O Branding Educacional auxilia na construção da identidade da sua marca e, ao compor as estratégias de marketing, pode potencializar os resultados. Além disso, ele tem o poder de impactar positivamente as taxas de conversão. 

Introdução

Diante de um cenário tão competitivo quanto o ambiente educacional, desenvolver ações de marketing tornou-se essencial para as IEs. Isso porque, muitas vezes, por questões comerciais, as instituições são pressionadas a tomar atitudes imediatistas (curto prazo).

Resultado? Impacto na imagem da instituição no longo prazo uma vez que essas ações tenderão a ser associadas pelo público à marca da instituição.

Por isso, tida como uma poderosa ferramenta de diferenciação, o Branding Educacional vem ganhando cada vez mais força.

Essa estratégia, se bem trabalhada, é capaz de contribuir com a imagem da instituição de ensino. Sendo assim, ela faz parte do conjunto de ações necessárias para proporcionar uma experiência de alto nível aos estudantes. 

Branding Educacional - Rubeus

O que é Branding Educacional?

Em resumo, o Branding Educacional pode ser entendido como uma estratégia capaz de proporcionar uma gestão educacional eficiente. Isso é possível pois ele permite analisar variáveis e fatores que envolvem a imagem de uma instituição de ensino.  

O Branding, quando bem realizado, tem o poder de influenciar a forma como o potencial aluno pensa, sente e age em relação à marca da sua instituição de ensino. 

Além disso, é fundamental que a instituição entenda que essa estratégia é composta por um conjunto de características tangíveis e intangíveis. Ou seja, é preciso que os gestores encarem a marca não apenas como mais um “problema” que devem resolver.

É preciso visualizá-la como um potencial diferenciador frente aos concorrentes. 

O caminho é entender que uma boa gestão da marca permite que ela fale por si só. Isto é, que encante seu público antes mesmo que sua instituição estabeleça contato direto com ele.

Tais características, por sua vez, são responsáveis por construir o valor da marca da instituição perante o mercado educacional e, principalmente, diante das suas personas

É importante destacar que essa construção de valor só é efetiva se analisada no longo prazo. Assim, todo o trabalho de Branding não é percebido do dia para a noite, e sim construído etapa por etapa. Isso porque ele gera resultado mais lentamente do que ações pontuais e específicas de marketing como as campanhas, por exemplo. 

Em resumo, podemos dizer que o Branding é semelhante ao processo de Inbound Marketing, uma vez que atua em longo prazo e requer paciência e consistência para apresentar resultados.

Smarketing Educacional - Rubeus

Isso se deve principalmente ao fato de a construção de marca ser um processo que não depende apenas de esforços de marketing. Ela demanda também e principalmente da percepção e da maneira que os seus potenciais e atuais alunos se sentem em relação a marca da sua instituição.

Por isso, uma parte importante do Branding é planejar o modo como os seus valores serão transmitidos ao mercado

O Branding Educacional está presente na definição dos valores e premissas básicas de toda e qualquer IE. Engloba também a forma como as equipes de captação desenvolvem os processos inerentes a captação de alunos. Além disso, ele impacta, até mesmo, na forma de atender e relacionar-se com seus potenciais alunos. 

Em suma, os principais objetivos do Branding Educacional são:

  • Gerar motivação para alunos e potenciais alunos;
  • Criar uma reputação positiva e autoridade no mercado;
  • Adaptar o posicionamento da sua IE na mente dos consumidores;
  • Dar maior visibilidade à marca.

De quem é a responsabilidade?

É fundamental prezar pela consolidação da marca frente ao mercado educacional. Por isso, todos os setores da instituição devem estar envolvidos, conscientes e, principalmente, ser executores, direta ou indiretamente, desse processo. 

O setor de Recursos Humanos, por exemplo, pode participar selecionando colaboradores que possuem os mesmos valores definidos na estratégia de Branding

Já o setor de Marketing deve contribuir elaborando e colocando em prática ações estratégicas. Essas ações, por sua vez, devem ser capazes de transmitir a forma e identidade pela qual a instituição deseja ser reconhecida.

