A geração de leads para IEs é fundamental para o crescimento de toda instituição de ensino. Por isso, é essencial planejar, de forma eficiente, quais serão os primeiros passos a fim de atrair a atenção dos interessados e possíveis alunos.

Confira, neste blog post, informações imprescindíveis para você gerar cada vez mais leads e aumentar o seu topo de funil. 

Introdução

Você já ouviu a expressão “em time que está ganhando não se mexe”? Bem, ela é perfeita para ilustrar o que sua instituição de ensino NÃO deve fazer. 

Geralmente, quando ouvimos essa expressão, estamos em um contexto no qual algo está dando muito certo, ou seja, gerando bons resultados. Logo, a necessidade de planejar e implantar novas ações não é tão latente. 

Contudo, quando os resultados vêm acompanhados de necessidades de alterações, é preciso rever a efetividade dessa expressão. 

Mas você deve estar se perguntando… o que isso tem a ver com a minha instituição de ensino? Vou contextualizar para você: mesmo que os resultados da sua IE estejam sendo satisfatórios, sempre é estratégico verificar a necessidade de adequações. Um bom exemplo disso é a geração de leads para IEs.

Mesmo que a sua campanha de captação esteja apresentando bons resultados, ou a sua Gestão de Permanência esteja exercendo um ótimo trabalho na retenção dos alunos, é indispensável pensar no longo prazo. Por isso, é necessário investir na conquista de novos leads. 

Em resumo, é preciso manter um equilíbrio entre os alunos que estão de partida (conclusões de curso, transferências e evasões) e aqueles que estão entrando. Quando essa relação tende de forma exagerada para qualquer um dos lados, algo está errado, sejam suas estratégias de captação ou fatores como a qualidade do ensino e do seu corpo docente, por exemplo. 

Por isso, a geração de leads para IEs deve fazer parte do cotidiano da sua instituição e ser pauta presente nas reuniões diárias. 

Vale destacar que, se aliada às técnicas de atração, uma gestão de leads bem realizada potencializa os seus resultados de captação de alunos no longo prazo.

Pensando no quão fundamental é esse tema para a sua instituição de ensino, nós elencamos dicas valiosas. Assim, você poderá começar o quanto antes a estruturar processos inteligentes de geração de leads para IEs, confira!

O que é geração de leads para IEs?

Já que o nosso assunto de hoje é geração de leads para IEs, o primeiro passo é entender, corretamente, o que seria um lead. 

Em síntese, o conceito de lead refere-se a uma pessoa que demonstrou interesse em um dos cursos da sua instituição, configurando-se, assim, como um potencial aluno. Esse interesse pode ser identificado através de várias ações. Preenchimento de dados em um formulário para recebimento de um material ou uma solicitação de newsletter são alguns exemplos.

Agora que entendemos o conceito de lead, acredito que seja bem mais fácil compreender a ideia de geração de lead para IEs, não é mesmo? Mas para eliminar qualquer dúvida, veja:

Como o próprio nome sugere, geração de leads para IEs é o mesmo que gerar contatos interessados em sua instituição de ensino para a sua base de dados. Esses contatos, por sua vez, serão classificados de acordo com o potencial que eles têm de se tornarem alunos.

A partir dos interesses demonstrados pelos leads e das informações fornecidas, é possível direcionar esforços e recursos da equipe de relacionamento. Isso permitirá que eles priorizem aqueles leads que realmente apresentam chances de se tornarem alunos.

É importante compreender que a geração de leads para IEs deve vir acompanhada de demais processos indispensáveis para a sua conversão, uma vez que eles são interdependentes. Esquematicamente, você pode visualizar os processos da seguinte forma:

Para gerar leads, sua IE pode investir em diferentes canais digitais. De mais simples como redes sociais até softwares mais complexos de automação de marketing, como um CRM.  

Contudo, independentemente do canal utilizado, a geração de leads para IEs baseia-se na utilização de informações relevantes. Tais informações, por sua vez, devem auxiliar a sua IE no mapeamento do comportamento e perfil dos seus potenciais alunos.

