A grande concorrência do mercado educacional, somada à diminuição da taxa de permanência dos alunos, pressiona as instituições de ensino a agirem de forma inteligente, por meio da otimização de suas estratégias de Marketing Educacional. 

Introdução

As estratégias de Marketing Educacional são cada vez mais competitivas e complexas.

Dentre os principais obstáculos estão as restrições orçamentárias e a necessidade de recorrer a um público novo a cada ano letivo. Ademais, com o crescimento dos canais de Marketing Digital, criar estratégias que sejam realmente bem-sucedidas fica mais desafiador.

Contudo, é imprescindível realizar estratégias de Marketing Educacional, uma vez que os potenciais alunos “estão esperando por elas”. Eles procuram por formulários de inscrição on-line, websites com informações completas, métodos de aprendizado e presença em mídias sociais. Ou seja, tudo o que precisam saber para optar (ou não) pela sua IE.

À medida que os canais digitais evoluem, as estratégias de Marketing Educacional também devem ser renovadas a fim de encontrar novos canais de comunicação para se conectar com os potenciais e atuais alunos.

O Marketing Educacional e a sua importância para as IEs

O Marketing Educacional consiste na aplicação de estratégias de Marketing com o objetivo de conquistar alunos e promover, assim, processos eficientes de Captação e Gestão da Permanência sustentável. 

Em resumo, esse tipo de Marketing pode ser entendido como uma ponte eficiente entre as instituições de ensino e a comunidade externa. Desse modo, ele é importante para manter ações que visem destacar e evidenciar o que as instituições possuem de melhor, ou seja, os seus diferenciais. Além disso, ele é capaz de transmitir a percepção de que a sua IE é referência no mercado.

Neste blog post iremos abordar como criar estratégias e, portanto, caso você ainda tenha aquela dúvida sobre o Marketing Educacional, dá uma olhadinha em nosso guia sobre o assunto:

Marketing na educação - Rubeus

O que considerar ao estruturar estratégias de Marketing Educacional? 

Assim como toda ação tomada, a definição das estratégias de Marketing Educacional também deve passar pelo momento de análise. Por isso, é indispensável ponderar sobre questões primordiais, tais como:

Estratégias de Marketing Educacional - Rubeus

  • Qual o objetivo pretendido?

Saber exatamente os resultados que pretende-se alcançar, desde o início, ajuda a moldar a campanha a cada passo.

  • Qual público deseja-se alcançar?

Saber quem é a pessoa com quem deseja-se comunicar é primordial. Portanto, é preciso definir em qual fase da Jornada de Compra o “alvo” estará. Além disso, verifique qual é a melhor abordagem a ser utilizada. 

  • Quais recursos serão envolvidos? 

Aqui, é crucial alinhar quais recursos serão necessários. Isso facilitará a definição de questões importantes em sua estratégia, dentre elas o orçamento.

  • Qual o formato?

Defina se será feita uma campanha física ou se utilizarão canais digitais. Ou seja, nesse momento, é necessário ter bem definido qual será a direção da estratégia.

  • Qual será o tamanho da sua estratégia? 

Defina quais canais serão usados, quantas pessoas serão envolvidas e quanto tempo será investido. 

  • Que tipo de conteúdo será trabalhado? 

Neste ponto, é fundamental já ter definido o formato da estratégia, uma vez que o conteúdo trabalhado deverá estar bem alinhado com o que ela irá transmitir. Diante disso, determine se será um conteúdo escrito, se serão vídeos ou se serão postagens nas redes sociais. Independente da opção escolhida, ofereça aos seus leads algo de valor.

  • Como será o monitoramento das ações? 

É importante acompanhar todas as suas ações de Marketing com a finalidade de analisar o seu desempenho e, assim, determinar que tipo de ação tem exercido mais impacto. Também é essencial saber em que parte do processo a ação falhou para, dessa maneira, alterá-la. 

Por exemplo, caso um e-mail enviado não obtenha o resultado esperado, pode ser necessário alterar o design ou usar outro assunto. Qualquer pequena alteração pode levar a uma grande melhoria. Portanto, acompanhe de perto e com cuidado todas as suas estratégias.

💡 DICA:

Nenhum dos pontos acima deverá ser definido com base em achismos. Para que as estratégias sejam bem-sucedidas, é imprescindível ter bases sólidas para responder cada uma das questões. Consegue-se fazer isso através do conhecimento das suas personas, bem como através de um relacionamento próximo com alunos e prospects.

10 dicas para criar estratégias de Marketing Educacional que convertem

  • Use automação de marketing

Nem sempre é fácil criar estratégias de Marketing Educacional que sejam realmente sustentáveis. Em casos de instituições que não contam com um sistema de automação, esse problema torna-se ainda mais latente. 

Nem preciso dizer o quão problemático esse assunto pode ser para as instituições de grande porte. O mais comum de ocorrer é que todo o processo torna-se muito complexo, diminuindo, assim, as chances de fazer com que o lead se sinta “único”. 

