O blog para instituições de ensino é uma poderosa ferramenta capaz de potencializar o trabalho e estratégias de toda equipe de marketing, aumentando as chances da sua IE obter bons resultados (mesmo fora dos períodos de processos seletivos). 

Criar uma relação empática e conquistar a confiança dos potenciais e atuais alunos é uma necessidade constante nas instituições de ensino, não é mesmo?

Pensando nisso, a utilização estratégica dos canais digitais possui um forte impacto e representa uma grande vantagem competitiva para as IEs. Dentre esses canais, o blog para instituições de ensino vem ganhando cada vez mais relevância nesse contexto.

Os blogs educacionais podem ser usados para vincular conteúdos que abrangem os mais diversos assuntos relacionados ao tema educação. No entanto, o principal objetivo de um blog para instituições de ensino é solucionar as principais dúvidas das suas personas. Além de conquistar sua confiança e marcar presença em suas mentes. 

Com isso, a possibilidade de transformar mais potenciais alunos em matriculados aumenta. Isso porque sua instituição se posiciona como uma referência que pode ajudá-los em suas escolhas.

Conteúdos relevantes no blog para instituições de ensino

Quantas vezes estamos com alguma dúvida e vamos no Google a fim de encontrar uma resposta? Isso já virou rotina! 

Ao digitarmos um termo ou a pergunta em si, a pesquisa nos retorna soluções específicas para o nosso questionamento, não é mesmo?

Esse é o mecanismo que geralmente estamos acostumados. Mas você já reparou que, na maioria das vezes, clicamos nos três primeiros resultados da primeira página que o Google nos retorna? Por isso, conseguir se posicionar nos primeiros resultados do Google é essencial para alcançar sucesso nessa estratégia.

Nesse momento, você deve estar se perguntando como é possível tornar isso realidade, não é mesmo?

A resposta pode ser exatamente o uso de um blog para instituições de ensino. Eles são excelentes ferramentas que permitem que você otimize seus conteúdos e, com isso, melhore seu rankeamento (posição nos resultados). Logo, conteúdos relevantes publicados em seu blog podem impactar, diretamente, na visibilidade do seu negócio por seus potenciais alunos.

Para produzir esse tipo de conteúdo é importante que, antes de tudo, você estude muito quem são suas personas.  Saiba também o que elas desejam e quais são as palavras-chave que elas mais pesquisam, por exemplo.

Com base nessas informações, será possível investir na produção de conteúdos mais bem direcionados. Lembre-se também de preocupar-se, sempre, com a qualidade e a relevância das informações que estarão no seu blog.

Exemplos de Personas por Instituição de Ensino - Rubeus

4 razões para criar um blog para instituições de ensino

  • Alcançar mais potenciais alunos 

Com o blog, sua instituição de ensino tem maiores chances de aumentar o alcance sobre os seus potenciais alunos. Isso porque, como vimos, ao produzir conteúdos relevantes para as suas personas, sua IE melhora sua posição nas buscas do Google. Assim, quando suas personas pesquisarem determinados assuntos de seus interesses, sua instituição tem maior probabilidade de alcançá-las.

Isso contribui para a nutrição dos seus leads, possibilitando o aumento do seu volume futuro de leads no topo do seu Funil de Captação de Alunos.

funil de captação em y - Rubeus Funil de Captação em Y - Rubeus

  • funil de captação em y - RubeusConteúdos perenes 

Produzir conteúdos que mesmo com o passar do tempo continuem alcançando novos leads pode parecer uma tarefa desafiadora, não é mesmo? 

Mas não é impossível! Quando o assunto é esse, você deve possuir um blog para instituições de ensino no qual você vincule conteúdos interessantes para as suas personas. Além disso, é preciso atender cada um de seus momentos na Jornada de Compra, o que poderá gerar resultados incríveis.

Para isso, uma dica é a utilização de conteúdos conhecidos como evergreen. Mas o que é isso? São conteúdos que se mantêm atuais e relevantes durante um grande período de tempo. 

Essa estratégia é muito vantajosa para as IEs. Isso porque, por serem perenes, eles são sempre procurados por sua persona, mantendo um alto padrão de buscas por elas.

Veja algumas dicas para elaborar conteúdos evergreen:

  • Pense em conteúdos para o topo do funil:

    Nessa fase, o potencial aluno ainda não sabe muito bem sobre o problema que enfrenta, por isso busca conteúdos mais genéricos. Nesse momento, os conteúdos evergreen podem ser vistos como uma excelente estratégia;

  • Identifique os principais problemas, dores e medos da sua persona:

    Já sabemos que é mais fácil produzir conteúdos que vão ser sempre pesquisados quando você conhece profundamente as suas personas. Assim, você poderá, além de produzir conteúdos que respondam diretamente às suas principais dúvidas, direcionar sua comunicação no sentido de buscar solucionar seus desejos e medos;

  • Utilize CTA`s:

    Por possuírem um grande número de visitas ao longo do tempo, os conteúdos perenes são poderosos meios de gerar visitas e, consequentemente, potenciais alunos. Por isso, investir em CTA`s específicos para cada etapa do funil possibilita a conversão, já que permite que aqueles potenciais alunos que ainda estão indecisos conheçam outros materiais relevantes, aumentando as possibilidades de avançarem pelo funil.

