Descubra como usar o app mais viralizado para captar alunos para a sua instituição de ensino!

Ainda não utiliza o TikTok como isca para atrair leads para a sua instituição de ensino? Essa gigante das redes sociais é uma das mais acessadas pelo público jovem e oferece uma oportunidade única para engajar e conquistar futuros alunos. Confira nossas dicas de como captar alunos com o TikTok e aumentar o envolvimento do seu público! 📢

Leitura: 4 minutos

Introdução

Segundo o relatório Digital 2024: Brazil, realizado pela We Are Social e Meltwater, no Brasil, existem 144 milhões de usuários de redes sociais, ou seja, cerca de 66,3% da população.

Essa informação evidencia a potência que é a utilização da internet. Além do fato de que ela pode influenciar diretamente o processo de decisão de compra dos consumidores, e os interesses dos seus potenciais alunos.

A grande maioria dos potenciais alunos da sua instituição passa horas conectada, navegando e interagindo em diversas redes sociais, não é mesmo? Por isso, aproveitar de forma estratégica as redes sociais é essencial para aumentar a visibilidade e atrair leads qualificados para sua instituição de ensino. Com um trabalho eficaz de nutrição, é possível transformar esse interesse inicial em matrículas e construir uma relação de longo prazo com o público.

LEMBRE-SE: As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade ou escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.

Entre as plataformas que mais têm crescido e conseguido a atenção dos jovens está o TikTok, a rede social de vídeos que revolucionou o consumo de conteúdo digital e oferece inúmeras oportunidades de engajamento. Para se ter uma ideia, o Brasil é o terceiro país com maior número de usuários no app, chegando a 98,6 milhões. Os seus atuais e futuros alunos estão lá, é preciso ter isso em mente!

Pensando nisso, preparamos este guia prático com estratégias e sugestões de conteúdo para você atrair e engajar leads no TikTok e transformar essa presença digital em matrículas!

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O Funil de Captação de Alunos nas redes sociais

A produção de conteúdo nas redes sociais permite que sua instituição obtenha resultados de forma orgânica e paga, ou seja, você impacta seu público significativamente! Mas como produzir conteúdo de maneira eficaz e atrativa?

Primeiro, é fundamental entender a jornada que seu potencial aluno percorre, passando por etapas específicas até se tornar um matriculado. Confira abaixo:

Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente - Rubeus
Imagem explicativa

Ao  trabalhar cada fase do funil, você pode oferecer conteúdos personalizados e direcionados ao momento que cada seguidor está vivendo em sua jornada de compra.

Além disso, ao invés de usar apenas o funil tradicional, uma possível abordagem é o Funil Ampulheta. Ele é responsável por trabalhar a captação e a retenção de alunos, porém o seu grande diferencial é que ele gera um ciclo de captação que se retroalimenta. Veja as suas etapas:

  • Atração;
  • Nutrição;
  • Conversão;
  • Decisão;
  • Retenção;
  • Lealdade;
  • Indicação.

🔗 Pegue mais dicas de como trabalhar o Funil Ampulheta na educação conferindo o nosso conteúdo:

CTA - Funil Ampulheta
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O TikTok em números

Imagem - Como captar alunos com o TikTok
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9 estratégias para captar alunos com o TikTok e engajar o público

1) Crie uma conta oficial para a sua instituição de ensino

O TikTok oferece um ambiente ideal para a interação e o engajamento, e criar uma conta oficial para a sua instituição de ensino é o primeiro passo para construir uma presença sólida na plataforma.

Aproveite o estilo dinâmico do TikTok, onde os alunos podem se tornar verdadeiros “influenciadores” da sua marca, compartilhando suas experiências e conectando-se com a comunidade. Isso não apenas fortalece o vínculo dos estudantes com a instituição, mas também atrai potenciais alunos ao mostrar a vivência e o ambiente único da sua IE.

2) Como captar alunos com o TikTok: Conheça o seu público

Antes de criar qualquer conteúdo em vídeo, é essencial conhecer bem o seu público, especialmente as gerações Z e Alpha, que são altamente presentes nas redes sociais (com destaque para o TikTok). Esses jovens tendem a valorizar conteúdos autênticos, dinâmicos e interativos que refletem suas preferências e interesses.

Você sabe o que atrai a atenção dos seus leads? Que tipo de conteúdo os faz parar e assistir? Eles buscam conteúdos rápidos, visuais e que transmitam uma mensagem genuína.

