Marketing na educação: como utilizar essa estratégia para captar mais

Ações de Marketing na educação têm o poder de melhorar a captação de alunos das instituições de ensino. Contudo, é preciso muito esforço, pesquisa, planejamento e um bom know-how das melhores práticas e do momento mais estratégico de u-las.

Quer conhecer ações capazes de melhorar a captação de alunos da sua IE? Este blog post pode te ajudar. Reunimos conceitos, benefícios e dicas. Além disso, disponibilizamos um e-book exclusivo com 10 dicas importantes para enriquecer o processo seletivo da sua IE. Boa leitura e bons insights!

*Conteúdo atualizado em 14/10/21

Introdução

Igual a todo negócio, uma instituição de ensino também precisa investir em ações eficientes na hora de captar e reter alunos. 

Questões como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), políticas governamentais de financiamento estudantil (Fies) e a grande concorrência do mercado educacional tornam o desafio de captar ainda maior.

Demais questões como autoridade, criação de um relacionamento com potenciais e atuais alunos e o posicionamento de marca também são importantes e exercem uma grande influência na hora da escolha por uma instituição de ensino. 

Por isso, é importante buscar por ações que sejam capazes de atrair os potenciais alunos, bem como reter aqueles que já estão na IE.

Mas a pergunta é: como fazer isso? 

Em suma, ao contrário do que muitos pensam, para que uma marca crie valor e se torne referência, não é preciso contar com um orçamento ilimitado, mas sim com ações inteligentes. Nesse sentido, o Marketing na educação é uma prática capaz de proporcionar uma atuação mais direcionada e estratégica.

Por meio da utilização do Marketing Educacional é possível que a instituição de ensino consiga um desempenho positivo, tanto na captação quanto na retenção de alunos. 

O Marketing na educação

Em resumo, o Marketing na educação é um conjunto de ações planejadas e coordenadas. Essas ações, por sua vez, buscam criar e manter um relacionamento com potenciais e atuais alunos de forma a atraí-los, nutri-los, qualificá-los, convertê-los e fidelizá-los. Assim, ele representa a ponte entre a instituição de ensino e os seus clientes.

O conceito de Marketing na educação é específico do Marketing. Ele leva em consideração as características inerentes ao ramo educacional. Portanto, o termo foi criado para discutir as melhores práticas para esse setor. 

📌Quer complementar sua leitura? Confira nosso blog post com mais informações sobre o Marketing voltado para instituições de ensino:

Marketing para instituições de ensino - Rubeus

Para que as ações de Marketing na educação sejam realmente efetivas, é preciso ponderar sobre algumas questões como: 

  • Qual imagem desejo que minha IE passe?
  • Por quais diferenciais quero que ela seja conhecida?
  • Quais estratégias de atração de leads serão usadas?
  • Quais ações serão feitas para promover a permanência de alunos?
Ao planejar o marketing da sua IE será mais fácil direcionar seus esforços, aumentando, com isso, as chances de obter êxito em seu propósito.

As especificidades do Marketing na educação

Ao contrário do que muitos pensam, o Marketing na educação não se limita a um conjunto de ações genéricas. Para que tenham resultados positivos, é fundamental considerar as especificidades de cada IE e, assim, moldar as ações que serão realizadas.

Um bom exemplo é o ensino a distância.

Embora muitos repliquem as ações de marketing do ensino presencial na EAD, é preciso que as IEs que ofertam esse tipo de ensino, adequem suas ações. Questões como flexibilidade e novas formas de aprendizado podem (e devem) ser trabalhadas. Isso fará com que a captação de alunos EAD seja realmente eficaz.

Entretanto, assim como qualquer ação sustentável, é necessário tempo e constância. Por isso, é indispensável que o Marketing na educação seja trabalhado ao longo de todo o ano letivo e não apenas nos últimos meses.

Por que investir no Marketing na educação?

O Marketing na educação tem ganhado cada vez mais espaço nas práticas das instituições de ensino. Isso porque, com a globalização e a popularização da internet, a informação é parte fundamental para a tomada de decisão pelo potencial aluno.

Anteriormente, o critério de escolha de uma instituição de ensino envolvia questões como preço, localização e disponibilidade de vagas. Contudo, hoje, essa escolha envolve fatores mais complexos, como a qualidade do ensino, a reputação da IE, autoridade de mercado, facilidade de pagamento etc.

Nesse sentido, o Marketing na educação funciona como uma ligação entre a IE e aqueles que estão interessados.

Em todos os pontos de contato, estruturar um inteligente Marketing Educacional possibilita que a mensagem transmitida conquiste a confiança do potencial aluno. Além de permitir também a nutrição da relação com os seus já então alunos. 

