amigo confiável.”
Mark Zuckerberg
Dessa forma, o Marketing boca a boca é um processo muito poderoso. Ele é capaz de fazer com que professores, pais e alunos trabalhem para a sua IE, divulgando boas práticas e compartilhando opiniões positivas.
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Utilizar as redes sociais para criar proximidade
Com a Era Digital, ficou mais acessível para os consumidores relatarem sua insatisfação com determinado serviço. Um simples comentário nas redes sociais é capaz de gerar uma grande repercussão.
Além disso, os seus alunos são indiretamente responsáveis por aumentar a sua captação. Isso porque, por meio de comentários em redes sociais, por exemplo, eles são capazes de influenciar a tomada de decisão de vários de seus interessados.
Mas para que isso aconteça, é preciso que a sua instituição também esteja presente nos canais digitais. Além de estar atenta às melhores práticas para atrair e engajar os alunos.
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Criar estratégias de Marketing Digital
A prática do Marketing Digital não é mais apenas um diferencial. Ela se tornou uma prática obrigatória quando objetiva-se ganhar espaço no mercado. Ademais, aproveitar as oportunidades do ambiente virtual torna-se mais fácil mediante o desenvolvimento do Marketing Digital.
Seus benefícios são inúmeros, mas destaca-se a facilidade em atingir as personas. Isso acontece porque, através do conhecimento profundo delas, é possível criar conteúdos relevantes que irão sanar suas principais dúvidas, gerar empatia e confiança.
Porém, tão importante quanto conquistar novos alunos, o Marketing Digital na educação aperfeiçoa o processo de retenção de alunos. Resultado? A satisfação deles gera a aquisição de potenciais alunos.
O Marketing Digital possui ferramentas precisas para auxiliar na obtenção de resultados satisfatórios. Além disso, ele pode ser acompanhado pelo Google Analytics, por exemplo, o que propicia a mudança de estratégias se a resposta não for a esperada.
Por isso, aliando o Marketing Digital com o Marketing de Relacionamento, sua instituição de ensino conseguirá aumentar o número de alunos e deixar a concorrência para trás.
Quer saber mais sobre Marketing Digital aplicado à educação? Leia nosso artigo:
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Criar estratégias de Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo Educacional é uma prática trabalhada para atrair e nutrir os potenciais alunos por meio de conteúdos relevantes. Em suma, eles devem responder às suas dúvidas. Ou seja, devem ser realmente relevantes.
Por isso, o Marketing de Conteúdo pode (e deve) ser uma das bases empregadas por sua instituição para desenvolver o Marketing de Relacionamento.
Na prática, ele compreende a criação de campanhas e conteúdos ricos que conduzam seu potencial aluno ao seu site, blog ou landing pages, que é o primeiro passo para identificá-lo. Assim, você consegue auxiliar o potencial aluno a tomar decisões mais direcionadas. Além de esclarecer suas dúvidas.Por essas e outras razões, a produção de conteúdo é vista como um grande ativo para as IEs. Logo, essa prática vem se tornando uma das principais formas de conduzir os interessados à conversão.
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Enviar newsletters periodicamente
As newsletters são exemplos de e-mails estratégicos. Elas são enviadas aos potenciais e atuais alunos com informações interessantes e convidativas. Por exemplo, os novos conteúdos publicados no blog da instituição, notícias ou novidades sobre os seus cursos. Portanto, esse tipo de material é focado na divulgação de conteúdos e assuntos relevantes para os potenciais alunos que se interessam pela IE.
Para que esse processo se desenvolva da melhor forma, é importante atentar-se a dois aspectos principais:
- Quem irá receber o conteúdo;
- Periodicidade do seu envio.
E quanto a quem receberá? O primeiro passo deve ser acrescentar, em seu website, o CTA exclusivo para essa ação. Assim, as pessoas que receberão a newsletter são aquelas que demonstraram interesse em receber esse material ao realizarem um cadastro prévio em seu website.
Veja um exemplo:
Quanto à frequência de envio desse material, pode ser definida levando em consideração a realidade da instituição. Além disso, considere alguns fatores, como a frequência de postagens no blog da instituição, novidades e atualizações relevantes.
Para que sua newsletter apresente resultados eficientes, a dica é que você use técnicas de Copywriting. Além de realizar um estudo sobre o uso estratégico de CTAs dentro dos e-mails. Dessa maneira, será mais fácil agregar valor para os alunos. Resultado? Um relacionamento de qualidade com os seus potenciais alunos.
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Ações de relacionamento
Planejar e executar ações de relacionamento é primordial para alcançar os resultados esperados. Por esse motivo, deve-se investir em:
- Realização de ações/eventos em escolas e colégios;
- Ações de guerrilha (intervenções promovidas pelas IEs em algum local público da sua própria cidade ou de cidades vizinhas e/ou no ambiente virtual com uma abordagem impactante).
