Quais conteúdos são mais atrativos de acordo com a etapa do Funil de Captação de Alunos? Entenda agora quais geram maior chance de conversão do lead!

Sabemos que o Marketing de Conteúdo Educacional é uma importante ferramenta para captar alunos de forma persuasiva e menos invasiva. Contudo, para que surta os resultados desejados é importante oferecer conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos. Dessa forma, se torna possível acertar em todas as etapas e, por fim, conduzir o lead ao fundo do funil: a matrícula. Saiba agora como fazer isso na prática! 🎯

Leitura: 6 minutos

Introdução

Em muitos casos, a captação de alunos pode ser desafiadora. Isso se acentua ainda mais quando a instituição de ensino não utiliza o conceito de Funil de Captação de Alunos para nortear as suas ações, o que acaba tornando as ações genéricas. 

Como sabemos, a utilização desta ferramenta é fundamental para desenvolver ações de acordo com cada etapa, já que diferentes leads significam diferentes momentos de  compra. 

Funil de Captação de Alunos - Rubeus
Imagem ilustrativa: Funil de Captação

🔗 Neste blog post disponibilizamos inspirações de conteúdos para atender as diferentes etapas do funil, mas caso você ainda não tenha lido o nosso conteúdo específico sobre o Funil de Captação de Alunos, não deixe de conferir o nosso conteúdo abaixo! 😉

Funil de Captação de Alunos: Guia completo para ações de Marketing Educacional - rubeus
Blog post Rubeus: Funil de Captação de Alunos

No que tange a produção de conteúdos educativos, o funil também deve ser trabalhado. Ao utilizar o Marketing de Conteúdo na prática, é importante desenvolver materiais com abordagens específicas para cada etapa de “amadurecimento” do desejo de compra do lead. Ou seja, é preciso trabalhar, por meio dos conteúdos e materiais, a Atração (topo), a Consideração (meio) e a Decisão (fundo). Veremos mais sobre isso a seguir!

A importância do Marketing de Conteúdo Educacional 

Veja essas estatísticas:

  • O Google recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês. (Mashable, 2015);
  •  O Marketing de Conteúdo proporciona 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam. (Content Trends, 2017);
  • Publicações em blogs são responsáveis por conquistar uma média de 1,8 vezes mais visitantes para as empresas que apostam na prática da estratégia de Marketing de Conteúdo. (Content Trends, 2017);
  • As instituições de ensino que utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia têm 2,2x mais visitas com publicações em blog. (EduTrends, 2016).

Deu pra perceber como a produção de conteúdo é importante para a atração e captação de alunos? O Marketing de Conteúdo é atualmente uma das formas mais eficazes de conquistar a confiança dos potenciais alunos.  Por isso, investir nessa prática é uma das estratégias mais eficientes que sua instituição pode desenvolver. 

Em suma, ao oferecer conteúdos que sejam relevantes para as suas personas, será possível agregar valor e mostrar ao potencial aluno que a sua instituição de ensino possui aquilo que ele deseja.

🔗Aliás, você pode saber mais sobre o Marketing de Conteúdo Educacional clicando na imagem abaixo e conferindo o nosso guia completo! 

Marketing de Conteúdo Educacional: manual para produção de conteúdo para conversão de alunos - Rubeus
Blog post Rubeus

Formatos de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos

Agora que você conhece todas as etapas do Funil, chegou a hora de vermos os tipos de conteúdos a serem trabalhados em cada uma delas. 

Compactamos as informações em uma imagem para que você possa fazer o download e tê-la sempre à mão!

Melhores materiais para cada etapa do Funil - Rubeus
Imagem explicativa: Melhores materiais para cada etapa do Funil

Podemos verificar o funil de marketing é segmentado em três etapas principais: AtraçãoConsideração e Decisão. Essa estrutura é essencial para orientar a jornada do cliente (neste caso, alunos em potencial) desde o primeiro contato com a instituição de ensino até a tomada de decisão pela matrícula. Vamos conhecer mais sobre cada uma dessas fases:

1. Atração

O topo do funil, onde o objetivo é atrair a atenção de potenciais alunos que ainda não conhecem sua instituição.

