Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem

Na nova era do aprendizado, a tecnologia exerce um papel ímpar nos processos de ensino-aprendizagem. Por isso, neste conteúdo, reunimos 5 ferramentas tecnológicas na educação que facilitam o dia a dia de trabalho da sua instituição de ensino. Confira agora!

Introdução

É certo que a tecnologia introduziu mudanças estruturais significativas e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem que são essenciais para a obtenção de melhorias significativas no desempenho de alunos e professores. Isso porque através da sua utilização é possível aperfeiçoar e enriquecer o ensino e a aprendizagem, resultando em um processo de associação ativa do conteúdo

Assim, a utilização da tecnologia dentro da sala de aula se dá por meio de ferramentas tecnológicas na educação desenvolvidas com o objetivo de tornar todo o processo mais completo e dinâmico. Em resumo, algumas dessas ferramentas tecnológicas na educação já são bem conhecidas no meio educacional, tais como computadores e dispositivos portáteis.

Dentre os pontos facilitados pelo emprego dessas estão:

  • Expansão de ofertas de cursos;
  • Enriquecimento de experiências e materiais de aprendizagem; 
  • Suporte a aprendizagem 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Desenvolvimento de habilidades requeridas pelo mercado de trabalho do século XXI; 
  • Aumento do envolvimento e da motivação dos alunos;
  • Aceleração do aprendizado. 

Certamente não faltam ferramentas baseadas em tecnologia para usar em sala de aula. Neste blog post, examinaremos 5 delas, focando especificamente naqueles que são projetados para encorajar, aprimorar e gerenciar o aprendizado.

Newsletter Rubeus

Transformações digitais no cenário educacional

Conforme mencionamos em nosso conteúdo “Educação 4.0: entenda porque o ensino nunca mais será o mesmo”, mudanças radicais de paradigmas, dentro e fora da sala de aula, estão dando origem a diversas transformações no meio educacional. 

Dessa forma, pontos importantes estão ganhando novos formatos, requerendo que as  instituições de ensino sejam capazes de preparar seus alunos para um novo mundo

Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem - Rubeus

Por isso, deve-se trabalhar pontos importantes como o fato de priorizar as novas profissões, deixando para trás aquelas que estão se tornando obsoletas. Além disso, o formato tradicional de ensino como o conhecemos, com papel e caneta em sala de aula, já não vai ser suficiente para acompanhar as mudanças do mundo moderno.

Essas são apenas algumas das mudanças que estão ocorrendo no cenário educacional. Em uma de nossas lives tratamos do assunto com maiores detalhes. Confira o nosso bate-papo com o Guilherme Garritano, publicitário, sócio da Agência Chave Mestra, e confira dicas práticas e exemplos:

Live Rubeus - Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem

A importância das ferramentas tecnológicas na educação

O uso eficaz de ferramentas digitais nas salas de aula oferece diversos benefícios. Ademais, é cada vez mais importante para os alunos e instituições de ensino estarem em contato com tecnologias que os forneçam bases para uma atuação mais completa

Para professores, as ferramentas tecnológicas na educação são capazes de auxiliar no processo de ensino, aperfeiçoando o entendimento e tornando mais completa toda a experiência do ensinar em sala de aula. 

No que tange os alunos, percebemos que as tecnologias ditam o mundo moderno e no mercado de trabalho não é diferente. É cada vez mais crescente a demanda por profissionais que saibam lidar com tecnologias e as utilizam para tornar o seu dia a dia mais produtivo e dinâmico. 

Assim, tudo isso em conjunto, significa que as ferramentas tecnológicas na educação já são uma necessidade. Aliás, vale ressaltar que a transformação da educação está diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnológico das IEs e o consequente aumento da qualidade do ensino ofertado. Portanto, é primordial que as instituições de ensino se preparem e aloquem recursos para atender essa necessidade tão urgente

Em suma, dentre os diversos benefícios fornecidos pelas ferramentas tecnológicas na educação estão:
  • Aumento do envolvimento dos alunos;
  • Suporte aos professores para melhorar seus planos de aula e facilitar o aprendizado personalizado;
  • Auxílio os alunos para desenvolverem habilidades essenciais;
  • Aulas mais animadas e engajadas;
  • Ambientes de aprendizagem mais inclusivos que fomentam a colaboração e a curiosidade;
  • Redução de custos associados a materiais didáticos;
  • Otimização do tempo do professor.