Tais ações, além de serem ótimas oportunidades de atrair mais alunos, ajudam no relacionamento e na aproximação das instituições de ensino com os potenciais alunos. E, portanto, ampliam e fortalecem também a imagem perante o mercado.
Dicas para desenvolver um Marketing de Relacionamento na educação orientado a resultados
Para simplificar o uso do Marketing de Relacionamento na educação, preparamos algumas dicas que sua instituição precisa conhecer. Vale ressaltar que elas devem ser adaptadas de acordo com a sua realidade:
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Conheça as suas personas
Conhecer as personas da sua IE é um dos primeiros passos para viabilizar o sucesso de todo o processo de relacionamento. Principalmente para desenvolver todo o Marketing de Relacionamento na educação. Isso porque, para uma relação de excelência acontecer, é necessário, antes de mais nada, conhecer com quem você está se relacionando.
Por isso, é preciso definir suas necessidades e anseios para criar conteúdos relevantes que agreguem valor e resolvam suas principais dúvidas. Além do mais, sabendo suas objeções, fica mais acessível elaborar estratégias para convencê-las, tais como: descontos na inscrição do processo seletivo ou na mensalidade.
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Utilize o SEO
O Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca é composto por um conjunto de técnicas. Elas são utilizadas para otimizar o posicionamento nos resultados orgânicos de seus conteúdos. Essa técnica é muito empregada no Marketing Digital.
Ele é dividido entre o SEO On Page, em que os fatores podem ser controlados por sua equipe de marketing, e o SEO Off Page, em que a variável ambiente é capaz de influenciar os resultados.
Mas como isso acontece? Os fatores como palavras-chave, títulos, URL, meta description, por exemplo, podem ser monitorados e modificados de acordo com os resultados obtidos, fazendo parte do SEO On Page. Já o tempo de permanência dos seus alunos na página do site institucional é um dos principais exemplos de SEO Off Page.
Por isso, a utilização do SEO é essencial para aumentar a captação de alunos. Isso porque, ao pesquisar determinado assunto, os potenciais alunos entrarão nas primeiras páginas e uma dessas pode ser a da sua IE.
Porém, tão primordial quanto estar nas primeiras colocações nos buscadores, é melhorar a experiência do usuário. E, como sabemos, a boa impressão é a que fica! Portanto, seus conteúdos, assim como o website da instituição, são a porta de entrada para os novos alunos. Por isso, devem ser pensados e desenvolvidos cuidadosamente.
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Trabalhe com mídia paga
Além de aplicar na prática todos os conceitos de SEO, é crucial desenvolver, em conjunto com o processo orgânico, o trabalho com a mídia paga. Com isso, você poderá elaborar campanhas de links patrocinadores e segmentados, como o Google Adwords ou o Facebook Ads.
Veja um exemplo de anúncio no Google Adwords:
Com essa estratégia, você consegue especificar palavras-chave, gênero e localização, por exemplo. Assim, torna-se factível aumentar, suas chances de ranqueamento e impulsionar os seus resultados orgânicos.
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Mantenha o contato
Como mencionado anteriormente, manter contato com os alunos é essencial para conquistá-los. Além de gerar um Marketing boca a boca favorável para sua instituição. Mas não é só isso! Esse tipo de ação pode, até mesmo, minimizar a sua taxa de evasão de alunos.
Por isso, ter uma equipe de relacionamento treinada e especializada faz toda a diferença. Isso porque o sucesso está indiretamente ligado aos profissionais qualificados e, acima de tudo, que possuem facilidade em lidar com pessoas.
Há várias formas de manter esse contato com o potencial e atual aluno, mas o envio de e-mails com a aplicação do e-mail marketing, ligações telefônicas e, inclusive, o uso de mensagens mais informais através do WhatsApp podem contribuir.
Dessa forma, manter um relacionamento interpessoal com os alunos tornou-se mais fácil, sendo mais simples ajudá-los e comunicar-se com eles.
A Plataforma Rubeus
Buscando melhores resultados na captação e permanência de alunos? O CRM educacional Rubeus auxilia você a revolucionar o relacionamento com os seus potenciais e atuais alunos. Além disso, ele otimiza o trabalho da sua equipe de captação. Tudo isso sem deixar de lado a gestão da permanência de alunos sustentável.
Considerações finais
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Marketing de Relacionamento na educação: definições e aplicações. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-de-relacionamento-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2020, 16 setembro. Marketing de Relacionamento na educação: definições e aplicações. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-de-relacionamento-na-educacao/