A Central de Relacionamento deve alinhar seu discurso, acolhimento e postura aos valores e personalidade da marca. Afinal, são uma importante interface, tanto com os potenciais estudantes quanto com os atuais e egressos. 

Geração de valor e o Branding Educacional: como esses conceitos se relacionam?

É primordial que as instituições entendam a importância de possuir uma gestão da marca tão eficiente que ela seja vista como um motivador na decisão de compra do potencial aluno.

Como assim? Através do Branding Educacional é preciso incentivar o lead a avançar em sua Jornada de Compra Educacional

Mas, para que isso seja realmente viável, é essencial que a instituição atue estrategicamente. Assim, trabalhe a gestão da marca de forma que ela comece antes mesmo do contato direto com o potencial aluno, ou seja, a gestão da sua marca deve se antecipar à sua atuação

É importante destacar que uma boa gestão de marca proporciona diversos diferenciais para a instituição. Além disso, ela permite uma atuação eficiente e precisa, contribuindo para o posicionamento da a marca na mente do potencial aluno. 

Contudo, uma das partes mais importantes para realizar um Branding Educacional, que seja realmente eficaz, é entender o lead. Considerar questões como: o que ele precisa, pelo que ele busca e o que ele espera de você enquanto instituição. Somente ao obter essas informações, você poderá agir estrategicamente, contribuindo para que seu potencial aluno enxergue valor em você.

Branding Educacional tem tudo a ver com comunicação

Para desenvolver um eficiente trabalho de Branding Educacional é necessário desenvolver um conjunto de estratégias. Dentre essas ações, é importante saber da relevância da comunicação, que, por sua vez, deve envolver todo e qualquer processo de Branding.

Por isso, atente-se a forma de comunicar-se, principalmente com os potenciais alunos. Uma dica é basear toda essa estratégica nos perfis de personas, suas características e hábitos. 

Um exemplo de comunicação que vem crescendo e trazendo resultados bastante satisfatórios para as IEs é o Marketing de Conteúdo Educacional.

Ademais, ele pode ser aliado às estratégias de Inbound Marketing. Assim, torna-se possível atrair seus leads de forma que eles avancem naturalmente pelo Funil de Captação de Alunos.

A qualidade e a relevância do conteúdo são os fatores que aumentam as chances de converter mais alunos. Portanto, quanto maior a especialização da equipe de produção de conteúdo, de preferência no mercado educacional, melhor será a distribuição do mesmo. Por essa razão, é imprescindível que os membros da equipe se aprimorem continuamente.

Quando o assunto é conteúdos relevantes para suas personas, uma dica eficaz é pensar em assuntos que chamem atenção. Eles devem despertar curiosidade e, principalmente, resolver seus maiores problemas. Por esse motivo, separamos exemplos de conteúdos que convertem para você começar hoje mesmo. Baixe nossas sugestões:

Exemplos de conteúdos por nível de ensino e etapas do funil - Rubeus

ATENÇÃO: a produção de conteúdo tem ajudado a destacar a autoridade da marca no mercado educacional. Contudo, essa estratégia só é bem realizada quando a instituição já possui um processo de gestão de marca bem feito. 

Motivos para adotar o Branding Educacional

Como vimos, executar o Branding para IEs pode impactar positivamente a forma como as personas visualizam a marca da instituição. Além desta grande vantagem competitiva, selecionamos mais algumas para representar a real importância em praticar essa estratégia: 

  • Tornar-se (e manter-se) referência e ganhar credibilidade

Através da prática eficiente de Branding para IEs, provavelmente você conseguirá destacar-se e posicionar-se como referência para os potenciais alunos. Além disso, poderá também gerar uma percepção positiva sobre tudo o que a instituição oferece.

Com isso, toda a sua instituição, bem como os serviços ofertados por ela passarão a receber posição de destaque. Uma vez que irão possuir alto nível de credibilidade e força no mercado educacional. 

Ademais, estabelecer uma identidade própria tão forte facilita e contribui para o desenvolvimento de diversas vantagens para a sua marca. Dessa forma, será possível passar confiança para os futuros alunos que ainda não possuem essa percepção de poder de marca tão elevada.

