É certo que o combate à evasão é uma prática fundamental para manter as instituições de ensino competitivas. E em meio ao cenário caótico causado pela pandemia, os impactos na educação foram sentidos e a necessidade de criação de medidas para combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus é extremamente essencial. É sobre isso que vamos falar neste blog post, confira!

Se preferir, ouça esse conteúdo!

Mas atenção! Para não perder nada, não deixe de conferir nossos links no decorrer do conteúdo.

Introdução

É fato que toda instituição de ensino, independentemente do porte, está diariamente exposta a possíveis evasões.

Quando analisamos o contexto atual especificamente, chegamos a conclusão de que o setor educacional, assim como os demais, está sendo impactado fortemente e, por isso, é urgente a necessidade de se estruturar e dar maior visibilidade à ações inteligentes e estratégicas voltadas para a permanência de alunos.

Concorda comigo que enfrentamos um cenário novo e desconhecido, no qual precisamos nos adaptar muito rapidamente para garantir a sobrevivência dos nossos negócios?

Ou seja, é latente a necessidade de criação de medidas de combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus.

Como consequência da crise financeira e da imprevisibilidade da realidade caótica que se desencadeou devido à Covid-19, muitos alunos perderam a capacidade econômica de arcar com os custos de seus estudos. Resultado? Potenciais evasões em massa.

Para atuarmos em momentos difíceis é preciso traçar ações inteligentes e práticas. Pensando nisso, logo no início deste conteúdo estamos disponibilizando um material rico detalhado para você.

O e-book Combate à evasão de alunos: ações práticas e urgentes contém informações primordiais para a sua IE nesse momento. E o melhor de tudo: ele é totalmente gratuito. Basta clicar na imagem abaixo e realizar o download:

Agora que já baixou o nosso e-book, te convidamos a continuar a leitura, vamos lá?

Por que as instituições de ensino precisam atuar no momento da crise?

Em todas as esferas de atuação é imprescindível estar atento aos movimentos do mercado – que podem ser bastante sutis.

Por isso, a agilidade faz toda a diferença nesse momento, uma vez que, o quanto antes for detectada uma necessidade de adaptação, mais rapidamente a instituição de ensino pode agir, minimizando, dessa forma, os seus potenciais impactos negativos.

Além disso, o planejamento deve conter ações preventivas e corretivas. Isso porque é necessário agir tanto sobre aquelas crises que podem ser “previstas” quanto aquelas que não podem, como é o caso do novo coronavírus. 

Como forma de mitigar o contágio da doença, a China foi a primeira a declarar a suspensão das aulas, o que foi realizado posteriormente por diversos países. Mas a grande verdade é que quase ninguém esperava que esse vírus fosse transmitido tão rapidamente e criasse um cenário tão alarmante em tão pouco tempo.

Com a suspensão das aulas e a potencial perda de renda do seu público, as instituições de ensino temem por evasões em massa. 

Por essa razão, sua grande preocupação agora está na criação de ações práticas para combate à evasão de alunos em tempo de Coronavírus. 

Entendemos a importância de agir contra a evasão de alunos e, por isso, a Plataforma Rubeus conta com soluções que atuam estrategicamente em diferentes esferas. E atenção! Nossas soluções objetivam uma atuação preventiva. Ou seja, atuam de forma a mitigar riscos, diminuindo, significativamente, as chances de evasão.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Satisfação:

Em nosso app de Pesquisas de satisfação, a IE consegue definir os indicadores que serão mensurados, tais como: qualidade do professor, conteúdo e plataforma, gerar um link único de compartilhamento e enviar para seus alunos no final de cada aula para que avaliem com uma nota de 1 a 5 (semelhante à avaliação de uma viagem de carro por aplicativo).

  • Renegociação:

Com o processo de renegociação da Plataforma Rubeus, os alunos com necessidade de renegociação, preenchem um formulário on-line solicitando o atendimento.

