Como converter leads em alunos fora do período de campanha das instituições de ensino

Converter leads em alunos é sempre um grande desafio para as instituições de ensino. Por isso, queremos te ajudar a aumentar o número de matrículas fora da sua campanha de processo seletivo. Neste conteúdo, vamos compartilhar dicas de como converter leads em alunos, confira! 💡⚡

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Como converter leads em alunos?

A virada de chave para gerar oportunidades de vendas é qualificar e nutrir seus leads durante o ano inteiro! Uma dúvida comum das IEs é o que fazer após gerar várias listas de leads mensalmente e como relacionar-se com esta base desde a primeira conversão até o período de campanha.

Assim, surgem diversas dúvidas como:

  • O que fazer para captar alunos quando não há campanhas de processos seletivos abertas?
  • Como tratar sua base de leads fora de campanha?
  • Que tipo de conteúdo e abordagem adotar?
  • Como abordá-los quando as inscrições e matrículas abrirem?
  • Enfim, como converter leads em alunos?

Certamente, essas são algumas perguntas que frequentemente são realizadas pela equipe de Relacionamento da sua instituição de ensino. Por isso, hoje você terá insights sobre ações que a sua instituição de ensino pode realizar a fim de aproveitar este período da melhor forma possívelVale ressaltar que todas essas ações serão baseadas no Funil de Captação de Alunos.

Em resumo, podemos dizer que o segredo do sucesso na aplicação dessas ações está em usar este tempo para planejar toda a estratégia que será utilizada quando sua campanha for iniciada. Assim, você consegue direcionar, de forma estratégica, os esforços do seu Setor de Captação de alunos

Separamos estas ações de acordo com cada uma das etapas do Funil de Captação da sua instituição. Veja e entenda como converter leads em alunos:

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Como converter leads em alunos: ações importantes para cada etapa do Funil de Captação

🧲 Atração: topo do funil

A primeira etapa do funil é a Atração. Nesta etapa, seja criativo ao utilizar as redes sociais e busque aumentar o engajamento da sua instituição de ensino com as personas. Faça isso tudo sem pensar em matrículas, faça e cultive amizades.

Além disso, é importante que você realize as seguintes ações:

1. Definição de persona:

O primeiro passo é definir quem são as suas personas, ou seja, o perfil do seu potencial aluno. Para isso, busque responder a perguntas como: Quem são minhas personas? Como posso me comunicar e conectar com elas? O que elas estão querendo saber? Onde elas estão? O que, possivelmente, estão fazendo? 

Para responder a esses questionamentos é interessante pesquisar quais são os desejos, as preocupações e características da sua persona. Assim, será possível interceptá-las no momento e local correto da Jornada de Compra Educacional.

2. Marketing de Conteúdo:

Após conhecer suas personas é o momento ideal para desenvolver e promover conteúdos relevantes em formatos diferentes. Aposte em Call To Action (CTAs) específicos e estratégicos para períodos fora de campanha.

Além disso, é fundamental que você já comece a planejar pautas interessantes de conteúdos para as próximas etapas do funil. Vídeos com depoimentos inspiradores de alunos e ex-alunos é um bom exemplo.

💡 Ademais, atente-se à questões como:

💻 Canal orgânico:

Na etapa de atração é preciso que você crie uma estratégia para ser encontrado no canal de busca orgânico. Assim, para alcançar sucesso neste cenário, prepare e desenvolva palavras-chave antes do início da campanha. Isso permitirá que seus potenciais alunos te encontrem através da busca orgânica. Aliás, isso permitirá diminuir o seu investimento em mídia paga.

🔍 Taxas, UTMs e TAGs:

Nesta etapa, reserve um tempo para definir alguns indicadores de engajamento, CTAs e também como será o processo de rastreio dos visitantes.

🚀 Faça Teste A/B:

Depois de todo o planejamento, é hora de descobrir qual a melhor forma de atrair e depois pensar em como converter leads em alunos. Para isso, teste versões dos canais de contato utilizados por sua instituição.

Mas como fazer isso? O Teste A/B é uma boa resposta. Ele consiste em montar duas versões diferentes do site institucional ou de um e-mail marketing, por exemplo. Ou seja, direcionar metade do tráfego de visitantes para a versão “A” e outra metade para a versão “B” durante um determinado período de tempo, por exemplo. Assim, é possível avaliar qual versão é mais eficaz para gerar resultados.

💭 Consideração: meio de funil

Neste momento, passamos para a etapa de Consideração. De forma visual, aqui, os leads estão no meio do Funil de Captação e, já possuímos algumas informações importantes sobre eles.