Anteriormente, era comum que as empresas investissem seus esforços em pessoas que não configuravam-se como potenciais clientes. Isso acontecia pois não havia um parâmetro de atuação como a definição do perfil do cliente ideal, por exemplo. Mas, graças aos processos de geração de leads para IEs, isso mudou. 

Através de sua utilização, o trabalho das IEs se tornou muito mais eficaz. Isso porque, agora, a atuação não é baseada na premissa de “quanto mais melhor”. Entenda:

Antes, era comum uma instituição de ensino enviar e-mails para 1000 pessoas e ser relevante apenas para 50. Hoje, graças a geração de leads para IEs, é possível definir o perfil do seu potencial aluno e, assim, enviar 50 e-mails e ser relevante para todos ou para a grande maioria deles. 

Por que investir em geração de leads para IEs? 

À medida que você vai trabalhando os leads que já estão em andamento pelo Funil de Captação de Alunos da sua instituição é preciso “recarregá-lo”. Ou seja, é preciso gerar novas oportunidades. Afinal…

Uma coisa é fato: uma IE que não gera leads, não cresce.

Além disso, é essencial estar em contato com seus potenciais alunos. Por isso, é primordial investir em oportunidades que tornem isso possível. Contudo, ações mais diretas como publicidade em massa, anúncios em outdoors, mídias como o rádio, TV e banners em grandes sites, por exemplo, a depender do perfil do seu lead, pode não surtir o efeito esperado. 

Por isso, podemos perceber que a geração de leads para IEs inverte esse processo. Uma vez que faz com que os potenciais alunos se sintam atraídos pela sua instituição de ensino, é possível conquistar a sua confiança e criar um relacionamento sólido e sustentável.

Falando em confiança, preparamos um e-book para você. Nele, você encontra informações essenciais para conquistar de uma vez por todas o seu potencial aluno.

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

Insights: 

“O bom marketing faz com que a empresa pareça esperta. O ótimo marketing faz com que o consumidor pareça esperto.” Joe Cherno

Os desafios de gerar um lead

Como qualquer outro processo em uma instituição de ensino, a geração de leads para IEs apresenta desafios. Por isso, separamos 3 deles para você analisar:

  • Nem todos os interessados são leads

É muito comum enxergar uma pessoa que realizou o download de algum conteúdo no blog da sua instituição como alguém interessado. Todavia, infelizmente, algumas pessoas não passarão de meros visitantes.

Por isso, ao investir em estratégias de geração de lead para IEs é indispensável que você saiba identificar aqueles que realmente possuem algum potencial de se tornarem alunos. Mas como fazer isso? Através da definição das suas personas. Somente dessa forma será possível direcionar seus esforços e evitar a desmotivação das equipes.

  • Alinhamento entre as equipes de Marketing e Vendas

Possuir um bom relacionamento entre as equipes é fundamental para a obtenção de resultados. Quando o assunto é a geração de leads para IEs não é diferente. 

Para gerar  leads é preciso que o trabalho entre as equipes de Marketing e Vendas seja bem definido. Assim, os times conseguirão visualizar o momento em que o “bastão deve ser transferido”. 

Não conhece o conceito de Smarketing Educacional? Ou tem alguma dúvida sobre como ele é capaz de simplesmente revolucionar o desempenho das suas equipes de Marketing e Vendas? Recomendamos que você leia o blog post abaixo. 

6 dicas de Smarketing Educacional - Rubeus

  • Tempo

Sabemos que gerar um lead não é uma tarefa simples. Nesse sentido, na grande maioria das vezes, ela demandará tempo, pois será necessário conhecer o seu potencial aluno.

Semelhantemente a estratégia de Inbound Marketing Educacional, neste momento é preciso ter paciência e planejar (bem) suas formas de atuação. 

Lembre-se: o intuito de gerar leads é estabelecer um relacionamento com eles. Ao direcioná-los abordagens e comunicações falhas, as chances de repeli-los aumentaram consideravelmente e, com isso, suas perdas também serão grandes.

