Você já se perguntou como reter aqueles interessados que visitam os canais digitais da sua instituição de ensino, mas que ainda não se sentem realmente prontos para efetuar a inscrição? O que fazer em casos como esse? Como sua IE pode converter as visitas orgânicas em futuras matrículas? A resposta que você tanto procura pode estar na utilização do Lead Magnet para instituições de ensino.

Neste blog post, exploramos conceitos, benefícios, exemplos e dicas práticas de como aplicar o Lead Magnet para instituições de ensino na prática! Além disso, compartilhamos materiais complementares ao longo do conteúdo para tornar a sua experiência ainda mais completa. 

Boa leitura e ótimos insights!

Introdução

Conforme detalhamos em nosso conteúdo “Inbound Marketing Educacional: aumente o seu volume futuro de alunos”, a chave para um bom Inbound é trabalhar as etapas do Funil de Captação de Alunos, através de conteúdos específicos com o intuito de avançar o potencial aluno em sua Jornada de Compra. 

Um dos principais estímulos para um bom Inbound é a utilização do Marketing de Conteúdo Educacional, empregando estratégias de Marketing para a geração, atração e, posteriormente, conversão de leads

Vale relembrar que, para cada etapa da Jornada de Compra, é fundamental direcionar uma abordagem específica com a finalidade de capturar a atenção do lead e, enfim, conquistar a sua confiança

Ao trabalhar a ideia de Lead Magnet para instituições de ensino, sua IE estará atuando especificamente na etapa de compartilhamento de dados do, até então, visitante em troca do fornecimento de conteúdos relevantes. Isso significa que o interessado passa de visitante para lead, pois fornecerá seus dados pessoais, passando a constar na base de dados da instituição.

Quando nos referimos a Lead Magnet para instituições de ensino, queremos que você perceba o quão poderosa é a equação: Inbound Marketing + conteúdo altamente persuasivo

Ilustração

O que é Lead Magnet para instituições de ensino?

De forma resumida, um Lead Magnet para instituições de ensino é todo material que serve como estímulo para que o visitante forneça suas informações de contato (normalmente o seu nome e um endereço de e-mail) a sua IE.

Geralmente, o material é disponibilizado na forma de conteúdo para download, tais como e-books, infográficos, pdf, modelos gratuitos, webinars, checklists etc. Esses materiais devem ser suficientemente bons para que os leads enxerguem relevância a ponto de oferecer seu e-mail em troca.

Portanto, o Lead Magnet para instituições de ensino atua como um incentivo que inspira os leads a se envolverem com sua instituição. E, ao receberem a abordagem correta de nutrição, evoluam para alunos matriculados. 

Por que o Lead Magnet para instituições de ensino funciona? 

Por compreender e trabalhar cada etapa de interesse do lead da melhor forma possível.

Diferentemente do que ocorre em ações de Marketing mais diretas, como é o caso do Outbound Marketing em que não se considera o “grau de interesse” do lead, o Lead Magnet para instituições de ensino considera as particularidades inerentes ao momento de compra. Justamente por considerar que cada lead é “único” e não ser invasivo, ele é tão assertivo. 

Além disso, as pessoas estão programadas para “ganhar coisas” e quando encontram algo em que enxergam valor sendo fornecido de forma totalmente “grátis”, a tendência é que a maioria dos leads aproveitaria a chance de conseguir um brinde – não importa o que seja.

Vale ressaltar que quando alguém confia em sua instituição de ensino o suficiente para lhe fornecer informações pessoais, é primordial continuar disponibilizando conteúdos úteis à sua etapa atual no funil. Afinal, tão importante quanto conquistar o lead é convertê-lo em aluno.

Agora que você sabe o que é Lead Magnet para instituições de ensino e sua importância, chegou a hora de vermos alguns exemplos práticos de conteúdos que sua IE pode disponibilizar. Mas antes, eu tenho um convite especial para você! 