Por isso, é essencial preocupar-se com alguns pontos diferentes dos apresentados na etapa anterior, veja:

  • Funil de Vendas: na conversão, o objetivo é passar os leads para o fechamento. Por isso, é primordial estruturar os principais pontos. Isso te ajuda a tratar suas personas da forma necessária, aumentando as chances de ajudá-las a avançarem para a próxima etapa;
  • Relacionamento com a base de leads: prezar pelo relacionamento com a base de contatos do processo seletivo anterior, de acordo com o momento que elas pararam, também é uma prática essencial nesta etapa. Por exemplo, se o lead da sua base tiver parado na etapa de inscrição, sua equipe deve iniciar a abordagem tratando assuntos direcionados a esta última interação com sua instituição;
  • Acordo de Marketing e Vendas: é imprescindível dar o tempo devido para o lead se desenvolver de forma sustentável. Isso permite que o Marketing entregue para o setor de Vendas leads mais qualificados e prontos. Se há muitos leads, a equipe de Marketing deve focar em fluxos de automação a fim de passar um lead mais “redondinho” para Vendas. Mas se tem poucos, é importante trabalhar campanhas de qualificação ou reativação de leads. E, assim, evidenciar que você tem interesse em ajudar a resolver o problema deles.

🚀 Decisão: fundo de funil

Chegamos no fundo do funil, é hora da decisão. Este é o momento ideal para fechar com chave de ouro e conquistar de vez por todas mais matrículas para sua instituição de ensino. Veja algumas dicas para fazer isso na prática:

  • Organização: como converter leads em alunos neste momento? Aqui é necessário organizar o seu setor de Vendas para receber os pré-inscritos. Isso porque todos devem estar devidamente alinhados com a proposta comercial da IE;
  • O melhor momento: também é importante que seja definido qual o melhor momento para realizar a abordagem comercial e até mesmo a divulgação dos materiais relevantes de fundo de funil. Além de quem será o responsável por nutrir cada vez mais o desejo de fazer parte da sua instituição;
  • Véspera da campanha: por fim, não deixe de promover conteúdos de fundo de conversão, auxiliando os consultores a vender a instituição de ensino. Para ajudar neste relacionamento, é interessante que o time de Marketing envie toda a jornada do lead para o time de Vendas. Possibilitando, assim, um trabalho mais direcionado ao criar um vínculo maior com os leads.

📚 Como converter leads em alunos: melhores materiais para cada etapa do Funil

Conheça os conteúdos mais interessantes para serem trabalhados em cada etapa do Funil de Captação da sua instituição de ensino. Com essas informações, a sua equipe consegue visualizar tudo o que será necessário e pode alocar melhor seus esforços para o planejamento e elaboração de tais materiais.

Portanto, busque usar o tempo mais livre, quando não há campanha de processo seletivo aberta, para pensar em estratégias eficientes de divulgação e de marketing de tais materiais.

Nesse sentido, percebe-se a importância do Marketing de Conteúdo Educacional durante todas as etapas do Funil de Captação. Produzir conteúdo que converte é cada vez mais necessário. Mas como você pode fazer isso? Vamos te ajudar:

A qualidade e a relevância do conteúdo são os fatores que aumentam as chances de converter mais alunos. Por isso, quanto maior a especialização da sua equipe de produção de conteúdo, de preferência no mercado educacional, melhor será a forma de expor o conteúdo. Assim, é recomendável investir no treinamento e conhecimento da sua equipe de conteúdo.

Ademais, outro aspecto importante para este tipo de conteúdo é a relevância. E, possuir relevância é falar exatamente o que o seu potencial aluno está interessado em ouvir. O conteúdo relevante cria uma percepção positiva da sua instituição que facilita a condução do potencial aluno à inscrição.

😉 Pegue dicas em nosso guia completo sobre produção estratégica de conteúdo:

Marketing de Conteúdo Educacional: manual para produção de conteúdo para conversão de alunos - Rubeus
Blog post Rubeus

Conclusão

Uma coisa podemos concluir a partir do que vimos: a jornada de compra não é linear e nem contínua. Isso porque o lead pode estar no fundo do funil e por algum motivo retornar para o início. Por isso, é primordial que a sua equipe saiba de onde eles vieram e para onde deve conduzi-los.

Podemos concluir também que a sua equipe deve utilizar o tempo fora do período de processo seletivo para planejar toda a estratégia que será utilizada durante a campanha. Só assim, será possível direcionar esforços de maneira mais produtiva e eficiente, aprendendo como converter leads em alunos, na prática.

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Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo sobre dicas de atendimento na educação infantil tenha te inspirado! 

😃 Antes de ir, me conte: quais das nossas dicas você vai colocar em prática aí na sua instituição de ensino?

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus
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Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Como converter leads em alunos fora do período de campanha das IEs. Rubeus, 2019. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-converter-leads-em-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2019, 21 maio. Como converter leads em alunos fora do período de campanha das IEs. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-converter-leads-em-alunos/