Abordagem de aprendizagem: conceitos, benefícios e dicas

Uma eficiente abordagem de aprendizagem é capaz de propagar o conhecimento entre alunos e, assim, inspirá-los a serem protagonistas de sua jornada educacional. Neste conteúdo, expomos diferentes abordagens de aprendizagem que exploram distintas perspectivas e recursos.  Confira!

Além disso, ao longo do conteúdo, reunimos também alguns materiais complementares. Te convidamos desde já a nos contar, nos comentários, qual abordagem é utilizada em sua instituição de ensino. 

Boa leitura e bons insights!  

*Conteúdo atualizado em 25/11/21

Introdução

Seja você um educador de longa data ou um iniciante, muito provavelmente já possui uma abordagem de ensino definida. Caso você não atue diretamente em sala de aula, certamente conhece algum professor que te marcou por lecionar de uma forma diferente, que chamou sua atenção.

Independente de qual das situações você se enquadrou, uma coisa é certa: diferentes professores são sinônimo de diferentes abordagens. E, apesar de a grande maioria dos educadores possuírem uma abordagem definida,  pode ser útil ter o conhecimento abrangente dos diferentes métodos de ensino à sua disposição.

Em resumo, a abordagem de aprendizagem diz muito sobre o perfil do professor e/ou da instituição de ensino como um todo. Além disso, elas possuem o poder de envolver ou repelir o aluno, transmitindo a sensação de proximidade ou distanciamento.

Abordagem de aprendizagem: conceitos, benefícios e dicas

Ademais, por serem parte substancialmente importante em uma instituição de ensino, é essencial trabalhar de perto as abordagens de ensino utilizadas pelos docentes. Confira agora as nossas dicas.

Abordagem de aprendizagem: qual sua IE utiliza?

  • Abordagem de aprendizagem centrada no professor

Em síntese, a aprendizagem centrada no professor configura-se como um modelo tradicional de ensino, sendo a mais praticada pelas instituições de ensino. 

Nela, a matéria é transmitida por meio de aulas expositivas e padronizadas. Isto é, o aluno acompanha todo o conteúdo de forma passiva, uma vez que o professor é o protagonista.

Os professores são a principal figura de autoridade nesta abordagem. Os alunos são vistos como “recipientes” que recebem passivamente o conteúdo através de aulas explicativas e instrução direta. 

  • Abordagem de aprendizagem centrada no aluno

Nesta abordagem, o aluno assume o protagonismo da sua jornada acadêmica

Em suma, a função principal do professor é incentivar e facilitar a aprendizagem do aluno. Ou seja, ele atua como um facilitador para a compreensão geral do conteúdo e para medir a aprendizagem por meio de recursos formais e informais de avaliação, como projetos em grupo e participação em aula. 

Na abordagem de aprendizagem centrada no aluno, o ensino e a avaliação estão conectados porque o aprendizado do aluno é medido continuamente ao longo do processo de instrução do docente.

Aliás, por falar em protagonismo estudantil, temos um conteúdo detalhado sobre o tema! Nele reunimos dicas para promover essa cultura em sua IE. Clique no banner e confira!

Protagonismo do estudante - Rubeus

  • Abordagem de aprendizagem construtiva

Como o próprio nome sugere, Construtivismo significa “construir”. E é exatamente isso que essa metodologia propõe: a construção do próprio conhecimento.

Em síntese, o Construtivismo trabalha a perspectiva de que as pessoas constroem ou fazem ativamente o seu próprio conhecimento e que a sua fixação é determinada mediante suas experiências anteriores de aprendizagem. Isso significa que o aprendizado é algo único, pois as experiências são particulares às pessoas.

Aliás, por ser um tema altamente rico, nós optamos por criar um blog post que aborda especificamente esse tema! Garanto que você vai gostar de conferi-lo! Dê um clique na imagem abaixo e confira!

Aprendizagem construtiva - Rubeus

  • Abordagem de aprendizagem com auxílio da tecnologia

O Ensino Híbrido configura-se como uma modalidade de ensino que une o ensino tradicional presencial, cujo processo ocorre em sala de aula, e o on-line, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.

Modalidade de ensino híbrido - Rubeus

Assim, ao conciliar o presencial ao remoto, é possível utilizar o máximo do potencial de cada uma dessas modalidades. Em resumo, o objetivo é fazer com que ambas as modalidades se conectem e complementem, proporcionando uma experiência de excelência aos estudantes.

Ao optar pela abordagem híbrida de ensino, os alunos dividem suas experiências acadêmicas entre o ambiente virtual e o presencial, ou seja, dividindo as atividades e os encontros entre ambos os ambientes.


Você aceita entrar para a nossa lista?

Junte-se a nossa rede de contatos e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente e com prioridade.

Além de dicas, nós disponibilizamos também notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional. Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Qual abordagem de aprendizagem escolher?

Primeiramente, é fundamental compreender que não há “uma abordagem melhor do que a outra”. Elas são apenas formas de ensino que exploram perspectivas e recursos diferentes. 

Em suma, fato é que algumas abordagens se mostraram mais efetivas frente às necessidades de aprendizagem dos alunos quando comparadas às outras. E esse é o principal desafio que o docente, em conjunto com a instituição de ensino, terá de contornar.

Além disso, ao escolher a abordagem que será trabalhada em sala de aula, é importante se atentar à questões como:

  • Diretrizes da instituição de ensino;
  • Recursos disponíveis para aprendizagem;
  • Possibilidade de testar diferentes abordagens.

Materiais complementares para enriquecer a sua experiência

Espero que  você esteja retendo bastantes insights para colocar em prática na sua instituição de ensino! 

Para tornar tudo ainda mais completo, que tal conferir alguns dos nossos conteúdos bônus?

Ilustração

Diversas transformações têm emergido no contexto educacional, sobretudo no que tange a dinâmica em sala de aula. Confira esse conteúdo para saber mais sobre as metodologias ativas que visam dar suporte aos educadores e ajudá-los a promover o aprendizado de forma autônoma e proativa. Confira! 

Essa metodologia de ensino prega a prática do famoso “aprender a aprender”, ou seja, levar o aluno a desenvolver o seu próprio conhecimento a partir de experiências vivenciadas anteriormente. Chegou a hora de se aprofundar e entender mais sobre essa proposta de ensino. 

O modelo tradicional de ensino está se adaptando às constantes transformações ocorridas no ambiente educacional. Dessa forma, a modalidade de ensino híbrido vem ganhando força e revolucionando a forma como as IEs ofertam toda a experiência do serviço educacional. Saiba mais sobre essa modalidade de ensino que une vivência prática e inovação.

Imagem ilustrativa

Agora quero saber de você: qual abordagem de aprendizagem sua instituição já utiliza? Compartilhe com a gente a sua experiência.

Paloma Estevam - Plataforma Rubeus e automação de marketing: entenda como ajudamos sua IE nessa tarefa

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Abordagem de aprendizagem: conceitos, benefícios e dicas. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/abordagem-de-aprendizagem/ Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 27 abril). Abordagem de aprendizagem: conceitos, benefícios e dicas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/abordagem-de-aprendizagem/