Plataformas adaptativas na educação: benefícios e critérios para escolher

Atuando sob a perspectiva de que as pessoas aprendem de formas diferentes e em velocidades distintas, as plataformas adaptativas na educação permitem uma atuação mais personalizada e completa de aprendizagem. Sua instituição de ensino já as utiliza?

Neste conteúdo, elencamos pontos importantes sobre a utilização de plataformas adaptativas na educação e como elas contribuem ativamente para uma experiência mais direcionada de aprendizagem. Além disso, ao longo do conteúdo, reunimos também alguns materiais complementares. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa.

Vamos lá? Boa leitura e bons insights! 

Introdução

Possuir uma experiência personalizada de aprendizagem é um dos fatores que contribuem diretamente para a retenção de alunos e, indiretamente, para a atração de novos leads

Isso ocorre porque a aprendizagem adaptativa permite que o aluno trabalhe seus pontos fracos e trilhe um caminho específico de aprendizagem que leva em consideração os conteúdos já fixados e aqueles que ainda precisam ser trabalhados de forma mais robusta. 

Para colocar esse formato de aprendizagem em prática, é preciso adotar plataformas adaptativas na educação que irão viabilizar toda a experiência personalizada. 

Ilustração

Para entendermos melhor como ocorre toda a dinâmica das plataformas adaptativas na educação, é preciso, primeiramente, começarmos por conceitos importantes.

O que é aprendizagem adaptativa?

Em síntese, a aprendizagem adaptativa, ou Ensino Adaptável, consiste na entrega de experiências de aprendizagem personalizadas. Dentre seus objetivos principais está o de atender às necessidades exclusivas de um indivíduo através de trilhas de conhecimento, feedbacks e recursos em tempo real.

A experiência proposta pela aprendizagem adaptativa visa dar suporte, e não substituir, o papel dos educadores. Isso significa que ela atua como um complemento que busca fornecer a melhor experiência possível de aprendizagem para cada aluno. 

Assim, todo o processo requer a utilização da Inteligência Artificial na educação como forma de permitir a experiência individualizada. Isso ocorre por meio de algoritmos que compreendem as preferências de aprendizagem, bagagem de conhecimentos e pontos fortes e fracos de cada estudante.

Que tal saber mais sobre o uso da Inteligência Artificial na educação?  Temos  um conteúdo específico  sobre o tema. Assim que terminar essa leitura, leia-o, clicando na imagem abaixo! 😉

CTA BENEFICIOS INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO - RUBEUS

Como a tecnologia adaptativa eleva a experiência de ensino?

Como vimos, é através da tecnologia que torna-se possível personalizar toda a experiência. Contudo, há outros pontos que também são impactados positivamente pela utilização da tecnologia, veja:

Através dela, os instrutores conseguem orientar cada aluno com dificuldade em diferentes lições, pois saberá exatamente onde “atacar”.

Além disso, torna-se possível criar experiências de aprendizagem envolventes e personalizadas, contribuindo para que o aluno associe o conteúdo e não apenas o “decore temporariamente”.

Através da Inteligência Artificial, o sistema “vai conhecendo” o estudante e recomendando os conteúdos e as atividades que estão alinhados com seu perfil, características e dificuldades. Assim, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.

Além desses pontos positivos, há outros benefícios nesta prática e é sobre isso que veremos a seguir, mas antes eu tenho um convite para você!

Você já conhece o canal da Rubeus no YouTube?

Você sabia que o Youtube é um importante canal digital e que através dele é possível ter vários insights de melhoria contínua sobre diversos temas? 

Por isso, nós criamos o canal da Rubeus! Lá, disponibilizamos várias dicas em vídeos sobre diferentes temas pertinentes ao cenário educacional. E, por falar nisso, temos playlists novinhas! 

Que tal dar uma conferida? E não se esqueça de curtir e ativar o sininho para não perder nenhum dos nossos vídeos! Basta clicar na imagem abaixo e abrirá uma nova aba te direcionando para lá!

Quais são os benefícios da aprendizagem adaptativa?

  • Aprendizagem individualizada;
  • Criação e ajustes nos planos de estudos;
  • Priorização das reais necessidades do estudante;
  • Melhoria no desempenho escolar;
  • Redução do tempo demandado pelo processo educacional;
  • Desenvolvimento do gosto pelo estudo (exercitando a educação contínua);
  • Disponibilização de feedback imediato e acesso ao desempenho;
  • Maior estímulo e dedicação do estudante;
  • Suporte e tutoria ativa.

As plataformas adaptativas na educação

Em resumo, as plataformas adaptativas são um sistema educacional que modifica a forma de lecionar e trabalhar o conteúdo escolar e permite a prática da aprendizagem adaptativa.

Em suma, os melhores sistemas capturam dados refinados e usam análises de aprendizagem para permitir a adaptação humana das respostas. 

Ilustração

Há diversas plataformas, com diferentes focos e formas. Por isso, é fundamental escolher a mais adequada para a sua instituição de ensino. Mas, como fazer isso? É o que veremos a seguir!

Plataformas adaptativas na educação: 3 dicas para avaliar qual a melhor para a sua IE

Muitos sistemas e plataformas de aprendizagem ​​oferecem conteúdos didáticos em velocidades variáveis, mas não têm a capacidade de personalizar o aprendizado e fornecer avaliações sem problemas. Ao considerar vários programas de aprendizagem adaptativa, mantenha estes critérios em mente:

  • Ajuste ao ritmo do aluno

Permitir que o aluno trabalhe em seu próprio ritmo é uma estratégia de aprendizagem eficaz. Portanto, quando o assunto é plataformas adaptativas na educação, elas devem permitir que o aluno evolua no sistema de forma gradativa. Além disso, eles só devem progredir após terem demonstrado domínio do conceito que estão aprendendo no momento.

  • Consideração do conhecimento já desenvolvido

Independente da plataforma escolhida, ela deve direcionar o ponto de partida do aluno tomando como base o seu conhecimento anterior. 

Assim, será possível evitar a perda de tempo e irá ajudá-lo a fazer um progresso acadêmico constante em direção a novos objetivos de aprendizagem. 

  • Estratégias para aumentar o envolvimento dos alunos 

Em uma era digital, é cada vez mais desafiador capturar a atenção dos alunos. Dessa forma, é importante que a plataforma escolhida conte com estratégias atrativas de aprendizagem. 

A Gamificação na educação, por exemplo, têm se mostrado uma forma importante de envolver os alunos ao trabalhar o princípio dos jogos como forma de estímulo à aprendizagem.

Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre a utilização da Gamificação como forma de tornar o estudo mais lúdico e atrativo para os alunos! 

Como aplicar a gamificação na educação: 5 dicas para gamificar a sua aula - Rubeus

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar sua experiência ainda mais completa, eu tenho um convite para você!

Que tal receber dicas, notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional diretamente em seu e-mail, gratuitamente e com prioridade?

Entre para a nossa lista e receba tudo isso! Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Se esse conteúdo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com alguém? E não esqueça de nos contar, nos comentários, o que achou!

Bons resultados! 😉