Gerar leads é um dos principais desafios enfrentados pelas equipes de captação e não é novidade que existem várias formas de fazer isso acontecer na prática. Uma delas é a utilização de iscas digitais para instituições de ensino. Pensando nisso, neste post, veremos dicas valiosas para você atrair mais leads hoje mesmo!

Resumidamente, as iscas digitais para instituições de ensino são mecanismos estratégicos. Através da sua utilização, busca-se “convencer” os potenciais alunos a fornecerem seus e-mails e outras informações à IE em troca de materiais ricos e relevantes. Por isso, as iscas podem (e devem) ser produzidas e disponibilizadas em diversos formatos

Já sabemos que é fundamental que toda instituição de ensino desenvolva a prática de Inbound Marketing Educacional, não é mesmo? Isso porque, por meio da produção de conteúdos direcionados à captação e nutrição de leads, o processo de captação se torna mais efetivo. É justamente neste contexto que as iscas digitais para instituições de ensino podem ser criadas. Além disso, pode-se aproveitar materiais prontos ou, ainda, os que até mesmo já estão sendo utilizados. 

Percebeu a importância de se utilizar a estratégia de iscas digitais para instituições de ensino? Para ficar ainda mais claro para você, nesse blog post, te mostraremos como e porque pode ser vantajoso para a sua IE adotá-las em seu website. 

Além disso, preparamos seis poderosos exemplos dessas iscas, vamos conhecê-los?

Mas, afinal, por que produzir iscas digitais para melhorar a geração de leads?

O objetivo principal das iscas digitais é gerar leads para, posteriormente, convertê-los em matrículas. Você deve estar pensando como isso é possível, não é mesmo? Por isso, veja: 

Ao obter o e-mail de um potencial aluno, bem como outras informações relevantes, sua IE  pode inserir esse contato em um fluxo de relacionamento pré-definido e específico. Isso possibilitará sua nutrição. 

Atenção: ao inserir seu lead em um fluxo de relacionamento deve-se levar em conta o seu momento na Jornada de Compra Educacional. Isso porque a forma de nutri-lo irá variar de acordo com o seu “amadurecimento”, tendo em vista a sua decisão de compra. 😉

Assim, o seu lead passa a receber informações relevantes que, além de aumentar a confiança dele em sua instituição, aumentam as chances dele tornar-se um dos seus alunos. 

Outra alternativa que a sua instituição pode adotar é ligar para esses potenciais alunos, processo que integra o Outbound Marketing Educacional.

Quer ajudar o seu Setor de Captação a revolucionar o processo de ligação, deixando-o cada vez mais otimizado e eficiente? Montamos 5 modelos de scripts de vendas infalíveis para prospecção por telefone. Para acessá-los, clique aqui ou na imagem abaixo: 🙂

5 scripts de vendas avançados para a prospecção de alunos por telefone - Rubeus

Mas como produzir eficientes iscas digitais para instituições de ensino?

Para produzir iscas digitais direcionadas à geração de leads, é importante pensar na relevância dos conteúdos para as suas personas

Por isso, para construir boas iscas digitais, você precisa utilizar de forma estratégica o Marketing de Conteúdo Educacional. Dessa forma, suas personas realmente agregarão valor ao conteúdo disponibilizado. 

Ademais, será possível despertar o interesse do potencial aluno, levando-o a fornecer as informações solicitadas em troca de algum material oferecido por sua instituição de ensino.

É fundamental conhecer profundamente suas personas para produzir conteúdos que possam solucionar suas dúvidas e convertê-las. 

Nós, da Rubeus, sabemos que esse é um assunto bastante complexo e, por isso, preparamos um blog post com dicas valiosas que te auxiliará a construir as personas da sua instituição de ensino. Para te ajudar, na prática, também montamos alguns exemplos de personas por instituições de ensino. Confira clicando na imagem abaixo! 

Saiba como construir as personas da sua instituição - Rubeus

Possivelmente, você também deve estar se perguntando qual a melhor forma de solicitar as informações para o potencial aluno, não é mesmo? A resposta está na utilização de landing pages que são páginas voltadas à conversão do visitante em lead. 

Para isso, a landing page utiliza, dentre outros, um elemento estratégico: o formulário. Nele, você solicita as principais informações que a sua IE precisa para entrar em contato com esse visitante e, posteriormente, conseguir transformá-lo em um lead.

Além disso, uma landing page que realmente converte deve ser otimizada e objetiva a fim de evitar possíveis desistências de preenchimento. Outra alternativa usada para quebrar a objeção do potencial aluno de abrir uma nova página é incorporar o formulário ao conteúdo, servindo como a própria landing page. Essa nova “tendência” dispensa o uso de uma página externa. 

