Você sabe quanto a sua instituição pode perder ao não otimizar a sua campanha de captação de alunos hoje? Quer saber como você pode aumentar a permanência dos alunos e garantir lucratividade no longo prazoSe você respondeu sim, para pelo menos uma dessas duas perguntas, este blog post vai te ajudar a melhorar os resultados da sua instituição de ensino. Vamos lá?

No decorrer de todo o blog post, você verá importantes números e exemplos que apresentam o cenário de desistências no ensino superior. Com isso, queremos ilustrar a importância de começar a investir em sua melhor campanha de captação de alunos hoje mesmo.

Para contextualizar, é importante destacar que os índices de desistências por ano letivo são cada vez mais preocupantes e demonstram uma situação alarmante para a saúde financeira, ao longo do tempo, das instituições de ensino.

Por isso, percebe-se a importância de se controlar, bem de perto, as taxas de evasão da sua instituição. Mas, como você pode fazer isso? A resposta está, dentre muitos outros importantes fatores, no desenvolvimento de ações proativas.

Essas ações são muito estratégicas e só são possíveis e viáveis de serem realizadas através de previsões. Tais deduções devem ser realizadas a partir de um banco de dados previamente estruturado.

Quer conhecer as melhores ações proativas que a sua instituição pode adotar? O primeiro passo é conhecer detalhadamente a Jornada de Compra Educacional. Outro material que pode te ajudar é o nosso Manual de Boas Práticas para Captação e Retenção de alunos, para baixá-lo, clique aqui!

Ainda está com dúvidas ou quer conhecer mais ações? Fale conosco, clicando aqui!

Entendendo as desistências no ensino superior

Para você entender melhor o cenário de evasão nas faculdades brasileiras, separamos alguns números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Primeiramente, veja um overview da situação:

Campanha de captação de alunos - Rubeus

Agora, acompanhe o andamento destes alunos que entraram na faculdade em 2010 e suas desistências por ano letivo, até 2015:

Campanha de captação de alunos - Rubeus

Quanto custa não investir em sua campanha de captação de alunos hoje?

Para te ajudar a visualizar, na prática, os números apresentados anteriormente, preparamos um exemplo, veja:

Imagine que a sua instituição de ensino possui 60 vagas (“cadeiras a serem preenchidas”) no curso de Administração e que seu ticket médio, ou seja, o retorno financeiro de cada um dos seus alunos, é de R$ 800,00 mensais, por exemplo. Esta situação demonstra que você tem um faturamento em potencial no valor de R$ 48.000,00 para esta turma. 

Entretanto, sabemos que preencher totalmente uma turma é cada vez mais difícil atualmente. Por isso, vamos considerar, dentro da nossa experiência educacional, que a sua instituição tenha conseguido matricular 40 alunos. Logo, você teria uma receita real de R$ 32.000,00 por mês. 

OBS: ao considerar 40 alunos estamos sendo otimistas. Tendo em vista que, de acordo com os dados do último Censo, o número de matriculados (taxa de ocupação) em cada campanha é de aproximadamente 40%. Situação que representaria um total de, apenas, 24 alunos. 

Até aqui tudo bem, não é mesmo? 

Porém, agora vamos te mostrar como a sua receita diminuirá ao longo do tempo de acordo com os dados fornecidos pelo Inep, veja a imagem ilustrativa abaixo:

Planejado: 60 cadeiras – R$ 48.000,00

Alcançado: 40 alunos – R$ 32.000,00

Explicando…

Com os números expostos acima, pode-se perceber o impacto dessa perda financeira ao longo dos anos na sua instituição. Isso fica evidente ao compararmos o faturamento em potencial do início da campanha de R$ 48.000,00 com o faturamento projetado para o último ano da turma que chega a equivaler a R$ 13.600,00. Representando um ganho efetivo de apenas 28% do valor potencial. 

Este último valor muitas vezes está abaixo do Ponto de Equilíbrio (PE) da turma. Isso significa um prejuízo financeiro para a IE. Além disso, é importante entender que a quantidade de alunos absorvida em uma campanha está diretamente relacionada ao faturamento da sua instituição.

Isso significa que aqueles 20 alunos perdidos no início fazem toda a diferença para o desempenho da sua instituição.

Em números, temos uma perda de receita no longo prazo de 20 vezes R$ 800,00 multiplicados pelos 48 meses de curso, ou seja: R$ 768.000,00 (setecentos e sessenta e oito mil reais), em apenas um curso em uma campanha.

Nossa constatação: precisamos fazer a melhor campanha de captação de alunos AGORA!

A hora de investir na sua campanha de captação de alunos é agora!

Levando em consideração este cenário, destaca-se que conseguir atrair e matricular mais alunos é cada vez mais necessário. Isso porque este número inicial tende a decrescer, naturalmente, ao longo dos anos.

Na prática, esse decréscimo representa uma grande perda financeira para as instituições. Como vimos, essa situação pode provocar um desequilíbrio, tornando-a extremamente perigosa. Uma vez que a curva de receita ficará bem próxima a de custos totais. O que pode ocasionar o risco de determinadas turmas, por exemplo, não pagarem nem mesmo os custos gerados.  

Acredito que por meio dessa situação hipotética, você tenha entendido porque agora é o momento ideal para você investir em sua campanha de captação de alunos.

Mas, está na dúvida de como fazer isso? Podemos te ajudar!

Como otimizar a captação de alunos da sua instituição? 

Podemos concluir que o sucesso da sua campanha de captação pode garantir o melhor desempenho financeiro da sua instituição no longo prazo, não é mesmo?

Mas, quais são os aspectos que a sua instituição deve atentar-se para conseguir captar mais alunos? Um CRM específico para educação pode ser a resposta que você tanto procurava.

Quer saber se realmente é interessante investir em uma plataforma com esse objetivo, como o CRM Educacional Rubeus? Vamos te mostrar a diferença que ele é capaz de proporcionar em seus resultados, considerando os exemplos já apresentados neste blog post.

Exemplificando…

Imagine que ao implantar a Plataforma Rubeus, sua IE consiga matricular 10% a mais. O que representaria um aumento de 4 alunos, totalizando 44 alunos.

Agora, imagine que você tem 20 turmas na mesma situação. Logo, 20 (turmas) x 4 (alunos a mais obtidos com o auxílio da Plataforma) = 80 alunos. Considerando que o seu ticket médio também é de R$ 800,00, você obteria um acréscimo de R$ 64.000,00 mensais através da implantação da plataforma específica para instituições de ensino.

Considerando que cada um desses alunos ficaram, aproximadamente, 30 meses estudando em sua instituição, o ganho passará a ser de aproximadamente R$ 1.920.000,00. Certo?

Dessa forma, conclui-se que investindo, hoje, em uma solução específica para educaçãocomo a Plataforma Rubeus, sua instituição pode captar mais alunos por um custo menor e aumentar a permanência deles com mais satisfação e um maior ticket médio. 

Ainda está com dúvidas? Identifique, através de três sinais, se sua instituição precisa de uma, clicando aqui. Ou já está convencido e quer conhecer mais sobre a Plataforma Rubeus? Agende a sua demonstração, clicando aqui ou no botão abaixo:

Agende uma demonstração - Rubeus

Enquanto não chega o dia, separei alguns vídeos interessantes sobre a nossa plataforma, veja: 

Apresentação das soluções educacionais - Rubeus

Solução completa e específica para a educação - Rubeus

Tem alguma dúvida? Ou quer trocar ideias sobre como colocar em prática suas estratégias de captação de alunos? Fique à vontade para entrar em contato conosco. 😃

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