🔗 Não sabe muito bem como responder essas perguntas? Por isso, definir personas é tão importante! Elas são capazes de direcionar o seu conteúdo para o “aluno ideal”. Ainda não sabe o que são as personas? Então confira esse conteúdo:

CTA 11 exemplos de personas para ies - Blog post Rubeus
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3) Como captar alunos com o TikTok: Crie uma estratégia de conteúdo eficaz

O segredo não é apenas produzir conteúdo, mas sim criar conteúdos relevantes que atraiam o seu público. Para isso, é preciso saber identificar os tipos de conteúdos que melhor engajam. Abaixo, alguns exemplos estratégicos que você pode explorar:

I. Flicker:

Esse tipo de conteúdo é reativo, aproveitando tendências e movimentos populares. No caso do TikTok, por exemplo, você pode criar vídeos descontraídos ou divertidos seguindo hashtags virais. Esses conteúdos são excelentes para aumentar o alcance e gerar engajamento rápido, conectando a sua instituição ao que está em alta no momento.

II. Flash:

Resumindo, o conteúdo “Flash” é proativo e planejado. Em uma instituição de ensino, esse pode ser uma série de vídeos regulares com depoimentos de alunos, professores, ou até apresentações dos diferenciais da instituição. A consistência deste conteúdo reforça a identidade da instituição e mantém seu público informado e engajado.

III. Flare:

Esse tipo de conteúdo é interativo e voltado para a participação ativa do público. Exemplos incluem campanhas publicitárias, quizzes, ou até desafios em vídeo. O conteúdo “Flare” é ideal para estimular o envolvimento direto e ajuda a guiar os leads pela jornada de compra educacional.

🔗 Quer conhecer mais estratégias para captar alunos nas suas redes sociais? Então leia nosso guia completo sobre esse assunto:

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - rubeus
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CRIE CONTEÚDOS AUTÊNTICOS E INFORMATIVOS

  • Mostre o dia a dia na instituição: Publique vídeos curtos e descontraídos do ambiente da escola, das atividades de aula, projetos dos alunos, ou eventos e atividades extracurriculares.
  • Conteúdos de orientação: Publicar dicas sobre o processo de matrícula, bolsas, financiamento estudantil, escolha de cursos e até preparação para o mercado de trabalho pode ser interessante para atrair quem está na fase de decisão.

4. Defina o tom e na abordagem

Lembre-se: a sua comunicação precisa estar sempre alinhada aos interesses e necessidades dos seus potenciais alunos. Por isso, mantenha o foco na captação de alunos com um tom que seja acolhedor e objetivo.

Além disso, faça com que os futuros alunos sintam que podem se conectar genuinamente com a sua instituição. Uma ótima prática é oferecer canais diretos para diálogo em todas as redes sociais, incentivando a interação e proporcionando um espaço para que suas dúvidas sejam respondidas. E, claro, esteja sempre atento para responder com rapidez e eficiência, transmitindo profissionalismo e cuidado em cada interação, buscando oferecer sempre um atendimento de excelência.

USE DESAFIOS E HASHTAGS EXCLUSIVAS

  • Crie desafios e utilize hashtags específicas da instituição: Isso gera engajamento e permite que o conteúdo tenha mais alcance.
  • Incentive os alunos atuais a participarem: Eles podem fazer parte dos vídeos ou criar vídeos nos próprios perfis usando as hashtags da instituição, ajudando a promover a marca de forma orgânica.

5) Como captar alunos com o TikTok: Explore anúncios no TikTok

O TikTok, com seu público altamente engajado, oferece um potencial de publicidade imenso, e a plataforma tem evoluído para atender melhor às necessidades de marcas de diferentes portes. Embora inicialmente os anúncios fossem mais acessíveis para grandes empresas, o TikTok tem expandido suas opções e ferramentas, tornando a publicidade mais acessível.

Além do mais, vale a pena ressaltar que para fazer anúncios eficazes, é fundamental desenvolver uma estratégia específica para a plataforma. O conteúdo dos anúncios deve ser cuidadosamente planejado, tanto em termos de mensagem quanto de temas, alinhando-se com as preferências e interesses do público.

Um diferencial do TikTok é a popularidade das “trends” — modas passageiras, como challenges e músicas em alta —, que podem amplificar a relevância dos anúncios ao captar a atenção dos usuários.

