Você sabia que um site ineficaz pode ser a causa para inscrições incompletas, baixa taxa de conversão, insatisfação e até mesmo a desistência dos leads? Hoje abordaremos como um site educacional ineficaz pode trazer consequências extremamente negativas à sua IE. Confira!

Um dos fatores primordiais em um bom marketing para captação de alunos é oferecer uma experiência positiva em todos os pontos de contato. Possuir um site voltado à conversão é uma das premissas básicas para isso. Pensando nisso, nesse conteúdo, reunimos algumas das principais consequências de um site educacional ineficaz, além de dicas e conteúdos complementares. Boa leitura e bons insights! 

Introdução

Em meio às incertezas que a pandemia causou, uma coisa é certa: a comunicação e o relacionamento com seus potenciais e atuais alunos no meio digital tiveram que se adaptar e serem otimizados. Sendo assim, possuir um site educacional ineficaz já não é mais aceitável

Estruturar um bom site, que tenha como principal objetivo contribuir com a atração e conversão de alunos e o contato com os estudantes, não é mais uma simples vantagem, e sim uma prioridade. Isso significa que ignorar a importância de um bom site institucional é ignorar mais receitas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para captar alunos dentro do seu site, é necessário identificar os interessados antes que eles saiam e sejam considerados perdidos e, a partir daí, conduzi-los a uma ação através do uso de um CTA estratégico.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ainda tem dúvidas sobre o impacto negativo de um site educacional ineficaz? Então confira o exemplo abaixo:

Conheça o Carlos

Carlos acabou de concluir o ensino médio.  Desde que era pequeno, ele tinha certeza que queria ser um contador, como seu pai, até o dia 26 de dezembro, quando deparou-se com uma inscrição de vestibular pela primeira vez.

Eram 7h15min da manhã e ele estava no ônibus a caminho da escola. Um outdoor chamou sua atenção. Ele dizia “Realize nosso vestibular – seu futuro está aqui!”. 

Carlos, interessado e curioso, aproveitou para procurar a IE no Instagram. Logo após dar uma conferida rápida no perfil, ele notou que não haviam muitas postagens, então decidiu entrar no site e conferir se a IE ofertava o curso dos seus sonhos.

[Novembro] Boletim informativo para instituições de ensino

Enquanto a página carregava lentamente sua curiosidade e entusiasmo iam acabando… Essa demora no carregamento ou ainda, a falta de responsividade no website, poderiam levar Carlos à desistência. Aliás, é impressionante o elevado número de faculdades que até hoje não possuem um portal de inscrições para seu processo seletivo acessível e com layout agradável para dispositivos móveis.

Como Carlos poderia acessar aquele site? Ele iria anotar a URL para acessar do seu computador quando chegasse em casa depois da aula de biologia? Será que ele realmente faria isso? 

Bom, enquanto o site carregava, a opinião de Carlos sobre a faculdade se formava. Quanto mais lento era o carregamento, mais lenta parecia a faculdade. O sentimento de frustração e quebra de expectativa começava a ser formado em Carlos, levando-o a colocar aquela instituição em última posição em sua lista de opções.

Após longos minutos, o site abriu, havia lá a opção de 18 cursos diferentes, dentre eles o curso de Ciências Contábeis. Pelo sim, pelo não, Carlos clicou em “Inscreva-se”, foi quando abriu-se um formulário enorme, semelhante ao de baixo: 

Ficha de inscrição não otimizada - Rubeus

Nossa! Eram tantos dados solicitados. Carlos nunca tinha respondido a um formulário tão grande assim. Antes mesmo de terminar, o ônibus chegou ao seu ponto e ele resolveu pensar um pouco mais sobre o assunto antes de realmente inscrever-se.

Moral da história: experiências negativas geralmente significam desistências

Te convido a ponderar sobre os principais motivos que levaram à desistência do estudante:

   A) Site educacional ineficaz + Instagram não otimizado + Falta de vontade de Carlos;

   B)  Instagram não otimizado + Formulário de inscrição estratégico;

   C) Falta de paciência de Carlos;

   D) Site educacional ineficaz + Instagram não otimizado + Formulário para inscrição não dividido em etapas estratégicas. 

Escolheu? 

Se pararmos para analisar todos os “erros” cometidos pela instituição de ensino do exemplo, chegaremos à letra D. 

