Muitas vezes, a captação de alunos EAD pode ser vista como um grande desafio para as IEs. Neste blog post, te mostraremos formas de sair na frente e ser referência no âmbito do ensino a distância.

Quer conhecer estratégias eficientes para colocar em prática quando o assunto é captação de alunos EAD? Então leia este blog post até o final!

Introdução

Você já percebeu como os cursos na modalidade EAD vem ganhando força no cenário educacional e entre os estudantes?

De acordo com levantamentos do Censo da Educação Superior 2018, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), a oferta de vagas em cursos a distância superou as disponibilizadas em cursos na modalidade presencial, acontecimento que jamais havia acontecido na história do país.

Isso acontece principalmente devido à globalização e o aumento da utilização da internet, impactando a maneira de consumir serviços educacionais, o que gerou a necessidade de uma nova forma de ensino que proporcione flexibilidade e seja de fácil acesso aos alunos. E é nesse cenário que destaca-se a popularização do ensino à distância. 

A modalidade EAD foi efetivamente regulamentada na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pelo Ministério da Educação, somente no ano de 2005. A partir de então, o ensino a distância passou a apresentar crescimento constante. Além disso, ele tornou-se uma opção de grande peso na hora da escolha por uma instituição de ensino.   

Para demonstrar a você a importância e representatividade dos cursos EAD, separamos alguns números para analisarmos.

Cenário atual do ensino à distância 

Segundo a pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 51% dos estudantes matriculados no Ensino Superior decidirão por cursos EAD até 2023, sendo que 49% optarão pelas tradicionais salas de aula. Do total de  1.012 entrevistados, 44% escolheriam pelo EAD, ao passo que 56% ainda preferem o ensino presencial.

O ensino a distância permite a inserção de pessoas, que anteriormente não possuíam condições e tempo para ter um diploma, ao mundo da educação. 

O ensino a distância traz consigo diversos benefícios e diferenciais. Questões como flexibilidade é um dos principais aliados à esse tipo de ensino. Isso porque seus usuários podem acessar os conteúdos de acordo com o melhor horário, local e tecnologia que desejarem. 

Outro importante fator responsável por promover uma boa vantagem competitiva desta modalidade diante a presencial é a ausência da necessidade de locomoção. O que frequentemente é decisivo para a escolha da instituição de ensino. 

Por que minha IE deve investir em captação de alunos EAD?

A captação de alunos é fundamental para qualquer instituição, independentemente da modalidade. Isso porque uma IE que não capta, não cresce e consequentemente estagna, podendo até mesmo ir à falência.

Contudo, para que sua captação seja realmente efetiva, é preciso que sua instituição invista em uma sólida estratégia. Isso porque a escolha pelo ensino à distância ainda pode vir acompanhado de uma certa insegurança.

Apesar da grande popularização desta modalidade, ainda há uma ideia de que os cursos à distância podem “sabotar” o aprendizado, veja alguns argumentos:

  • Algumas plataformas de EAD não são tão efetivas quanto deveriam ser (o que acaba afetando negativamente a confiança do potencial aluno);
  • Não há um acompanhamento efetivo;
  • O ensino é mais fácil (se comparado ao presencial);
  • Falta de suporte (técnico, acadêmico e pedagógico);
  • Dificuldades de comunicação com a instituição. 

Percebeu quantos “preconceitos” é necessário desmistificar? Por isso, a captação de alunos EAD pode ser uma tarefa desafiadora. Contudo, ao contar com uma estratégia sólida, sua instituição, aos poucos, irá demonstrar que oferece boas bases para os seus alunos e, assim, ganhar a confiança deles.

6 dicas poderosas para potencializar a sua captação de alunos EAD

As instituições de ensino precisam direcionar ações estratégicas à captação de alunos EAD. Para isso, é fundamental que a sua IE observe algumas questões importantes. Para te ajudar a ter insights, separamos 6 dicas:

  • Conheça suas personas e faça uma boa gestão da sua marca

Saber com quem você está se comunicando faz toda diferença para obter bons resultados em sua estratégia de comunicação e relacionamento. Isso porque quando sabemos com quem falamos é mais fácil moldarmos a comunicação e produzirmos conteúdos realmente úteis e relevantes para às necessidades dos potenciais alunos.

Tendo em vista o segmento educacional no qual sua instituição atua, nossa primeira dica é traçar as personas dos seus cursos de EAD, identificando suas necessidades, dores e sonhos. Para isso, faça alguns questionamentos sobre o ensino a distância como um todo, por exemplo:

  • Qual a média de faixa etária dos alunos?
  • Quais as principais características de um curso EAD?
  • Qual o melhor formato de aula para esse tipo de público?
  • Qual o melhor canal de comunicação para atrair esses potenciais alunos?
  • Quais os principais critérios observados por suas personas ao escolher um curso a distância?

Após conhecer exatamente suas personas, será possível posicionar sua instituição junto aos potenciais alunos, o que é um forte fator de atração. Ademais, isso permitirá que a sua instituição invista em um sólido posicionamento da marca, através do Branding  Educacional. 