  • Objetivo: Aumentar a visibilidade da marca e despertar o interesse inicial.
  • Formatos de conteúdo:
    • Blog posts: Artigos sobre temas relevantes para o público-alvo, como dicas para vestibular ou tendências no mercado de trabalho.
    • E-books básicos: Materiais educativos introdutórios, como “Guia de Carreiras em Tecnologia” ou “10 Passos para Escolher a Faculdade Ideal”.
    • Tutoriais: Vídeos ou textos que oferecem instruções úteis, como “Como calcular sua nota no ENEM”.
    • Vídeos: Conteúdo dinâmico sobre a infraestrutura da instituição, diferenciais dos cursos ou depoimentos de alunos.

2. Consideração

A etapa intermediária, em que o público já tem um interesse inicial e está avaliando opções disponíveis no mercado.

  • Objetivo: Engajar e nutrir o relacionamento, apresentando informações mais aprofundadas que destacam a proposta de valor da instituição.
  • Formatos de conteúdo:
    • Webinars: Sessões ao vivo com coordenadores de cursos ou professores, permitindo interação e esclarecimento de dúvidas.
    • E-books avançados: Materiais mais densos, como “Como construir um plano de carreira com a faculdade dos seus sonhos”.
    • Guias: Documentos como “Guia de Bolsas de Estudo e Financiamentos”, que ajudam o público a tomar decisões informadas.

3. Decisão

O fundo do funil, onde os potenciais alunos estão prontos para tomar uma decisão e precisam de incentivos finais para escolher sua instituição.

  • Objetivo: Convencer o lead de que sua instituição é a melhor escolha.
  • Formatos de conteúdo:
    • Trabalhos apresentados por alunos: Exemplos de projetos acadêmicos ou cases de sucesso que demonstrem a qualidade do ensino.
    • Resumos dos cursos: Detalhes concisos sobre os currículos dos cursos, áreas de atuação e diferenciais competitivos.
    • Pequenos cursos gratuitos: Experiências práticas que permitem ao aluno conhecer melhor o método de ensino antes de se matricular.
    • Histórico de alunos: Depoimentos, histórias de ex-alunos ou estatísticas de empregabilidade que mostram resultados tangíveis.

Com essas informações, a sua equipe de Marketing consegue visualizar tudo o que será necessário e pode alocar melhor seus esforços para o planejamento e elaboração de tais materiais.

🔗 Aliás, em nossa página de materiais ricos você tem exemplos práticos de cada formato de material! Disponibilizamos uma página repleta de materiais gratuitos, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos.

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Página de materiais Rubeus 100% gratuitos

Exemplos de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos

De posse dos melhores formatos de conteúdos, é importante desenvolver temas pertinentes para atender as diferentes necessidades. Por isso, nós preparamos dicas valiosas para você e compilamos tudo em um conteúdo estratégico. 

Em nosso e-book Exemplos de conteúdos para cada etapa do funil, você encontrará sugestões de conteúdos para:

  • Todos os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular);
  • Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação);
  • Cursos (Técnicos e Profissionalizantes).

Faça o download gratuitamente clicando na imagem abaixo! 😉

Exemplos de conteúdos por nível de ensino e etapas do funil - Rubeus
Exemplos de conteúdos por nível de ensino e etapas do funil

🎁 Dica bônus: etapas para a condução e nutrição de leads

Independentemente do ramo de atuação, todas as empresas querem e precisam converter leads, uma vez que isso significa aumento no faturamento e garante a competitividade a longo prazo. Assim, no mercado educacional, considerando o fundo de funil do comercial, geralmente, uma conversão é entendida como uma matrícula.⠀

📹 Neste vídeo, mostramos, com dicas práticas do mercado educacional, como atrair leads e criar meios para que eles avancem nas etapas que compõem o Funil de Captação de Alunos, aumentando o número de conversões. Dê o play e aproveite!

Especialistas Rubeus

Considerações finais

Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Agora queremos saber de você! Sua instituição já cria conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos? Conta tudo pra gente aí nos comentários!

Bons resultados!

Plataforma Rubeus
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Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Dicas de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-conteudos-para-cada-etapa-do-funil-de-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2021, 29 março. Dicas de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-conteudos-para-cada-etapa-do-funil-de-captacao-de-alunos/