O que fazer antes de gerar um lead

Alguns fatores devem ser considerados antes de dar o pontapé inicial na geração de leads para IEs em sua instituição de ensino, veja os principais:

  • Conheça suas personas

Como vimos, para gerar um lead é preciso saber informações sobre ele. Assim, para que sua estratégia de Marketing Digital seja realmente efetiva, é preciso que ela esteja baseada no mapeamento das suas personas.

Ao defini-las será possível visualizar o perfil dos potenciais alunos em que você deve focar suas estratégias de geração de leads para IEs.

Podemos dizer que conhecer as personas da sua instituição de ensino é uma das principais chaves para o sucesso das campanhas de marketing. Isso se deve ao fato de que é muito mais vantajoso para as IEs investir na comunicação direcionada do que generalizá-la.

Leia mais sobre esse assunto acessando o nosso blog post 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas. Ou, se preferir, solicite o nosso e-book:

Exemplos de Personas por Instituição de Ensino - Rubeus

  • Planeje sua estratégia

Assim como qualquer ação, é fundamental que você planeje bem a estratégia que será utilizada. 

Tenha em mente que, em uma estratégia de marketing, é preciso que cada passo seja registrado e mensurado. Assim, definir ações futuras ficará muito mais fácil, bem como quantificar o seu ROI (Retorno do Investimento).

Ao possuir seus objetivos e metas bem definidos será possível nortear a sua atuação. Além disso, não dispense um bom planejamento estratégico, ele ajudará a definir ações que trarão resultados no curto e longo prazo. Além de cooperar para o alcance das metas estabelecidas previamente. 

Em nosso e-book Planejamento estratégico para IEs: tudo que você precisa saber, te damos dicas valiosas sobre como estruturar um eficiente planejamento estratégico na prática + 2 modelos prontos para você se inspirar. Para baixá-lo, clique na imagem abaixo. 

CTA - Planejamento estratégico - Rubeus

  • Utilize o Funil de Captação de Alunos

O Funil de Captação de Alunos é uma ferramenta essencial para representar a trajetória de um potencial aluno até a efetivação da compra. 

Ele possibilita que a equipe de Marketing visualize e acompanhe a “evolução” do lead em sua Jornada de Compra Educacional. Dessa forma, ele é bem útil para direcionar a produção de conteúdos estratégicos.

Vale a pena ressaltar que o Inbound Marketing para educação se configura como um dos principais processos desenvolvidos na metodologia de Marketing de Conteúdo Educacional

“O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” Marcus Sheridan

Inbound pode ser entendido como toda ação realizada pela sua instituição de ensino. Em resumo, ele possui o intuito de atrair o interesse dos seus potenciais alunos através de ações sutis de nutrição. Por isso, o conteúdo é um importante fator a ser utilizado no processo de geração de leads para IEs.

Lembre-se: ao produzir o conteúdo que será oferecido, tenha sempre em mente o conceito das etapas presentes no funil. Isso te ajudará na hora de definir quais conteúdos serão relevantes para cada potencial aluno, de acordo com sua etapa de compra.

Caso você queira se aprofundar em algum conceito visto nessa dica, nós separamos alguns materiais:

Mas, afinal, como gerar leads?

Ao contrário do que muitos pensam, a geração de leads para IEs pode ser mais simples do que o esperado. Confira algumas dicas de poderosas ferramentas para começar hoje mesmo a investir nessa estratégia:

  • Blog para instituições de ensino

Possuir um blog para instituições de ensino é essencial para a sua estratégia de geração de leads para IEs. Com ele, você poderá criar conexões relevantes com os seus visitantes e gerar valor ao seu serviço.

Além disso, ele pode ser utilizado para armazenar conteúdos relevantes capazes de solucionar as principais dúvidas dos potenciais alunos, bem como ajudá-los a entender melhor o papel desempenhado por sua instituição no cenário educacional. 

Outro ponto positivo é o fato de que no blog é possível direcionar conteúdos. Desse modo, é possível atender cada uma das etapas da Jornada de Compra Educacional dos seus potenciais alunos. 