Neste momento, aposte no estabelecimento de uma boa relação com suas personas. Fatores como atendimento de qualidade e organização também são fundamentais para mostrar que você possui o diferencial que seu lead busca. Assim, considere que essa pode ser a hora ideal para investir em um bom atendimento!

Quer saber mais sobre as personas e como construí-las? Acesse nosso blog post:

Exemplos de Personas por Instituição de Ensino - Rubeus

  • Analise e atue em cada etapa do Funil de Captação de Alunos

Após identificar suas personas e saber quais as suas necessidades, você já pode entender o conceito dos estágios do Funil de Captação. Assim, você saberá como agir, de forma específica, com seus potenciais alunos que podem estar em momentos diferentes entre si.

Mas antes… você conhece o Funil de Captação de alunos

De forma simples, ele é uma representação da “evolução” dos seus potenciais alunos pela Jornada de Compra Educacional. Tal processo abrange desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão. 

Normalmente, o Funil de Captação de alunos é estruturado em três fases principais: topo, meio e fundo de funil. Essas etapas, por sua vez, se diferenciam de acordo com o momento de compra educacional pelo qual o lead está percorrendo. 

Para saber mais, ver sua representação gráfica e conhecer as suas etapas, basta clicar na imagem abaixo e conferir, na íntegra, o nosso blog post sobre esse assunto.

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Após entender o mecanismo de funcionamento do Funil da sua instituição, você será capaz de investir melhor na captação de alunos EAD. Isso porque conseguirá  identificar em qual etapa o seu potencial aluno está. Facilitando a sua nutrição e abordagem e, com isso, aumentando as chances de convertê-lo. 

Outra dica importante, é trabalhar o Marketing de Conteúdo Educacional. Através dessa prática você poderá atrair seus potenciais alunos e engaja-los a avançarem pela jornada de compra, por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos. 

📌Quer exemplos práticos da utilização estratégica de conteúdos? Você pode ter acesso aos nossos materiais, basta clicar aqui

  • Tenha a confiança como um pilar

É fato que ainda há muita desconfiança quando o assunto são compras on-lines. Casos de sites falsos, quebra de sigilo de informações pessoais e produtos que não condizem com o prometido são alguns exemplos de problemáticas que podem ocorrer. Trazendo para o contexto educacional, há muito questionamento se a instituição é confiável e se o diploma é reconhecido pelo mercado de trabalho do mesmo modo que o do presencial. 

Essas situações podem se tornar um fator desmotivador para que o interessado  matricule-se em sua IE. Considerando esta realidade, é imprescindível que você mostre aos seus potenciais alunos que sua instituição preza pela transparência e qualidade do ensino. Dessa forma, você estará construindo um relacionamento de confiança com o seu potencial e atual aluno.

Para isso, estabeleça um programa de ensino de modo que haja uma programação antecipada das aulas, e deixe que isso seja disponibilizado aos alunos para que possam ter acesso previamente. 

Além disso, é essencial investir em materiais complementares de boa qualidade. Ademais, priorize a contratação de bons profissionais (e mesmo que sejam um pouco mais oneroso, o fator gente é um elemento que faz a diferença).

  • Mostre o que sua IE tem de melhor!

Um dos primeiros pontos observados por seus leads são os seus diferenciais. Eles vão querer saber tudo da sua IE, vão buscar opiniões e fazer ponderações. É neste momento que você perceberá a importância em explorar ao máximo tudo o que você tem de melhor!

A fim de agir de forma estratégica, aborde em seus blog posts sobre a importância do reconhecimento das IEs frente ao MEC – Ministério de Educação, por exemplo. Assim, sua IE demonstrará autoridade no mercado educacional, destacando seus diferenciais. 

Ainda não sabe todos os seus diferenciais? Uma ferramenta muito eficaz para descobri-los é a Análise SWOT Educacional. Posteriormente, você poderá agir de forma estratégica a fim de potencializar seus pontos fortes e aproveitar oportunidades, além de minimizar suas fraquezas e ameaças. 

Para entender mais sobre este assunto preparamos um kit completo sobre esta análise, para baixá-lo clique na imagem abaixo:

Análise SWOT Educacional - Rubeus

  • Ofereça descontos

Uma grande vantagem do ensino a distância é o seu custo financeiro que, geralmente, é menor do que o presencial. Por isso, explorar e potencializar este critério pode ser bastante vantajoso para você. Além disso, investir na oferta de bônus e descontos também pode ser uma forma de aumentar a captação de alunos EAD.  

Aqui, pode ser eficiente trabalhar o gatilho mental de urgência, oferecendo desconto na matrícula para alunos que a realizarem até determinada data (estipule um prazo estratégico).

Outra estratégia que poderia ser adotada é estruturar um programa de indicação, ou seja, quem indicar outro potencial aluno obterá determinado desconto caso eles se matricularem. Isso pode ajudar a engajar o seu público.

