Os tempos modernos tornaram os vídeos um dos principais recursos para a construção de um marketing persuasivo. Para as instituições de ensino, isso significa ilustrar, de forma atrativa, seus pontos fortes e um cenário encantador repleto de oportunidades para os futuros alunos. Por isso, hoje iremos falar sobre a importância da utilização de vídeos para divulgar sua IE, bem como as etapas importantes para obter sucesso nessa prática. 

Neste post, evidenciamos a importância da utilização de vídeos para divulgar sua IE. Elencamos também, ao longo do conteúdo, alguns materiais complementares para auxiliar na construção do conhecimento. 

Não se esqueça de nos contar, nos comentários, sua experiência sobre o tema. Boa leitura e bons insights!

Introdução

Fala a verdade, quantas vezes você trocou alguma leitura por um vídeo sobre o mesmo tema? 

Se você fez ou faz isso fique tranquilo, você não é o único! Milhares de pessoas preferem os vídeos por diferentes razões: agilidade; maior didática por permitir entonações, gestos e abordagens diferentes; sentimento de proximidade com a pessoa ilustrada no vídeo ou até mesmo a flexibilidade para ouvi-lo executando outra atividade.

Justamente por isso, a utilização de vídeos se tornou tão importante para a construção de um marketing persuasivo e direcionado. Através deles, pode-se abordar assuntos de forma mais didática e interativa, além de deixar todo o conteúdo bem mais explicativo e atrativo. Além disso, os vídeos são mais divertidos, envolventes e impressionantes quando comparados as fotos estáticas ou apresentações de slides. 

Ilustração

O vídeo continua a reinar quando o assunto é conteúdo popular, é o que demonstra uma pesquisa da Cisco. Segundo os levantamentos, em 2022, os vídeos on-line representarão mais de 82% de todo o tráfego da Internet do consumidor – isso significa um aumento de 15 vezes se comparado a 2017. 

No cenário educacional não é diferente, a utilização de vídeos pode aumentar significativamente o engajamento do lead, contribuindo para a criação de um sentimento de confiança. Por isso, é tão fundamental aplicar essa nova forma de marketing no dia a dia da sua atração de leads.

Pensando na importância da utilização de vídeos para divulgar sua IE, nosso assunto de hoje será as principais etapas para você ter sucesso na criação dos vídeos e dicas de conteúdos atrativos para você se inspirar, confira!

A utilização de vídeos e a captação de alunos

Que os vídeos são partes fundamentais das estratégias de Marketing, isso você já sabe! Mas, alguma vez já chegou a considerar o quão fundamentais eles são para a captação de alunos? De acordo com dados disponibilizados pelo Think With Google, todo o processo de escolha da IE envolve muita pesquisa e análise e, dentre os recursos utilizados, estão os vídeos.

Segundo os dados disponibilizados:

Think With Google

Além disso, os vídeos educacionais que abordam as vantagens da instituição de ensino atuam como um estímulo para as pessoas, incentivando-as a se cadastrarem quando diante de solicitações de informação.

Outro dado disponibilizado ilustra que:

Think With Google

Tudo isso ilustra o quão importante é investir na produção de vídeos marketing inteligentes e estratégicos. 

A seguir veremos como elaborar vídeos para divulgar sua IE utilizando o YouTube, mas antes eu tenho um convite para você!

Junte-se a nós!

Se você quiser receber dados relevantes de tendência de mercado e comportamento do consumidor como os ilustrados acima, precisa assinar nosso Boletim Informativo!

Sabemos que o cenário educacional envolve muitas notícias e novidades que ocorrem rapidamente. Para tentar ajudar as instituições de ensino, criamos o Boletim Informativo, no qual reunimos notícias relevantes mensalmente e enviamos diretamente via e-mail. 

Caso você ainda não receba nosso boletim, te convido a fazer parte do grupo. Para isso, é só clicar na imagem abaixo!

Como usar a popularidade do YouTube a favor da sua IE

Já acessou o YouTube esta semana? Muitos usuários têm desenvolvido esse hábito, um dos reflexos desencadeados pela pandemia e o isolamento social. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore VideoMetrix, que comparou os acessos de julho de 2019 e julho de 2020, 91% dos usuários brasileiros assumiram terem aumentado seu tempo de uso na plataforma, revelando uma ótima oportunidade de investir nesse canal digital.

Ainda, segundo o Think with Google9 em cada 10 consumidores fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo no YouTube. Além disso:

Thinking with Google
Agora, um questionamento: você já parou para pensar em quanto pode estar perdendo por não criar conteúdo para o YouTube? 

Ilustração

O YouTube é a principal rede social quando o assunto são vídeos. E como utilizar isso a favor da sua IE? Através de ações para atrair, educar e informar seus potenciais e atuais alunos. 

Ele é utilizado para divulgar vários tipos de vídeos e também permite com que você agrupe-os em categorias. Isso facilita a organização dos conteúdos da sua instituição, bem como a visualização por seus usuários. O uso dessa ferramenta pode proporcionar muitas vantagens às IEs. Dentre elas está a contribuição para potencializar a captação de alunos nas redes sociais.

Alguns bons exemplos de conteúdos que podem trazer bons resultados nessa rede social são:

  • vídeos institucionais,
  • tour virtual, mostrando a infraestrutura física e tecnológica,
  • campanhas de processos seletivos,
  • notícias de mídia que vinculam positivamente o nome da instituição,
  • eventos promovidos,
  • vídeos curtos com diferenciais da IE e dos seus cursos,
  • depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos.

