O Instagram cresceu exponencialmente e, por consequência, tem impactado diretamente os resultados das empresas que o utilizam, nos mais diferentes ramos de atuação. No mercado educacional, esse cenário não é diferente, por isso, neste guia, te mostraremos como usar o Instagram na educação e como ele pode te ajudar a atrair mais alunos.

Como usar o Instagram na educação é um dos seus questionamentos? Se sim, sugerimos que você leia esse conteúdo até o final e se prepare para ter acesso à dicas, estratégias e inspirações para otimizar o seu perfil.

Mas antes de começarmos… temos material gratuito para você! 😍

Que tal utilizar a funcionalidade de Destaques para chamar a atenção dos leads?

Com o intuito de te ajudar a tornar o perfil da sua instituição de ensino ainda mais bonito visualmente, estamos disponibilizando modelos de capinhas para você utilizar na funcionalidade Destaques do seu Instagram. E o melhor: são totalmente gratuitas. 

Aproveite-as ao máximo e fique à vontade para compartilhá-las com quem você quiser! 😉

CTA- Capas para Destaques- Rubeus 

Introdução

Sem dúvida o poder e influência ocasionados pelo uso das redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, são cada vez mais fortes. Por isso, para impulsionar seus resultados, as instituições de ensino também devem marcar presença nessas mídias. 

Com o intuito de que essa presença seja eficaz é importante atentar-se à linguagem das suas personas e às características e funcionalidades específicas disponíveis em cada canal. 

Levando em consideração que uma estratégia eficiente de uso das mídias sociais proporciona maior visibilidade à sua instituição, é necessário “olhar” com atenção para cada uma das redes, procurando entender as suas particularidades e ferramentas, a fim de explorá-las ao máximo.

Por que minha IE deve investir nas redes sociais?

depoimento-rubeus

A utilização profissional das redes sociais pelas instituições de ensino vem se consolidando no âmbito educacional. Isso porque o alcance e velocidade dessas mídias proporcionam maior visibilidade à sua instituição.

De acordo com o Relatório Social Media Trends de 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Cerca de 62,6% consideram que elas possuem papel muito importante. Além disso, 42,1% dessas empresas já têm mais de 3 anos de uso das redes sociais.

No âmbito educacional, as redes sociais permitem e facilitam a interação direta com os seus potenciais alunos. Dessa forma, através delas, as instituições de ensino conseguem humanizar o contato e estabelecer um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível e ficando “em destaque” na mente de quem recebeu esse contato.

Em resumo, esses canais digitais devem ser vistos pelas instituições de ensino como formas de criar e estabelecer bons relacionamentos. Além disso, eles contribuem para as suas estratégias de Inbound Marketing Educacional, potencializando, assim, o seu poder de atração e trabalhando em sinergia para otimizar a operação da sua equipe de captação de alunos.

Quais estratégias devo utilizar em cada rede social?

Antes de mais nada, é fundamental entender que não há uma receita ou um script a ser seguido por sua instituição para uma atuação estratégica nas redes sociais. Ou seja, as estratégias de como usar o Instagram na educação, muitas vezes, é particular a cada IE. Isso acontece, porque cada instituição possui particularidades que precisam ser consideradas. O que existem são possibilidades que deverão ser analisadas, testadas, aferidas e adaptadas.

Contudo, uma dica válida para todas é: o conteúdo de cada rede social precisa ser relevante para o seu público. Por isso, ele deve estar focado e alinhado com as personas da sua instituição. Portanto, é imprescindível conhecê-las e identificar exatamente quais personas você deseja atingir naquele canal em específico.

A fim de que você obtenha informações mais precisas, considere realizar pesquisas de opinião. Por meio delas será possível traçar as principais dores e necessidades dos seus leads. Além disso, não deixe de realizar o acompanhamento das reações e dos comentários gerados pelos materiais disponibilizados, eles servirão como um “termômetro” para a verificação da efetividade do conteúdo e da abordagem utilizada.

#Exemplificando

Ainda tem dúvidas sobre a real importância de utilizar as redes sociais? E como usar o Instagram na educação para potencializar sua atração de leads? Então, que tal vermos um exemplo na prática?

A Marília sempre se sentiu atraída pela área de design gráfico, mas nunca procurou por nenhum curso ou instituição. Um dia, enquanto utilizava o Instagram, ela viu um dos stories de uma amiga estudante, no qual ela mostrava, toda orgulhosa, uma arte feita naquele mesmo dia na faculdade. A partir desse momento, o interesse de Marília se tornou latente.

Curiosa, ela decidiu entrar no perfil da instituição na qual sua amiga estuda. Lá, ela ficou encantada com os posts e materiais disponibilizados sobre o curso. No destaque intitulado “Cursos”, ela encontrou vídeos sobre todos os cursos e, dentre eles, o de Designer.