6 exemplos de iscas digitais para instituições de ensino: transforme visitantes em leads

Imagine que o João é um potencial aluno que está interessado em conhecer mais sobre como o ensino superior pode aumentar suas chances de sucesso perante o mercado de trabalho. 

Para isso, ele realizou uma pesquisa no Google sobre a importância de se fazer um curso de graduação. O primeiro resultado da busca foi um artigo presente no blog da sua instituição de ensino, que trata, detalhadamente, o assunto.

Ele então acessa esse conteúdo e se sente atraído até o final da leitura. Como consequência, João está engajado em clicar em um CTA que a sua instituição acrescentou estrategicamente ao post, sendo direcionado para uma landing page.  

Uma vez nessa página, ele pode baixar, após cadastrar algumas informações solicitadas, o “Guia completo das profissões”. Esse material exclusivo, em formato de um e-book, foi elaborado pelos profissionais da sua equipe de marketing em conjunto com a equipe de captação. O objetivo desse conteúdo é captar os leads que visitam o seu site ou blog. 

Conseguiu perceber a isca digital para instituições de ensino que utilizamos no exemplo acima? Isso mesmo, o e-book! 😀

Que tal conhecer mais 4 poderosas iscas digitais que podem ser utilizadas por sua instituição de ensino? Antes, para você não perder nada sobre a melhor forma de utilizar o e-book, veja mais algumas informações:

1ª Isca: E-book

O primeiro exemplo de isca digital são os e-books. Sim, os famosos e queridinhos e-books são o formato de isca digital para instituições de ensino mais popular atualmente. De forma resumida, eles são livros virtuais que permitem que você se aprofunde e explore um assunto relevante para as suas personas.

Geralmente, os e-books são utilizados em ações de meio do funil. Ou seja, quando o potencial aluno está reconhecendo a necessidade de fazer uma graduação, por exemplo. 

Nessa fase, ele procura conteúdos capazes de ajudá-lo a sanar suas dúvidas. Por isso, é interessante que a sua IE esteja preparada para produzir bons conteúdos no formato de e-books.  

>> Como construir essa isca?

Para produzi-los, uma prática que recomendamos é a definição do tema e, em seguida, subtemas. Assim, sua IE saberá o que produzir, ou seja, o que será relevante para o potencial aluno.

Por fim, quando tudo estiver pronto, você precisará de uma boa landing page. Através dela será possível recolher os cadastros dos potenciais alunos e os direcionar ao download do e-book. 

Quer ter ideias e inspirações sobre assuntos relevantes que podem gerar bons conteúdos? Preparamos um material exclusivo para você com sugestões de conteúdo para cada etapa do seu Funil de Captação de Alunos

Além disso, levamos em consideração todos os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular); Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação) e Cursos (Técnicos e Profissionalizantes), acesse em: 

Exemplos de conteúdo por níveis de ensino - Rubeus

#Ainda não acabou!

Ainda está com dificuldade em visualizar o formato ideal (escrita e visual) de um bom e-book? Confira três dos nossos e-books! Além de aprender com eles, você poderá se inspirar em como fazemos, veja: 

2ª Isca: Webinar

O nosso segundo exemplo de iscas digitais para instituições de ensino são os webinars. Essa estratégia vem sendo bastante difundida e apresenta um alto potencial de geração de leads. 

A explicação para esse sucesso pode ser atribuída ao fato desse tipo de conteúdo possuir um toque mais pessoal, capaz de aproximar mais o lead da instituição.

Outro ponto interessante é que os webinars podem ser transmitidos ao vivo. Isso permite a interação com os potenciais alunos através do chat, por exemplo, ou ainda serem gravados e disponibilizados posteriormente. Assim, eles continuam gerando leads ao longo do tempo.

>> Como construir essa isca?

Como vimos, por permitir uma interação mais pessoal, o webinar é uma ferramenta muito estratégica para uma instituição de ensino. Pois, neste momento, acontece o “corpo a corpo” entre a sua IE e o seu potencial aluno. 

Portanto, para planejar e realizar bons webinars, a dica é identificar quais as principais necessidades e desejos dos seus potenciais alunos e buscar atendê-los e resolvê-los. Fazendo isso, seus leads atribuirão maior valor ao seu conteúdo e à sua instituição. 

#Ainda não acabou!

Veja um exemplo de como nós, da Rubeus, fazemos nossos webinars: 

Mas ainda tem dúvidas sobre quais temas são interessantes para a sua instituição produzir webinars? Vamos te ajudar! Confira alguns assuntos nos quais sua IE pode explorar: 

  • “Roda de profissões: participe do bate-papo interativo com os coordenadores dos cursos da Uniexemplo”
  • “O futuro das profissões: o que esperar ao escolher a profissão X?”