  • Colete depoimento de alunos

Vale ressaltar, que pessoas gostam de ouvir opiniões de outras pessoas (que já tiveram aquela experiência) antes de qualquer compra. Por isso, é muito comum que haja um momento no qual a pessoa irá colher opiniões. Amigos ou conhecidos que já estudaram ou já ouviram falar sobre determinada instituição, por exemplo.

Assim, esses depoimentos exercem forte influência na tomada de decisão dos interessados. Tendo em vista que essas pessoas conhecem ou que tiveram algum tipo de experiência com o serviço educacional prestado pela instituição.

Dessa forma, uma das melhores estratégias que sua IE pode colocar em prática para obter bons níveis de captação de alunos EAD é utilizar a boa experiência de seus alunos a favor da captação de novos alunos. Grave cases de sucesso, ou seja, depoimentos de estudantes que já estão matriculados e de egressos. Eles servirão como meio de comprovar a qualidade do seu ensino, bem como os resultados que ele oferece. 

É extremamente importante que seus alunos realmente estejam satisfeitos, pois será transparente, até mesmo inconscientemente, e fará toda diferença na forma de expor isso aos potenciais alunos durante o vídeo.

Isso ajudará a comprovar a qualidade do seu ensino bem como os resultados que ele oferece, tendo em vista que pessoas gostam de ouvir pessoas e isso irá tornar a imagem da sua IE mais rica e competitiva perante suas personas.

  • Use um eficiente CRM específico para educação

Todo o processo de captação de alunos, seja ele para cursos presenciais ou a distância, envolve diversas estratégias e setores dentro das instituições. Por isso, para atrair mais alunos, é necessário que as informações estejam qualificadas. Assim, elas serão capazes de oferecer subsídio  para decisões operacionais e estratégicas. 

Neste caso, adotar um CRM feito para instituições de ensino irá fazer toda a diferença. Quer entender por que sua instituição de ensino precisa de um? Preparamos um blog post completo sobre isso, clique aqui para acessá-lo!

>> Quer uma dica?

Após ler esse blog post, o que acha de dar um “up” nas suas estratégias de retenção? Elas também são fundamentais. Para te ajudar, dá uma conferida em nosso conteúdo específico sobre o assunto.

Guia gestão da Permanência - Rubeus

+ BÔNUS

Para ir adiantando o assunto… reunimos 4 dicas poderosas para você já ir planejando as suas próximas ações, confira!

>>> Permanência de alunos em cursos EAD: 4 dicas poderosas 

  •  Invista em uma boa estrutura tecnológica

A base de um eficiente ensino à distância é uma estrutura tecnológica de qualidade. Através dela é possível facilitar o aprendizado dos seus alunos, bem como contribuir para uma experiência positiva. Isso porque é sempre muito chato quando a plataforma utilizada trava, demora pra carregar ou frequentemente está fora do ar.

Por esses e outros motivos, a tecnologia deve ser vista como uma grande aliada para sua instituição. Uma vez que pode ser utilizada como forma de tornar a experiência do aluno ainda mais satisfatória. 

  • Crie condições que ajudarão o seu aluno a ficar

Descontos e promoções são formas de ajudar o aluno a garantir o pagamento da mensalidade. 

Para isso, crie situações estratégias para engajar os alunos. Oferecer descontos para aqueles que se destacarem no vestibular, é um bom exemplo. Ao fazer isso, sua instituição estará motivando os potenciais a se dedicarem e obterem bons resultados. O que ao longo prazo poderá se tornar um grande diferencial para sua instituição.

  • Estabeleça parcerias 

Outro fator que auxilia a permanência do aluno é a empregabilidade. Por isso, sua instituição de ensino pode estabelecer parceria com institutos profissionalizantes e centros de estágio, por exemplo.

Ao fazer isso, será possível tornar realidade ao seus alunos as primeiras inserções no mercado de trabalho. 

  • Use ferramentas para promover a motivação

Promova, ao longo do curso, palestras motivadoras com profissionais que já estão no mercado de trabalho, isso será como uma forma de incentivo que fará com que o aluno entenda que muito mais que desistir, ele quer conquistar o tão sonhado diploma.

Além disso, esteja sempre atento àqueles alunos que estão apresentando maiores chances de evasão. Sinais como baixo engajamento e atraso no pagamento da mensalidade, por exemplo.

 

Conclusão

Apesar de ser um grande desafio, a captação de alunos EAD deve ser colocada em prática. Isso porque a modalidade vem ganhando cada vez mais força e se constituindo como  uma realidade na vida de muitos estudantes.

Dessa forma, estar atento quanto a variáveis importantes como criar suas personas, prezar por uma boa gestão da marca, promover descontos, ser transparente e analisar feedbacks que ajudarão a identificar melhorias, são pontos importantes que tornarão a sua IE referencial na captação de alunos na modalidade a distância.

Sua IE atua na captação de alunos EAD? Conte-nos sua experiência! 🙂

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.