Conheça todas as nossas soluções, acesse nossa Central de Combate à evasão de alunos:

Central Rubeus de combate à evasão de alunos

Além disso, como forma de te ajudar no combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus, veja as dicas que preparamos para você: 

Ações práticas de combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus

Para agir de forma inteligente e mitigar os riscos advindos deste cenário é importante direcionar os seus esforços e os da sua equipe. Para te ajudar, veja os pontos que não devem ser deixados de lado: 

Evasão de alunos em tempo de Coronavírus: ações práticas e urgentes - Rubeus

Ademais, como vimos, agora é hora de focar no planejamento e execução de ações eficientes para combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus. Ou seja, nesse momento, é primordial investir em retenção de alunos e é sobre ela que pautamos nossas dicas, veja:

  • Estreite o relacionamento

Um dos primeiros passos, a fim de manter a segurança e demonstrar que sua instituição de ensino entende o que os seus alunos (ou responsáveis de alunos) estão sentindo, é estreitar o relacionamento. 

Por isso, antes de mais nada, é primordial que a sua instituição abra canais de comunicação e se comunique de forma clara e segura. O essencial, neste momento, é se aproximar de seus alunos, mostrando que a instituição compreende o momento e irá viabilizar a continuidade de seus estudos. 

📌Você pode fazer isso através de um atendimento de qualidade e um suporte que transmita a percepção de acolhimento. Logo, mantenha a comunicação direta e constante com os seus alunos. 

  • Disponibilize aulas on-line

Apesar de haver especulações, ainda não há uma data definitiva para o término dessa pandemia. Ou seja, as aulas estão suspensas por tempo indeterminado. 

Dessa forma, esclareça o funcionamento das aulas on-line. Ao fazer isso, sua instituição evitará insatisfações, além de incentivar o engajamento e motivação dos alunos.

Ademais, ao disponibilizar aulas on-line, é fundamental que sua instituição ofereça todo o suporte para os estudantes. Assim, a dica é criar tutoriais que auxiliem no uso da plataforma, metodologias e acesso a materiais, que irão dar suporte aos estudos de seus alunos.

💡 Lembre-se: o semestre está apenas começando, por isso corra contra o tempo. Não permita que o seu aluno tenha a impressão que está “perdendo o ano”. 

  • Envolva o corpo docente

Os professores são elos muito importantes entre a sua instituição de ensino e seus alunos. Pensando nisso, neste momento, é preciso que eles desenvolvam um papel estratégico de apoio. Conte com eles para fazer com que as aulas de vídeo (síncronas) sejam realmente efetivas.

📌Em nosso blog post Home office na educação: dicas práticas para não perder a produtividade, você encontra dicas para colocar em prática um home office de qualidade, sem deixar de lado o relacionamento com o seu corpo docente. 

  • Marque encontros 

Crie um momento de encontro (on-line) com os alunos e integração entre eles, bem como com os professores. Ao fazer isso, sua IE estará trabalhando a motivação, sem deixar o engajamento cair, além de diminuir a distância entre a sua IE e o aluno. 

  •  Conte com os colaboradores para novas ideias 

Neste momento, é fundamental ter em vista que nada é concreto. O cenário é de adaptação e, portanto, é preciso estar aberto para ideias, sugestões e melhorias.

Assim como as aulas, você, enquanto gestor, precisa estar atento ao processo de adaptação dos alunos e do corpo docente. Faça videoconferências periódicas com seus professores com o objetivo de colher feedbacks e ajudá-los em eventuais problemas e desafios que possam estar enfrentando.

  • Fique de olho na educação infantil

Se a sua instituição atende o segmento de educação infantil, é preciso que você tenha a atenção redobrada. Isso porque a educação infantil sofre impactos iguais ou ainda mais desafiadores se comparados ao ensino superior. Então, nesses casos, a dica é criar vídeos bem lúdicos e criar uma agenda diária para os pais. 

💡 Nesse momento, a parceria entre instituição de ensino e pais é essencial.

Ao criar um conteúdo, os professores devem deixar bem claro o que deve ser feito. Como forma de acompanhar as atividades, os pais podem tirar foto e mandar para os professores, por exemplo.

  • Flexibilize 

Devido ao momento de isolamento social e ao fechamento do comércio, muitos alunos da sua instituição ficarão desempregados, elevando sua inadimplência. Por isso, flexibilize suas políticas de pagamento ao máximo (dentro da viabilidade econômica). 