Tendo em vista todas essas informações, a decisão pelo Marketing na educação não se limita somente a uma decisão estratégica. Assim, em uma era de informações, usar o Marketing Educacional é uma forma de agir contra a estagnação da IE.

Em quais ações de Marketing na educação investir?

Em suma, o Marketing na educação visa processos sólidos de captação de alunos, permitindo que a gestão da sua IE seja efetiva e mais direcionada. Mas uma das grandes dúvidas enfrentadas pela maioria das instituições é saber em quais práticas investir. Veja nossas dicas:

1ª) Marketing Digital para educação

O Marketing Digital para educação é um conjunto de estratégias trabalhadas no meio digital com o objetivo de alcançar os potenciais alunos.

Assim, ao investir em Marketing Digital, sua instituição marcará presença nos canais digitais, de forma a aumentar as chances de ser encontrada pelos prospects. Esse tipo de marketing desenvolve ações que serão adaptadas aos meios digitais, de modo que obtenham a mesma eficácia do marketing direto. 

Além disso, ao usar esse tipo de marketing, sua IE terá benefícios importantes como um maior alcance, maior visibilidade, maior vantagem competitiva, criação de uma comunicação personalizada e maior facilidade em mensurar resultados.

Para saber mais, acesse o nosso blog post específico sobre o assunto. Nele, damos dicas valiosas de como colocá-lo em prática:

Marketing Digital na educação - Rubeus

2ª) Marketing de Conteúdo Educacional

Ao pensar sobre a IE, o potencial aluno buscará uma identificação com a marca. 

Ele fará pesquisas, perguntará a conhecidos, possivelmente entrará em sites como “Reclame aqui” para ver a reputação da sua IE, analisará a nota dos cursos ofertados de acordo com o MEC, dentre outras ações que lhe proporcione bases para uma tomada de decisão eficaz. Ou seja, na grande maioria das vezes, ele não será convencido apenas por um anúncio e é nesse contexto que surge o Marketing de Conteúdo Educacional.

Em resumo, esse tipo de marketing é uma estratégia voltada para a produção de conteúdo relevante e valioso. Esse conteúdo, por sua vez, deve ser capaz de solucionar as dúvidas que os leads e interessados possam apresentar. Com isso, será mais fácil nutri-los e ir conduzindo-os naturalmente nas etapas da Jornada de Compra Educacional. 

Ao usar a estratégia de Marketing de Conteúdo Educacional, você estará não apenas mostrando ao potencial aluno que sua IE possui aquilo que ele precisa, mas também educando-o em se tornar fiel à sua marca.

Como forma de melhorar a sua atuação, sua instituição de ensino pode aliar técnicas eficazes como o Inbound e o Outbound Marketing Educacional, nossos próximos assuntos.

  • Inbound Marketing Educacional

Conhecido como Marketing de Permissão, esta estratégia de vendas utiliza técnicas para conquistar o interesse dos potenciais alunos de uma forma mais sutil. Nesse tipo de marketing, sua IE coloca os potenciais alunos em primeiro lugar e não os lucros, configurando-se como uma prospecção passiva

Por ser uma estratégia mais sutil, o Inbound demanda um maior tempo para apresentar resultados. Por isso, ele é menos oneroso quando comparado ao marketing direto.

No Brasil, ao contrário do que acontece no exterior, essa técnica infelizmente ainda é pouco trabalhada pelas instituições de ensino por demandar tempo para apresentar resultados efetivos.

O segredo para o sucesso do Inbound Marketing Educacional está em como ele é trabalhado e no quão efetiva é a entrega. Isso porque sua IE deve entregar um conteúdo de qualidade.

👉 Pegue dicas em nosso conteúdo: “Inbound Marketing Educacional: aumente o seu volume futuro de alunos“.

  • Outbound Marketing Educacional

Conhecido por ter uma abordagem mais direta e agressiva, o Outbound Marketing Educacional é uma prospecção ativa, pois é a sua IE quem vai atrás do potencial aluno. 

Em síntese, esse tipo de marketing é o que mais se identifica com o marketing tradicional. Entretanto, não limita-se a ações físicas. Com a popularização dos canais digitais, surgiu o Outbound 2.0, que são estratégias de Outbound Marketing em canais digitais.

É indicado para instituições de ensino que estejam buscando por resultados no curto prazo e que possuam recursos financeiros para investir. Isso porque esse tipo de marketing é mais oneroso, uma vez que possui uma abordagem mais robusta.

👉 Pegue dicas em nosso conteúdo: “Outbound Marketing Educacional: aumente suas matrículas no curto prazo“.