Ademais, ele proporciona a possibilidade da sua IE ser vista como referência ao mostrar todo o seu know-how, sem esquecer de gerar valor para os potenciais alunos.

“Independente de qualquer outra coisa, a primeira coisa que eu faria para começar nas redes sociais é um blog.” Chris Brogan

Para saber mais sobre essa estratégia, acesse o nosso blog post:

CTA: Blog para instituições de ensino - Rubeus

  • Website institucional

Semelhante ao blog, possuir um website é essencial. 

Veja: o lead é “educado” pelo seu blog. Posteriormente, ele irá procurar por informações relevantes a fim de efetivar a sua decisão de compra. E advinha? O website da sua IE deve ser capaz de fazer isso. Logo, é preciso haver informações estratégicas que sejam capazes de despertar o desejo de inscrever-se ou matricular-se em sua instituição.

Lembre-se: seu website e seu blog são os  cartões de visita da sua instituição. Portanto, é preciso assegurar que a experiência proporcionada seja de alto nível e que todas as informações sejam relevantes e de fácil acesso. 

Acessando este blog post, você terá acesso a dicas e insights sobre como promover uma experiência de alto nível para os seus potenciais e atuais alunos. Confira!

Marketing de Experiência Educacional - Rubeus

  • Redes sociais 

As redes sociais não são o principal meio no qual acontece a geração de leads para IEs. Contudo, muitas oportunidades de negócios podem ser geradas através delas. Isso porque é possível despertar o interesse dos leads e, assim, atraí-los para outros canais de contato como o blog ou o website, por exemplo.

Em suma, você pode investir em diferentes formas nas redes sociais, veja

  • Mídias pagas (anúncios em redes sociais); 
  • Co-Marketing (parcerias com segmentos complementares);
  • Digital influencers (anúncios a partir de pessoas que exercem influência).

Em nosso Guia Completo: Instagram para instituições de ensino você encontrará tudo o que precisa saber para tornar o perfil da sua IE uma verdadeira máquina de geração de leads para IEs.

Estratégias para geração de leads: landing pages poderosas

As landing pages são páginas 100% focadas em conversão. Assim, o principal objetivo delas é capturar leads para as instituições de ensino. 

Por isso, a ideia é que, nessas páginas, você ofereça um conteúdo ou material de valor e, em troca, os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, consequentemente, se tornem leads. 

Veja o que não pode faltar em uma landing page poderosa:

Ao clicar AQUI, você tem acesso a uma de nossas landing pages para se inspirar.

Plataforma Rubeus: podemos te ajudar

A Rubeus entende a necessidade da sua instituição de ensino em gerar leads. Por isso, oferecemos uma solução de CRM específica para educação. Ela já ajuda instituições de ensino de todo o Brasil a melhorarem a sua captação e permanência dos alunos. Com ele, é possível aumentar a receita e diminuir os custos com o auxílio da tecnologia. 

Além disso, acreditamos que a geração de leads é um dos pilares indispensáveis para a sobrevivência e crescimento de qualquer instituição de ensino. Através de uma ferramenta capaz de direcionar os esforços, obter e gerenciar informações é muito mais fácil.

Conheça mais sobre a Plataforma Rubeus acessando nosso blog post:

Conheça o CRM Educacional ideal para sua instituição de ensino - Rubeus

Conclusão

A geração de leads é crucial para obter bons resultados na captação de alunos da sua instituição de ensino. Dessa forma, é essencial desenvolver ações capazes de atrair os potenciais alunos.

Embora hajam alguns desafios na geração de leads. A definição de personas, a utilização de ferramentas estratégicas como blogs, sites e redes sociais bem como a produção de um conteúdo realmente poderoso são alguns exemplos.

Agora que você sabe como potencializar a geração de leads da sua instituição de ensino, não vai ficar parado, não é mesmo? Mãos à obra e, se acaso você tenha alguma dúvida, fale com um de nossos consultores, é fácil, prático e gratuito, basta clicar AQUI.

Esse material serviu para te inspirar? Que tal enviá-lo para alguém da sua equipe? Afinal, um time que aprende em conjunto, cresce mais rápido. 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.