Captação de alunos EAD: 10 ações obrigatórias para maximizar o seu número de matrículas

O ensino a distância tem ganhado muita força no cenário educacional. Essa modalidade de ensino, que mescla flexibilidade e aprendizado, tem sido a escolha de muitos estudantes. Por isso, neste blog post, te mostraremos formas de sair na frente e obter sucesso na captação de alunos EAD. 💪

E tem mais! Separamos também algumas dicas de como promover a permanência de alunos. Confira!

⏰ Tempo aproximado de leitura: 10 – 12 minutos

🔍 Panorama geral

Você já percebeu como os cursos na modalidade EAD vem ganhando força entre os estudantes?

Para entender melhor essa realidade, separamos alguns números importantes. Eles foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Censo da Educação Superior 2020.

O relatório ressalta que em 2020, o volume de ingressos apresentou um aumento significativo na modalidade EAD. Ao passo que na modalidade presencial houve uma queda.

Fazendo uma análise da evolução do EAD como opção para os estudantes, percebemos um crescimento significativo com o passar dos anos:

Fonte: CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2020 – NOTAS ESTATÍSTICAS

O relatório ressalta ainda que “O aumento do número de ingressantes entre 2019 e 2020 é ocasionado, exclusivamente, pela modalidade a distância, que teve uma variação positiva de 26,2% entre esses anos, já que nos cursos presenciais houve um decréscimo de -13,9%;”.

🤔 Entendendo o cenário

🚨 Em suma, esse crescimento da modalidade EAD baseia-se em diversos fatores. Dentre eles está os impactos gerados pelo fechamento das instituições de ensino, desencadeado pela pandemia do novo coronavírus. Uma vez diante da necessidade de isolamento social, muitas instituições viram-se forçadas a adotar o ensino a distância, sendo, posteriormente, substituído pela modalidade híbrida.

Ademais, outra explicação está na globalização e no aumento da utilização da internet, impactando, assim, a maneira de consumir serviços educacionais. Isso gerou a necessidade de uma nova forma de ensino que proporcione flexibilidade e seja de fácil acesso aos alunos. E é nesse cenário que destaca-se a popularização do ensino a distância. 

A modalidade EAD foi efetivamente regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pelo Ministério da Educação, somente no ano de 2005. A partir de então, o ensino a distância passou a apresentar crescimento constante. Além disso, ele tornou-se uma opção de grande peso na hora da escolha por uma instituição de ensino. 

Newsletter Rubeus

📢 O ensino a distância e as suas atratividades

Segundo a pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 51% dos estudantes matriculados no Ensino Superior decidirão por cursos EAD até 2023, sendo que 49% optarão pelas tradicionais salas de aula. Do total de 1.012 entrevistados, 44% escolheriam pelo EAD, ao passo que 56% ainda preferem o ensino presencial.

🚨 O ensino a distância permite a inserção de pessoas, que anteriormente não possuíam condições e tempo para ter um diploma, ao mundo da educação. 

O ensino a distância traz consigo diversos benefícios e diferenciais. Questões como flexibilidade é um dos principais aliados a esse tipo de ensino. Isso porque seus usuários podem acessar os conteúdos de acordo com o melhor horário, local e tecnologia que desejarem

Ademais, outro importante fator responsável por promover uma boa vantagem competitiva desta modalidade diante a presencial é a ausência da necessidade de locomoção. O que frequentemente é decisivo para a escolha da instituição de ensino. 

🤔 Por que minha IE deve investir em captação de alunos EAD?

Em resumo, a captação de alunos é fundamental para toda instituição, independentemente da modalidade. Isso porque uma IE que não capta, não cresce e consequentemente estagna, podendo até mesmo ir à falência.

Contudo, para que sua captação seja realmente efetiva, é preciso que sua instituição invista em uma sólida estratégia. Isso porque a escolha pelo ensino a distância ainda pode vir acompanhada de uma certa insegurança.

🚨 Apesar da grande popularização desta modalidade, ainda há uma ideia de que os cursos a distância podem “sabotar” o aprendizado, veja alguns argumentos:

  • Algumas plataformas de EAD não são tão efetivas quanto deveriam ser (o que acaba afetando negativamente a confiança do potencial aluno);
  • Não há um acompanhamento efetivo;
  • O ensino é mais fácil (se comparado ao presencial);
  • Falta de suporte (técnico, acadêmico e pedagógico);
  • Dificuldades de comunicação com a instituição. 

🚨 Percebeu quantos “preconceitos” é necessário desmistificar? Por isso, a captação de alunos EAD pode ser uma tarefa desafiadora. Contudo, ao contar com uma estratégia sólida, sua instituição, aos poucos, irá demonstrar que oferece boas bases para os seus alunos e, assim, ganhar a confiança deles.

