5 dicas valiosas para conseguir leads qualificados para instituições de ensino

Alcançar leads qualificados é primordial para obter bons resultados na conversão de alunos. Através de ações inteligentes e bem direcionadas, é possível trabalhar pontos importantes e, assim, converter mais leads em alunos. Por isso, confira agora, dicas valiosas para conseguir mais leads qualificados para instituições de ensino.

Tempo de leitura: 10 minutos

Introdução

Desenvolver uma boa relação de parceria entre os times de Marketing e Vendas (Smarketing Educacional) é primordial para conseguir leads qualificados. Afinal, não há nada pior do que desperdiçar tempo com leads não qualificados que “poluem” o Funil de Captação de Alunos.  

Além do tempo despendido pelos consultores para realizar a identificação do contato, leads não qualificados tendem a poluir as métricas de Marketing e Vendas, distorcendo os resultados.

Dessa forma, frente a questões como essas, percebemos que investir em estratégias de marketing personalizadas e focadas de forma específica nas personas da instituição de ensino, são ações que ajudam na criação de barreiras para evitar a atração de leads desqualificados. 

Pensando nisso, neste conteúdo iremos abordar pontos importantes sobre como planejar ações de marketing focadas em conseguir leads qualificados para instituições de ensino. Alguns dos pontos que serão abordados incluem:

  • Conceitos: o que são leads qualificados?
  • Benefícios: qual a importância de estruturar ações para conseguir leads qualificados na educação?
  • Pontapé inicial: uma estratégia bem alinhada de Marketing Educacional
  • Na prática: dicas importantes para conseguir leads qualificados para instituições de ensino
  • Bônus: como otimizar a sua força de trabalho a fim de captar mais leads em menos tempo?

Boa leitura e ótimos insights! 🤓

O que são leads qualificados?

No Marketing Digital, o conceito de lead refere-se a um potencial consumidor de uma determinada marca que demonstrou algum tipo de interesse em seu produto ou serviço, solicitando a newsletter ou realizando o download de algum conteúdo oferecido, por exemplo. 

Quando aplicado ao cenário educacional, um lead é a pessoa que demonstrou interesse em sua instituição e que, por isso, pode ser considerado um potencial aluno.

Em outras palavras, um lead qualificado trata-se daquele potencial aluno que enxerga valor no serviço prestado por sua instituição de ensino e que considera uma relação de longo prazo com a sua IE. Assim, ele está mais direcionado a efetivação da compra e, por isso, está mais receptivo para receber um atendimento mais comercial.

Dessa forma, esse lead deve ser trabalhado pela equipe de Marketing e, posteriormente, ser passado para o time de Vendas. Esse, por sua vez, terá a missão de guiá-lo na efetivação da matrícula, direcionando-o a um consultor comercial no tempo certo.

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Qual a importância de estruturar ações para conseguir leads qualificados na educação?

Em resumo, estruturar ações voltadas à prospecção de leads qualificados é a base para alcançar resultados efetivos na captação de alunos. Afinal, são os leads qualificados que tendem a avançar pelo Funil de Captação de Alunos.

Leads qualificados são sinônimo de prospecção de potenciais alunos que demonstram interesse em sua instituição. Por isso, é provável que um lead qualificado esteja bem alinhado ao perfil das suas personas.

Além de ser primordial para a captação de novos alunos, os leads qualificados para instituições de ensino sinalizam o quão eficaz tem sido as estratégias de Marketing e Vendas, fornecendo um “termômetro” da sinergia entre os times e verificando se as atuações estão alinhadas.

5 dicas valiosas para conseguir leads qualificados para instituições de ensino - Rubeus

Pontapé inicial: uma estratégia bem alinhada de Marketing Educacional

Dada a velocidade de mudança na forma de consumir produtos e serviços, as equipes de Marketing e Vendas devem se manter à frente do jogo com uma estratégia sólida e focada na geração de leads qualificados.

Uma estratégia eficaz de Marketing Educacional é altamente decisiva na hora de conseguir um lead qualificado, pois faz com que a IE atraia a atenção do público certo, no momento certo, com o conteúdo certo

Cada instituição de ensino é diferente, mas algumas estratégias são aplicáveis independentemente do tamanho, da etapa da educação ou da modalidade de ensino ofertada. Vejamos algumas das ações vencedoras que a sua IE pode começar a usar para gerar leads qualificados:

5 dicas importantes para conseguir leads qualificados para instituições de ensino

🔎 Identifique o seu aluno ideal

Em suma, se você deseja proporcionar uma experiência relevante ao lead, é preciso saber quem deseja atrair. Aliás, se as equipes de Vendas e Marketing ainda não criaram as buyer personas da sua instituição de ensino, saiba que já passou da hora de fazer isso!

Uma dica é identificar aqueles que podem se beneficiar com serviço educacional da sua IE (pondere sobre escolaridade, região, objeções, medos e inseguranças, por exemplo). 

Além disso, atribua nomes e características de pessoas reais (por exemplo: “Letícia acabou de concluir o ensino médio e está em busca de faculdades que oferecem o curso de Administração, na cidade de São Paulo”.). 

Ademais, identifique sobre quais pontos a sua instituição de ensino deve atuar, ou seja, as necessidades, os pontos fracos e como a sua IE poderá ajudar.

5 dicas valiosas para conseguir leads qualificados para instituições de ensino - Rubeus

Em resumo, conhecer o perfil dos seus potenciais alunos é um dos primeiros passos para o sucesso das ações de Marketing Educacional da sua instituição de ensino. Ao fazer isso, será possível definir as pessoas com as quais sua IE irá estabelecer um relacionamento e, assim, estruturar uma abordagem mais efetiva.

