Entenda mais sobre os benefícios das plataformas adaptativas para aprendizagem e ensino na educação

Atuando sob a perspectiva de que as pessoas aprendem de formas diferentes e em velocidades distintas, as plataformas adaptativas na educação permitem uma atuação mais personalizada e completa de aprendizagem. Sua instituição de ensino já as utiliza? Entenda mais sobre os benefícios de investir! 🗓️✏️

Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Introdução

Aprendizagem adaptativa, ou Ensino Adaptável, consiste na entrega de experiências de aprendizagem personalizadas. Dentre seus objetivos principais está o de atender às necessidades exclusivas do estudante através de trilhas de conhecimento, feedbacks e recursos em tempo real.

A aprendizagem adaptativa permite que o aluno trabalhe seus pontos fracos e trilhe um caminho específico de aprendizagem que leva em consideração os conteúdos já fixados e aqueles que ainda precisam ser trabalhados de forma mais robusta. 

A experiência proposta pela aprendizagem adaptativa visa dar suporte, e não substituir, o papel dos educadores. Isso significa que ela atua como um complemento que busca fornecer a melhor experiência possível de aprendizagem para cada aluno. 

Para isso, todo o processo requer a utilização da Inteligência Artificial aplicada à educação como forma de permitir a experiência individualizada. Isso ocorre por meio de algoritmos que compreendem as preferências de aprendizagem, bagagem de conhecimentos e pontos fortes e fracos de cada estudante.

Para colocar esse formato de aprendizagem em prática, é preciso adotar plataformas adaptativas na educação que irão viabilizar toda a experiência personalizada. Vamos adiante para saber mais sobre elas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

O que é uma plataforma adaptativa e quais são seus benefícios na educação?

Uma plataforma adaptativa é uma ferramenta de tecnologia educacional que utiliza algoritmos para personalizar o processo de aprendizagem de cada aluno de acordo com suas necessidades, habilidades e indivíduos motivados. Essas plataformas coletam dados sobre o desempenho e o comportamento do aluno, analisam essas informações e oferecem conteúdo e recursos educacionais adaptados de forma personalizada.

As plataformas adaptativas são um sistema educacional que modifica a forma de lecionar e trabalhar o conteúdo e permite a prática da aprendizagem adaptativa. Os benefícios das plataformas adaptativas na educação são diversos, conheça alguns deles a seguir:

Aprendizagem personalizada

A principal vantagem é a capacidade de adaptar o conteúdo e a abordagem de ensino de acordo com as necessidades de cada aluno. Isso permite que os alunos progridam em seu próprio ritmo e recebam suporte específico nas áreas em que têm dificuldades, ao mesmo tempo em que são desafiados com material adequado ao seu nível de habilidade.

Engajamento

As plataformas adaptativas são projetadas para manter os alunos engajados e motivados. Ao oferecer conteúdo personalizado e interativo, elas tornam a aprendizagem mais interessante e relevante para cada aluno. Isso pode incluir recursos como jogos educacionais, vídeos interativos e feedback imediato, que ajudam a manter o interesse e a participação ativa dos alunos.

Autonomia do aluno

Com uma plataforma adaptativa, os alunos têm a oportunidade de assumir mais controle de sua própria aprendizagem. Eles podem explorar o conteúdo em seu próprio ritmo, definir metas individuais e monitorar seu próprio progresso. Isso promove a autonomia, a responsabilidade e o desenvolvimento de habilidades autodirigidas nos alunos.

Identificação de lacunas de aprendizagem

As plataformas adaptativas coletam dados detalhados sobre o desempenho do aluno, identificando lacunas específicas em seu conhecimento ou habilidades. Com base nessas informações, os educadores podem intervir de forma mais direcionada, fornecendo apoio personalizado e recursos adicionais para ajudar os alunos a superar essas lacunas.