Através da automação de marketing é possível agir, estrategicamente, em questões como o rastreamento de interações digitais com alunos em potencial desde a primeira visita no website até a sua matrícula.

Demais questões essenciais para a conversão do lead também podem ser trabalhadas, tais como o agendamento automático com vencimento máximo para o contato de 48 horas e a distribuição da oportunidade para um de seus captadores (individualizado ou por grupo de vendedores). 

Além disso, é possível também realizar o agendamento do próximo contato com o candidato e o registro de informações importantes obtidas durante cada contato.  

📌Saiba mais detalhes sobre o Fluxo de Automação no CRM Rubeus.

  • Aproveite as redes sociais para ganhar visibilidade

As redes sociais são ótimas formas de fornecer informações úteis sobre suas campanhas, campus e muito mais. Aproveite-as para responder às perguntas de potenciais alunos e, até mesmo, fazer um bate-papo ao vivo com professores ou egressos que obtiveram sucesso em sua carreira profissional. 

💡 DICA:

Aposte no Instagram!

É simplesmente impossível ignorar uma rede social com 800 milhões de usuários mensais ativos. Com alto alcance e ótima interação, o Instagram oferece a oportunidade de divulgar a realidade da sua instituição de ensino para que seus leads ​​possam ser engajados.

Como usar o Instagram na educação - Rubeus

📌Conheça nosso perfil no Instagram e se inspire com dicas e insights diários sobre captação e permanência de alunos! 

  • Anúncios no Facebook

Através dos anúncios no Facebook, as instituições de ensino podem se conectar com potenciais alunos sem que seja preciso um grande investimento.

Veja algumas dicas para usar em tais anúncios:

  1. Mostre imagens ou vídeos autênticos de alunos e ex-alunos reais. Dessa forma, você mostrará autenticidade em sua publicidade e ajudará os futuros alunos a se verem no mesmo lugar.

  2. Ofereça material relevante.

  3. Interaja com os usuários, comunicando-se com aqueles que compartilham, “curtem” ou comentam seu anúncio. E, é claro, não deixe comentários sem resposta.

  4. Crie campanhas de publicidade segmentadas. Quanto mais relevante sua mensagem for para suas personas, melhor ela funcionará e apresentará bons resultados.

  5. Não subestime o poder da criatividade dos anúncios. Os recursos gráficos que você usa podem impactar positivamente na taxa de conversão de um anúncio. Então, faça testes e avalie o que melhor funciona para sua instituição.
  • Anúncios do Google

Se você tem um orçamento reservado para as estratégias de Marketing Educacional, usar o Google Adwords pode ser uma excelente opção. Isso ajudará você a direcionar tráfego e otimizar o seu website.

Ademais, a procura por informações na internet é, sem dúvidas, uma realidade para os seus potenciais alunos. Assim, é fundamental criar anúncios segmentados que sejam realmente estratégicos. 

Por exemplo, um aluno interessado em uma instituição de ensino tende a procurar por informações no Google e, para isso, digita no buscador “faculdades em Belo Horizonte”, então por que não investir em um anúncio para que a sua instituição apareça quando ele realizar essa busca?

Anúncios no Google

  • Invista em um website intuitivo

Nada do que foi dito até agora faz sentido se a sua instituição não possuir um website intuitivo e bem estruturado

O website é uma das ferramentas mais valiosas para a sua estratégia de marketing, uma vez que facilita o contato entre a sua IE e os potenciais alunos. Para isso, as informações que você oferece devem ser claras e fáceis de encontrar. Muitos usuários procurarão informações sobre programas, preços, cursos e outros pontos de interesse em seu website. 

Além disso, é muito importante que você esteja atento aos fundamentos do CRO – Otimização de Conversão. Dentre outras coisas, ele trata sobre questões como atrair o usuário e como enviar a mensagem certa na hora certa. 

Como criar um site educacional: 5 dicas primordiais para fazer isso bem feito - Rubeus
E por falar em CRO… temos o material perfeito para você!

Em nosso Mapeamento da Experiência Digital, nós ressaltamos boas práticas capazes de te dar uma visão do que precisa ser melhorado e potencializado no website da sua instituição de ensino.

Confira tudo o que você terá acesso:

Confira tudo o que você terá acesso:

Como esse diagnóstico é personalizado, nós separamos um período específico para a sua produção. Assim que abrirmos o período de solicitação, enviaremos o seu mapeamento. Mas só poderemos enviá-lo se você garantir o seu agora mesmo!

Mapeamento de experiência digital da sua IE - Rubeus

 

  • Tenha atenção quanto a responsividade do seu website

Atualmente, as pesquisas através de smartphones são uma realidade. Por esse motivo, é primordial manter seus esforços de marketing compatíveis com os dispositivos móveis. 