SEGMENTAÇÃO POR PALAVRA-CHAVE

Com a recente atualização do TikTok, os anunciantes agora podem segmentar campanhas por palavra-chave nos anúncios de pesquisa. Isso significa que é possível direcionar anúncios para termos de busca específicos, ampliando a visibilidade e atingindo o público de maneira mais precisa e intencional.

Essa nova funcionalidade vem acompanhada de relatórios detalhados para monitoramento e ajustes em tempo real, garantindo que a campanha permaneça relevante e eficaz ao longo do tempo.

Além disso, vídeos do TikTok estão ranqueando nos mecanismos de busca. Por exemplo, se um potencial alunos pesquisar no Google sobre benefícios do curso de Direito, um vídeo da plataforma pode aparecer onde normalmente só apareciam artigos. Então é preciso estar atento a essa movimentação, pois pode impactar bastante o SEO daqui em diante, transformando o tráfego pago e orgânico.

APOSTE EM PUBLICIDADE NO TIKTOK

  • Anúncios direcionados: O TikTok permite segmentação por idade, localização e interesses. Use o TikTok Ads para criar anúncios sobre o processo seletivo, bolsas de estudo, e diferenciais da instituição.
  • Anúncios em formato de vídeo curto: O TikTok é dinâmico, então anúncios curtos, diretos e visualmente chamativos geralmente têm melhores resultados.

6) Faça parceria com influenciadores do TikTok

Outra forma eficaz de obter visibilidade no TikTok é investir em parcerias com influenciadores, mas com uma estratégia cada vez mais voltada para microinfluenciadores e influenciadores de nicho.

  • Influenciadores locais e educacionais: Trabalhe com influenciadores que falam sobre carreira, ensino e educação. Eles podem ser estudantes universitários ou criadores de conteúdo que dão dicas sobre desenvolvimento pessoal e acadêmico.
  • Conteúdos educativos e dicas para jovens: Influenciadores podem fazer vídeos curtos sobre os benefícios dos cursos, como conseguir bolsas, ou até sobre atividades diferenciadas que a instituição oferece.

Em comparação, previsões de mercados sobre o marketing de influência indicam que grandes influenciadores podem, em alguns casos, perder relevância por conta do alcance massivo e mais genérico, que nem sempre estabelece uma conexão profunda com seguidores.

Entretanto, para garantir que a parceria traga os resultados desejados, é essencial realizar um estudo detalhado do influenciador escolhido. Avaliar se ele representa os valores da instituição de ensino e se sua linguagem e atuação estão alinhadas com o propósito da instituição faz toda a diferença. Pegue mais dicas em nosso blog post:

Entenda mais sobre o Marketing de Influência na educação e como ele pode melhorar o resultado da sua campanha - Rubeus
Blog post Rubeus

Esse acompanhamento não só contribui para um relacionamento autêntico com o público, mas também fortalece a imagem da instituição ao lado de vozes que verdadeiramente ressoam com seu público-alvo.

7) Como captar alunos com o TikTok: Utilize storytelling

O poder do storytelling nas redes sociais é imenso, e no TikTok ele se torna ainda mais impactante. Contar histórias permite que sua instituição de ensino se conecte emocionalmente com potenciais alunos, oferecendo uma visão mais humanizada e autêntica de seu ambiente.

Pense em narrativas que retratem a trajetória dos alunos, histórias de superação, os bastidores de projetos inspiradores, e o dia a dia da instituição e sua história ao longo do tempo.

🔗 Já sabe como o storytelling pode ser útil na captação de alunos? Não? Então confere esse blog post:

Storytelling para captar alunos: a receita de sucesso para atrair mais leads - Rubeus
Blog post Rubeus

DESTAQUE OS DIFERENCIAIS DA INSTITUIÇÃO

  • Vídeos sobre programas únicos: Se a instituição tem programas inovadores, como intercâmbios, laboratórios, cursos de curta duração ou diferenciais no ensino, faça vídeos que destaquem essas características.
  • Sucesso de ex-alunos: Mostre exemplos de ex-alunos bem-sucedidos para inspirar potenciais candidatos e reforçar a reputação da instituição.

8) Faça lives educacionais

As lives são uma excelente ferramenta para interagir em tempo real com potenciais alunos e familiares, oferecendo conteúdo educacional de valor. Considere realizar transmissões ao vivo com temas relevantes, como dicas para se preparar para o vestibular, orientações sobre carreiras, workshops rápidos, ou até mesmo sessões de perguntas e respostas sobre cursos e a rotina da instituição.