E-BOOK GRATUITO I SMARKETING EDUCACIONAL - RUBEUS

🚀 10 dicas poderosas para alavancar a sua captação de alunos EAD

As dicas a seguir são comprovadamente eficazes, ou seja, já apresentam resultados concretos. Mas, para isso, é muito importante que elas sejam realizadas em conjunto, combinado? 

📝 NOTA IMPORTANTE: fique atento às dicas práticas e ao material de apoio, eles auxiliarão na compreensão do conteúdo. 😃

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1) Defina as suas personas e faça uma boa gestão da sua marca

Saber com quem você está se comunicando faz toda diferença para obter bons resultados em sua estratégia de comunicação e relacionamento. Isso porque quando sabemos com quem falamos é mais fácil moldarmos a comunicação e produzirmos conteúdos realmente úteis e relevantes para as necessidades dos potenciais alunos.

Assim, tendo em vista o segmento educacional no qual sua instituição atua, nossa primeira dica é traçar as personas dos seus cursos de EAD, ou seja, o perfil dos alunos a fim de identificar as suas necessidades, dores e sonhos.

Exemplo de persona Rubeus

🚨 Sendo assim, faça alguns questionamentos sobre o ensino a distância como um todo, por exemplo:

  • Qual a média de faixa etária dos alunos?
  • Quais as principais características de um curso EAD?
  • Qual o melhor formato de conteúdo para esse tipo de público?
  • Qual o melhor canal de comunicação para atrair esses potenciais alunos?
  • Quais os principais critérios observados por suas personas ao escolher um curso a distância?
😃 Precisando de uma ajudinha? Temos um conteúdo que pode te ajudar a identificar e a construir as suas personas:

O que são personas? - Rubeus

Após definir as suas personas, será possível posicionar a sua instituição junto aos potenciais alunos, o que é um forte fator de atração. Ademais, isso permitirá que a sua instituição invista em um sólido posicionamento da marca, através do Branding  Educacional. 

Branding Educacional auxilia na construção da identidade da sua marca e, ao compor as estratégias de marketing, pode potencializar os resultados. Em suma, é a forma como sua instituição se posiciona perante o mercado e é percebida pelos potenciais e atuais alunos.

🚨 Sendo assim, transmita, por meio de conteúdos em seu blog, site e redes sociais, o que sua instituição de ensino tem que diferencia o ensino a distância dos demais ofertados pelos concorrentes. Mostre vantagens e diferenciais que enriquecem a experiência dos alunos que optam por fazer curso com você. Fatores como materiais didáticos e conteúdos instrumentais, atendimento de qualidade e suporte podem auxiliar na hora de mostrar que você possui o diferencial que o seu lead busca.

2) Atue em cada etapa do Funil de Captação de Alunos

Após identificar suas personas e saber quais as suas necessidades, chegou a hora de entender como atuar nos diferentes estágios do Funil de Captação de Alunos e como isso pode ser muito benéfico para a sua captação de alunos EAD!

🤔 Mas antes… você conhece o Funil de Captação de alunos

Em síntese, ele é uma representação da “evolução” dos potenciais alunos pela Jornada de Compra Educacional, ou seja, pelo caminho percorrido por eles até a compra (inscrição ou efetivação da matrícula). Sendo assim, ele abrange desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão. 

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Normalmente, o Funil de Captação de Alunos é estruturado em três estágios principais: topo, meio e fundo de funil. Esses estágios, por sua vez, se diferenciam de acordo com a evolução da decisão de compra do lead. Além disso, eles são subdivididos em: visitante, lead, lead qualificado, inscrito parcial, inscrito, avaliado, convocado e matriculado.

Aposto que você já percebeu que cada estágio requer uma abordagem de comunicação diferente, não é mesmo? 😃

Sendo assim, após identificar em qual estágio do funil o seu potencial aluno encontra-se, será possível investir na melhor estratégia para a sua captação, por meio do conteúdo, do atendimento e do suporte correto. Assim, será mais fácil nutri-lo (fomentar o desejo de compra) e, com isso, aumentar as chances de convertê-lo. 

🔍 Por exemplo, imagine um potencial aluno que encontre-se na fase de visitante. Uma vez no blog da sua instituição de ensino, ele encontra um e-book que lhe despertou o interesse. Para baixá-lo, foi solicitado o seu e-mail, nome completo e telefone para contato. Após fornecer os dados solicitados, o seu visitante tornou-se lead. Agora ele faz parte da sua base de contatos. Assim, você pode inseri-lo em uma régua de relacionamento e enviar e-mails estratégicos que ressaltem como a sua IE tem o que ele precisa!