⚠️ IMPORTANTE: embora seja altamente eficaz, a tecnologia é uma ferramenta utilizada na educação e não um fim em si mesma. Assim, ela é o meio e não o fim, propriamente dito. Então, o sucesso da tecnologia educacional está no que os educadores fazem com ela e como ela é usada para melhor atender às necessidades dos alunos.

Tecnologias educacionais na BNCC

Em resumo, a tecnologia tem o poder de transformar o ensino, introduzindo um novo modelo de ensino conectado. Este modelo conecta professores a alunos, conteúdos, recursos e sistemas profissionais para ajudá-los a personalizar o aprendizado.

Ademais, em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, às tecnologias adentraram (irreversivelmente) o ambiente educacional. Dessa forma, por serem pauta sólida e constante no dia a dia das IEs a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – abarca informações sobre a sua utilização:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)

Ademais, no texto “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades”, disponibilizado no site oficial da BNCC, ressalta-se a importância de promover a alfabetização e o letramento digital como forma de trabalhar a inclusão digital. 

Ferramentas tecnológicas na educação: como usá-las a favor da sua IE

O mundo é tecnológico, sua instituição também precisa ser! 🚀

É inegável como a tecnologia muda a realidade de quem tem contato com ela. Assim, as instituições de ensino mais avançadas já entenderam isso e estão todos os dias buscando melhorar.

Veja a seguir, algumas dicas de como fazer isso na prática:

  1. Estude: antes de contratar ou adotar qualquer ferramenta tecnológica em sua instituição, pesquise e estude a fundo tudo sobre ela, ou seja, conheça as suas vantagens e desvantagens.
  1. Envolva toda a instituição: em síntese, é importante que, desde a equipe pedagógica à secretaria, estejam sincronizados no processo de implementação das ferramentas e haja incentivo ao uso delas.
  1. Pesquise a satisfação: entenda junto aos alunos o que eles estão achando da experiência com determinada ferramenta, o que ela está agregando e onde poderia ser melhorada.
  1. Monitore periodicamente: avalie a percepção de todos os envolvidos e impactados pelas ferramentas e considere potencializar o uso daquelas que estão gerando bons resultados e, até mesmo, descontinuar o uso daquelas que estão aquém do esperado.

5 ferramentas digitais na educação para utilizar em sala de aula

🕹️ Gamificação

A utilização de jogos nos processos de ensino e aprendizagem tem se tornado uma prática comum nas instituições de ensino. Conhecido como gamificação, esse processo é uma excelente estratégia para despertar o interesse do aluno, aumentar a sua participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

Assim, além de explorar jogos educativos em sala de aula, a gamificação também pode ser aplicada em tarefas comuns do dia a dia escolar. Para isso, pode-se utilizar o conceito de fases ao se referir à progressão do desenvolvimento de habilidades, tornando tudo muito mais autêntico.

Aliás, em nosso conteúdo detalhado sobre o tema, te apresentamos dicas de como aplicar a gamificação na educação, uma forma de inovar e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e divertido. Acesse-o:

Como aplicar a gamificação na educação: 5 dicas para gamificar a sua aula - Rubeus

📚 Salas de aula virtuais

Em resumo, a sala de aula virtual é uma ferramenta de videoconferência na qual instrutores e estudantes interagem entre si e com o material de aprendizagem. A diferença com outras ferramentas de videoconferência é que as salas de aula virtuais oferecem um conjunto adicional de recursos essenciais para um ambiente de aprendizagem.

Quando aplicada ao modelo híbrido de aprendizagem, as salas de aulas invertidas permitem que os alunos estudem o conteúdo antes da aula (por meio de aulas e cursos on-line, por exemplo) e o ensino presencial é reservado para tirar dúvidas e realizar atividades supervisionadas. Esse modelo permite que os alunos desenvolvam a autonomia e compartilhem o conhecimento com os demais em sala de aula.

🖥️ Plataformas adaptativas

Em resumo, as plataformas adaptativas são um sistema educacional que modifica a forma de lecionar e trabalhar o conteúdo escolar e permite a prática da aprendizagem adaptativa, ou seja, que se adequa à realidade de cada aluno.

Para isso, os melhores sistemas capturam dados refinados e usam análises de aprendizagem para permitir a adaptação humana das respostas.

Muitos sistemas e plataformas de aprendizagem ​​oferecem conteúdos didáticos em velocidades variáveis, personalização do aprendizado e feedbacks.

Ademais, por serem personalizadas, as plataformas adaptativas “conhecem” cada aluno, tornando todo o processo de aprendizagem muito mais autêntico e efetivo.