3ª Isca: Infográficos

Os infográficos são o nosso exemplo de iscas digitais para instituições de ensino de número três. Eles têm formato dinâmico e podem gerar valor para os seus potenciais alunos. Isso porque eles transmitem suas respectivas mensagens por meio da união de textos e imagens. 

Além disso, para o público jovem pode ser uma isca digital bastante chamativa.

>> Como construir essa isca?

Para produzir esse tipo de material, só pensar em temas relevantes para as suas personas não é o suficiente. É necessário ir além e pensar em temas que sejam interessantes e que favoreçam da melhor forma possível a dinâmica entre imagem e texto. 

Aumentando, assim, as chances do seu material ficar mais inteligível e cumprir o seu objetivo de despertar o interesse dos seus potenciais alunos.

#Ainda não acabou!

Veja dois dos nossos infográficos para você se inspirar: 

Como as instituições de ensino podem preparar os candidatos para os processos seletivos?

Estratégia SMART - Rubeus

4ª Isca: Pesquisas e estudos

Nosso quarto exemplo são as pesquisas e os estudos. 

Essas iscas, por sua vez, são ferramentas estratégicas. Elas podem oferecer à sua instituição de ensino uma forma eficiente de demonstrar, aos potenciais e atuais alunos, informações totalmente relevantes, de modo a engajá-los. Isso porque, geralmente, essas pesquisas transmitem credibilidade e seus resultados podem ser bastante atrativos para as suas personas. 

>> Como construir essa isca?

Para construir esse tipo de isca digital, você pode realizar uma pesquisa sobre a empregabilidade das profissões em sua área de atuação. Logo após, você deve usar os resultados obtidos para montar um material rico.

Posteriormente, você poderá transformá-lo em uma eficaz isca digital, disponibilizando-a em seu website.

5ª Isca: Provas antigas ou testes on-line 

Já pensou em disponibilizar provas realizadas em processos seletivos anteriores para os seus potenciais alunos? 

O ideal é que você opte pela modalidade que você acredita ou tem certeza que terá mais adesão pelos potenciais alunos. Um exemplo é “Prepare-se para o nosso processo seletivo do curso de Administração com questões de processos seletivos anteriores”.

 >> Como construir essa isca?

Iscas digitais para instituições de ensino nesse formato são bem simples de serem realizadas. Você precisa selecionar questões de provas anteriores e fornecê-las em formato de PDF para o interessado fazer download e imprimir ou virtualmente. Assim, será possível resolver as questões e já ter acesso aos seus resultados. 

OBS: Se você optar pelo formato em PDF poderá enviar o gabarito das questões na última folha do arquivo. Outra opção é enviar as respostas para o e-mail dos leads que demonstraram interesse no material após uma semana. Assim, você continua o relacionamento, além de deixar o aluno praticar.

6ª Isca: Teste vocacional gratuito

O nosso último exemplo de iscas digitais para instituições de ensino são os testes vocacionais gratuitos que podem ser utilizados por meio de uma landing page

Esses testes vocacionais possuem como objetivo auxiliar os seus potenciais alunos a identificarem seus interesses. Assim, de acordo com eles, é possível orientar qual seria a sua verdadeira vocação, ajudando-os a tomar uma decisão mais consciente. Diminuindo, com isso, as chances de abandono do curso, o que é bastante prejudicial aos números da sua instituição. 

>> Como construir essa isca?

Semelhante às outras iscas, sua IE pode disponibilizar o teste no website da instituição ou em sites parceiros (como blogs locais, por exemplo). Você pode solicitar que a sua equipe interna produza esse conteúdo ou pode optar por contratar uma empresa especialista em produção de conteúdo.

Ao adotar essa isca, assim que o seu potencial aluno cadastrar o interesse será, diretamente, encaminhado para realizar o teste de vocação. Ao final, ele terá o resultado enviado para o seu endereço de e-mail, garantindo, assim, a validade do endereço fornecido.

Conclusão

Depois de todas as nossas dicas e exemplos, chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a gerar bons leads através das iscas digitais para instituições de ensino! 

Assim que colocar uma isca em prática é hora de aguardar os seus resultados. Mas o trabalho não termina aqui, muito pelo contrário, está apenas começando.

Para que você obtenha resultados realmente efetivos, por meio do uso das iscas, essa é a ocasião perfeita para passar esses contatos para o time de captação. Esse setor entrará em contato com esses leads por meio de e-mails, mensagens via WhatsApp, SMS ou ligações com a finalidade de conduzi-los e convertê-los em matrículas para a sua instituição de ensino.

Agora, queremos saber: quais iscas digitais sua instituição já utiliza para gerar leads e potencializar o desempenho da sua captação de alunos? Conte-nos, queremos conhecer sua experiência!

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