O blog para instituições de ensino é uma poderosa ferramenta capaz de potencializar os resultados da equipe de Marketing, aumentando as chances da sua IE obter leads para a base de contatos mesmo fora dos períodos de processos seletivos. Veja as nossas dicas de como criar o seu! 👩💻
Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Introdução
Criar uma relação empática e conquistar a confiança dos potenciais e atuais alunos é uma necessidade constante nas instituições de ensino. Por isso, a utilização dos canais de aquisição possui um forte impacto e representa uma grande vantagem competitiva para as IEs.
Dentre esses canais, o blog para instituições de ensino vem ganhando cada vez mais relevância no que tange a disponibilização de conteúdo educativos com a finalidade de nutrir os potenciais alunos.
Em resumo, os blogs educacionais podem ser usados para vincular conteúdos que abrangem os mais diversos assuntos relacionados ao tema educação. No entanto, o principal objetivo de um blog para instituições de ensino é solucionar as principais dúvidas das suas personas. Além disso, busca-se conquistar a confiança e se posicionar na mente do consumidor.
Com isso, a possibilidade de transformar mais potenciais alunos em matriculados aumenta. Isso porque a instituição se posiciona (e se mantém) como uma referência no mercado em que atua.
Vamos juntos conhecer estratégias efetivas para criar um blog para instituições de ensino que converte? Boa leitura e bons insights! 😉
Conteúdos relevantes no blog para instituições de ensino
Quantas vezes estamos com alguma dúvida e vamos no Google a fim de encontrar uma resposta? Isso já virou rotina!
Ao digitarmos um termo ou a pergunta em si, a pesquisa nos retorna soluções específicas para o nosso questionamento. Tudo isso em poucos cliques.
Esse é o mecanismo que geralmente estamos acostumados. Mas você já reparou que, na maioria das vezes, clicamos nos três primeiros resultados da primeira página que o Google nos retorna? Por isso, conseguir se posicionar nos primeiros resultados do Google é essencial para alcançar sucesso nessa estratégia.
Nesse momento, você deve estar se perguntando como é possível tornar isso realidade, não é mesmo? A resposta pode estar exatamente o uso de um blog para instituições de ensino. Eles são excelentes ferramentas que permitem que você otimize seus conteúdos e, com isso, melhore seu ranqueamento (posição nos resultados de busca). Assim, conteúdos relevantes publicados em seu blog podem impactar, diretamente, na visibilidade do seu negócio.
Para produzir esse tipo de conteúdo é importante que, antes de tudo, você estude detalhadamente quem são suas personas. Saiba também o que elas desejam e quais são as palavras-chave que elas mais pesquisam, por exemplo. Com base nessas informações, será possível investir na produção de conteúdos mais direcionados. Lembre-se também de preocupar-se, sempre, com a qualidade das informações que estarão no seu blog.
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Razões para criar um blog para instituições de ensino
Alcançar mais potenciais alunos
Com o blog, a sua instituição de ensino tem maiores chances de aumentar o alcance sobre os seus potenciais alunos. Isso porque, como vimos, ao produzir conteúdos relevantes para as suas personas, sua IE tende a melhorar as posições nas buscas do Google. Assim, quando elas pesquisarem determinados assuntos de seus interesses, sua instituição tem maior probabilidade de alcançá-las.
Isso contribui para a nutrição dos seus leads. Além de possibilitar o aumento do seu volume futuro de leads no topo do seu Funil de Captação de Alunos. E ao unir as estratégias de Inbound e Outbound Marketing Educacional, você pode trabalhar o Funil de Captação em Y.
Conteúdos perenes
Produzir conteúdos que mesmo com o passar do tempo continuam alcançando novos leads pode parecer uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Mas não é impossível!
Uma dica é a utilização de conteúdos conhecidos como evergreen. Mas o que é isso? São conteúdos que se mantêm atuais e relevantes durante um grande período de tempo. Essa estratégia é muito vantajosa para as IEs, pois, por serem perenes, eles são sempre procurados pelos potenciais alunos ou pais e/ou responsáveis, mantendo um alto padrão de buscas.
Veja alguns pontos importantes a se considerar ao para elaborar conteúdos evergreen:
📝 Pense em conteúdos para o topo do funil
Nessa fase, o potencial aluno ainda não sabe muito bem sobre o problema que enfrenta, por isso busca conteúdos mais genéricos. Nesse momento, os conteúdos evergreen podem ser vistos como uma excelente estratégia.
😕 Identifique os principais problemas, dores e medos da sua persona
Já sabemos que é mais fácil produzir conteúdos que vão ser sempre pesquisados quando você conhece profundamente as suas personas. Assim, você poderá, além de produzir conteúdos que respondam diretamente às suas principais dúvidas, direcionar sua comunicação no sentido de buscar solucionar seus desejos e objeções.
🚀 Utilize CTAs
Por possuírem um grande número de visitas ao longo do tempo, os conteúdos perenes são poderosos meios de gerar visitas e, consequentemente, potenciais alunos. Por isso, investir em CTAs específicos para cada etapa do funil possibilita a conversão. Aliás, ao fazer isso, aqueles potenciais alunos que ainda estão indecisos poderão conhecer outros materiais relevantes, aumentando as possibilidades de avançarem pelo funil.
