Sua equipe realiza ações de marketing, mas tem a sensação que não possui uma visão clara da origem de cada lead? Tem dificuldades de mensurar quais ferramentas e estratégias apresentam resultados e quais precisam de ajustes? Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, o problema pode estar na falta de mapeamento dos seus canais de aquisição para captação de alunos.

Enriquecemos o conteúdo disponibilizando materiais complementares e convites especiais ao longo do blog post. Aproveite a leitura e tenha ótimos insights!

Introdução

Cada vez mais as instituições de ensino estão percebendo a importância de estruturar ações voltadas para a geração de leads. Isso porque, elas são primordiais para manter o fluxo constante de leads no Funil de Captação de Alunos, em outras palavras são essas ações que permitem à instituição captar o ano todo.

Entretanto, assim como colocar as ações em prática, realizar um acompanhamento efetivo é fundamental para o sucesso dos resultados. 

Um dos pontos essenciais e que, infelizmente, muitas instituições de ensino deixam de lado é o mapeamento dos canais de aquisição, que são, basicamente, as “fontes” e as “origens” por meio das quais sua instituição de ensino atrai leads. Isso significa que eles impactam diretamente os resultados de captação e de Gestão da Permanência de alunos.

Ilustração

Portanto, se você está pensando em investir em uma estratégia de captação de leads para sua IE, precisa conferir esse post! Entenda agora o que são canais de aquisição para captação de alunos, a importância de mapeá-los e dicas de como fazer isso na prática. 

O que são canais de aquisição para captação de alunos?

Um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua faculdade ou escola utiliza no dia a dia para gerar e atrair mais potenciais alunos. 

Em suma, os canais de aquisição correspondem a todas as formas pelas quais os leads chegam até à sua instituição.

Exemplos de canais de aquisição

Os canais de aquisição para captação de alunos podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Devido a esta versatilidade, eles podem assumir diversas formas e versões, separamos os canais de aquisição mais utilizados:

O mais importante é identificar quais são e monitorar cada um deles. Ao fazer esse trackeamento você consegue acompanhar tudo o que deu certo e o que não foi tão eficiente (para adaptar em uma nova oportunidade).

Lembre-se: esse monitoramento dá trabalho, mas vale a pena!

Qual a importância dos canais de aquisição para captação de alunos?

Os canais são extremamente necessários numa estratégia de captação de leads, pois são as principais portas de entrada para coletar dados de forma consentida. Um site institucional com os canais de aquisição integrados ao Rubeus, por exemplo, garantirá um meio de captação contínuo e sustentável. 

Ilustração

Ao identificar a origem do lead, torna-se possível realizar ações específicas considerando cada caso, como por exemplo, enviar um e-mail para todos os inscritos por meio de determinado canal, convidando-os para uma nova ação.

Etapas importantes ao definir canais de aquisição para captação de alunos

1.  Identifique quais canais serão utilizados

Como vimos, existem diversos canais de aquisição. Por isso, é importante identificar quais serão mais estratégicos para a sua instituição de ensino. 

Para isso, pesquise bem quais as opções de canais e quais os benefícios oferecidos por cada um. Abaixo, elencamos três deles, veja só:

  • E-mail Marketing

Um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.

Ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.

👉🏻Pegue dicas estratégicas neste conteúdo: Marketing Educacional por e-mail: 6 dicas que impulsionarão seus resultados.
  • Cold Calling

Permitem um contato mais direto com os potenciais alunos. Contudo, requer tempo e uma abordagem inteligente e altamente direcionada.

👉🏻Pegue dicas estratégicas neste conteúdo: Outbound Marketing Educacional: aumente suas matrículas no curto prazo.
  • Marketing Boca a Boca

Também denominado “propaganda boca a boca”, consiste em estratégias de marketing que usam recomendações das pessoas para a promoção de produtos, serviços ou, até mesmo, da marca em si.

👉🏻Pegue dicas estratégicas neste conteúdo: Marketing boca a boca na educação: saiba como utilizá-lo para captar alunos.

2. Acompanhamento e monitoramento

Sabemos que o acompanhamento e o monitoramento são etapas fundamentais para todo projeto. Quando o assunto são canais de aquisição não é diferente. 

Após colocá-los em prática, é importante sempre manter o controle das estratégias por meio de um acompanhamento periódico. Através das métricas fornecidas torna-se possível ajustar possíveis “arestas soltas”, ou seja, aperfeiçoar as estratégias. 

Bônus: Rubeus Academy | Monitoramento dos canais de aquisição

Entendemos a importância dos canais de aquisição para captação de alunos e a complexidade desse assunto. Por isso, decidimos compartilhar com você alguns dos principais segredos dessa prática. Compilamos tudo em um vídeo estratégico e postamos em nosso canal no YouTube.

Neste conteúdo, conversamos e damos dicas práticas sobre como mensurar seus resultados de campanha de captação, assim como estabelecer e mapear seus canais de aquisição.

Clique na imagem abaixo e confira!

Rubeus academy

Canais de aquisição na Plataforma Rubeus

A Plataforma Rubeus conta com canais de aquisição que permitem um acompanhamento e monitoramento eficaz dos leads à medida que adentram o Funil de Captação.

Ilustração Rubeus

Os principais canais de aquisição da sua instituição são definidos durante a implantação, mas você tem total autonomia para criar e integrar novos canais conforme a sua necessidade.

Veja alguns exemplos de canais de aquisição para captação de alunos que sua IE pode vir a criar ou integrar na Plataforma Rubeus:

Na prática

Depois de tudo isso, você sente que precisa de uma experiência prática? Então não perca mais tempo e agende já uma demonstração gratuita da nossa plataforma!

Basta clicar na imagem abaixo, preencher o formulário e aguardar o nosso contato! 

Plataforma Rubeus

Agora é com você! Gostou das nossas dicas sobre canais de aquisição para captação de alunos? Conta pra gente aí nos comentários! 

Bons resultados! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.