Ademais, um exemplo de e-mail que você pode enviá-lo é a newsletter da sua instituição de ensino. Basicamente, ela é um tipo de e-mail marketing no qual, geralmente, se aborda novidades, notícias e assuntos relevantes para o lead. Montei um exemplo para você se inspirar, veja:

E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas - Rubeus

😃 Da onde veio esse modelo tem muito mais! Acesse o nosso conteúdo “E-mail marketing para instituições de ensino: aumente suas matrículas” e inspire-se!

3) Captação de alunos EAD: Trabalhe o Marketing de Conteúdo

Outra dica importante é trabalhar o Marketing de Conteúdo Educacional. Através dessa prática você poderá atrair seus potenciais alunos e engajá-los a avançarem pela jornada de compra, por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos. 

Assim, você pode criar materiais de valor (blog posts, e-books, infográficos, planilhas, pdfs…) para os seus potenciais alunos e disponibilizá-los em seu blog. Esses materiais podem responder questionamentos e trabalhar temas importantes, tais como “Os benefícios de investir em um curso a distância”. 

Ao disponibilizar materiais em seu blog, você pode pedir algo em troca ao seu lead, como por exemplo o e-mail ou número de telefone. Assim, após o seu lead disponibilizá-los, você pode direcioná-lo uma abordagem de nutrição do desejo de compra através de e-mails e/ou ligações.

4) Captação de alunos EAD: Tenha a confiança como um pilar

É fato que ainda há muita desconfiança quando o assunto são compras on-lines. Casos de sites falsos, quebra de sigilo de informações pessoais e produtos que não condizem com o prometido são alguns exemplos de problemáticas que podem ocorrer. Trazendo para o contexto educacional, há muito questionamento se a instituição é confiável e se o diploma é reconhecido pelo mercado de trabalho do mesmo modo que o do presencial. 

Essas situações podem se tornar um fator desmotivador para que o interessado se matricule em sua IE. Considerando esta realidade, é imprescindível que você mostre aos seus potenciais alunos que sua instituição preza pela transparência e qualidade do ensino. Dessa forma, você estará construindo um relacionamento de confiança com o seu potencial e atual aluno.

🚨 Para isso, estabeleça um programa de ensino de modo que haja uma programação antecipada das aulas, e deixe que isso seja disponibilizado aos alunos para que possam ter acesso previamente. 

Além disso, é essencial investir em materiais complementares de boa qualidade e priorizar a contratação de bons profissionais (e mesmo que sejam um pouco mais oneroso, o fator “Gente” é um elemento que faz a diferença).

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos - Rubeus

5) Invista em metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas são estratégias de ensino que objetivam colocar o aluno como o agente principal da sua aprendizagem. Para isso, são utilizadas diferentes abordagens nas quais a finalidade é a “centralização no aluno”, ou seja, colocá-lo como protagonista da sua aprendizagem. Em suma, objetiva-se “transferir” a responsabilidade de aprender para os próprios estudantes.

Alguns exemplos são:

Salas de aula virtuais invertidas 

Neste modelo híbrido de aprendizagem, os alunos estudam o conteúdo antes da aula (por meio de materiais on-line, por exemplo). Portanto, o momento com o docente é reservado a tirar dúvidas e realizar atividades supervisionadas.

Brainstorming 

Nossa segunda dica é o brainstorming (também conhecido como “tempestade de ideias”). Ele consiste, em resumo, em uma metodologia básica para qualquer atividade de resolução de problemas. Dessa forma, justamente por incentivar a criatividade e a capacidade analítica essa metodologia pode ser tão poderosa. 

Saiba como colocá-la em prática lendo o nosso conteúdo detalhado sobre o tema:

Uso de metodologias ativas no EaD - Rubeus

6) Captação de alunos EAD: Destaque o que sua IE tem de melhor!

Um dos primeiros pontos observados por potenciais alunos são os seus diferenciais. Eles vão querer saber tudo da sua IE, vão buscar opiniões e fazer ponderações. É neste momento que você perceberá a importância em explorar ao máximo tudo o que você tem de melhor!

A fim de agir de forma estratégica, aborde em seus blog posts sobre a importância do reconhecimento das IEs frente ao MEC – Ministério de Educação, por exemplo. Assim, sua IE demonstrará autoridade no mercado educacional, destacando seus diferenciais. 

