Você sabia que um site ineficaz pode ser a causa para inscrições incompletas, baixa taxa de conversão, insatisfação e até mesmo a desistência dos leads? Por isso, neste post abordaremos como um site educacional ineficaz pode trazer consequências extremamente negativas à sua IE. Chegou a hora de turbinar o site da sua instituição de ensino! Confira! ✅👊
Tempo aproximado de leitura: 7 – 10 minutos
Introdução
Em meio às incertezas que a pandemia causou, uma coisa é certa: a comunicação e o relacionamento com seus potenciais e atuais alunos no meio digital tiveram que se adaptar e serem otimizados. Sendo assim, possuir um site educacional ineficaz já não é mais aceitável.
Em suma, estruturar um bom site, que tenha como principal objetivo contribuir com a atração e conversão de alunos e o contato com os estudantes, não é mais uma simples vantagem e sim uma prioridade. Isso significa que ignorar a importância de um bom site institucional é ignorar mais receitas.
Para captar alunos dentro do seu site, é necessário identificar os interessados antes que eles saiam e sejam considerados perdidos e, a partir daí, conduzi-los a uma ação através do uso de um CTA estratégico.
Um dos fatores primordiais em um bom marketing para captação de alunos é oferecer uma experiência positiva em todos os pontos de contato. Possuir um site voltado à conversão é uma das premissas básicas para isso. Assim, pensando nisso, reunimos algumas das principais consequências de um site educacional ineficaz, além de dicas e conteúdos complementares.
Conheça o Carlos e a sua experiência com um site educacional ineficaz
Carlos acabou de concluir o ensino médio. Desde que era pequeno, ele tinha certeza que queria ser um contador como o seu pai, até o dia 26 de dezembro, quando deparou-se com uma inscrição de vestibular pela primeira vez.
Eram 7h15min da manhã e ele estava no ônibus a caminho da escola. Um outdoor chamou a sua atenção. Ele dizia “Realize nosso vestibular – seu futuro está aqui!”.
Carlos, interessado e curioso, aproveitou para procurar a IE no Instagram. Logo após dar uma conferida rápida no perfil, ele notou que não haviam muitas postagens, então decidiu entrar no site e conferir se a IE ofertava o curso dos seus sonhos. 📳
Enquanto a página carregava lentamente, a sua curiosidade e entusiasmo iam acabando… Essa demora no carregamento ou ainda, a falta de responsividade no website, poderiam levar Carlos à desistência. Aliás, é impressionante o elevado número de faculdades que até hoje não possuem um portal de inscrições para seu processo seletivo acessível e com layout agradável para dispositivos móveis.
Como Carlos poderia acessar aquele site? Ele teria que anotar a URL para acessar do seu computador quando chegasse em casa depois da aula de biologia? Será que ele realmente faria isso? 😕
Bom, enquanto o site carregava, a opinião de Carlos sobre a faculdade se formava. Quanto mais lento era o carregamento, mais lenta parecia a faculdade. Ademais, o sentimento de frustração e quebra de expectativa começava a ser formado em Carlos, levando-o a colocar aquela instituição em última posição em sua lista de opções.
😥 Após longos minutos, o site abriu. Havia lá a opção de 18 cursos diferentes, dentre eles o curso de Ciências Contábeis. Pelo sim, pelo não, Carlos clicou em “Inscreva-se”, foi quando abriu-se um formulário enorme, semelhante ao abaixo:
😲Nossa! Eram tantos dados solicitados. Carlos nunca tinha respondido a um formulário tão grande assim. Antes mesmo de terminar, o ônibus chegou ao seu ponto e ele resolveu pensar um pouco mais sobre o assunto antes de realmente inscrever-se.
⚠️ Moral da história: experiências negativas geralmente significam desistências.
💭 Te convido a ponderar sobre os principais motivos que levaram à desistência do estudante:
A) Site educacional ineficaz + Instagram não otimizado + Falta de vontade de Carlos;
B) Instagram não otimizado + Formulário de inscrição estratégico;
C) Falta de paciência de Carlos;
D) Site educacional ineficaz + Instagram não otimizado + Formulário para inscrição não dividido em etapas estratégicas.