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Exemplos de Lead Magnet para instituições de ensino

Reunimos alguns exemplos práticos que sua instituição pode utilizar como Lead Magnet, veja só:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Audiobooks;
  • Checklists;
  • PDF com questões de processos seletivos anteriores;
  • Conteúdo de vídeo bloqueado;
  • Webinars;
  • Modelos prontos;
  • Apresentação de slides;

Quer entender mais sobre cada material? Confira nosso conteúdo sobre Iscas Digitais clicando no banner abaixo:

Iscas Digitais para IEs - Rubeus

Como criar um Lead Magnet para instituições de ensino?

A seguir, elencamos alguns passos importantes a serem considerados quando sua instituição de ensino for estruturar os seus materiais: 

  • Escolha a sua persona

Já sabemos que o conceito de personas é fundamental para nortear as ações de Marketing Digital. No caso do Lead Magnet para instituições de ensino não é diferente. 

Portanto, nesta etapa é fundamental definir com quem você quer falar. Ou, em outras palavras, qual buyer persona você espera atrair? Ao fazer isso, será possível nortear questões importantes como formato do conteúdo, abordagem, estilo das imagens, tópicos fundamentais etc.

Entenda mais sobre personas conferindo nosso combo de conteúdo blog post + e-book. Para isso, basta clicar na imagem abaixo! 

Exemplos de personas para IEs - Rubeus

  • Resolva um problema

Agora que você já definiu com qual persona você irá conversar, é hora de identificar qual problema dela você quer “atacar”. Isto é, chegou a hora de responder à seguinte pergunta: “Como minha instituição de ensino pode ajudar esse público-alvo específico a resolver esse problema?”

Por exemplo, caso você tenha definido que sua buyer persona é um pai/responsável que está em busca de uma escola para sua filhinha de 5 anos. Nesse caso, um problema em potencial que ele enfrenta é a falta de informações e proximidade com as instituições de ensino. 

A partir disso, você pode disponibilizar um boletim informativo divulgando a opção de agendamento de visita à sua IE ou um vídeo demonstrando a estrutura da sua instituição. Pronto! Você já tem uma ideia para elaborar um Lead Magnet para instituições de ensino. 

👉 Que tal ter acesso a inspiração de temas para conteúdos? Em nosso material Exemplos de Conteúdos você encontra vários. Aproveite!  

  • Escolha qual Lead Magnet para instituições de ensino você irá trabalhar

Chegou a hora de definir o tipo de material que você criará. Como vimos acima, há diversas opções. 

Deve haver ideias suficientes listadas acima para você começar, mas optei por compartilhar também essa dica de material ideal por etapa do Funil, veja só: 

Melhores materiais para cada etapa do Funil - Rubeus

  • Divulgação

Após definir e criar o seu Lead Magnet para instituições de ensino, chegou a hora de divulgá-lo! 

Lembre-se: quanto mais pessoas virem, mais oportunidades irão fornecer seus dados e assim, maiores são as suas chances de construir/aumentar a sua lista de e-mails e, consequentemente, maior será o seu alcance.

Aqui estão algumas ideias adicionais de onde você pode promover o seu Lead Magnet para instituições de ensino:

Além disso, não se esqueça de criar páginas complementares para divulgar o seu Lead Magnet para instituições de ensino. Observe alguns exemplos:

> Landing Page: página 100% focada em conversão onde os alunos em potencial deixam seus dados. 

👉 Pegue dicas em nosso conteúdo “O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis para a conversão”.

> Página de agradecimento: esta é a página que os leads verão quando deixarem suas informações e baixarem o material. Aqui você pode disponibilizar um CTA de “Fale com um consultor” ou conteúdos complementares, com temas próximos ao material baixado. 

>E-mail de entrega: disponibiliza e/ou confirma imediatamente que o Lead Magnet prometido foi enviado para o e-mail fornecido. 

3 dicas valiosas para considerar quando for criar um Lead Magnet para instituições de ensino

  • Forneça uma prévia do seu conteúdo

Todos sabemos que “dar uma provinha” de um produto ou serviço pode ser um grande estímulo. Quando o assunto é Lead Magnet para instituições de ensino não é diferente. 

Uma dica para incentivar que o lead faça o download do material é fornecer uma prévia do que ele verá. Você pode fazer isso através do método 80 / 20. Onde, 80% do Lead Magnet para instituições de ensino estará disponível através do download e 20% do conteúdo como prévia. 

