Entenda agora a importância de investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos e porque essa prática pode fazer uma enorme diferença nos resultados de captação e controle de evasão da sua instituição de ensino! 🔍📊
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Quem trabalha com captação de alunos sabe bem o quão desafiador pode ser realizar o monitoramento e a evolução do lead pela Jornada de compra Educacional.
Na grande maioria dos casos, é preciso tempo e boas estratégias dos times de Marketing e Vendas. Essas estratégias, por sua vez, devem estar alinhadas com as necessidades dos potenciais e/ou atuais alunos, caso contrário, não surtirão o efeito esperado.
Dessa forma, é preciso que haja insumos que sinalizem às equipes quais ações realmente surtirão efeito, e nesses casos, investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos pode ser uma ótima forma de realizar a alimentação de dados e, assim, fomentar as ações de Marketing e Vendas.
Além disso, investir no registro de comunicações permite também que a instituição de ensino trabalhe preventivamente o controle de evasões, identificando preventivamente possíveis saídas precoces e, então, agindo.
Tomando como análise a ótica do gestor ao evitar uma possível evasão, podemos considerar que o registro de comunicações é primordial para fornecer uma visão detalhada de quais ações já foram realizadas e não surtiram resultados e quais precisam ser realizadas o mais rápido possível seja para a conversão do lead ou para evitar uma possível evasão.
Por essas razões, investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos é uma forma muito inteligente e segura de obter bases para atuações mais sólidas e personalizadas.
3 razões para investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos
Ainda não está convencido de que investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos é uma prática favorável para a sua instituição de ensino? Então confira abaixo, 3 razões do porque começar o quanto antes:
🤝 Eficiência no atendimento
Nem precisamos dizer o quão importante é possuir um atendimento objetivo, empático e personalizado, não é mesmo? Todos sabemos que o atendimento tem o poder de agregar satisfação ou insatisfação a toda experiência educacional. Por isso, investir em formas de aperfeiçoá-lo é essencial para garantir resultados positivos.
Quando a sua instituição investe no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos, garante insumos para que o próximo contato seja personalizado.
Além disso, terá informações bastante sólidas para identificar qual a melhor abordagem a ser utilizada, qual o melhor momento para entrar em contato novamente e quais ações realizadas estão condizentes com o momento da Jornada de Compra do potencial ou atual aluno.
🔐 Segurança para instituição de ensino e clientes
A segurança é outro fator benéfico quando o assunto é registro de comunicações com potenciais e atuais alunos. Isso porque o respaldo proporcionado pelo registro das interações é capaz de proteger as instituições e os clientes, no caso, os estudantes.
Principalmente nas ligações telefônicas, é muito importante que a sua instituição de ensino garanta que os detalhes, prazos e descontos sejam entendidos e repassados com atenção aos potenciais e atuais alunos. Assim, caso haja algum tipo de problema, os registros poderão oferecer respaldo à sua equipe e vice-versa.
🔍 Insumos para identificar possíveis evasões
Como vimos acima, investir no registro das comunicações com potenciais e atuais alunos permite a sua equipe visualizar cada atendimento separadamente, levando em consideração as especificidades de cada aluno.
Assim, quando a sua equipe de Gestão da Permanência for agir, saberá exatamente quais contatos foram realizados e, assim, poderá identificar possíveis falhas e trabalhar corretivamente sobre elas (caso a evasão ainda esteja em uma etapa reversível).
Dicas para realizar o registro de comunicações com potenciais e atuais alunos
Como vimos, é fundamental que a sua instituição invista no registro de comunicações com a finalidade de recolher o máximo de informações possíveis sobre potenciais e atuais alunos e ser capaz de utilizá-las para mitigar possíveis percalços que possam atuar como objeções para a realização da matrícula ou incentivo à evasão.
Em resumo, para investir no registro de comunicações com potenciais e atuais alunos sua instituição pode:
1) Gravar as ligações telefônicas
Atentar-se ao relacionamento de excelência com seus potenciais alunos é o primeiro passo para dar início ao processo de prospecção de alunos e, quando o assunto é alcançar tais alunos por telefone, investir no registro das ligações telefônicas é muito estratégico.
Em resumo, a dica é gravar suas ligações e ouvi-las posteriormente. Em resumo, isso ajudará a sua equipe a recolher informações que, por acaso, possam ter passado despercebidas. Ademais, irá proporcionar a melhoria contínua para um atendimento de qualidade.
Dessa forma, é factível avaliar a abordagem adotada, propor possíveis melhorias e, posteriormente, adotá-las a fim de alcançar melhores resultados.
2) Realizar o acompanhamento periódico dos registros
Outro ponto importante é realizar reuniões periódicas para análise dos principais pontos registrados. Ou seja, esse é o momento de destacar pontos positivos (isso ajudará a motivar a equipe e otimizar seu trabalho), bem como pontos negativos (para verificar a melhor forma de corrigi-los).
3) Centralizar os registros
Não basta apenas realizar os registros de comunicações, é preciso organizá-los e “minerá-los” para que baseiem as ações de captação e permanência de alunos da sua instituição. Portanto, contar com uma ferramenta capaz de centralizar esses dados é primordial.
Além disso, possuir fácil acesso às informações é uma das grandes vantagens de que sua instituição desfrutará ao centralizar os registros das comunicações com potenciais e atuais alunos.
Imagine a praticidade de ter, em um único sistema, dados e informações relevantes sobre todos os seus leads e alunos. Isso significa, dentre outras coisas, a utilização de dados atualizados, o seu envio aos responsáveis e o acompanhamento de tarefas de forma muito mais simples e fácil.
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Considerações finais
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Ótimos resultados e até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. 3 razões para investir no registro das comunicações com potenciais e atuais alunos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/registro-de-comunicacoes-com-potenciais-e-atuais-alunos. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2021, 3 dezembro. 3 razões para investir no registro das comunicações com potenciais e atuais alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/registro-de-comunicacoes-com-potenciais-e-atuais-alunos