Essas lives permitem que os participantes tirem dúvidas diretamente, criando uma sensação de proximidade e acolhimento. Além disso, ao realizar lives, você reforça a autoridade da sua instituição e amplia o alcance para atrair potenciais alunos que estão buscando mais informações antes de tomar uma decisão.

Como captar alunos com o TikTok: CONTE COM ESPECIALISTAS E PROFESSORES

  • Transmissão ao vivo com professores e coordenadores: Faça lives para discutir temas importantes como carreiras, profissões do futuro, ou responder dúvidas sobre os cursos oferecidos.
  • Sessões de Q&A: Faça sessões ao vivo para responder perguntas frequentes sobre o processo seletivo, programas de bolsas, diferenciais dos cursos, etc. Isso cria um canal direto e humanizado de comunicação com os potenciais alunos.

9) Responda comentários e mensagens

No TikTok, responder comentários e mensagens mostra que a instituição valoriza a opinião e o interesse dos seguidores. Esse atendimento proativo demonstra atenção e dedicação, além de construir uma imagem de acessibilidade e apoio.

DICA BÔNUS: PROMOVA UM DESAFIO DE BOLSAS OU DESCONTOS

  • Concursos e desafios: Criar desafios onde os participantes possam concorrer a uma bolsa ou descontos especiais pode ser um forte atrativo para gerar mais visibilidade e engajamento.
  • Estimule o compartilhamento: Incentive que os alunos marquem outros amigos interessados, aumentando o alcance da campanha.

Exemplos de conteúdos para produzir no TikTok

Está sem inspiração sobre o que criar no TikTok da instituição? Veja só esses exemplos de conteúdos em que você pode apostar:

I. EXCURSÕES PELO CAMPUS

Um dos conteúdos mais envolventes que sua instituição pode produzir no TikTok é um tour virtual pelo campus. Esse tipo de vídeo permite que futuros alunos conheçam o ambiente e sintam-se mais próximos, mesmo sem estarem fisicamente presentes.

Mostrar o campus por diferentes ângulos e incluir espaços de destaque, como laboratórios, biblioteca, áreas de convivência e até locais de descanso, pode fazer com que potenciais alunos se visualizem vivendo essa experiência.

Veja este exemplo:

Como captar alunos com o TikTok e engajar o público - RUBEUS
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II. Como captar alunos com o TikTok: CONTEÚDO GERADO PELOS ALUNOS

O conteúdo criado pelos próprios alunos é um dos mais autênticos e impactantes, já que apresenta o ponto de vista daqueles que vivenciam diariamente a instituição. Esse tipo de conteúdo gera uma conexão emocional e passa a sensação de pertencimento e sinceridade, afinal, é a opinião e experiência real dos estudantes que estão sendo compartilhadas.

Como captar alunos com o TikTok e engajar o público - RUBEUS
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III. PROFESSORES ABORDANDO CONTEÚDO:

Os professores podem ser grandes aliados na produção de conteúdos educativos e inspiradores para o TikTok. Criar vídeos curtos onde eles compartilhem dicas, insights ou expliquem conceitos de forma descontraída pode ser uma excelente estratégia para atrair e engajar alunos que se interessam pelo conteúdo acadêmico. Olha só esse exemplo:

Como captar alunos com o TikTok e engajar o público - RUBEUS
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Conteúdo bônus: Entenda como usar o TikTok em sala de aula para inovar e promover o aprendizado

Além de captar alunos com o TikTok, também é possível utilizá-lo para tornar as aulas mais participativas, interativas e divertidas!

O TikTok tem aberto novas possibilidades para as instituições de ensino inovarem na forma de se conectar tanto com potenciais quanto com alunos atuais. A sua instituição já aproveita o potencial desta plataforma para enriquecer a experiência educacional? 

🔗 Neste conteúdo, confira práticas de como utilizar o TikTok em sala de aula, criando um ambiente de aprendizado mais envolvente e estimulante!

Entenda como usar o TikTok na educação para inovar e promover o aprendizado em sala de aula - rubeus

Como captar alunos com o TikTok: Considerações finais

Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Antes de ir, me conte nos comentários deste conteúdo: quais das nossas sugestões você vai colocar em prática?

Até a próxima! 👋

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📌 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Descubra como usar o app mais viralizado para captar alunos para a sua instituição de ensino!. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-poderosas-de-como-captar-alunos-com-o-tiktok/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 2 de setembro. Descubra como usar o app mais viralizado para captar alunos para a sua instituição de ensino!. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-poderosas-de-como-captar-alunos-com-o-tiktok/