3 razões importantíssimas para investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos

Entenda agora a importância de investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos e porque essa prática pode fazer uma enorme diferença nos resultados de captação e controle de evasão da sua instituição de ensino! 🔍📊

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

Quem trabalha com captação de alunos sabe bem o quão desafiador pode ser realizar o monitoramento e a evolução do lead pela Jornada de compra Educacional

Na grande maioria dos casos, é preciso tempo e boas estratégias dos times de Marketing e Vendas. Essas estratégias, por sua vez, devem estar alinhadas com as necessidades dos potenciais e/ou atuais alunos, caso contrário, não surtirão o efeito esperado.

Dessa forma, é preciso que haja insumos que sinalizem às equipes quais ações realmente surtirão efeito, e nesses casos, investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos pode ser uma ótima forma de realizar a alimentação de dados e, assim, fomentar as ações de Marketing e Vendas.

Além disso, investir no registro de comunicações permite também que a instituição de ensino trabalhe preventivamente o controle de evasões, identificando preventivamente possíveis saídas precoces e, então, agindo.

Tomando como análise a ótica do gestor ao evitar uma possível evasão, podemos considerar que o registro de comunicações é primordial para fornecer uma visão detalhada de quais ações já foram realizadas e não surtiram resultados e quais precisam ser realizadas o mais rápido possível seja para a conversão do lead ou para evitar uma possível evasão.

Por essas razões, investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos é uma forma muito inteligente e segura de obter bases para atuações mais sólidas e personalizadas.

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3 razões para investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos

Ainda não está convencido de que investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos é uma prática favorável para a sua instituição de ensino? Então confira abaixo, 3 razões do porque começar o quanto antes: 

🤝 Eficiência no atendimento

Nem precisamos dizer o quão importante é possuir um atendimento objetivo, empático e personalizado, não é mesmo? Todos sabemos que o atendimento tem o poder de agregar satisfação ou insatisfação a toda experiência educacional. Por isso, investir em formas de aperfeiçoá-lo é essencial para garantir resultados positivos.

Quando a sua instituição investe no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos, garante insumos para que o próximo contato seja personalizado

Além disso, terá informações bastante sólidas para identificar qual a melhor abordagem a ser utilizada, qual o melhor momento para entrar em contato novamente e quais ações realizadas estão condizentes com o momento da Jornada de Compra do potencial ou atual aluno.

🔐 Segurança para instituição de ensino e clientes

A segurança é outro fator benéfico quando o assunto é registro de comunicações com potenciais e atuais alunos. Isso porque o respaldo proporcionado pelo registro das interações é capaz de proteger as instituições e os clientes, no caso, os estudantes. 

Principalmente nas ligações telefônicas, é muito importante que a sua instituição de ensino garanta que os detalhes, prazos e descontos sejam entendidos e repassados com atenção aos potenciais e atuais alunos. Assim, caso haja algum tipo de problema, os registros poderão oferecer respaldo à sua equipe e vice-versa.

🔍 Insumos para identificar possíveis evasões 

Como vimos acima, investir no registro das comunicações com potenciais e atuais alunos permite a sua equipe visualizar cada atendimento separadamente, levando em consideração as especificidades de cada aluno.

Assim, quando a sua equipe de Gestão da Permanência for agir, saberá exatamente quais contatos foram realizados e, assim, poderá identificar possíveis falhas e trabalhar corretivamente sobre elas (caso a evasão ainda esteja em uma etapa reversível).

Dicas para realizar o registro de comunicações com potenciais e atuais alunos

Como vimos, é fundamental que a sua instituição invista no registro de comunicações com a finalidade de recolher o máximo de informações possíveis sobre potenciais e atuais alunos e ser capaz de utilizá-las para mitigar possíveis percalços que possam atuar como objeções para a realização da matrícula ou incentivo à evasão. 

Em resumo, para investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos sua instituição pode:

1) Gravar as ligações telefônicas

Atentar-se ao relacionamento de excelência com seus potenciais alunos é o primeiro passo para dar início ao processo de prospecção de alunos e, quando o assunto é alcançar tais alunos por telefone, investir no registro das ligações telefônicas é muito estratégico.

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Em resumo, a dica é gravar suas ligações e ouvi-las posteriormente. Em resumo, isso ajudará a sua equipe a recolher informações que, por acaso, possam ter passado despercebidas. Ademais, irá proporcionar a melhoria contínua para um atendimento de qualidade.

Dessa forma, é factível avaliar a abordagem adotada, propor possíveis melhorias e, posteriormente, adotá-las a fim de alcançar melhores resultados.

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2) Realizar o acompanhamento periódico dos registros 

Outro ponto importante é realizar reuniões periódicas para análise dos principais pontos registrados. Ou seja, esse é o momento de destacar pontos positivos (isso ajudará a motivar a equipe e otimizar seu trabalho), bem como pontos negativos (para verificar a melhor forma de corrigi-los).

3) Centralizar os registros

Não basta apenas realizar os registros de comunicações, é preciso organizá-los e “minerá-los” para que baseiem as ações de captação e permanência de alunos da sua instituição. Portanto, contar com uma ferramenta capaz de centralizar esses dados é primordial.

Além disso, possuir fácil acesso às informações é uma das grandes vantagens de que sua instituição desfrutará ao centralizar os registros das comunicações com potenciais e atuais alunos.

Imagine a praticidade de ter, em um único sistema, dados e informações relevantes sobre todos os seus leads e alunos. Isso significa, dentre outras coisas, a utilização de dados atualizados, o seu envio aos responsáveis e o acompanhamento de tarefas de forma muito mais simples e fácil.

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Ao receber o contato de um potencial aluno, a Plataforma Rubeus verifica a sua base de contatos e, caso ele esteja registrado, seus dados serão apresentados na tela do consultor de relacionamento. Se não estiver, abrirá um pop-up de cadastro rápido. E mais: que tal fazer ligações em massa e gravar, automaticamente, cada uma delas? Com a Plataforma Rubeus, registrar as comunicações com potenciais e atuais alunos é fácil e rápido!

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A Plataforma Rubeus possui a Telefonia Integrada. Dessa forma, sua IE pode realizar e receber ligações internamente de modo inteligente. Essa funcionalidade pode potencializar os resultados das suas ações de captação e combate à evasão, uma vez que apresenta diversos benefícios que tornam a atuação da sua instituição muito mais efetiva e direcionada.

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Considerações finais

Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado! 😎 Qual das nossas dicas você vai colocar em prática? Conta pra gente!

Ótimos resultados e até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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🔗  Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. 3 razões para investir no registro das comunicações com potenciais e atuais alunos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/registro-de-comunicacoes-com-potenciais-e-atuais-alunos. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 3 dezembro. 3 razões para investir no registro das comunicações com potenciais e atuais alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/registro-de-comunicacoes-com-potenciais-e-atuais-alunos