No vídeo, a Aline, coordenadora do curso de interesse da Marília, explicava sobre a metodologia utilizada, forma de ensino inovadora e o incentivo à criatividade trabalhado pela instituição. Além disso, na descrição do vídeo, havia um número para contato que permitia ao interessado conversar diretamente com a Aline, a fim de obter mais informações sobre o curso.

Foi isso que a Marília fez, imediatamente entrou em contato com a Aline, demonstrando interesse e procurando saber sobre descontos, bolsas e formas de pagamento.  

Percebeu como usar o Instagram na educação proporcionou uma “ponte” para a conversão?

O que acontece é que, muitas vezes, o seu lead não vai estar no Google, no jornal ou em frente da televisão, por exemplo. Assim, é importante se fazer presente em todos os lugares com possibilidade relevante de encontrá-lo.

Essa ação é bastante sutil, pois é possível chegar até o lead sem que ele se sinta pressionado, deixando-o à vontade, mas mostrando-se disponível para ajudá-lo a qualquer etapa da Jornada de Compra Educacional

Temos material exclusivo para você! 💚

Diagnóstico Rubeus: Boas práticas no Instagram para instituições de ensino

A Rubeus entende a necessidade das IEs de entenderem como usar o Instagram na educação e como ele pode afetar diretamente os resultados obtidos. Por isso, disponibilizamos uma ferramenta estratégica exclusiva: um diagnóstico completo do Instagram da sua instituição de ensino.

Através dele, será possível identificar como está a atuação da sua rede social e como ela está impactando em suas taxas de atração para o website. Ele é TOTALMENTE GRATUITO!

Devido ao alto grau de personalização requerido, separamos um período específico para a sua realização. Contudo, garanta já o seu, pois a quantidade disponibilizada é limitada.

Para solicitá-lo, basta clicar na imagem abaixo. Nós te retornaremos com uma visão estratégica do seu perfil!

Diagnóstico Instagram - Rubeus

Agora que você já entende o quão é necessário investir na otimização de todas as redes sociais em que as personas da sua instituição de ensino estão presentes, é hora de entendermos mais sobre como usar o Instagram na educação. Pronto para potencializar o seu perfil institucional?

Como usar o Instagram na educação

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. Entenda esse cenário através de alguns números:

De acordo com dados fornecidos pelo próprio Instagram

  • Em junho de 2018, o Instagram apresentou mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais;
  • Em setembro de 2017, haviam cerca de 500 milhões de contas ativas todos os dias em todo o mundo.

De acordo com a edição de 2019 da Pesquisa Social Media Trends 2019:

  • Segundo os participantes da pesquisa, o Instagram (7,4) é a rede social que mais impacta suas estratégias de Marketing, seguido pelo Facebook (6,2) e o YouTube (6,2); 
  • O Instagram é a segunda rede social mais utilizada (com cerca de 89,4% de usuários ativos) e continua crescendo a cada edição da pesquisa.

Diante de tais números, é fácil visualizar as vantagens da sua instituição possuir um perfil comercial nessa rede social, não é mesmo?

Mas peraí. Perfil comercial? Sim!

O Instagram, assim como outros canais digitais, possibilita que as empresas criem um perfil comercial. Com ele, sua instituição pode visualizar alguns relatórios estratégicos segmentados em três grandes bases:

  • Conteúdo;
  • Atividade;
  • Público.

Dessa maneira, sua instituição pode traçar as melhores estratégias de conteúdo para conversãoexplorando a captação passivaalém de entender melhor o perfil e o comportamento/engajamento das suas personas.

Benefícios do Instagram na educação

Muitas IEs possuem dúvidas sobre como usar o Instagram na educação e se essa estratégia é realmente efetiva. Portanto, para não restarem dúvidas, elencamos 3 benefícios para que você analise: 

  • Conteúdos relevantes para atração de leads

Com o intuito de que estratégia seja efetiva é indispensável alinhá-la a outras táticas, como as campanhas de links patrocinados, por exemplo. Além disso, através do Marketing de Conteúdo, sua IE pode disponibilizar materiais relevantes e divulgar eventos e informações.

É sempre muito importante lembrar que o Instagram é baseado no conteúdo visual, por isso estruture seus posts de forma objetiva e envolvente.

Ademais, ao disponibilizar conteúdos relevantes somados às boas práticas de utilização dessa rede social, sua instituição poderá atrair o lead e inseri-lo posteriormente em um fluxo de relacionamento composto por bons e-mails marketing, incentivando-o a avançar pelo Funil de Captação de Alunos

  • Maior visibilidade para sua instituição

Através do perfil comercial, sua instituição conseguirá adicionar informações importantes de contato. Isso facilitará, de forma significativa, o contato do seu potencial aluno com sua IE.