O primeiro passo é verificar se seu website é compatível com eles. Caso não seja, é essencial que você o altere (o quanto antes), visto que a maioria do seu público-alvo usará seus smartphones para navegar na web. 

Veja como é a experiência do usuário em um website não responsivo:

Responsividade do seu website

  • Invista em e-mail marketing segmentado

O envio de um e-mail genérico, na maioria das vezes, não surte efeitos. Isso porque as pessoas não querem receber uma abordagem genérica, transmitindo o sentimento de que estão falando com um robô. Deseja-se um contato direcionado. Ou seja, o seu aluno quer sentir que você está se comunicando diretamente com ele.

Por essa razão, segmente sua lista de e-mails a fim de personalizá-los. Use as informações que seus prospects fornecem ao optar por entrar em sua base de dados (seja através do início da realização da inscrição, do download de algum material ou da solicitação da newsletter, por exemplo) e segmente sua lista para que todos recebam conteúdo relevante.

Para ter inspirações, confira nosso blog post: 

E-mail marketing marketing para IEs - Rubeus

  • Utilize chats on-line

A grande maioria das pessoas entram em um website e esperam conseguir responder suas perguntas, seja mediante um material já disponibilizado ou um contato com alguém que possa responder ao seu questionamento. 

Por isso, utilizar chats on-line em seu website é essencial para tornar a experiência de navegação do lead mais efetiva, além de promover um contato mais próximo com ele.

A Rubeus, por exemplo, possui um chat. Qualquer potencial cliente ou atual cliente pode acessar e entrar em contato conosco, de forma rápida, a qualquer momento. 

Quando implementada de maneira eficaz, essa “via rápida” pode acelerar o esclarecimento de dúvidas e “estabelecer de cara” uma relação de confiança por um atendimento rápido e eficiente. 

Utilize chats on-line

  • Centralize as informações

As informações são a base para uma atuação eficaz. São elas que farão a sua instituição se conectar com o seu lead. 

Em função disso, é crucial padronizar e criar um local centralizado para gerenciar as informações das suas estratégias de Marketing Educacional. Afinal, são necessários dados concretos para chegar a conclusão do que está e do que não está funcionando. 

Quando sua equipe opta por um local centralizado, é possível diminuir significativamente as chances de erro por ruídos na comunicação. Além disso, o lead não fica “preso” a apenas um atendente, pois suas informações estarão disponíveis se, porventura, for preciso realizar algum contato posteriormente.

  • Acompanhe os KPIs certos

O KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que possui o propósito de demonstrar o atingimento de resultados. 

Embora o aumento do número de matrículas seja o seu objetivo final, se você não realizar o monitoramento de desempenho, não poderá ver os resultados com rapidez suficiente para fazer ajustes. Uma prática eficaz para o sucesso das estratégias de Marketing Educacional é mensurar, periodicamente, os seguintes KPIs:

– Taxas de conversão:

Os visitantes estão respondendo ao seu website? Preenchendo formulários? Estão demonstrando interesse em seus materiais?

– Origens de tráfego:

De onde vêm os visitantes do seu site? Pesquisa orgânica? Divulgação por e-mail? Tráfego social? Pesquisa paga?

– Engajamento nas mídias sociais:

Sua estratégia de mídia social está funcionando? Seus seguidores qualificados estão crescendo?

Para se inspirar: todo mundo precisa de cuidados

Sabemos que os profissionais de marketing devem se manter atualizados e criativos e isso pode ser bastante cansativo e desafiador. Mas uma coisa é certa: você não pode ficar de braços cruzadas, esperando a inspiração chegar! O segredo, muitas vezes, está em como você recebe e concebe novas ideias e soluções.

Por isso, preparamos este infográfico para ajudá-lo a manter-se saudável e ativo. Afinal, é preciso estar bem por dentro para estar bem por fora.  💚

Infográfico: todo mundo precisa de cuidados - Rubeus

Conclusão

Suas estratégias de Marketing Educacional têm apresentado resultados positivos? Trabalhá-las pode ser a resposta para a sua busca por melhores níveis de conversão de alunos. Além disso, elas podem contribuir ativamente para que a sua instituição de ensino conquiste (e mantenha) autoridade frente ao cenário educacional. 

Contudo, antes de criar suas ações, dê atenção a variáveis importantes como objetivos, recursos, orçamentos etc. 

Detalhamos algumas estratégias que sua IE pode adotar, dentre elas estão a utilização das redes sociais, a adoção e otimização de um website, a centralização de informações, a criação de anúncios e a utilização de e-mails segmentados.

Se depois de ler este conteúdo, você tiver interesse em descobrir como a Plataforma Rubeus pode te ajudar na otimização e potencialização das suas estratégias de Marketing, sugerimos que você leia nosso conteúdo detalhado sobre os nossos serviços consultivos.

Agora, queremos saber de você: como sua IE tem estruturado suas estratégias de Marketing Educacional? Conte-nos sua experiência!

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.