Quer entender mais sobre a importância de produzir conteúdos relevantes e que dificilmente perderão valor para as suas personas ao longo do tempo? Acesse nosso blog post e saiba como tornar seu blog para instituições de ensino ainda mais eficaz:

Marketing de Conteúdo Educacional - Rubeus

Mas, se preferir, você pode conhecer nossas sugestões de conteúdos para começar hoje mesmo a preparar seus textos que convertem. Para isso, clique aqui e realize o download do nosso material gratuitamente!

  • Confiança dos potenciais alunos

Por meio de um trabalho eficiente que seja capaz de agregar valor para seus potenciais alunos é mais fácil fazer com que a sua IE consiga conquistar a confiança deles. E, como sabemos, a confiança é um dos alicerces principais para aumentar a captaçãopermanência de alunos e, assim, destacar sua instituição no cenário educacional.

No entanto, o processo de construção da confiança é bem mais complexo do que podemos imaginar. Logo, demonstrar conhecimento através de seus conteúdos do blog para instituições de ensino permite com que a sua IE se torne autoridade naqueles assuntos. Além de contribuir para que conquiste a confiança do potencial aluno. 

Quer saber mais sobre como você pode fazer com que seus potenciais alunos confiem em sua instituição de ensino?  

Aqui, na Rubeus, usamos as 8 fontes de confiança para nos ajudar nesse desafio com nossos clientes. São elas: autoridade, afinidade, credibilidade, longevidade, celebridade, familiaridade, localização e demonstração. 

Conheça mais sobre essas fontes de confiança, clicando aqui ou na imagem abaixo e cadastrando o seu interesse em receber o nosso e-book.

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

  • Mensurar seus resultados 

Diferente do Marketing tradicional, todas as ações realizadas no ambiente virtual podem ser mensuradas durante todo o processo. 

Isso é possível através de ferramentas como o Google Analytics. Com ela, você identifica quais são as URLs mais acessadas em certo período de tempo, número médio de sessões por usuário, tempo médio de permanência nas páginas e as taxas de rejeição total e específicas de cada blog post publicado em seu blog, por exemplo.

Assim, você tem controle sobre todos os resultados, permitindo avaliar o que está gerando bons resultados e o que deve ser otimizado o mais rápido possível.

Por fim, podemos concluir que, através de um trabalho eficiente e efetivo em um blog, as instituições de ensino podem reformular suas estratégias. Além de elaborar novas ações com o objetivo de potencializar os seus índices de conversão. 

Bônus: como usar o blog em diferentes IEs?

O blog se encaixa perfeitamente em todos os níveis de instituições de ensino. Desde as escolas de educação básica até as instituições de ensino que oferecem cursos livres. 

Veja algumas dicas de como essas instituições podem explorar, ao máximo, o potencial de um blog para instituições de ensino. Assim, será possível atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados.

>> Educação Básica

O blog para escolas de educação básica pode ser amplo e diverso, abordando um grande número de assuntos que sejam do interesse das suas personas. É importante que os blog posts a serem vinculados nesse tipo de blog tratem todos os níveis de ensino.

Como assim? Caso sua instituição de ensino oferte desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio ou, até mesmo, o pré-vestibular, é importante que você produza conteúdo para todos esses níveis e suas respectivas personas.

Você pode, por exemplo, para o nível médio, produzir dentro do blog uma série de preparação para o ENEM com dicas e importância desse exame. Já para o Ensino Infantil, invista em uma comunicação direcionada aos pais dos potenciais alunos, respondendo a dúvidas e preocupações comuns a eles.

>> Ensino Superior

As instituições de ensino superior (IES), assim como as demais, podem obter resultados bastante positivos quando o assunto é o uso do blog. 

Isso porque os interessados a realizarem uma graduação ou uma pós-graduação, geralmente, estão dispostos a ter mais informações. Seja sobre as profissões que estão considerando seguir e sobre como está o mercado de trabalho, por exemplo.

Desenvolver uma série de vídeos curtos sobre as profissões é um bom exemplo de material a ser disponibilizado. Além de dicas sobre como se encontra o mercado profissional regional para cada um dos cursos ofertados por sua instituição de ensino. 

>> Cursos Técnicos e Profissionalizantes

O blog para instituições de ensino que trabalham com cursos técnicos e/ou profissionalizantes possui uma flexibilidade e uma diversidade muito alta. Nesse caso, você poderá explorar bastante os cursos que você oferta, produzindo materiais específicos e relevantes sobre cada um deles. 

Se você oferta um curso de segurança do trabalho, por exemplo, pode abordar questões como: o porquê de iniciar esse curso e o que o mercado diz sobre os alunos formados por sua IE nesse curso profissionalizante, por exemplo. 

Para te ajudar nessa missão de criar conteúdos relevantes, preparamos um material exclusivo. Ele contém sugestões de exemplos de conteúdos por níveis de ensino e etapa do funil. 

Conclusão 

Como vimos, possuir um bom blog para instituições de ensino apresenta diversos benefícios. Alguns deles são: conseguir ensinar e ajudar os leitores, transformar mais leads em alunos e melhorar a taxa de conversão. 

O blog pode ser entendido como uma poderosa ferramenta para o Marketing Digital e para o Inbound Marketing Educacional. Sendo capaz de atrair mais leads e aumentar o volume futuro do Funil de Captação de Alunos. 

Além disso, o blog permite maior interação da instituição com seus potenciais e atuais alunos. Isso porque é possível os auxilar a solucionar suas dúvidas através de conteúdos relevantes.

Agora, queremos saber de você: sua instituição de ensino já possui um blog? Se sim, como estão os seus resultados? Conte-nos sua experiência! 😉

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