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Por tratar-se de um investimento a longo prazo com elevado aporte financeiro, escolher dentre as muitas instituições de ensino para cursar uma graduação, por exemplo, pode ser um processo complexo e demorado.  Nesse contexto, ser uma IES referência no mercado educacional faz toda a diferença.

Atualmente o mercado educacional tem passado por muitas mudanças, o surgimento de novos modelos de negócio, a expansão da modalidade de educação a distância e o aumento no número das instituições privadas de ensino fazem parte desse cenário.

Atuar, de maneira inteligente, conquistando cada vez mais matrículas, conseguindo a confiança dos seus alunos é um dos grandes desafios enfrentados pelas IES, não é mesmo? Mas tornar isso realidade não é impossível.

Considerando a alta competitividade do mercado educacional para que sua instituição saia na frente é interessante pensar em estratégias para alavancar, aproveitar e desenvolver fortes diferenciais competitivos na sua instituição de ensino.

Quando o objetivo é diferenciar-se dos seus concorrentes a preparação e o planejamento ganha destaque e se torna fundamental para que sua instituição de ensino atue com excelência e saia na frente! Por isso, invista na preparação dos seus processos e do seu pessoal.

É possível que sua IE seja diferente e se destaque em um mercado tão competitivo? Sim! Mas para isso é preciso trabalhar duro, colocando em prática várias ações inteligentes a fim de alcançar esse objetivo.

Como tornar sua IES referência para seus potenciais alunos?

Primeiramente, é fundamental que sua IES saiba a importância de buscar aperfeiçoar de forma contínua seus conhecimentos. Nesse contexto é importante atentar-se a três pilares da sua IES, a saber:

Pessoas, Processos e Tecnologia - Rubeus

  • No pilar Pessoas o desafio é capacitar seus colaboradores. A fim de estabelecerem um bom relacionamento com o potencial e atual aluno. Esse relacionamento deve ser mantido em todos os pontos de contatos com esse aluno, do porteiro ao reitor.
  • Quanto aos Processos, é fundamental que o planejamento de sua IE seja baseado na perspectiva do aluno. Assim, todas as ações da sua equipe interna devem ser direcionadas a satisfazer o mesmo.
  • A Tecnologia são as ferramentas técnicas, recursos e conhecimentos utilizados para aperfeiçoamento dos processos e alcance dos seus objetivos. Percebe-se assim, a tecnologia como uma grande ferramenta administrativa. Provendo informações apuradas e precisas para basear todo o processo decisório das instituições.

A sincronização e a sinergia existentes entre esses três pilares auxilia o processo de captação e retenção sustentável das IEs

5 ações para se tornar uma IES referência

01. Atributos relevantes

A primeira estratégia é investir no desenvolvimento de bons atributos relevantes. Esses atributos relevantes são particularidades, qualidades e características que são próprias e exclusivas da sua IES.

Resumidamente, esses atributos são tudo aquilo que sua instituição tem ou faz de melhor. São aqueles aspectos positivos e fortes da sua instituição que são realmente capazes de destacar sua IE perante os concorrentes do mercado educacional.

Exatamente, por isso, ao desenvolver e criar mais atributos relevantes sua instituição de ensino estará diferenciando-se das demais.

02. Análise SWOT Educacional

Tendo em vista a alta competitividade presente no mercado educacional e os múltiplos desafios advindos desse contexto, conhecer o seu cenário atual é essencial para se diferenciar da concorrência.

Com esse objetivo, a Análise SWOT Educacional é uma ferramenta gerencial que permite uma visão detalhada sobre o seu mercado educacional.  Através dela você identifica seus pontos fortes e fracos (ambiente interno). Além das oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo proporciona da sua instituição.

Para entender como essa ferramenta pode direcionar de forma mais assertiva a atuação da sua IE, confira nosso blog post. Você também pode fazer download do nosso Kit para Análise SWOT Educacional.
Análise SWOT Educacional - Rubeus

Após realizar a Análise SWOT Educacional completa em sua instituição de ensino e no mercado em que ela está localizada, é interessante levantar todos os resultados obtidos e buscar elaborar práticas.

Tais práticas devem buscar aproveitar as oportunidades e potencializar os pontos fortes. Além disso, devem ser desenvolvidas ações para minimizar os impactos das ameaças e dos pontos fracos.