Eficiência e economia de tempo

Com a automação e personalização oferecidas pelas plataformas adaptativas, os educadores podem otimizar seu tempo e recursos. As plataformas podem fornecer feedback instantâneo aos alunos, ansiosamente a necessidade de correções manuais. Além disso, os educadores podem acompanhar o progresso dos alunos de forma mais eficiente e tomar decisões controladas com base nos dados coletados.

Acesso flexível

As plataformas adaptativas podem ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet. Isso permite que os alunos estudem em seu próprio ritmo, em casa ou em qualquer ambiente de aprendizagem que seja conveniente para eles.

⚠️ IMPORTANTE!

Vale a pena ressaltar que as plataformas adaptativas devem ser usadas como uma ferramenta complementar e não substituir completamente a interação humana na educação. O papel do professor continua sendo fundamental para fornecer orientação, apoio emocional e criar um ambiente de aprendizagem colaborativo. As plataformas adaptativas são apenas uma ferramenta que pode melhorar a experiência de aprendizagem e personalizar o ensino para cada aluno.

Como a tecnologia adaptativa eleva a experiência de ensino?

Como vimos, é através da tecnologia que torna-se possível personalizar toda a experiência. Contudo, há outros pontos que também são impactados positivamente pela utilização da tecnologia.

Através dela, os instrutores conseguem orientar cada aluno com dificuldade em diferentes lições, pois saberá exatamente onde “atacar”.

Além disso, torna-se possível criar experiências de aprendizagem envolventes e personalizadas, contribuindo para que o aluno associe o conteúdo e não apenas o “decore temporariamente”.

Através da Inteligência Artificial, o sistema “vai conhecendo” o estudante e recomendando os conteúdos e as atividades que estão alinhados com seu perfil, características e dificuldades. Para isso, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.

📌 Vou deixar como sugestão de conteúdo complementar, um dos nossos blog posts sobre o tema: 

Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem - Rubeus
Blog post Rubeus: Ferramentas tecnológicas na educação

Como as instituições educacionais podem implementar plataformas adaptativas eficazes para melhorar os resultados?

A implementação de plataformas adaptativas de forma eficaz requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica por parte das instituições educacionais. Aqui estão algumas etapas importantes a serem consideradas:

Avalie as necessidades e objetivos educacionais

Antes de escolher uma plataforma adaptativa, as instituições devem definir claramente suas necessidades e objetivos educacionais. Isso envolve identificar as lacunas de aprendizagem dos alunos, as áreas em que precisam de suporte adicional e os resultados desejados que desejam alcançar.

Pesquise e selecione a plataforma adequada

Existem várias opções de plataformas adaptativas disponíveis no mercado. As instituições devem realizar uma pesquisa detalhada e avaliar diferentes opções, considerando fatores como funcionalidades, personalização, compatibilidade com os currículos existentes, usabilidade e suporte. É importante escolher uma plataforma que atenda às necessidades específicas da instituição e dos alunos.

Capacite os educadores

A implementação bem-sucedida de uma plataforma adaptativa requer que os educadores estejam acompanhados com a tecnologia e capacitados para utilizá-la de forma eficaz. As instituições devem fornecer treinamento educacional aos educadores, abordando aspectos técnicos e pedagógicos da plataforma, para que eles possam aproveitar ao máximo seus recursos e personalizar a experiência de aprendizagem dos alunos.

Integrar a plataforma ao currículo existente

A plataforma adaptativa deve ser integrada de forma orgânica ao currículo existente da instituição. Isso pode envolver a criação de planos de aula que incorporam o uso da plataforma, a seleção e adaptação de conteúdos específicos e a definição de metas e critérios de avaliação monitorados com a plataforma.

Monitore o progresso e considere realizar ajustes

É fundamental acompanhar de perto o progresso dos alunos e analisar os dados gerados pela plataforma adaptativa. As instituições devem estabelecer indicadores-chave de desempenho e utilizar os dados para identificar lacunas de aprendizagem, áreas de melhoria e ajustar a abordagem de ensino conforme necessário.

