Ao pensar na geração Z, logo imaginamos pessoas que já nasceram em meio à tecnologia e que muito dificilmente conseguiriam viver sem ela. Contudo, além disso, eles são formadores de opinião, comunicativos e criativos. Portanto, é primordial que as instituições de ensino analisem bem como atenderão a relação geração Z e captação de alunos. Nós separamos algumas dicas, que tal conferi-las agora?
Neste conteúdo, elencamos definições, dicas e materiais complementares. Tudo isso para ilustrar como atuar quando o assunto é geração Z e captação de alunos. Vamos começar?
Introdução
A geração Z nasceu entre 1995 a 2010 e é constituída por agentes formadores de opinião, capazes de viver múltiplas realidades, presenciais e virtuais, absorvendo grande quantidade de informação visual e muitos recursos para ter o controle sobre a dinâmica de suas vidas.⠀
Por terem nascido em um cenário repleto de informações, a geração Z tem opiniões fortes e desejam ser ouvidos e considerados. Essa premissa também é aplicável no ambiente de estudo, onde eles esperam fazer parte do todo e, ao mesmo tempo, serem únicos e serem tratados como tal.
Embora possuam pouca experiência, sua capacidade de mudar rapidamente, somada ao processamento de informações faz deles proativos e comunicadores dentro da esfera em que atuam.
Mas, por que pensar em geração Z e captação de alunos? A resposta envolve diretamente a forma como as instituições de ensino obterão sucesso em suas estratégias de atração de leads e, até mesmo, na gestão da permanência.
Pensando exatamente nisso, abordaremos neste conteúdo, a relação geração Z e captação de alunos e o que sua IE pode fazer para acertar na hora de atraí-los.
Características da geração Z
Reunimos abaixo algumas características da geração Z. Ao analisá-las e conhecê-las, é possível direcionar os profissionais do time de captação de alunos para que saibam exatamente como persuadi-los e oferecê-los o que desejam.
-
Sempre on-line
A geração Z realiza muitas pesquisas on-line e as instituições de ensino devem investir no virtual para atraí-los. Eles fazem pesquisas e confiam nas avaliações dos usuários para respaldar seus sentimentos e percepções sobre uma empresa antes de realmente efetuar negócios com ela.
-
Pensamento lógico
São adeptos ao pensamento lógico e da praticidade, por isso procuram veracidade e agilidade em todas as suas tomadas de decisão. ⠀
-
Foco financeiro
Esse é um subproduto advindo de seus pais que constituem a geração X. Eles testemunharam a rapidez com que o dinheiro pode desaparecer, então ações orientadas por finanças orientam muito o que pensam e fazem.
-
Empreendedorismo
A geração Z sabe que ideias valem dinheiro. Eles acreditam que uma ideia pode revolucionar a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Eles também estão cientes de que tudo o que não sabem está a “um clique” de distância, o que proporciona um sentimento de independência, incentivando o empreendedorismo.
-
Comunicação
São comunicadores por natureza, sabem dialogar e colocar suas opiniões em pauta, sendo assim utilize isso a seu favor para receber importantes feedbacks para a sua instituição. Seus integrantes preferem atuar como comunicadores e estabelecer um relacionamento baseado em confiança.
-
Diversidade
Eles cresceram em um mundo diversificado e isso é natural para eles. Diferentemente das gerações anteriores, questões como raça, orientação sexual e religião não são “questões delicadas”. As pessoas são apenas pessoas para a geração Z.
A seguir, veremos algumas dicas para atuar estrategicamente quando o assunto é a geração Z e captação de alunos, mas antes, eu tenho um convite para você!
Você já conhece a nossa página de materiais gratuitos?
A Rubeus disponibiliza uma página repleta de materiais gratuitos, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos.
Clique na imagem abaixo e favorite a página para você mantê-la sempre a um clique. 😉
Dicas para acertar na relação “geração Z e captação de alunos”
Após avaliar as principais características da geração Z, é hora de colocar em prática ações estratégias para conquistá-los!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
-
Esteja presente no virtual
Nem precisamos mencionar o quão fundamental é que sua instituição de ensino esteja presente no ambiente virtual. E quando falamos ambiente virtual queremos nos referir ao sentido amplo da palavra, englobando canais como:
Clique na imagem abaixo e confira nossas dicas sobre como atuar nas redes sociais!
-
Marketing é a alma do negócio!
O Marketing Digital é fundamental para engajar. Por isso, quando falamos em geração Z e captação de alunos não podemos deixar de mencioná-lo.
Através de ações voltadas para a criação de conteúdos relevantes e persuasivos é possível capturar a atenção dos leads dessa geração. Para isso, a utilização do Inbound Marketing pode ser bem interessante e surtir efeitos no longo prazo.
-
Um vídeo fala mais que mil palavras!
Os vídeos exercem uma grande influência na escolha da IE. Prova disso são os dados disponibilizados pelo Google:
Por isso, se a sua instituição ainda não investe neste tipo de conteúdo é primordial começar o quanto antes!
-
Inovação, inovação e inovação!
Segundo a pesquisa da UPCEA, para a geração Z a faculdade não é o único caminho para uma boa formação: 75% deles dizem que há outras formas para obter uma boa educação, desse modo é necessário inovar.
Isso significa que é preciso criar um discurso de captura bem persuasivo e que os façam atribuir valor ao que está sendo exposto. Uma dica é investir em depoimentos de egressos e realizar ações de guerrilha, expondo os benefícios do ensino superior.
E aí, gostou?
Espero que esse material tenha sido útil! Por isso, separei um material complementar para tornar a sua experiência ainda mais completa:
Agora, queremos saber de você! Quando o assunto é geração Z e captação de alunos, como sua instituição de ensino tem se preparado? Conta tudo aí nos comentários!
Até a próxima e bons resultados! 😉
Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.
Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.