Disponibilize informações como:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço físico;
  • Endereços eletrônicos.

Além disso, quando você adiciona esses dados no perfil da sua instituição, é possível criar botões de ação, como, por exemplo: 

  • “Como chegar;”
  • ”Ligue-nos”;
  • “Enviar um e-mail.”

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas devem ser elaboradas para o seu negócio. Ademais, lembre-se que todos terão acesso a elas, inclusive seus concorrentes, por isso planeje-as cuidadosamente! 

  • Maior confiança na marca 

A confiança é, sem dúvida, uma das partes mais importantes a serem trabalhadas por sua instituição. Por esse motivo, é importante que sua IE entenda que quanto mais relevante for o assunto tratado, maior será a chance de gerar engajamento e criar uma atmosfera de confiança passada aos usuários, criando um vínculo saudável e natural com os seus seguidores interessados.

Com o Instagram, é possível que sua instituição compartilhe, por exemplo, experiências do dia a dia de maneira mais informal. Isso permitirá que seu potencial aluno desenvolva um olhar mais humanizado da sua IE, despertando a vontade de “construir o seu futuro junto à sua instituição”.

Quer conhecer 8 formas de conquistar seus potenciais alunos e transmitir confiança a eles? Baixe o nosso e-book. 

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

Como usar o Instagram na educação: transforme o seu perfil e conquiste mais leads através de ações simples

Agora que tal vermos algumas dicas práticas e valiosas sobre como usar o Instagram na educação IE e, assim, montar um perfil que converte? Vamos lá?

  • Planeje!

As postagens realizadas pela sua instituição devem ser sempre bem planejadas. Isso porque não adianta possuir um perfil comercial sem que se pense estrategicamente nos conteúdos que serão disponibilizados. Por isso, pense antes de agir!

Planeje cada postagem com antecedência. Assim, será possível pensar em todos os detalhes, desde a linguagem até a imagem que será veiculada na postagem.

Por esse motivo, crie um cronograma de postagens. Nele, defina questões como estilo de linguagem, legendas e hashtags, por exemplo.

Baixe gratuitamente um modelo pronto de cronograma para postagem:

Templates para profissionais da educação: tudo o que você precisa em um só lugar - Rubeus

  • Invista em um conteúdo relevante para suas personas

Com o intuito de que sua instituição saiba exatamente qual conteúdo será relevante para o seu público e a melhor forma de apresentá-lo no Instagram, é fundamental mapear suas personas, bem como suas dores.

Além disso, quando o assunto é como usar o Instagram na educação você deve ter em mente que precisa atrair o seu potencial para o website da sua IE. Por isso, esses canais devem sempre estar alinhados.

Quer um exemplo? Se sua IE disponibilizar um novo curso, por exemplo, isso deve ser anunciado no Instagram. Contudo, servirá apenas como um gatilho para os interessados irem até o seu website. Lá, por sua vez, haverá mais informações, a identificação do lead e sua condução para a inscrição. 

ATENÇÃO: somente conteúdos realmente relevantes serão capazes de atrair os potenciais alunos. Isso é simples de entender: ninguém presta atenção em assuntos que não interessa, não é mesmo?

  • Defina a frequência das suas postagens

Nem de menos nem de mais, procure o equilíbrio em suas publicações. Ninguém gosta de ter seu feed lotado de informações de um determinado usuário. Analise o seu perfil e suas personas e entenda qual é a frequência ideal de postagem, seja stories ou postagens no Feed.

Além disso, preste atenção nos horários para a postagem. Nos relatórios do seu perfil, você encontra quais são os horários com maior engajamento. Este pode ser um bom ponto de referência para iniciar sua estratégia.

Como usar o Instagram na educação - Rubeus

  • Tenha um Feed organizado 

 O Instagram é uma rede social com enorme apelo visual. Por isso, dê prioridade para imagens com boa resolução, mantenha a harmonia com uma paleta de cores e utilize filtros agradáveis. Além disso, é preciso diversificar seus tipos de postagens.

Confira nosso conteúdo sobre isso:

Seja visual - Rubeus

Não compartilhe imagens repetidas e nem no mesmo “estilo” próximas uma das outras. Se acaso sua última postagem possui uma determinada fonte, com uma imagem de perfil de um aluno, por exemplo, na próxima, invista em algo mais aberto, com uma visão mais ampla. Isso ajudará sua IE a ser vista de diversas maneiras, além de tornar seu Feed mais bonito e interessante visualmente.

Ademais, é essencial que sua IE saiba intercalar fotos e formas de postagem. Crie formas criativas de disponibilizar conteúdos, seja nos stories ou em postagens no Feed.