Quais são os benefícios do Marketing na educação?

Para vermos o quão benéfica pode ser a utilização do Marketing nas instituições de ensino, nós reunimos três pontos a serem analisados, veja:

  • Identidade

A identidade de uma empresa, independentemente do ramo de atuação, é um ponto essencial. Isso porque uma marca que não é vista, não é lembrada. 

Por isso, um dos maiores benefícios apresentados pelo Marketing Educacional é a construção e o posicionamento da marca na mente dos potenciais alunos. 

A gestão eficaz de uma marca é fundamental para atrair potenciais alunos. Por isso, nós criamos um blog post específico sobre o assunto. Nele, nós te damos dicas valiosas para aumentar a credibilidade da sua marca. Para acessá-lo, basta clicar na imagem abaixo! 

Branding Educacional - Rubeus

  • Relacionamento

O Marketing Educacional ajuda as IEs a construírem um relacionamento mais próximo, transparente e aberto com os potenciais e atuais alunos. Isso porque ele identifica o que eles querem e busca meios para entregar aquilo que desejam.

Quando bem estruturado, ele ajuda na escolha dos meios de comunicação a serem usados, como o próprio blog ou as redes sociais. Assim como na determinação da linguagem e do tom que serão usados pela IE. Uma vez definidos, esses “detalhes” são capazes de melhorar toda a abordagem.

  • Captação de alunos

A captação de alunos é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para o crescimento. Por isso, é fundamental desenvolver ações capazes de atrair os potenciais alunos.

Nesse sentido, o Marketing Educacional pode ajudar a IE na definição de ações, tais como a realização de campanhas de matrículas, por exemplo. Além disso, quando bem estruturada, uma campanha de matrícula tem o poder de atrair aqueles prospects que realmente apresentam potencial de compra. 

👉 Pegue dicas em nosso conteúdo: “Captação de alunos na prática: Guia Essencial para instituições de ensino“.

De olhos bem abertos: tendências de Marketing na educação

O Marketing Educacional tem mudado de forma rápida. Por isso, é importante que as instituições de ensino acompanhem as principais tendências dessa estratégia. Para você não perder nada, nós listamos as principais para esse ano, veja:

  • Omnichannel

Em síntese, o Omnichannel se baseia na utilização de diferentes canais de aquisição de alunos. Ou seja, é uma estratégia de conteúdo entre canais usada pelas empresas para melhorar a experiência do cliente.

Do Latim, o prefixo “omni” transmite o sentido de tudo” e “inteiro”. Já “channel” vem do inglês e pode ser traduzido como canal”. Assim, o significado mais próximo seria todos os canais.

Portanto, Omnichannel trata-se do equilíbrio entre as ações das lojas físicas, virtuais, aplicativos, ferramentas digitais e redes sociais. Quando uma instituição de ensino é omnichannel, o potencial aluno tem acesso a ela por meios on-line e off-line, a depender de suas necessidades.

Em uma era cada vez mais conectada, é essencial que a IE preze pela qualidade tecnológica. Além de uma estrutura de ponta para proporcionar a melhor experiência.

  • Conteúdo visual

A forma de consumir informações mudou. Por isso, a produção de conteúdos também precisa evoluir. 

Dessa forma, uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força é o conteúdo visual. Questões como usabilidade e responsividade ajudam as IEs a explorarem a demanda reprimida presente em seus websites.

Além disso, uma dica importante é investir em Vídeo Marketing. A produção de vídeos ajuda na atração de leads, sendo uma forma excelente de persuadir e engajar os visitantes do website. Aliás, ela também ajuda também no aumento do tráfego orgânico.

👉 Pegue dicas em nosso conteúdo: “Vídeos para divulgar sua IE: a importância de investir e dicas de como criar“.

  • Experiência de alto nível 

Já sabemos que escolher uma instituição de ensino não é uma decisão simples. Esse tipo de escolha envolve tantos fatores que deixam os potenciais alunos criteriosos e mais exigentes em tudo.

Assim, por envolver diretamente valor e sentimento, no momento da captação, é possível promover a melhor experiência. Aliás, ela deve estender-se a todos os pontos de contato que a IE possua com os potenciais alunos até que eles se matriculem (ou não). 

Investir na experiência do estudante é essencial para manter-se competitivo no mercado. Assim, o marketing de experiência pode (e deve) ser trabalhado pela sua IE para gerar um diferencial e mostrar o valor do serviço prestado.

Quer ter acesso a dicas valiosas sobre como trabalhar o Marketing de Experiência Educacional? Clicando na imagem abaixo você tem acesso ao nosso blog post completo sobre o assunto! 