📣📣 Quer entender mais sobre a importância de produzir conteúdos relevantes e que dificilmente perderão valor para as suas personas ao longo do tempo? Acesse nosso blog post e saiba como tornar seu blog para instituições de ensino ainda mais eficaz:
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Confiança dos potenciais alunos
Por meio de um trabalho eficiente que seja capaz de agregar valor para seus potenciais alunos é mais fácil fazer com que a sua IE consiga conquistar a confiança deles. E, como sabemos, a confiança é um dos alicerces principais para aumentar a captação e permanência de alunos e, assim, destacar sua instituição no cenário educacional.
No entanto, o processo de construção da confiança é bem mais complexo do que se imagina. Assim, demonstrar conhecimento através de seus conteúdos do blog para instituições de ensino permite com que a sua IE se torne autoridade nos assuntos. Além de contribuir para que conquiste a confiança do potencial aluno.
Mensurar seus resultados
Diferente do marketing tradicional, todas as ações realizadas no ambiente virtual podem ser mensuradas durante todo o processo. Isso é possível através de ferramentas como o Google Analytics.
Com ela, você identifica quais são as URLs mais acessadas em certo período de tempo, número médio de sessões por usuário, tempo médio de permanência nas páginas e as taxas de rejeição total e específicas de cada blog post publicado, por exemplo. Isso significa que você tem controle sobre todos os resultados. Uma vez que permite avaliar o que está gerando bons resultados e o que deve ser otimizado o mais rápido possível.
Por fim, podemos concluir que, através de um trabalho eficiente e efetivo em um blog, as instituições de ensino podem reformular suas estratégias. Além de elaborar novas ações com o objetivo de potencializar os seus índices de conversão.
Bônus: Como usar o blog em diferentes níveis da educação?
O blog se encaixa perfeitamente em todos os níveis da educação. Desde as escolas de educação básica até as instituições de ensino que oferecem cursos livres.
Veja algumas dicas de como essas IEs podem explorar, ao máximo, o potencial de um blog para instituições de ensino. Assim, será possível atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados.
Educação Básica
O blog para escolas de Educação Básica pode ser amplo e diverso. Nele você pode abordar um grande número de assuntos que sejam do interesse das suas personas.
É importante que os blog posts a serem vinculados nesse tipo de blog tratem todos os níveis de ensino. Como assim? Caso a sua instituição oferte desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio ou, até mesmo, o pré-vestibular, é importante que você produza conteúdo para todos esses níveis e suas respectivas personas.
Você pode, por exemplo, para o nível médio, produzir dentro do blog uma série de preparação para o ENEM com dicas e importância desse exame. Já para o Ensino Infantil, invista em uma comunicação direcionada aos pais dos potenciais alunos, respondendo a dúvidas e preocupações comuns a eles.
Ensino Superior
As instituições de ensino superior (IES), assim como as demais, podem obter resultados bastante positivos quando o assunto é o uso do blog. Isso porque os interessados a realizarem uma graduação ou uma pós-graduação, geralmente estão inclinados a obterem mais informações. Seja sobre as profissões que estão considerando seguir e/ou sobre como está o mercado de trabalho, por exemplo.
Desenvolver uma série de vídeos curtos sobre as profissões é um bom exemplo de material a ser disponibilizado. Além de dicas sobre como se encontra o mercado profissional regional para cada um dos cursos ofertados por sua instituição de ensino.
Cursos Técnicos e Profissionalizantes
O blog para instituições de ensino que trabalham com cursos técnicos e/ou profissionalizantes possui uma flexibilidade e uma diversidade muito alta. Nesse caso, você poderá explorar bastante os cursos que você oferta, produzindo materiais específicos e relevantes sobre cada um deles. Ao ofertar um curso de segurança do trabalho, por exemplo, será possível abordar questões como: o porquê de iniciar esse curso e o que seus egressos têm a dizer sobre ele.
Com o intuito de te ajudar na missão de criar conteúdos relevantes, preparamos um material exclusivo. Ele contém sugestões de exemplos de conteúdos por níveis de ensino e etapa do funil. Garanta já o seu!
Conclusão
Como vimos, possuir um bom blog para instituições de ensino apresenta diversos benefícios. Alguns deles são: conseguir ensinar e ajudar os leitores, transformar mais leads em alunos e melhorar a taxa de conversão.
O blog pode ser entendido como uma poderosa ferramenta para o Marketing Digital e para o Inbound Marketing Educacional. Sendo capaz de atrair mais leads e aumentar o volume futuro do Funil de Captação de Alunos.
Além disso, o blog permite maior interação da instituição com seus potenciais e atuais alunos. Isso porque é possível os auxiliar a solucionar suas dúvidas através de conteúdos educativos.
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
😃 Quais dicas você vai experimentar no seu blog? Compartilhe conosco nos comentários.
Bons resultados!
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um. Rubeus, 2019. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/blog-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2019, 3 outubro. Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/blog-para-instituicoes-de-ensino/