Saiba mais sobre a utilização das plataformas adaptativas na educação lendo o nosso conteúdo exclusivo sobre o tema:

Plataformas adaptativas na educação - Rubeus

🔍 Realidade aumentada

A realidade aumentada permite ver o ambiente da vida real bem à nossa frente com um aumento digital sobreposto. 

Um exemplo prático e muito popular de tecnologia aumentada é o aplicativo móvel Pokémon Go, que foi lançado em 2016 e rapidamente se tornou uma sensação inevitável. Em suma, no jogo, os jogadores localizam e capturam personagens Pokémon que surgem no mundo real – na sua calçada, em cima da mesa, até mesmo em seu próprio banheiro.

Quando aplicada em sala de aula pode ser extraordinária e mais interativa, pois a realidade aumentada permite que os professores mostrem exemplos virtuais de conceitos e adicionem elementos de jogo para fornecer suporte ao material didático. Isso permitirá que os alunos aprendam mais rápido e memorizem informações.

📖 Livros digitais 

A leitura desempenha um papel vital na promoção da alfabetização. Por isso, fornecer acesso a bibliotecas robustas em sala de aula é vital para fornecer aos alunos opções adequadas de interesse e dificuldade de texto. 

Assim, ao dispor de uma biblioteca on-line, os professores podem explorar diversos materiais, além de fomentar o gosto pela leitura.

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos - Rubeus

3 soluções digitais para a sua Gestão de Relacionamento com potenciais e atuais alunos

Agora que vimos exemplos de ferramentas tecnológicas na educação, chegou a hora de partirmos para algumas soluções que podem ser aplicadas fora da sala de aula. Afinal, para que tudo dê certo dentro da sala de aula, é preciso que haja organização fora dela, não é mesmo?

Automação de Marketing e Relacionamento 

Criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é primordial. Assim, é de suma importância que haja uma ferramenta que “converse” com as equipes e forneça boas bases para atuação.

Quando um lead realiza uma inscrição, por exemplo, é preciso informar automaticamente à ferramenta de automação para que assim não se perca o timing do negócio. Dessa forma, você pode automatizar ações tanto para captar leads quanto para relacionar-se com a sua base atual de alunos.

Atendimento ao aluno

Responda e resolva prontamente as solicitações dos seus alunos! Todos os contatos e possíveis pontos de conflito dos estudantes para com a sua instituição devem ser rapidamente resolvidos. 

Através do processo de Atendimento ao Aluno, um estudante que necessita entrar em contato com a equipe acadêmica e financeira, por exemplo, deve ter à sua disposição um formulário específico para que ele possa registrar a dúvida bem como ser informado constantemente sobre os próximos passos.

Acompanhamento do aluno

Monitore todos os pontos de contato dos estudantes com a sua instituição! Aliás, através do processo de Acompanhamento do Estudante fica mais simples identificar o risco do aluno X ou Y evadir. 

Com as informações fornecidas pela ferramenta, sua instituição tem tempo hábil para desenvolver ações que visam reverter a possível evasão e, assim, mantê-lo matriculado.

Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem - Rubeus

💪 Que tal ter todas essas funcionalidades em um único lugar? Com a Plataforma Rubeus isso é possível!

Utilize a tecnologia a favor da sua instituição. Adote uma eficiente Plataforma de Captação de Alunos como a Plataforma Rubeus e transforme a sua realidade.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Conheça o que ela pode ajudar sua instituição de ensino a melhorar:

  • Visualizar em qual etapa da Jornada de Compra o seu lead está;
  • Enviar e-mails personalizados;
  • Construir eficientes fluxos de nutrição;
  • Visualizar o ponto que mais gera perdas;
  • Criar uma forma própria de captação;
  • Gerenciar a equipe para que cada integrante saiba exatamente o que deve fazer em cada etapa, dentre outros.

🚀 Dê poder a sua equipe!

Marque agora uma conversa com um de nossos consultores e tire as suas próprias conclusões! 

Fale com um consultor Rubeus - Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem

Considerações finais

Agora sim, finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha conseguido te ajudar. Não se esqueça de salvar esse link em sua barra de favoritos e também de compartilhá-lo com alguém estratégico da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa. 

Vamos juntos na busca de aproveitar todas as oportunidades e, assim, gerar resultados consistentes para sua instituição.

Conte com a gente para o que precisar. 

Sucesso!

Matheus Amaral - Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/ferramentas-tecnologicas-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 01 novembro). Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/ferramentas-tecnologicas-na-educacao

Posts relacionados

Compartilhe

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram