A presença digital migrou de uma opção ou um diferencial para uma obrigação em empresas que buscam crescimento e autoridade ante o mercado. No que tange o cenário educacional não é diferente: a construção de percepções e a interação dos potenciais alunos com a instituição de ensino começa muito antes do dia da realização do processo seletivo, seu início está nos primeiros contatos com os canais digitais da IE. Por isso, reunimos neste conteúdo, 5 dicas sobre como criar um site educacional que atraia leads e atue como facilitador para a captação de alunos. Confira!

Introdução

É inegável a influência que a internet exerce sobre a vida das pessoas, principalmente sobre os jovens. De acordo com uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil, cerca de 89% das crianças e dos adolescentes são usuários de Internet. Esse número demonstra não somente o quão necessário é estar presente nos canais digitais, mas também a importância de utilizá-los estrategicamente.

Portanto, podemos concluir que a experiência digital é primordial para incentivar os potenciais alunos a avançarem (ou não) no processo de decisão de inscrição ou matrícula

Além disso, a conversão de leads é um processo longo. Por isso, deve ser dividido em etapas. A cada etapa, a condução do interessado ocorre em diversos canais. O objetivo sempre deve ser levá-lo a dar o próximo passo em direção à matrícula. 

Dentre os diversos canais digitais que podem ser utilizados, está o site educacional. Ele é uma importante estratégia de captura de leads. E é sobre ele que abordaremos neste conteúdo.

A importância de criar um site educacional

Creio que você, assim como eu, já procurou informações sobre um produto verificando o site dele, não é mesmo? Acredito também que você já desistiu de uma compra, assim como também já se interessou ainda mais pelo produto depois de achar o site otimizado, robusto e bonito visualmente. Deixa eu adivinhar, acertei, né?

Insights

Isso acontece com todo mundo porque o site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva, quanto negativamente. Por isso, quem não investe em ações voltadas para a otimização e melhoria desta ferramenta tende a obter uma taxa de conversão muito pequena.

Além disso, segundo levantamentos realizados pelo Google, a internet se tornou uma ferramenta para realização de comparações. Ou seja, as pessoas estão muito menos interessadas no produto ou serviço mais “barato” e muito mais inclinadas ao “melhor”, veja:

Gráfico "barato" x "melhor" - Google

No âmbito educacional é possível perceber que a influência de um site otimizado é ainda mais elevada. Por envolver uma decisão complexa e o investimento de um alto valor a longo prazo, o site da instituição deve ser capaz de transmitir segurança e persuadir o lead, levando-o a dar o próximo passo em sua Jornada de Compra

Vantagens de possuir um site educacional

Em resumo, as vantagens da criação de um site educacional são:

  • Fonte de informações para leads e potenciais alunos (modalidades, preços, datas);
  • Melhoria das estratégias de geração de leads e captação de alunos;
  • Maior alcance (por trabalhar a eliminação das barreiras geográficas);
  • Autoridade de mercado (IEs referência).

| Material complementar

Conseguir identificar, conduzir à inscrição e converter em matrículas toda a Demanda Reprimida Educacional presente no website das instituições de ensino, é um grande desafio. Mas esse processo pode se tornar uma grande estratégia para captação de alunos, confira como realizar isso!

Demanda Reprimida Educacional - Rubeus

Como criar um site educacional: etapas iniciais 

Quando o assunto é como criar um site educacional mapear as etapas iniciais é fundamental. Por isso, veja alguns pontos que você não pode deixar de considerar:

1) Defina o objetivo do seu site e quais informações serão disponibilizadas;

Quando trata-se de como criar um site educacional, a definição de objetivos é primordial para o seu sucesso. Por isso, essa é a primeira etapa. Certifique-se de que, ao construir o seu site educacional, você ressalte informações relevantes para os seus leads. 

2) Registre um nome de domínio;

Lembre-se: opte por um nome intuitivo e uma URL amigável. Além disso, priorize a extensão “.com.br”. Por ser mais popular, ficará mais fácil para os visitantes lembrarem do seu site.

3) Escolha o serviço de hospedagem

Há diversos tipos de hospedagem de sites. Entretanto, tudo depende do tamanho do seu site e de quanto você quer investir.

4) Faça um Benchmarking

Uma boa prática é verificar sites de instituições concorrentes (regionais ou até mesmo nacionais) e analisar quais pontos podem ser adotados pela sua IE e como replicá-los de forma ainda mais competente.

