Ao pensar na geração Z, logo imaginamos pessoas que já nasceram em meio à tecnologia e que muito dificilmente conseguiriam viver sem ela. Contudo, além disso, eles são formadores de opinião, comunicativos e criativos. Portanto, é primordial que as instituições de ensino analisem bem como atenderão a relação geração Z  e captação de alunos. Nós separamos algumas dicas, que tal conferi-las agora?

Neste conteúdo, elencamos definições, dicas e materiais complementares. Tudo isso para ilustrar como atuar quando o assunto é geração Z e captação de alunos. Vamos começar?

Introdução

A geração Z nasceu entre 1995 a 2010 e é constituída por agentes formadores de opinião, capazes de viver múltiplas realidades, presenciais e virtuais, absorvendo grande quantidade de informação visual e muitos recursos para ter o controle sobre a dinâmica de suas vidas.⠀

Por terem nascido em um cenário repleto de informações, a geração Z tem opiniões fortes e desejam ser ouvidos e considerados. Essa premissa também é aplicável no ambiente de estudo, onde eles esperam fazer parte do todo e, ao mesmo tempo, serem únicos e serem tratados como tal. 

Embora possuam pouca experiência, sua capacidade de mudar rapidamente, somada ao processamento de informações faz deles proativos e comunicadores dentro da esfera em que atuam.

Mas, por que pensar em geração Z e captação de alunos? A resposta envolve diretamente a forma como as instituições de ensino obterão sucesso em suas estratégias de atração de leads e, até mesmo, na gestão da permanência

Pensando exatamente nisso, abordaremos neste conteúdo, a relação geração Z e captação de alunos e o que sua IE pode fazer para acertar na hora de atraí-los. 

Características da geração Z

Reunimos abaixo algumas características da geração Z. Ao analisá-las e conhecê-las, é possível direcionar os profissionais do time de captação de alunos para que saibam exatamente como persuadi-los e oferecê-los o que desejam.

  • Sempre on-line

A geração Z realiza muitas pesquisas on-line e as instituições de ensino devem investir no virtual para atraí-los. Eles fazem pesquisas e confiam nas avaliações dos usuários para respaldar seus sentimentos e percepções sobre uma empresa antes de realmente efetuar negócios com ela.

  • Pensamento lógico

São adeptos ao pensamento lógico e da praticidade, por isso procuram veracidade e agilidade em todas as suas tomadas de decisão. ⠀

  • Foco financeiro 

Esse é um subproduto advindo de seus pais que constituem a geração X. Eles testemunharam a rapidez com que o dinheiro pode desaparecer, então ações orientadas por finanças orientam muito o que pensam e fazem.

  • Empreendedorismo

A geração Z sabe que ideias valem dinheiro. Eles acreditam que uma ideia pode revolucionar a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Eles também estão cientes de que tudo o que não sabem está a “um clique” de distância, o que proporciona um sentimento de independência, incentivando o empreendedorismo.

  • Comunicação

São comunicadores por natureza, sabem dialogar e colocar suas opiniões em pauta, sendo assim utilize isso a seu favor para receber importantes feedbacks para a sua instituição. Seus integrantes preferem atuar como comunicadores e estabelecer um relacionamento baseado em confiança.

  • Diversidade

Eles cresceram em um mundo diversificado e isso é natural para eles. Diferentemente das gerações anteriores, questões como raça, orientação sexual e religião não são “questões delicadas”. As pessoas são apenas pessoas para a geração Z. 

Ilustração

A seguir, veremos algumas dicas para atuar estrategicamente quando o assunto é a geração Z e captação de alunos, mas antes, eu tenho um convite para você!

Você já conhece a nossa página de materiais gratuitos?

A Rubeus disponibiliza uma página repleta de materiais gratuitos, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos

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Dicas para acertar na relação “geração Z e captação de alunos”

Após avaliar as principais características da geração Z, é hora de colocar em prática ações estratégias para conquistá-los!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Esteja presente no virtual 

Nem precisamos mencionar o quão fundamental é que sua instituição de ensino esteja presente no ambiente virtual. E quando falamos ambiente virtual queremos nos referir ao sentido amplo da palavra, englobando canais como:


Clique na imagem abaixo e confira nossas dicas sobre como atuar nas redes sociais!

Como trabalhar suas redes sociais de forma inteligente - Rubeus

  • Marketing é a alma do negócio!

O Marketing Digital é fundamental para engajar. Por isso, quando falamos em geração Z  e captação de alunos não podemos deixar de mencioná-lo. 

Através de ações voltadas para a criação de conteúdos relevantes e persuasivos é possível capturar a atenção dos leads dessa geração. Para isso, a utilização do Inbound Marketing pode ser bem interessante e surtir efeitos no longo prazo.

  • Um vídeo fala mais que mil palavras!

Os vídeos exercem uma grande influência na escolha da IE. Prova disso são os dados disponibilizados pelo Google:

Thinking with Google

Por isso, se a sua instituição ainda não investe neste tipo de conteúdo é primordial começar o quanto antes!

  • Inovação, inovação e inovação!

Segundo a pesquisa da UPCEA, para a geração Z a faculdade não é o único caminho para uma boa formação: 75% deles dizem que há outras formas para obter uma boa educação, desse modo é necessário inovar.

Isso significa que é preciso criar um discurso de captura bem persuasivo e que os façam atribuir valor ao que está sendo exposto. Uma dica é investir em depoimentos de egressos e realizar ações de guerrilha, expondo os benefícios do ensino superior. 

E aí, gostou?

Espero que esse material tenha sido útil! Por isso, separei um material complementar para tornar a sua experiência ainda mais completa:

Geração Alpha

Agora, queremos saber de você! Quando o assunto é geração Z e captação de alunos, como sua instituição de ensino tem se preparado? Conta tudo aí nos comentários! 

Até a próxima e bons resultados! 😉

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