Ademais, em seu formulário de geração de leads ou página de clique, destaque pontos sobre como o material será útil e o que ele ensinará de novo para o leitor.

Uma outra opção de prévia do conteúdo, é fornecê-lo junto ao CTA. Veja só um exemplo prático: 

[INFOGRÁFICO] 9 dicas para driblar a crise e combater a evasão de alunos em tempos de coronavírus - Rubeus

Aliás, se você quiser fazer o download desse conteúdo, é só clicar na imagem acima e preencher o formulário. 😉

  • Direcione o próximo passo

Bem, o potencial aluno baixou o seu Lead Magnet para instituições de ensino e forneceu seus dados pessoais. E agora? Não deixe de sinalizar qual o próximo passo que ele deve realizar. 

Após o lead fornecer seus dados, é importante que ele continue a interagir com seus e-mails e demais ações de marketing. Por isso, você deve adicioná-lo a um fluxo de nutrição

Ao trabalhar uma régua de relacionamento inteligente, torna-se possível fomentar o desejo de compra e então “transformá-lo” em aluno matriculado.

Entenda mais sobre a importância da régua de relacionamento para a condução do potencial aluno pela jornada de compra. Para conferir nosso conteúdo detalhado sobre o tema, basta clicar no banner abaixo!

Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar este fluxo em sua IE - Rubeus

  • Tenha um time conectado

Nem precisamos dizer que para que tudo dê certo, a equipe de Marketing precisa atuar em conjunto com a equipe de Vendas (Smarketing Educacional). 

Além disso, outro fator imprescindível para o sucesso das conversões é que o time de Marketing esteja conectado e seus componentes atuem juntos. Uma equipe que pensa e age em conjunto é capaz de revolucionar o Marketing Educacional de uma instituição de ensino. 

Para isso, o papel do líder é primordial. Afinal, é ele quem irá comandar a equipe e criar um ambiente favorável para o sucesso. 

No vídeo abaixo, ressaltamos a diferença de um líder mediano e um bom líder de marketing. Dê um clique para conferir! 

Rubeus academy

Material complementar para enriquecer a sua experiência!

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre Lead Magnet para instituições de ensino. Para tornar a sua experiência ainda melhor, não poderia deixar de compartilhar com você a nossa página de conteúdos gratuitos!

Lá, disponibilizamos diversos materiais, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos.

Clique na imagem abaixo e favorite a página para você sempre tê-la à mão. 😉

CTA: Conheça nossa página de materiais - Rubeus

Como a Plataforma Rubeus auxilia as IEs na produção de conteúdo

Dentre suas demais funcionalidades, a Plataforma Rubeus conta com a Automação de Marketing. Ela conversa com as ferramentas de automação de marketing das instituições de ensino! 

Quando um lead realiza uma inscrição, por exemplo, nós informamos automaticamente à sua ferramenta de automação. Assim os leads estão sempre segmentados nos fluxos de nutrição corretos. Cada ferramenta é vista como um canal de Macro Captação no CRM Rubeus.

Rubeus

Além disso, os nossos clientes podem contar com a  Fábrica de Conteúdos da Rubeus, um setor específico composto por especialistas em Marketing Digital Educacional, que desenvolvem conteúdos que atendem os diferentes estágios do Funil de Captação de Alunos da IE. 

Esses conteúdos, por sua vez, são desenvolvidos mediante as especificidades de cada instituição de ensino, levando em consideração elementos importantes como identidade visual, abordagem, tom de voz entre outros. 

-> É nosso cliente e quer entender como contratar o serviço da nossa Fábrica de Conteúdo? Entre em contato com o seu Consultor/a de Sucesso do Cliente.

Clique na imagem abaixo e entenda mais sobre a Plataforma Rubeus!

Rubeus

E aí, já assistiu? Se você quiser dar o próximo passo e conferir, na prática, como tudo acontece dentro da Plataforma, você pode solicitar uma demonstração gratuita ou nos enviar uma mensagem pelo chat! 😉

Considerações finais

Para finalizar, te convido a deixar a sua opinião nos comentários e a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto, cresce mais rápido. 😉

Até a próxima!

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