03. Atendimento de excelência

Você já reparou que quando avaliamos uma empresa, a primeira coisa que lembramos é a forma que somos tratados por ela? Por isso para sair na frente no mercado educacional um dos primeiros diferenciais no qual sua instituição deve atentar-se é sua forma de atender.

Isso porque uma comunicação personalizada para cada momento das etapas da jornada de compra dos seus potenciais alunos pode ser decisiva para direcioná-los à matrícula. Nesse caso é recomendável a utilização de uma ferramenta específica que profissionalize a forma como os contatos são realizados em sua IE. Um exemplo é o CRM Rubeus.

Ao desenvolver um atendimento de excelência fica mais fácil conquistar a confiança dos seus potenciais alunos. Além disso, você consegue aumentar a captação e retenção de alunos, destacando sua instituição no cenário educacional. No entanto, o processo de construção da confiança é bem mais complexo do que podemos imaginar.

Por isso, nós da equipe Rubeus desenvolvemos e testamos internamente uma técnica conhecida como “8 fontes de confiança”, que pode ser adaptada à estrutura da sua IE.

Essas fontes são: Autoridade, Afinidade, Credibilidade, Longevidade, Celebridade, Familiaridade, Localização e Demonstração. Para saber mais sobre cada uma dessas fontes registre seu interesse em receber nosso e-book sobre o tema:

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

04. Website que converte

O quinto diferencial que sua instituição pode começar a pensar é o formato do seu website. Isso porque quando o objetivo é diferenciar-se para aumentar a captação de alunos é essencial pensar no site. Isso porque ele é capaz de  transformar muitos visitantes em alunos.

Para isso, é interessante que ele tenha como principal foco a conversão. Por sua vez, para que isso seja possível faz-se necessário que, por meio dele, você consiga realizar três ações. Tais ações são fornecer conteúdo relevante, criar um excelente discurso de condução e utilizar gatilhos mentais de identificação em todas as fases do funil (CTAs).

Uma alternativa para potencializar o seu site é investir em Conversion Rate Optimization (CRO) – Otimização da Taxa de conversão para educação. A CRO é uma estratégia inteligente pela qual é possível oferecer um site atrativo e de qualidade. 

Transformando, assim, o máximo possível de visitantes do website em alunos da sua IE ao permite melhorar a experiência do usuário destacando assim sua IE, perante à concorrência.

05. Marketing de Conteúdo Educacional

O Marketing de Conteúdo Educacional vai além de uma estratégia de produção de materiais. Ele tem como missão ajudar os potenciais alunos na tomada de decisão.

Ao auxiliar o potencial aluno a tomar decisões mais assertivas e esclarecer suas dúvidas por meio da entrega de conteúdos relevantes essa prática pode contribuir para tornar sua IES referência.

Para a produção de conteúdo ser mais assertiva é interessante levar em consideração o Funil de Captação de Alunos. Por exemplo, no início do processo, o interessado está em na fase de descoberta e por isso, possui alto nível de curiosidade. Assim, você precisa fornecer informações relevantes sobre as possibilidades de progressão de carreira ou de como está o mercado de trabalho na região.

Já na etapa final da jornada, esse potencial aluno está interessado em obter informações sobre a aceitação de sua organização no mercado de trabalho bem como dados consolidados do MEC sobre ela para auxiliá-lo em sua tomada de decisão.

Marketing de Conteúdo Educacional: conteúdo para conversão de alunos - RubeusConclusão

Como vimos, atuar com essas estratégias pode ajudar a tornar sua IES referência, saindo na frente da concorrência e se mantendo competitiva no mercado educacional.

Para isso, é essencial conhecer os aspectos que interferem na atuação da sua instituição. Procurando desenvolver seus atributos relevantes e realizando sua Análise SWOT Educacional. Além disso, atender bem, ter um site direcionado à conversão e trabalhar com o Marketing de Conteúdo Educacional também são práticas importantes.  

Agora que você conhece essas estratégias que podem tornar sua IES referência que tal começar a aplicá-las no seu dia a dia? 

Conteúdo originalmente publicado em 26 de abril de 2018 e atualizado em 21 de janeiro de 2019 .

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