Realizar campanhas rápidas para captação de alunos pode ser uma ótima estratégia para maximizar os resultados dos processos seletivos. Quando elaboradas de forma eficiente, elas podem atuar em diferentes etapas da jornada de compra, desde a inscrição até a efetivação da matrícula. 

Neste post, separamos dicas valiosas para sua IE criar campanhas rápidas para captação de alunos que atuam em diferentes estágios do Funil de Captação. Elencamos também, ao longo do conteúdo, alguns materiais complementares para auxiliar na construção do conhecimento. Boa leitura e bons insights!

Introdução

Os processos seletivos das instituições de ensino passaram por grandes transformações ao longo dos anos. Atualmente, por exemplo, destaca-se a presença de vários vestibulares nacionais que anteriormente não existiam. 

Para não perderem competitividade, as instituições de ensino já inseridas nesse mercado, viram-se obrigadas a adaptarem suas práticas internas e externas. Isso significa que foi preciso direcionar-se ao aprimoramento constante dos seus processos seletivos à nova realidade.

Pensando em tudo isso, criar campanhas rápidas para captação de alunos pode ser uma das melhores formas de reter a demanda. Ademais, torna-se possível também aumentar o índice de captação e a taxa de conversão da sua instituição de ensino.

O que são campanhas rápidas para captação de alunos?

Resumidamente, as campanhas rápidas podem ser caracterizadas como um conjunto de ações práticas que objetivam potencializar os resultados do processo seletivo da IE. 

Elas atuam em diferentes etapas da Jornada de Compra. Isso porque elas podem atender desde o interessado a realizar a inscrição no vestibular até aquele potencial aluno que já realizou a prova e precisa de um “incentivo” para oficializar a sua matrícula.

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Todavia, vale ressaltar que os objetivos das campanhas rápidas para captação de alunos possuem maiores chances de alcançar resultados eficientes se forem segmentadas por perfil de candidatos. Isso significa que é mais interessante direcionar e basear as campanhas rápidas através de diversas estratégias de comunicação. Essas, por sua vez, devem variar de acordo com o perfil e a origem dos seus candidatos, por exemplo.

Portanto, uma das etapas mais importante para criar campanhas rápidas de sucesso é conhecer detalhadamente o perfil dos seus candidatos. 

A importância de conhecer os candidatos

Como vimos, para planejar campanhas rápidas que sejam realmente capazes de aumentar a taxa de conversão das instituições é interessante conhecer o perfil das suas personas.

Ao defini-las, lembre-se:

  • Para entender as reais necessidades do seu potencial aluno, é necessário estudo e pesquisa para evitar ações generalistas. Concentre-se, primeiramente, em dados demográficos como idade, sexo e localização, por exemplo.
  • Posteriormente, ocupe-se com características mais profundas e comportamentais, como desafios, motivações, objeções e desejos  pessoais e profissionais.

De posse dessas informações você conseguirá direcionar toda a abordagem das campanhas, sendo mais assertivo e chamativo para seus candidatos.

Em nosso blog post 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas, você tem acesso a dicas valiosas sobre como construir suas personas. Reserve um tempo ainda nesta semana para lê-lo. 😉

Está precisando de inspiração? Quer ter acesso a exemplos prontos de personas para cada nível de ensino? Sugerimos que você faça o download do e-book abaixo: 

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - Rubeus

Como explorar toda a demanda do seu processo seletivo através de campanhas rápidas para captação de alunos

Uma vez definido o perfil dos candidatos, chegou a hora de vermos como explorar de forma eficiente a demanda presente no funil através de uma abordagem específica para cada etapa, veja:

  • Crie campanhas para os interessados

Quando os potenciais alunos demonstram qualquer tipo de interesse em sua instituição de ensino, esse é um dos primeiros momentos para planejar a criação de uma campanha rápida.⠀⠀

Uma boa prática nesse tipo de campanha é nutrir esses interessados com diferenciais e vantagens da sua instituição de ensino. Você pode fazer isso através da disponibilização de conteúdos estratégicos e/ou posts nas redes sociais, por exemplo.

Em nosso blog post Conteúdos estratégicos para cada etapa do Funil de Captação, você encontra dicas práticas de como elaborar e explorar conteúdos condutores. Não deixe de conferi-lo! 

  • Crie campanhas para os inscritos parciais

Um dos momentos estratégicos para entrar em contato com o potencial aluno é quando ele deu início a inscrição mas não chegou a concluí-la. Por isso, essa é uma oportunidade para investir na criação de uma campanha rápida. Ela deve ser realizada nas primeiras horas após o abandono da ficha de inscrição.

O principal objetivo dessa campanha é “convencer” o potencial aluno a finalizar sua inscrição, combinando um dia e horário para a realização, destacando as vantagens da instituição de ensino.

  • Crie campanhas para os inscritos não pagos

Outra campanha rápida que pode ser realizada diz respeito a “convencer” o potencial aluno já inscrito a efetuar o pagamento do boleto de inscrição o mais rápido possível.

Nessa campanha é interessante que você procure entender o porquê do não pagamento. Além disso, informe que é possível conseguir uma segunda via e se proponha a enviá-la para ele.

A seguir, veremos mais algumas dicas de campanhas rápidas, mas antes eu tenho um convite para você!

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Lá, disponibilizamos várias dicas em vídeos sobre diferentes temas pertinentes ao cenário educacional. E, por falar nisso, temos playlists novinhas

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  • Crie campanhas para os ausentes na prova

Outro momento estratégico para a criação de uma campanha rápida é quando os candidatos não compareceram para realizarem a prova do vestibular. Ou seja, sendo considerados ausentes.⠀⠀⠀

Uma boa prática nesse tipo de campanha é oferecer a possibilidade do potencial aluno agendar uma nova data para realizar a prova. Além disso, a fim de estimulá-lo pode-se avaliar a alternativa da sua isenção nesse novo processo seletivo, tendo em vista que ele efetuou o primeiro pagamento mas não compareceu.

  • Crie campanhas para os inscritos com prova agendada

Os candidatos inscritos com prova agendada também podem ser tratados por meio de uma campanha rápida.

Nessa campanha, o principal objetivo é lembrá-los o dia da prova. Além disso, deve-se fornecer informações importantes e necessárias para a realização do processo seletivo. Com isso, provavelmente você conseguirá diminuir a taxa de candidatos ausentes.

  • Crie campanhas para os aprovados

Outro tipo de campanha que pode ser criada é quando o candidato foi aprovado mas não realizou a matrícula. Nesta fase estão as oportunidades de maior valor tendo em vista que falta apenas um passo para a matrícula ser realizada.

Por esse motivo, nessa ação é interessante que haja um senso de urgência. Isto é, um período definido e talvez até mesmo um benefício atrativo que desperte no lead a vontade de se matricular o quanto antes em sua IE.

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Dica bônus: campanhas rápidas para captação de alunos através de ligações

As ligações compõem as campanhas rápidas para captação de alunos. Para atingir melhores resultados é interessante procurar meios de torná-las cada vez mais eficientes.⠀⠀⠀⠀

O script para vendas é uma forma de otimizar esse processo de ligação. Pensando nisso, criamos um material especial para você e estamos disponibilizando gratuitamente. Estou falando do nosso e-book 5 script para vendas avançados. Você pode garantir o seu clicando na imagem abaixo!

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Agora queremos saber de você! Sua instituição já cria campanhas rápidas para captação de alunos? Conta tudo pra gente aí nos comentários!

Bons resultados! 😉

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