🚨 Ainda não sabe todos os seus diferenciais? Uma ferramenta muito eficaz para descobri-los é a Análise SWOT Educacional. Posteriormente, você poderá agir de forma estratégica a fim de potencializar seus pontos fortes e aproveitar oportunidades, além de minimizar suas fraquezas e ameaças

📝 Para entender mais sobre este assunto preparamos um kit completo sobre esta análise, para baixá-lo clique na imagem abaixo:

Análise SWOT Educacional - Rubeus

7)Captação de alunos EAD: Se possível, ofereça descontos

Uma grande vantagem do ensino a distância é o seu custo financeiro que, geralmente, é menor do que o presencial. Por isso, explorar e potencializar este critério pode ser bastante vantajoso para você. Além disso, investir na oferta de bônus e descontos também pode ser uma forma de aumentar a captação de alunos EAD.  

🚨 Aqui, pode ser eficiente trabalhar o gatilho mental de urgência, oferecendo desconto na matrícula para alunos que a realizarem até determinada data (estipule um prazo estratégico). Veja um exemplo:

Como usar gatilhos mentais na educação: 7 exemplos que sua IE deveria adotar - Rubeus

Ademais, outra estratégia que pode ser adotada é estruturar um programa de indicação, ou seja, quem indicar outro potencial aluno obterá determinado desconto caso ele se matricule. Isso pode ajudar a engajar o seu público.

😃 Vou deixar aqui dois conteúdos que poderão te ajudar com essa dica!

8) Facilite o contato do lead com a sua IE 

🤩 A regra é clara: quanto menos empecilhos para o lead realizar a matrícula, melhor! Por isso, atente-se a questões como: 

FICHA DE INSCRIÇÃO DIVIDIDA EM ETAPAS INTELIGENTES:

Agora é hora de pensar na melhor ficha de inscrição para ser utilizada no seu processo seletivo. Essa fase, se bem estruturada, pode contribuir de forma significativa para o aumento na captação de alunos da sua instituição. 

🚨 Já é comprovado que uma boa ficha de inscrição deve ser preenchida em até sete minutos.

Em resumo, utilize a primeira etapa para pedir apenas informações básicas. Dessa maneira, você facilitará o processo de preenchimento da ficha de inscrição. 

Essas são as etapas de uma ficha estratégica:

  • Captação do lead – informações básicas;
  • Identificação do curso;
  • Informações adicionais para a conclusão da inscrição;
  • Mensagem de conclusão da inscrição.

Saiba mais sobre a ficha ideal para captação de alunos:

Ficha Educacional Rubeus - Captação de alunos EAD: 10 dicas poderosas para começar hoje
VESTIBULAR ON-LINE:

O vestibular digital é uma forma de ingresso no ensino superior. Consiste, em resumo, na aplicação de uma prova virtual para definir se o candidato entrará ou não na instituição de ensino em questão.

Facilitar o ingresso do estudante, através de processos otimizados e “resistentes” à questões como distância e localização, não é mais uma simples vantagem, e sim uma prioridade.

FACILIDADE DE PAGAMENTO:

Atrelado à facilidade de realização da prova deve estar a simplificação do processo de pagamento, seja de inscrição ou mensalidade. 💡 Em resumo: a ideia deve ser  tornar todo o processo fácil, rápido e integrado.

MATRÍCULA ON-LINE:

Quando aplicada à gestão educacional, questões como matrícula e prova on-line tornam-se premissas básicas para a captação e a conversão de alunos. Por isso, podemos dizer que aquelas IEs que resistirem a essa evolução tendem a ter um impacto direto na diminuição da captação e aumento das evasões.

Especificamente na matrícula on-line, ao investir em processos integrados e virtuais, a instituição de ensino garante diversos benefícios que englobam tanto os alunos quanto o desempenho dos times. 

📝 Leia o nosso conteúdo: Entenda como a matrícula on-line facilita a conversão de alunos da sua IE

9) Captação de alunos EAD: Colete depoimento de alunos

Pessoas gostam de ouvir opiniões de outras pessoas (que já tiveram aquela experiência) antes de qualquer compra. Por isso, é muito comum que haja um momento no qual a pessoa irá colher opiniões. Amigos ou conhecidos que já estudaram ou já ouviram falar sobre determinada instituição, por exemplo.

Assim, esses depoimentos exercem forte influência na tomada de decisão dos interessados. Dessa forma, uma das melhores estratégias que sua IE pode colocar em prática para obter bons níveis de captação de alunos EAD é utilizar a boa experiência de seus alunos a favor da captação de novos alunos. Grave depoimentos de sucesso, ou seja, relatos de estudantes que já estão matriculados e de egressos. Eles servirão como meio de comprovar a qualidade do seu ensino, bem como os resultados que ele oferece. 