Marketing de Experiência Educacional - Rubeus

O Marketing na educação e a preparação de candidatos para processos seletivos (10 dicas fundamentais)

Os processos seletivos das instituições de ensino já não são os mesmos de anos atrás. 

Conseguir uma vaga em uma faculdade é muito mais fácil. Dessa forma, o total de alunos matriculados no ensino superior aumentou. Esse aumento na demanda e sua expectativa de crescimento contínuo estimulou o surgimento de várias instituições de ensino. 

Assim, para não sofrerem tanto com a alta competitividade, as IEs já inseridas nesse mercado, viram-se obrigadas a mudarem suas práticas internas e externas. E, assim, focar no aprimoramento contínuo dos seus processos seletivos à nova realidade.

Pensando em tudo isso, selecionamos 10 dicas sobre Marketing Educacional para processos seletivos. Veja:

1) Monitore os seus concorrentes e objeções

O primeiro passo é analisar o cenário atual do setor.

Mapeie e conheça detalhadamente o que seus concorrentes fazem que está gerando resultados favoráveis. Além disso, analise também as ações que não apresentam desempenho satisfatório.

Quando bem estruturado, o processo de Benchmarking permite a busca, no mercado, das melhores práticas que se adeque à realidade da IE. 

Além disso, é possível descobrir também quais os motivos que levam os potenciais alunos a desistirem de estudar. Ou, até mesmo, optar por uma instituição concorrente, ou seja, as objeções.

A identificação das práticas dos concorrentes e suas objeções permite a construção de propostas de melhorias pontuais e específicas sobre cada uma delas.

2) Elabore uma ficha de inscrição simplificada

Pensar na experiência que a instituição está oferecendo ao potencial aluno por meio da ficha de inscrição do processo seletivo é primordial para ver em quais pontos melhorar.

Para torná-la totalmente eficiente, é preciso entender, de forma técnica, como acontece etapa por etapa do processo de inscrição. 

Além disso, é importante também entender o comportamento do potencial aluno em cada fase dessa ficha. E não se esqueça: uma boa ficha de inscrição pode ajudar muito para o aumento da captação de alunos.

Ficou curioso e quer conhecer todas as 10 dicas fundamentais de Marketing Educacional para processos seletivos?

Baixe o e-book e tenha acesso a todas elas na íntegra!

E-BOOK 10 DICAS - Rubeus

Conclusão

Em suma, o Marketing Educacional é fundamental para aperfeiçoar as estratégias de captação das IEs. Através dele pode-se atrair potenciais alunos. Além disso, é possível fidelizar aqueles que já fazem parte do quadro discente.

Ao investir nessa prática, a IE prezará pela construção de um relacionamento com potenciais alunos. Isso permitirá criar uma identidade e, assim, posicionar a marca na mente dos consumidores. 

Além disso, a utilização do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo Educacional, aliado a estratégias como Inbound Outbound Marketing Educacional, permite que os resultados sejam melhorados.

Vimos algumas tendências do Marketing Educacional como o Omnichannel, o conteúdo visual e a experiência do estudante. Por fim, vimos como o Marketing Educacional pode transformar o processo seletivo e, desse modo, diminuir as vagas ociosas.

Material complementar para melhorar a sua experiência

Veja só o combo de conteúdo que preparamos para você! Ele conta com 2 kits + 1 infográfico para você transformar as estratégias de Marketing Educacional da sua IE.

1. Kit Captação de alunos na prática

O período de processo seletivo é um dos mais agitados para você e toda a sua equipe. Mas uma coisa é certa: é muito importante captar o maior número de alunos possível agora, não é mesmo?

Com este kit te contamos como:

  • Montar e-mails marketing poderosos para atrair alunos;
  • Investir, de maneira eficaz, em Marketing e Vendas;
  • Converter mais alunos através de um Script Avançado de Vendas.

2. Kit para Profissionais de Marketing Educacional

Esse kit trabalha alguns temas, conheça 3 deles:

  • Captação de alunos;
  • Modelos de scripts e e-mails prontos para você começar a usar na sua instituição;
  • Ações para conquistar a confiança dos seus alunos.

3. [Infográfico] Como as IEs podem preparar os candidatos para os processos seletivos?

Quer aumentar a sua conversão de alunos? Preparamos um material com 5 dicas. Confira três delas:

  • Disponibilize atendimento de qualidade;
  • Ajude seus candidatos a acertarem na escolha;
  • Use as redes sociais a seu favor.

Considerações finais

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– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Marketing na educação: como utilizar essa estratégia para captar mais. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2018, 26 junho). Marketing na educação: como utilizar essa estratégia para captar mais. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-na-educacao/