Escolheu?
Se pararmos para analisar todos os “erros” cometidos pela instituição de ensino do exemplo, chegaremos à letra D.
Cada um dos erros cometidos pela instituição contribuíram para a desistência do Carlos. Além disso, percebemos que a divulgação do processo seletivo (nesse caso, o outdoor) traz um potencial aluno até a “porta” da instituição. Entretanto, é a experiência que ele tem ao abrir a página do site que define se ele fica ou não.
Ademais, infelizmente, é típico de sites educacionais, que se propõem a vender cursos pela internet, apresentarem esse defeito. O lado negativo é que compromete os resultados, e esse impacto tende a se maximizar com o passar do tempo.
🤔 Não seria interessante oferecer a esse potencial aluno um site de carregamento rápido e acessível por smartphones? Ou mais do que isso, não seria interessante perguntar seu nome, e-mail e telefone e armazená-los antes de quaisquer outros dados de inscrição?
Material complementar: como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito
Ainda não sabe como otimizar o seu website? Então confira nosso conteúdo com 5 dicas sobre como criar um site educacional que atraia leads e atue como facilitador para a captação de alunos.
Consequências de um site educacional ineficaz
Em suma, quando você se depara com um site “bagunçado”, a imagem da empresa ou do proprietário não fica manchada? Se você desejava um serviço ou um produto, poderá começar a duvidar da qualidade e até desistir da compra.
Agora pense nesses pontos para o caso de sites voltados à instituições de educação. A importância de obter mecanismos práticos para gerar leads é ainda mais fundamental, pois você estará lidando com estudantes interessados na melhor escolha para o seu futuro. E, na maioria das vezes, estamos falando de pessoas instruídas, com um senso crítico mais apurado.
Muitos estudantes reclamam dos portais de universidades, alegando que eles são complexos e nada amigáveis. Isso é perceptível quando entramos em alguns endereços da web. Logo percebemos que os desenvolvedores não se importaram em criar um espaço exclusivo para o pré-vestibulando, por exemplo.
Além disso, colocam muitas informações na tela, em letras miúdas, com opções clicáveis em todo canto possível. Dessa forma, os espaços dos estudantes veteranos, calouros, docentes, visitantes e pré-vestibulandos acabam virando apenas um.
Mas então, como resolver isso? 🤔
A solução está no Marketing Educacional
Em resumo, a página inicial do site é como a fachada na entrada de uma instituição. Ao invés de investirem na estética e na funcionalidade, com portais de acesso evidentes e opções claras, os desenvolvedores têm apostado na complexidade.
Se seu objetivo é vender cursos pela internet, por exemplo, deverá facilitar o caminho do visitante para a página de vendas. Além disso, precisa capturar, de forma amigável, seu e-mail para promover o contato.
Assim, ao invés de se ter um sistema arcaico, lento e rígido, estruture um ambiente moderno, prático e rápido. Dessa forma, a conquista do aluno será mais rápida, as vendas serão melhores e a imagem da marca ganhará com isso.
Ademais, crie soluções específicas para cada tipo de visitante. Aliás, se os sites de universidade aplicassem isso, os alunos estariam muito mais satisfeitos e não perderiam tanto tempo “investigando” como chegar ao que lhes interessa.
Invista em um design claro e organizado hierarquicamente, de maneira que o mais importante seja mais bem notado. Além disso, o site precisa ser responsivo, ou seja, funcionar em qualquer aparelho, seja computadores, smartphones ou tablets.
➡️ Todas essas soluções você pode aplicar com a ajuda do Marketing Educacional. Em resumo, ele trabalha e otimiza diversas variáveis para captação de alunos. Leia mais sobre o Marketing na educação e sua importância para os resultados da sua IE:
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
😃 Quais estratégias você vai adotar no site da sua instituição de ensino? Compartilhe conosco nos comentários.
Sucesso!
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Site educacional ineficaz: entenda como isso pode estar afetando (e muito) os seus resultados. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/site-educacional-ineficaz/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2020, 10 dezembro. Site educacional ineficaz: entenda como isso pode estar afetando (e muito) os seus resultados. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/site-educacional-ineficaz/