5) Atente-se às boas práticas de Conversion Rate Optimization (CRO)

Há pontos indispensáveis para a criação e manutenção de um site educacional voltado à conversão, veremos algumas delas a seguir.

| Material complementar

Ao entrar em um website, qual é o primeiro fator que você observa?

Ao entrar em um website, qual é o primeiro fator que você observa? - Rubeus

Taxa de conversão

Em suma, a taxa de conversão demonstra quantos dos seus visitantes estão sendo convertidos e se tornando alunos. A base de cálculo é bem simples, veja: 

Basta dividir o número do investimento mensal da sua instituição, a fim de gerar visitas, pelo total de visitas “convertidas” que você recebe durante todo mês, e pronto. 

Taxa de conversão: cálculo - Rubeus

A cada etapa, a condução do estudante ocorre em diversos canais, sempre com o objetivo de levá-lo a dar o próximo passo em direção à matrícula. Veja como acontece esquematicamente no Funil de Captação

Otimização de Taxa de Conversão

A prática de Conversion Rate Optimization (CRO), conhecida como CRO, é capaz de aumentar o número de visitantes que entram nos websites e convertem.

Através dela, a condução do site flui de forma mais natural e intuitiva. E, assim, impacta diretamente o tráfego, traduzindo-se em vendas e em menos oportunidades perdidas. Mas como isso é possível? Por meio de vários mecanismos, entre eles:

  • Construção de poderosos argumentos comerciais com discurso mercadológico;
  • Aplicação de boas práticas de condução;
  • Adoção de CTAs que atendam os principais momentos de decisão da sua persona;
  • Consideração do dia a dia das personas da sua instituição.

Como criar um site educacional: 5 dicas indispensáveis

  • Tenha atenção à responsividade do seu website

Nossa dica número um é essencial quando o assunto é como criar um site educacional. Isso porque, atualmente, as pesquisas através de smartphones são uma realidade. Por esse motivo, é primordial manter seus esforços de marketing compatíveis com os dispositivos móveis. 

O primeiro passo é verificar se seu website é compatível com eles. Caso não seja, é essencial que você o altere (o quanto antes). Isso porque a maioria do seu público-alvo usará seus smartphones para navegar na web. 

Veja como é a experiência do usuário em um website não responsivo:

Responsividade do seu website

  • Utilize CTAs estratégicos

Através de CTAs (Call To Action) que atendam cada etapa da Jornada de Compra Educacional, todo o processo de atração de leads pode ser otimizado. Por isso, posicione-os de forma estratégica em seu site educacional e aumente o número de potenciais alunos identificados antes mesmo da inscrição.

Que tal ter acesso a vários exemplos de CTAs para incorporar ao seu site? Confira nosso conteúdos sobre o assunto: Passo a passo para criar Chamadas para Ação que convertem

  • Posicione o gatilho de “inscreva-se” de forma acessível durante toda a navegação

Nossa próxima dica sobre como criar um site educacional envolve o estímulo à ação!

Muitos interessados acessam o site da sua instituição todos os meses. Em suma, eles são divididos em três grupos: os que estão pesquisando sobre a possibilidade de realizar um curso superior, os que estão avaliando a sua instituição e os decididos a fazer sua inscrição. 

Portanto, manter o gatilho mental “Inscreva-se” disponível durante toda a experiência do visitante (afixado na barra superior, por exemplo) é facilitar esse passo para os decididos, inclusive aqueles que decidiram-se durante a navegação.

| Material complementar

Já percebeu que a maioria das ações que realizamos diariamente acontecem de maneira automática? Nesse conteúdo vamos te mostrar como utilizar isso a favor da sua captação de alunos, através de dicas sobre como usar gatilhos mentais na educação. Confira!

  • Identifique inscrições incompletas

60% dos interessados desistem durante o primeiro preenchimento da ficha de inscrição. Seja pela indecisão da escolha do curso, por interrupções externas ou, até mesmo, por não terem em mãos todos os dados necessários. 

Para identificar as inscrições incompletas e manter contato posterior com esses potenciais alunos, a fim de resgatá-los, o melhor formato de uma ficha de inscrição é aquela dividida em etapas. Aliás, na primeira etapa devem estar somente os dados de contato do candidato.

Entenda mais sobre o assunto:

Ficha de Inscrição Educacional - Rubeus

  • Disponibilize atendimento one to one

A grande maioria das pessoas entram em um website e esperam conseguir responder suas perguntas. Seja mediante um material já disponibilizado ou um contato com alguém que possa responder ao seu questionamento. 

Por isso, utilizar chats on-line ou disponibilizar o WhatsApp em seu site é essencial para tornar a experiência de navegação do lead mais efetiva. Além de promover um contato mais próximo com ele.