Veja alguns exemplos para inovar em seus stories:

1: uso de um CTA para agendamento de visitas, utilizado principalmente no ensino básico.

Exemplo de stories: agende uma visita - Rubeus

2: divulgação de descontos em cursos e mensalidades.

Exemplo de stories: Inscreva-se - Rubeus

3: divulgação do vestibular com CTA para inscrição, demonstrando senso de urgência.

Exemplo de stories: University - Rubeus

ATENÇÃO: as cores sempre precisam fazer menção a sua instituição. De uma maneira ou outra, é preciso que seu lead sempre associe o que está vendo à sua IE.

  • Aposte na interação

Uma das sensações mais satisfatórias é quando um usuário segue um perfil e é seguido de volta. Por essa razão, não tenha medo de interagir com o seu público. 

Confira nosso conteúdo sobre isso:

Além disso, adote práticas simples como:

  • Responda os comentários o mais rápido possível;
  • Crie enquetes;
  • Incentive comentários;
  • Abra espaço para conversas via Direct;
  • Divulgue fotos do dia a dia da sua IE.

O segredo principal de como utilizar o Instagram na educação é fazer com que seus potenciais e atuais alunos sintam-se importantes para sua instituição. 

Mas o que não fazer?

Depois de vermos dicas e boas práticas para aumentar os resultados orgânicos do seu perfil, chegou o momento de conhecermos os 3 mandamentos do que NÃO se deve fazer: 

1º) Nunca compre seguidores

É muito importante que sua instituição entenda que não se pode deixar levar pelas chamadas “métricas de vaidade”. Não adianta o seu perfil institucional ter vários seguidores se eles não apresentarem potencial de compra. Isso poluirá as suas métricas.

Quando se compra seguidores, você recebe um pacote de usuários dos mais diversos interesses, ou seja, não há filtro nenhum. Além disso, podem haver várias contas “fantasmas”, que são fakes ou abandonadas. Essa situação pode “poluir” e distorcer os seus resultados, diminuir seu alcance real (com seu público-alvo) e banalizar a imagem de sua instituição

2º) Tenha cuidado com o ambiente digital

Lembre-se sempre que no ambiente on-line há uma variedade muito grande de pessoas e isso pode ser muito bom, tendo em vista a grande proporção que uma boa ação realizada por você pode tomar, mas a situação contrária também é verdadeira. Por isso, tome muito cuidado com os conteúdos e a forma de abordagem adotados.

É importante considerar as diversas possibilidades de interpretação de um post e planejar as postagens com antecedência, a fim de evitar polêmicas e problemas de comunicação com potencial de gerar crises. 

3º) Nunca utilize conteúdos de outros perfis sem autorização 

Obter o direito é primordial para que sua instituição poste qualquer conteúdo. Dessa forma, o ideal é que a maioria das imagens utilizadas no seu Instagram para instituições de ensino sejam de autoria própria ou de bancos de imagens cujo direito de uso seja gratuito ou adquirido. 

Contudo, e naqueles casos em que o perfil de parceiros ou alunos postam imagens que se relacionam com a sua instituição, o que fazer? Bem, é muito interessante que sua IE replique essas imagens em seu perfil. Por isso, dê os devidos créditos para o perfil que fez a publicação original. 

Conclusão

Como usar o Instagram na educação é um dos principais questionamentos quando o assunto é atrair leads. Entretanto, possuir um perfil otimizado pode ser um grande aliado para que você tenha sucesso na captação de alunos através do Marketing Digital. Seus benefícios e funcionalidades fazem dele uma rede social eficaz para promover o seu negócio. 

Dessa forma, é fundamental que sua IE entenda que está lidando com pessoas e não apenas usuários. Assim sendo, não é possível haver um script ou manual “oficial” sobre a atuação estratégica nas redes sociais. Diante disso, sua instituição deve testar o que funciona, ou seja, o que melhor se encaixa nos objetivos pretendidos.

Por fim, mãos à obra! Daqui para a frente, as estratégias que sua instituição seguir precisam estar alinhadas aos objetivos da sua IE e focadas nas suas personas. Além disso, sempre leve em consideração todas as dicas do que não se deve fazer em seu perfil comercial. Combinado? 

Conheça o nosso perfil no Instagram! 

Que tal ter acesso à mais dicas e inspirações?

Em nosso perfil nós detalhamos dicas valiosas sobre como usar o Instagram na educação. Diariamente postamos conteúdos que auxiliam as IEs a otimizarem sua estratégia nas redes sociais. Siga-nos!

Sua IE já utiliza o Instagram para instituições de ensino de forma estratégica? Conte-nos sua experiência! 

*Conteúdo atualizado em 31/08/20.
Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.