Promova a colaboração e a comunicação

É preciso incentivar a colaboração e a comunicação entre os educadores, os alunos e os pais em relação ao uso da plataforma adaptativa. Isso pode incluir a criação de fóruns de discussão, a realização de reuniões regulares para compartilhar feedback e resultados, e os envolvimentos dos pais no processo de aprendizagem dos alunos.

⚠️ IMPORTANTE!

Mantenha em mente que a implementação de uma plataforma adaptativa eficaz é um processo contínuo, que requer monitoramento constante e adaptação às necessidades em evolução dos alunos e da instituição.

Pontos de atenção para considerar quando for escolher a sua plataforma adaptativa na educação

Muitos sistemas e plataformas de aprendizagem oferecem conteúdos didáticos em velocidades variáveis, mas não têm a capacidade de personalizar o aprendizado e fornecer avaliações sem problemas. Por isso, ao considerar os vários programas de aprendizagem adaptativa, mantenha estes critérios em mente:

  • Ajuste ao ritmo do aluno

Permitir que o aluno trabalhe em seu próprio ritmo é uma estratégia de aprendizagem eficaz. Portanto, a plataforma adaptativa deve permitir que o aluno evolua no sistema de forma gradativa. Além disso, eles só devem progredir após terem demonstrado domínio do conceito que estão aprendendo no momento.

  • Considere os conhecimento já desenvolvidos

Independente da plataforma escolhida, ela deve direcionar o ponto de partida do aluno tomando como base o seu conhecimento anterior. Isso evitará a perda de tempo e irá ajudá-lo a fazer um progresso acadêmico constante em direção a novos objetivos de aprendizagem. 

  • Crie estratégias para aumentar o envolvimento dos alunos 


Em uma era digital, é cada vez mais desafiador capturar a atenção dos alunos. Dessa forma, é importante que a plataforma escolhida conte com estratégias atrativas de aprendizagem. 

A Gamificação na educação, por exemplo, têm se mostrado uma forma importante de envolver os alunos ao trabalhar o princípio dos jogos como forma de estímulo à aprendizagem.

Como aplicar a gamificação na educação: 5 dicas para gamificar a sua aula - Rubeus
Blog post Rubeus: Como aplicar a gamificação na educação

Conclusão

As plataformas adaptativas têm o potencial de revolucionar a educação, oferecendo aprendizagem personalizada, engajamento, autonomia do aluno e eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Ao implementar essas plataformas de maneira eficaz, as instituições educacionais podem melhorar significativamente os resultados e o envolvimento dos alunos.

Ao avaliar cuidadosamente as necessidades e educacionais, pesquisar e selecionar a plataforma adequada, capacitar os educadores, integrar a plataforma ao currículo existente e monitorar constantemente o progresso, as instituições podem maximizar o impacto positivo das plataformas adaptativas.

É importante lembrar que as plataformas adaptativas não substituem a presença e o papel essencial dos educadores. Elas são uma ferramenta valiosa para complementar o ensino e personalizar a aprendizagem, mas a interação humana e o apoio emocional continuam sendo fundamentais para o sucesso dos alunos.

Portanto, é preciso começar a aproveitar o poder das plataformas adaptativas. Ao adotar essa abordagem inovadora, as instituições educacionais podem criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, envolventes e eficazes, preparando melhor os alunos para enfrentarem os desafios do mundo atual.

Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha te inspirado! 😃 Antes de ir, que tal compartilhar esse conteúdo com alguém da sua equipe?

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus | Plataformas adaptativas na educação: critérios para escolher
Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

📚 Continue em nosso blog! Aqui estão alguns conteúdos que também podem te interessar: 

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

🔗  Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Plataformas adaptativas na educação: benefícios e critérios para escolher. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/plataformas-adaptativas-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 15 fevereiro. Plataformas adaptativas na educação: benefícios e critérios para escolher. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/plataformas-adaptativas-na-educacao/