Caso você esteja precisando de inspirações e queira ter acesso a  exemplos de personas para cada nível de ensino da Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular), personas para o Ensino Superior e Cursos Técnicos, sugerimos que você faça o download do nosso e-book detalhado e gratuito sobre o tema: 

Exemplos de personas para IEs - Rubeus

💝 Estabeleça uma conexão

O conteúdo é essencial para a geração e qualificação de leads e pode ser trabalhado em todas as partes da jornada educacional – da descoberta à fidelização. 

Por isso, trabalhe junto ao time de Marketing e ofereça informações, inspirações e novidades por meio de materiais relevantes e persuasivos que permitirão engajar e atrair os leads. 

Assim, através do Marketing de Conteúdo Educacional é possível disponibilizar informações atraentes para os leads.  Aliado ao Inbound Marketing, as chances de sucesso da estratégia de produção de conteúdo e do ranqueamento orgânico no Google aumentam significativamente.

E como você já alinhou as equipes de Vendas e Marketing, o seu conteúdo proporcionará uma experiência consistente e relevante para o potencial aluno. 

Ao criar conteúdo para geração de leads, mantenha estes objetivos em mente:

  • Ganhe confiança: mostre que você conhece o seu lead. Certifique-se de inspirar conversas, despertar o interesse em voltar, dar dicas, orientar e estimular leads por meio de gatilhos mentais
  • Desenvolva a confiança: conquiste. Com um sólido processo de nutrição por meio de conteúdos relevantes e persuasivos, sua instituição irá transmitir segurança para que o lead realize a ação de conversão.
  • Não deixe becos sem saída: direcione. As chamadas para ação (CTAs) são obrigatórios em cada para “mostrar o caminho” ao lead. É por meio delas que você orienta o futuro aluno pelo Funil de Captação.

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos - Rubeus

⚙️ Otimize o seu website educacional

O website e o blog são poderosas ferramentas para geração de leads. Entretanto, também podem atrapalhar as métricas de marketing ao atrair leads desqualificados, ou os famosos “leads fakes”. 

Os leads fakes são aqueles que disponibilizam informações falsas de contato para realizar download de algum conteúdo ou até mesmo pessoas que desejam saber informações sobre a sua instituição. Geralmente, as informações solicitadas pelos leads fakes, são falsas e poluem o Funil de Captação. 

Em alguns casos, eles são gerados pois a estratégia de produção de conteúdo adotada pela instituição não está sendo tão eficaz e direcionada às personas corretas. Em casos como esse, é primordial realizar a correção da abordagem utilizada, desenvolvendo uma comunicação mais específica para o setor educacional.

Ademais, para obter leads qualificados por meio do website e do blog é preciso investir na otimização desses canais, trabalhando questões como SEO, experiência de navegação e layout.

Não sabe por onde começar? Então não deixe de conferir os nossos conteúdos abaixo:

🚀Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito

🚀Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um

🎯 Trabalhe o tráfego pago 

As instituições de ensino, em sua maioria, já enxergam o potencial do canal pago. Além disso, grande parte delas já conhecem a sua importância. E, até mesmo o utilizam na prática no dia a dia de suas campanhas. 

As que estão um passo à frente das demais vão além. Elas fazem ações conjuntas entre estratégias orgânicas e campanhas patrocinadas. Dessa forma, conseguem maximizar INCRIVELMENTE o seu desempenho. Resultado? A obtenção de êxito nos processos de geração de leads e captação de alunos. 

Se bem realizadas, o investimento em estratégias de mídias pagas para instituições de ensino compensam e geram um bom retorno financeiro. Mesmo tendo que investir no início para executar suas ações nestes canais. Isso porque, por meio delas, é possível direcionar anúncios persuasivos a quem realmente apresenta potencial interesse no serviço prestado por sua instituição de ensino. 

Confira o nosso guia sobre como investir em mídias pagas de forma inteligente e direcionada:

Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar - Rubeus

🚀 Acompanhe os resultados obtidos

As métricas refletem o desempenho das ações de qualificação e ajudam na tomada de decisões baseadas em dados. 

Existem inúmeras métricas que as equipes de Marketing e Vendas podem analisar. Dentre elas estão:

  • A taxa de conversão (website): quantos visitantes do website da sua IE se transformam em leads, disponibilizando informações de contato.
  • A taxa de ganho: mede como a porcentagem de leads se converte em alunos. Ajuda a calcular o número de leads necessários para cumprir a meta de receita. 
  • O vazamento do funil: essa métrica informa onde seus alunos em potencial estão saindo do ciclo de compra. Sinalizando um ponto de atenção para correção. Para descobrir essa métrica, acompanhe as taxas de conversão em cada etapa. Eles estão saindo do funil na fase de descoberta (inicial) ou no contato comercial (final)? Identifique onde pode haver uma ponta solta e, então, atue.

Como otimizar a sua força de trabalho a fim de captar mais leads em menos tempo?

O segredo é ter um sistema com informações organizadas em um único lugar, estabelecendo processos por campanhas de prioridade. Você já possui um fluxo de automação de marketing bem planejado para nutrir e captar o seu lead?

Dê o play no vídeo abaixo e entenda mais!

Como otimizar a sua força de trabalho a fim de captar mais leads em menos tempo? - Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo!

Para tornar a sua experiência ainda mais completa, te convidamos a deixar sua opinião nos comentários e a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto,  cresce mais rápido. 😉

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Até a próxima!

Natália de Paula - 5 dicas valiosas para conseguir leads qualificados para instituições de ensino

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. 5 dicas importantes para conseguir leads qualificados na educação. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/leads-qualificados-para-instituicoes-de-ensino. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 15 dezembro). 5 dicas importantes para conseguir leads qualificados na educação. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/leads-qualificados-para-instituicoes-de-ensino