Atuando sob a perspectiva de que as pessoas aprendem de formas diferentes e em velocidades distintas, as plataformas adaptativas na educação permitem uma atuação mais personalizada e completa de aprendizagem. Sua instituição de ensino já as utiliza?
Neste conteúdo, elencamos pontos importantes sobre a utilização de plataformas adaptativas na educação e como elas contribuem ativamente para uma experiência mais direcionada de aprendizagem. Além disso, ao longo do conteúdo, reunimos também alguns materiais complementares. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa.
Vamos lá? Boa leitura e bons insights!
Introdução
Possuir uma experiência personalizada de aprendizagem é um dos fatores que contribuem diretamente para a retenção de alunos e, indiretamente, para a atração de novos leads.
Isso ocorre porque a aprendizagem adaptativa permite que o aluno trabalhe seus pontos fracos e trilhe um caminho específico de aprendizagem que leva em consideração os conteúdos já fixados e aqueles que ainda precisam ser trabalhados de forma mais robusta.
Para colocar esse formato de aprendizagem em prática, é preciso adotar plataformas adaptativas na educação que irão viabilizar toda a experiência personalizada.
Para entendermos melhor como ocorre toda a dinâmica das plataformas adaptativas na educação, é preciso, primeiramente, começarmos por conceitos importantes.
O que é aprendizagem adaptativa?
Aprendizagem adaptativa, ou Ensino Adaptável, consiste na entrega de experiências de aprendizagem personalizadas. Dentre seus objetivos principais está o de atender às necessidades exclusivas de um indivíduo através de trilhas de conhecimento, feedbacks e recursos em tempo real.
A experiência proposta pela aprendizagem adaptativa visa dar suporte, e não substituir, o papel dos educadores. Isso significa que ela atua como um complemento que busca fornecer a melhor experiência possível de aprendizagem para cada aluno.
Para isso, todo o processo requer a utilização da Inteligência Artificial na educação como forma de permitir a experiência individualizada. Isso ocorre por meio de algoritmos que compreendem as preferências de aprendizagem, bagagem de conhecimentos e pontos fortes e fracos de cada estudante.
Que tal saber mais sobre o uso da Inteligência Artificial na educação? Temos um conteúdo específico sobre o tema. Assim que terminar essa leitura, leia-o, clicando na imagem abaixo! 😉
Como a tecnologia adaptativa eleva a experiência de ensino?
Como vimos, é através da tecnologia que torna-se possível personalizar toda a experiência. Contudo, há outros pontos que também são impactados positivamente pela utilização da tecnologia, veja:
Através dela, os instrutores conseguem orientar cada aluno com dificuldade em diferentes lições, pois saberá exatamente onde “atacar”.
Além disso, torna-se possível criar experiências de aprendizagem envolventes e personalizadas, contribuindo para que o aluno associe o conteúdo e não apenas o “decore temporariamente”.
Através da Inteligência Artificial, o sistema “vai conhecendo” o estudante e recomendando os conteúdos e as atividades que estão alinhados com seu perfil, características e dificuldades. Para isso, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.
Além desses pontos positivos, há outros benefícios nesta prática e é sobre isso que veremos a seguir, mas antes eu tenho um convite para você!
Você já conhece o canal da Rubeus no YouTube?
Você sabia que o Youtube é um importante canal digital e que através dele é possível ter vários insights de melhoria contínua sobre diversos temas?
Pensando exatamente nisso, nós criamos o canal da Rubeus! Lá, disponibilizamos várias dicas em vídeos sobre diferentes temas pertinentes ao cenário educacional. E, por falar nisso, temos playlists novinhas!
Que tal dar uma conferida? E não se esqueça de curtir e ativar o sininho para não perder nenhum dos nossos vídeos! Basta clicar na imagem abaixo e abrirá uma nova aba te direcionando para lá!
Quais são os benefícios da aprendizagem adaptativa?
- Aprendizagem individualizada;
- Criação e ajustes nos planos de estudos;
- Priorização das reais necessidades do estudante;
- Melhoria no desempenho escolar;
- Redução do tempo demandado pelo processo educacional;
- Desenvolvimento do gosto pelo estudo (exercitando a educação contínua);
- Disponibilização de feedback imediato e acesso ao desempenho;
- Maior estímulo e dedicação do estudante;
- Suporte e tutoria ativa.
As plataformas adaptativas na educação
As plataformas adaptativas são um sistema educacional que modifica a forma de lecionar e trabalhar o conteúdo escolar e permite a prática da aprendizagem adaptativa.
Basicamente, os melhores sistemas capturam dados refinados e usam análises de aprendizagem para permitir a adaptação humana das respostas.
Há diversas plataformas, com diferentes focos e formas. Por isso, é fundamental escolher a mais adequada para a sua instituição de ensino. Mas, como fazer isso? É o que veremos a seguir!
Plataformas adaptativas na educação: 3 dicas para avaliar qual a melhor para a sua IE
Muitos sistemas e plataformas de aprendizagem oferecem conteúdos didáticos em velocidades variáveis, mas não têm a capacidade de personalizar o aprendizado e fornecer avaliações sem problemas. Ao considerar vários programas de aprendizagem adaptativa, mantenha estes critérios em mente:
-
Ajuste ao ritmo do aluno
Permitir que o aluno trabalhe em seu próprio ritmo é uma estratégia de aprendizagem eficaz. Portanto, quando o assunto é plataformas adaptativas na educação, elas devem permitir que o aluno evolua no sistema de forma gradativa. Além disso, eles só devem progredir após terem demonstrado domínio do conceito que estão aprendendo no momento.
-
Consideração do conhecimento já desenvolvido
Independente da plataforma escolhida, ela deve direcionar o ponto de partida do aluno tomando como base o seu conhecimento anterior.
Isso evitará a perda de tempo e irá ajudá-lo a fazer um progresso acadêmico constante em direção a novos objetivos de aprendizagem.
-
Estratégias para aumentar o envolvimento dos alunos
Em uma era digital, é cada vez mais desafiador capturar a atenção dos alunos. Dessa forma, é importante que a plataforma escolhida conte com estratégias atrativas de aprendizagem.
A Gamificação na educação, por exemplo, têm se mostrado uma forma importante de envolver os alunos ao trabalhar o princípio dos jogos como forma de estímulo à aprendizagem.
Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre a utilização da Gamificação como forma de tornar o estudo mais lúdico e atrativo para os alunos!
E aí, gostou?
Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar sua experiência ainda mais completa, eu tenho um convite para você!
Que tal receber dicas, notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional diretamente em seu e-mail, gratuitamente e com prioridade?
Entre para a nossa lista e receba tudo isso! Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!
Se esse conteúdo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com alguém? E não esqueça de nos contar, nos comentários, o que achou!
Bons resultados! 😉
Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.
Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.