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

  • Aumentar a captação e permanência de alunos

Após realizar um eficiente trabalho de Branding, a instituição terá grandes chances de tornar-se referência. Assim será possível ganhar credibilidade com seus potenciais e atuais alunos. Ou seja, consequentemente, os índices de captação e permanência de alunos sofrerão significativos aumentos.

Para avaliar esse provável aumento será necessário monitorar e mensurar o brand awareness (identidade da marca). Esse indicador permite acompanhar o grau de reconhecimento das marcas. Diante disso, podemos estabelecer a seguinte relação:

Um possível aumento nesse indicador impactará positivamente nos resultados de conversão da instituição de ensino em questão. Contudo, entenda: a situação contrária também é verdadeira. 

Desse modo, apesar dos resultados só serem sentidos no longo prazo, essa estratégia pode retornar ainda mais significativamente do que o esperado, permitindo uma forte conexão com todas as suas personas. 

  • Construir e fortalecer vínculos

Após aumentar os seus números de captação e permanência de alunos, a instituição de ensino passa a ser cada vez mais atrativa em todos os aspectos.

Certamente, essa situação a colocará em evidência e a IE passará a ser o centro das atenções de muitas outras instituições de ensino, potenciais alunos e da comunidade em geral. O que acaba sendo uma oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas.

Por sua vez, tais parcerias poderão usufruir da força da sua marca e você poderá agregar ainda mais valor, se tornando cada vez mais forte. Além de continuar, de forma orgânica, se posicionando entre as melhores do seu cenário.  

Assim, podemos perceber o Branding Educacional como uma prática vantajosa para todos os públicos com os quais a marca se relaciona.

BÔNUS: dicas para construir um Branding que converte

Que tal vermos algumas dicas importantes para que sua instituição fortaleça a gestão da sua marca? 

Separamos alguns pontos importantes, veja:

  •  Valorize seu logotipo

O logotipo faz parte da identidade visual da sua instituição. Ao pensar em um logotipo é fundamental que sua IE leve em consideração questões importantes como o nicho de atuação e as dores das suas  personas, por exemplo. 

  • Cores

As cores são partes indispensáveis na construção da sua marca, pois elas têm o poder de despertar sensações e sentimentos. Por isso, ao escolher quais serão as cores utilizadas pela sua instituição, é importante se atentar aos atributos da sua marca.

  • Slogan 

É fundamental que sua instituição entenda que, além dos processos visuais, é preciso aliar, de forma eficiente, quais as palavras serão vinculadas à sua IE.  É justamente nesse momento que surge o slogan.

Quer ver como o slogan é importante para a marca de qualquer empresa?

Quando eu digo “Vem para a ______ você também, vem”. Você já sabe exatamente a qual empresa eu estou me referindo, não é mesmo? Isso é um slogan de sucesso, ele fica na mente do consumidor.

  • Voz e abordagem

Definir qual a melhor voz e abordagem indicada para sua marca é um dos pontos principais para construí-la. Isso porque, através de uma abordagem eficiente, é possível personificar a sua marca e torná-la real. Em vista disso, é preciso conhecer suas personas, pois assim sua IE saberá qual a melhor forma de se comunicar com elas.

Conclusão

A competitividade crescente no mercado educacional vem estimulando as instituições de ensino que desejam se manter em destaque. Tais IEs buscam por se tornar prioridades na mente dos seus potenciais e atuais alunos.

Além de conseguir bons e sustentáveis índices de captação e retenção, mesmo diante do atual cenário caótico.

Como vimos, parte importante deste processo é o Branding Educacional. Isso porque ele atua como uma estratégia responsável por praticar uma gestão eficiente. Essa, por sua vez, abrange todos os aspectos que envolvem a imagem de uma instituição de ensino superior. 

Composta por características tangíveis e intangíveis, esse tipo de Branding é capaz de  construir o valor da sua marca perante o mercado educacional.

Além disso, através do Branding Educacional, a instituição poderá tornar-se referência e ganhar credibilidade. Ademais, será possível aumentar a captação e permanência de alunos, além de construir e fortalecer vínculos e parcerias estratégicas.

Sua instituição de ensino já pratica o Branding Educacional? Conte-nos sua experiência!

*Conteúdo atualizado em 18/09/20.
Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.