A Rubeus, por exemplo, possui um chat. Qualquer potencial cliente ou atual cliente pode acessar e entrar em contato conosco, de forma rápida, a qualquer momento. 

Quando implementada de maneira eficaz, essa “via rápida” pode acelerar o esclarecimento de dúvidas. Além disso, pode “estabelecer de cara” uma relação de confiança por um atendimento rápido e eficiente. 

Utilize chats on-line

Mapeamento da Experiência Digital

Sua instituição de ensino já possui um site, mas ainda tem aquela dúvida se ele realmente tem contribuindo para a conversão de leads? Então solicite agora nosso mapeamento gratuito da experiência digital do seu site educacional.

Mapeamento da Experiência Digital - Rubeus

Nele, ressaltamos mais 10 boas práticas capazes de te dar uma visão do que precisa ser melhorado e potencializado no website da sua instituição de ensino.

Como esse diagnóstico é personalizado, nós separamos um período específico para a sua produção. Assim que abrirmos o período de solicitação, enviaremos o seu mapeamento. Mas só poderemos enviá-lo se você solicitar o seu agora mesmo!

Mapeamento de experiência digital da sua IE - Rubeus

 A união perfeita: blog para instituições de ensino + site educacional

O blog é uma poderosa ferramenta capaz de potencializar o trabalho e estratégias de toda equipe de marketing. Ele aumenta as chances da sua IE obter bons resultados (mesmo fora dos períodos de processos seletivos).

O que acontece é que ambos, site educacional e blog, devem ser utilizados por sua instituição de ensino. A dinâmica é: o blog atua como uma forma de “educar” e nutrir o lead, ao passo que o website trabalha uma abordagem mais comercial. Ou seja, você conduz o lead, nutrindo-o com conteúdos específicos que atendam as suas dores do blog para o site. 

No blog é interessante trabalhar a produção de conteúdos. Você pode fazer isso por meio de Marketing de Conteúdo aliado ao Inbound Marketing. E lembre-se se sempre aplicar técnicas de Copywriting, ou escrita persuasiva.

Reunião

Quando o assunto é como criar um site educacional, percebe-se que muitas instituições de ensino possuem um site. Contudo, não é otimizado e nem possui a estratégia voltada para a conversão. Ou seja, a IE possui um site “por possuir”. 

Além disso, outro ponto de atenção é o fato de que algumas instituições de ensino separam um espaço destinado à notícias em seu site educacional. Por isso, o consideram como um blog. Mas não é. Um blog não é apenas um espaço para abordar notícias sobre sua IE. Em síntese, ele deve ser utilizado para nutrir o lead, direcionando-o conteúdos específicos de acordo com sua etapa do Funil de Captação de Alunos. 

Saiba mais sobre o blog para instituições de ensino e veja 4 motivos para adotar esse canal digital:

CTA: Blog para instituições de ensino - Rubeus

Rubeus Academy: CRO e Jornada de Compra

Você sabia que a demanda reprimida vinda do seu site educacional pode ser uma poderosa fonte de captação de alunos capaz de aumentar a receita da sua instituição?

Nesta série de vídeos da Rubeus Academy, nosso CEO, @braulio.vieira e o CPO, @matheus.a.amaral, conversam sobre CRO e Jornada de compra. Dê o play no vídeo e confira! 😀 

Conclusão

Como criar um site educacional é um dos principais questionamentos das instituições de ensino. Dessa forma, é preciso executar diferentes passos. Dentre eles está o planejamento, a definição de um domínio, a realização de Benchmarking, a escolha por uma hospedagem que seja realmente segura e a adoção de práticas de Conversion Rate Optimization.

A taxa de conversão, por sua vez, é um indicador que permite visualizar o quão efetivo tem sido o site educacional. Ela é calculada através da divisão do número do investimento mensal da instituição, a fim de gerar visitas, pelo total de visitas “convertidas” que recebe durante todo mês. 

Vimos algumas dicas indispensáveis quando o assunto é como criar um site educacional. A atenção à responsividade do site, a adoção de chats on-line, a utilização de gatilhos mentais, a importância de identificar inscrições incompletas, são algumas.

Por fim, destacamos a união estratégica entre o blog e o site e como ambos atuam juntos para a geração de leads.

Agora queremos saber de você: sua instituição de ensino já possui um site educacional otimizado? Conte-nos sua experiência! 

Leia também:

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE.
Como usar o LinkedIn na educação: construindo uma LinkedIn Page atrativa;
Guia Completo: Instagram para instituições de ensino.
Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.