🚨 É extremamente importante que seus alunos realmente estejam satisfeitos, pois será transparente, até mesmo inconscientemente, e fará toda diferença na forma de expor isso aos potenciais alunos durante o vídeo.

10) Invita em um CRM específico para educação

Todo o processo de captação de alunos, seja ele para cursos presenciais ou a distância, envolve diversas estratégias e setores dentro das instituições. Por isso, para atrair mais alunos, é necessário que as informações estejam qualificadas. Assim, elas serão capazes de oferecer subsídio  para decisões operacionais e estratégicas. 

Neste caso, adotar um CRM Educacional irá fazer toda a diferença. Em resumo, uma plataforma de CRM educacional pode te ajudar a registrar todos os potenciais alunos identificados fora do período do processo seletivo. E, ao concentrar as melhores oportunidades em um só lugar, não permite que sua instituição perca nenhuma inscrição.

📝 Quer entender por que sua instituição de ensino precisa de um? Nosso blog post abaixo poderá te ajudar:

CRM para educação - Rubeus

💪 Dicas de sucesso para promover a permanência dos seus alunos!

Com certeza você já sabe que captar não deve ser a única preocupação da sua instituição de ensino, não é mesmo? Promover a Gestão da Permanência já nos primeiros estágios da captação pode fazer a diferença na hora de uma possível evasão.

Por isso, preparei 4 dicas adicionais que irão te ajudar a reter alunos de forma eficiente. Veja só:

👨‍💻 Invista em uma boa estrutura tecnológica

🚨 A base de um eficiente ensino a distância é uma estrutura tecnológica de qualidade. Através dela é possível facilitar o aprendizado dos seus alunos, bem como contribuir para uma experiência positiva. Isso porque é sempre muito chato quando a plataforma utilizada trava, demora para carregar ou frequentemente está fora do ar.

Por esses e outros motivos, a tecnologia deve ser vista como uma grande aliada para sua instituição. Uma vez que pode ser utilizada como forma de tornar a experiência do aluno ainda mais satisfatória. 

Crie condições que ajudarão o seu aluno a ficar

🚨 Descontos e promoções são formas de ajudar o aluno a garantir o pagamento da mensalidade. 

Para isso, crie situações estratégias para engajar os alunos. Oferecer descontos para aqueles que se destacarem no vestibular, é um bom exemplo. Ao fazer isso, sua instituição estará motivando os potenciais a se dedicarem e obterem bons resultados. O que ao longo prazo poderá se tornar um grande diferencial para sua instituição.

🤝 Estabeleça parcerias

Ademais, outro fator que auxilia a permanência do aluno é a empregabilidade. Por isso, sua instituição de ensino pode estabelecer parceria com institutos profissionalizantes e centros de estágio, por exemplo.

🚨 Ao fazer isso, será possível tornar realidade aos seus alunos as primeiras inserções no mercado de trabalho. 

🥳 Trabalhe a motivação

🚨 Promova, ao longo do curso, palestras motivadoras com profissionais que já estão no mercado de trabalho, isso será como uma forma de incentivo que fará com que o aluno entenda que muito mais que desistir, ele quer conquistar o tão sonhado diploma.

Além disso, esteja sempre atento àqueles alunos que estão apresentando maiores chances de evasão. Sinais como baixo engajamento e atraso no pagamento da mensalidade, por exemplo.

Instagram Rubeus

Conclusão

A captação de alunos EAD é primordial para instituições de ensino que buscam aumentar a sua parcela de mercado. Isso porque a modalidade vem ganhando cada vez mais força e se constituindo como  uma realidade na vida de muitos estudantes.

Dessa forma, estar atento quanto a variáveis importantes como criar suas personas, prezar por uma boa gestão da marca, promover descontos, ser transparente e analisar feedbacks que ajudarão a identificar melhorias, são pontos importantes que tornarão a sua IE referencial na captação de alunos na modalidade a distância.

😃 Sua IE atua na captação de alunos EAD? Conte-nos sua experiência! 🙂

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso guia com dicas para uma captação de alunos EAD de sucesso! Aliás, que tal compartilhar esse conteúdo com a sua equipe? Assim, vocês crescem juntos e permanecem alinhados. 👊🏼👊🏼

Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus - Captação de alunos EAD: 7 dicas poderosas para começar hoje

Ótimos resultados! 🚀

Natália de Paula - Captação de alunos EAD: 7 dicas poderosas para começar hoje

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Captação de alunos EAD: 7 dicas poderosas para sua IE captar mais. Rubeus, 2019. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-ead/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2019, 27 agosto). Captação de alunos EAD: 7 dicas poderosas para sua IE captar mais. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-ead/