As instituições estão enfrentando um volume de solicitações de isenção, renegociações e cancelamentos muito superior à sua capacidade de atendimento. Com a sobrecarga, a qualidade dos atendimentos é prejudicada e, assim, muitos alunos ficam sem retorno. Além disso, as propostas de acordo acabam não sendo registradas de forma organizada.

Como resultado, além das evasões inevitáveis, os casos que seriam reversíveis acabam sendo perdidos pela ausência de uma ferramenta que ajude na organização e gestão desses atendimentos.

💡 Percebeu? É exatamente nesse desafio que a nossa solução de Renegociação auxilia as instituições de ensino! 

  • Tenha paciência

A crise é a mesma para todos, o cenário é igualmente assustador. Por esse motivo, tenha paciência e comunique-se com segurança e tranquilidade. 

💡 Ter a expectativa de receita futura é melhor do que perder a receita. Portanto, parcelar e adiar o vencimento das mensalidades é mais sensato no longo prazo do que fornecer descontos.

| Dica de conteúdo complementar:

Com o intuito de ajudar as instituições de ensino a enfrentarem esse momento, o CEO da Rubeus, Bráulio Vieira está realizando uma série de lives com o intuito de ajudar as instituições de ensino nesse momento difícil. No bate-papo, que acontece através no Instagram, ele, juntamente com seus convidados abordam ações práticas para combate à evasão de alunos. 

Nós gravamos tudo e as disponibilizamos em nosso canal no YouTube, dá uma conferida!

COVID-19: Combate à evasão de alunos | RUBEUS em parceria com Daniela Piazzi, consultora da Hoper Educação.

live 1 Covid-19 combate à evasão de alunos - Rubeus

Desafios da Captação de alunos 2º semestre frente ao Covid-19 | RUBEUS em parceria com Fernanda Verdolin,  CEO da Workalove.

Desafios da Captação de alunos 2º semestre frente ao Covid-19 - Rubeus

| Não perca nenhuma live! 
Acesse o nosso canal no YouTube e acompanhe todas as nossas dicas! 

Erros que você não pode cometer em tempo de crise   

Agora que vimos algumas dicas para combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus, chegou a hora de vermos o que não fazer:

  • Ser inflexível;
  • Agir por impulso;
  • Se  esconder do seu aluno;
  • Terceirizar responsabilidades;
  • Demorar a se posicionar de forma solidária;
  • Ignorar a força das redes sociais;
  • Pressionar o seu aluno;
  • Não estruturar um home office de qualidade;
  • Não envolver todo o quadro de funcionários em suas ações;
  • Estabelecer modelos fechados para as negociações.

Caso você se identifique com essas ações é hora de se adaptar!

Como agir no pós-crise?

Mesmo que a pandemia ainda não tenha uma data definitiva para acabar, é importante termos uma visão de médio prazo sobre o que deverá ser feito após o isolamento social. Isso porque o planejamento é fundamental para uma boa estratégia. 

Aproveite as experiências que fomos forçados a realizar durante este período para rever desde o produto (será que o ensino híbrido não estará mais aderente com a nova realidade que será imposta no pós-crise?), comunicação (os antigos diferenciais relacionados à infraestrutura têm cada vez menos impacto) e posicionamento (uma nova realidade irá exigir novas competências para seus alunos e, consequentemente, um novo modelo educacional).

Já que o assunto central é combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus, separamos alguns dos nossos conteúdos que podem te ajudar a imergir ainda mais:

📌Retenção de alunos na prática: Guia Essencial para instituições de ensino

📌Guia completo: Gestão da Permanência para instituições de ensino

📌Permanência de alunos: conteúdo avançado para mitigar a evasão escolar

📌Estratégias educacionais: como potencializar a atuação da sua IE

Pode contar com a gente!

Nós, da Rubeus, estamos comprometidos com a missão de contribuir com a sua instituição de ensino no combate à evasão de alunos em tempo de coronavírus. E queremos que você saiba que pode contar com a gente! 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, nos mandando uma mensagem pelo chat ou marcando uma conversa. 

Agora, boa sorte e mãos à obra!

👉 Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo: O que aprendemos em tempos de Coronavírus produzido pelo Planneta Educação.

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.