Etapas importantes para construir vídeos persuasivos

Assim como toda ação de marketing, é importante que você realize e mapeie as etapas que devem ser seguidas para a sua elaboração. Para criá-los é primordial seguir alguns pontos importantes, abaixo elencamos as principais: 

  • PLANEJAMENTO: 

1) Defina o objetivo do vídeo

Para não se perder, é importante definir previamente qual será a finalidade do vídeo. Será um vídeo institucional, um vídeo de admissão ou um vídeo de depoimento? 

2) Estude o seu público-alvo

Aqui, a dica é conhecer a fundo com quem você irá se comunicar. Ao fazer isso, será possível identificar o que você deve falar para chamar sua atenção, bem como a melhor abordagem.

3) Defina quais recursos serão envolvidos

É crucial alinhar quais recursos serão necessários. Isso facilitará a definição de questões importantes em sua estratégia, dentre elas o orçamento e a disponibilidade do pessoal para gravar.

4) Elabore um script

Quando bem desenvolvidos, os scripts podem auxiliar e muito na elaboração de vídeos marketing persuasivos. Isso porque eles atuam como direcionadores, podendo maximizar o desempenho do seu vídeo.

5) Tenha boas ideias

Para chamar atenção do lead, é preciso ter boas ideias, e isso pode significar inovar ou fazer o “básico” de uma forma atrativa. Por isso, para desenvolver ideias criativas, faça um brainstormg.  

Abaixo elencamos algumas informações dessa prática! Aproveite e salve este infográfico em seu computador! 😉

Tempestade de ideias - Rubeus

  • FILMAGEM:

1) Atenção ao cenário

Um vídeo pode passar diversas percepções para quem está assistindo. Portanto, muito cuidado para não transmitir um sentimento negativo, como a falta de profissionalismo e a desorganização. Escolha, atentamente, o local de filmagem e muita atenção ao fundo! Ele transmite muito da estrutura da IE. 

2) Lembre-se de garantir que o áudio saia sem ruídos 

Um dos grandes problemas dos vídeos envolve áudios baixos e ruídos ao fundo. Por isso, a dica é investir em microfones de lapela. Eles permitirão uma comunicação clara e em um tom adequado.

3) Não faça as pessoas se apegarem a um script 

Apesar de termos visto acima que é preciso elaborar scripts para nortear o vídeo, isso não significa que tudo deve ser “robotizado”. Por isso, deixe a pessoa à vontade, isso dará um ar de humanização ao vídeo. 

As melhores entrevistas em vídeo são com pessoas que sabem geralmente o que será perguntado, mas têm flexibilidade para mudar suas respostas. 

4) Explore diferentes ângulos

Se você utilizar mais de uma câmera, será possível explorar diversos ângulos e fazer uma dinâmica legal com a troca de câmera, isso transmitirá um sentimento de profissionalismo.

2 ideias criativas de vídeos para divulgar sua IE

  • Crie um vídeo incentivando a admissão na sua IE

Provavelmente você já sabe que a geração do milênio, em conjunto com a geração Z, são os usuários mais ativos de mídia social. Mas, você já parou para pensar que eles serão futuramente os pais de seus alunos?

Isso significa que eles pesquisarão sobre a sua IE em diversos canais digitais, incluindo as plataformas de vídeos. Então, por que não criar um vídeo de incentivo à admissão do lead, fazendo aquele famoso “merchan” para a sua instituição de ensino? 

A criação de um vídeo incentivo à admissão permite não apenas mostrar seus alunos, professores e campus, mas também controlar a narrativa on-line sobre sua IE. 

Ilustração

  • Aposte em depoimentos 

Outra dica importante quando o assunto são vídeos para divulgar sua IE é o gatilho de prova social. Basicamente, ele é um ótimo incentivador para o engajamento do lead e a tomada de decisão. Por isso, você pode apostar em vídeos de depoimentos, seja de alunos atuais ou egressos. 

A dica para vídeos de depoimentos de sucesso é começar pelo problema enfrentado pelo lead, ou seja, ressaltar o quão ele precisava do serviço que sua instituição oferece. A seguir, você deve demonstrar como a sua IE viabilizou a realização do seu sonho. Essa abordagem é poderosíssima para ilustrar o quanto o lead precisa da sua IE, mesmo que ele nem saiba disso ainda. 

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! E já que o nosso assunto é a utilização de vídeos para divulgar sua IE, tenho um convite para você!

Como vimos, o Youtube é um importante canal digital e que através dele é possível ter vários insights de melhoria contínua sobre diversos temas? 

Pensando exatamente nisso, nós criamos o canal da Rubeus! Lá, disponibilizamos várias dicas em vídeos sobre diferentes temas pertinentes ao cenário educacional. E, por falar nisso, temos playlists novinhas! 

Que tal dar uma conferida? E não se esqueça de curtir e ativar o sininho para não perder nenhum dos nossos vídeos! Basta clicar na imagem abaixo e abrirá uma nova aba te direcionando para lá!

QUERO SEGUIR A RUBEUS NO YOUTUBE - RUBEUS

Agora queremos saber de você! Quando o assunto são vídeos para divulgar sua IE você já tem colocado em prática?

Bons resultados! 😉