Cada um dos ”pecados” cometidos pela instituição contribuíram para a desistência do Carlos. Além disso, percebemos que a divulgação do processo seletivo (nesse caso, o outdoor) traz um potencial aluno até a “porta” da instituição. Entretanto, é a experiência que ele tem ao abrir a página do site que define se ele fica ou não.

É típico de sites educacionais, que se propõem a vender cursos pela internet, apresentarem esse defeito. O lado negativo é que compromete os resultados, e esse impacto tende a se maximizar com o passar do tempo.

Não seria interessante oferecer a esse potencial aluno um site de carregamento rápido e acessível por smartphones? Ou mais do que isso, não seria interessante perguntar seu nome, e-mail e telefone e armazená-los antes de quaisquer outros dados de inscrição?

| Material complementar:

Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito

Ainda não sabe como otimizar o seu website? Então confira nosso conteúdo com 5 dicas sobre como criar um site educacional que atraia leads e atue como facilitador para a captação de alunos. 

Como criar um site educacional: 5 dicas primordiais para fazer isso bem feito - Rubeus

Consequências de um site educacional ineficaz

Quando você se depara com um site “bagunçado”, a imagem da empresa ou do proprietário não fica manchada? Se você desejava um serviço ou um produto, poderá começar a duvidar da qualidade e até desistir da compra.

Agora pense nesses pontos para o caso de sites voltados à instituições de educação. A importância de obter mecanismos práticos para gerar leads é ainda mais fundamental, pois você estará lidando com estudantes interessados na melhor escolha para o seu futuro. E, na maioria das vezes, estamos falando de pessoas instruídas, com um senso crítico mais apurado.

Site educacional ineficaz - Rubeus

Muitos estudantes reclamam dos portais de universidades, alegando que eles são complexos e nada amigáveis. Isso é perceptível quando entramos em alguns endereços da web. Logo percebemos que os desenvolvedores não se importaram em criar um espaço exclusivo para o pré-vestibulando, por exemplo.

Além disso, colocam muitas informações na tela, em letras miúdas, com opções clicáveis em todo canto possível. Nesse contexto, os espaços dos estudantes veteranos, calouros, docentes, visitantes e pré-vestibulandos acabam virando apenas um

Mas então, como resolver isso?

A solução está no Marketing Educacional

A página inicial do site é como a fachada na entrada de uma instituição. Ao invés de investirem na estética e na funcionalidade, com portais de acesso evidentes e opções claras, os desenvolvedores têm apostado na complexidade.

Se seu objetivo é vender cursos pela internet, por exemplo, deverá facilitar o caminho do visitante para a página de vendas. Além disso, precisa capturar, de forma amigável, seu e-mail para promover o contato

Ao invés de se ter um sistema arcaico, lento e rígido, estruture um ambiente moderno, prático e rápido. A conquista do aluno será mais rápida, as vendas serão melhores e a imagem da marca ganhará com isso.

Crie soluções específicas para cada tipo de visitante. Se os sites de universidade aplicassem isso, os alunos estariam muito mais satisfeitos e não perderiam tanto tempo “investigando” como chegar ao que lhes interessa.

Invista em um design claro e organizado hierarquicamente, de maneira que o mais importante seja mais bem notado. Além disso, o site precisa ser responsivo, ou seja, funcionar em qualquer aparelho, seja computadores, smartphones ou tablets.

Imagem ilustrativa - Rubeus

Todas essas soluções você pode aplicar com a ajuda do Marketing Educacional, que trabalha e otimiza diversas variáveis para captação de alunos. Leia mais sobre o Marketing na educação e sua importância para os resultados da sua IE: 

O grande desafio

É evidente, então, que um dos grandes desafios das instituições de ensino é justamente oferecer uma experiência memorável ao seu potencial aluno, sem perder consistência e informações relevantes que serão utilizados na matrícula.

Pensando nisso, é fundamental possuir uma visão panorâmica de como está a otimização do site educacional. Mas, como fazer isso? Através de um diagnóstico estratégico que elenque boas práticas capazes de lhe dar uma visão do que precisa ser melhorado e/ou potencializado no website da sua instituição de ensino. 

A Rubeus entende o quão prejudicial um site educacional ineficaz pode ser para sua IE. Por isso, criamos um mapeamento da experiência digital que proporciona justamente essa visão estratégica do seu site, de forma 100% gratuita!

Mapeamento da Experiência Digital - Rubeus

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Mapeamento de experiência digital da sua IE - Rubeus

Solicitou? Então agora queremos saber de você! Após essa análise você acha que sua instituição possui um site educacional ineficaz? Conte-nos a sua experiência!

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