Fazer uso de um CRM específico para instituições de ensino como o CRM Rubeus pode alavancar os resultados dos seus processos de captação e retenção de alunos, descubra como!

A obtenção de baixas taxas de conversão tornou-se um resultado frequente? A integração entre os departamentos está cada vez mais difícil? Todos os seus bancos de dados referentes aos alunos são controlados por meio de planilhas? Seus atuais e potenciais alunos são tratados de forma generalizada? Os seus processos de captação e retenção sofrem mínimas alterações ao longo dos anos?

Se você respondeu sim para pelo menos duas das perguntas acima, sua situação é um pouco complicada e pode acabar afetando a saúde financeira da sua instituição.

Mas calma, para tudo há solução!

É certo que reverter esse contexto exigirá muita dedicação e esforço. Mas é possível sim alterar o seu atual quadro e, alcançar resultados bastante expressivos. A utilização de um eficiente CRM educacional pode auxiliar (e muito) nesse processo.

Por isso, descubra 3 sinais se sua instituição precisa do CRM Rubeus.

3 sinais de que sua instituição REALMENTE precisa do CRM Rubeus

        1. Comunicação generalizada

A comunicação da sua instituição com as oportunidades são realizadas sem diferenciação entre elas? Ou seja, utiliza-se o mesmo tratamento para o potencial aluno que pretende cursar Administração para aquele que pretende cursar Enfermagem ou Direito?

Se sim, esse é um ponto no qual sua instituição está deixando a desejar. É possível que essa prática esteja sendo responsável por sua instituição perder várias oportunidades. Isso provavelmente está impactando diretamente nos resultados de conversão alcançados por sua instituição de ensino. 

Para resolver isso o ideal é você consiga personalizar a mensagem à cada perfil de potencial aluno. Fazendo isso, suas oportunidades sentem-se únicas e especiais ao receber um contato da sua instituição. E, com isso o relacionamento da instituição com os atuais e potenciais alunos será individualizado. Podendo, assim, proporcionar um relacionamento mais próximo, aumentando o interesse em sua IES.

Para isso, é evidente que, os conteúdos dos e-mails e as mensagens, por exemplo, deverão ser pensados para a pessoa que irá lê-lo. Nossa plataforma CRM Rubeus e os nossos consultores te auxiliam a elaborar as mensagens de acordo com cada persona da sua IES. Não sabe o que são as personas, como construí-las e sua importância para o Marketing de Conteúdo Educacional? Confira nosso blog post:

      2. Erros na integração entre equipes e departamentos

A falta de harmonia no desenvolvimento do trabalho entre os departamentos da instituição é outro ponto que contribui para a obtenção dos resultados ruins referentes a conversão.

Os departamentos são interdependentes e com o relacionamento delicado entre si. Mas o que podemos propor para otimizar o processo e minimizar os gargalos existentes no final de qualquer interação realizada entre dois ou mais departamentos?

Para explicar e exemplificar esse questionamento, tomaremos como exemplo a relação, muitas vezes complicada, entre a equipe comercial e o setor de TI das IES.

Sabemos que a equipe comercial precisa do apoio e suporte do setor de TI para o desenvolvimento de diversas atividades. Quando as informações relevantes para o time comercial estão distribuídas entre vários sistemas o problema é ainda maior.

Com isso, é necessário a abertura de alguns chamados, o que pode, na maioria dos casos, complica e atrasa o desenrolar de todo o processo. Essa lentidão e falta de integração entre esses dois setores, na grande maioria das vezes, são responsáveis pelo comercial perder o timing da evolução de um candidato. O que pode acarretar uma sequência de perdas para sua IES.

É nesse ponto que a tecnologia do CRM Rubeus entra em jogo. Permitindo e propondo a integração entre todos os setores responsáveis diretamente ou indiretamente pelo processo de captação de alunos. Isso só é possível por integrar, de forma eficiente, todas as informações e sistemas em uma única plataforma.

Outro exemplo de falta sincronia entre setores que impacta negativamente o andamento e a eficiência do processo de captação de alunos é o que ocorre entre o time de Marketing e o de Vendas das IEs. Conheça como resolver esse problema através da prática de Smarketing Educacional e nossas 6 dicas:

6 dicas essenciais para a prática de Smarketing Educacional - Rubeus

   3. Baixa taxa de conversão

O terceiro e último sinal é a baixa taxa de conversão. Para resolvê-lo o primeiro passo é conseguir identificar todas as principais taxas e monitorá-las durante todo o processo.

Mas o que significa baixa taxa de conversão? Significa, por exemplo, que a instituição conseguiu um número de inscrição considerável porém um número muito baixo de pessoas foram realizar o vestibular tradicional.

Um outro exemplo de baixa taxa de conversão é um número alto de acessos porém poucos são identificados e conduzidos até a inscrição. Para piorar, na maioria das vezes você nem sabe o que está fazendo de errado para obter esses resultados, não é mesmo?

O CRM Rubeus pode te ajudar a aumentar sua taxa de conversão de alunos de forma significativa. Isso pois através da integração com SGA (Sistema de Gestão Acadêmica) ele é capaz de auxiliar a gestão de forma efetiva, nutrindo os gestores e colaboradores de informações imediatas. Isso, consequentemente otimiza o processo decisório institucional.

Quer saber como conseguir alunos durante o ano todo com o CRM Educacional Rubeus? Clique aqui!

Qual o resultado? Sua instituição precisa do CRM Rubeus?

É possível que um conjunto de outros sinais esteja contribuindo para a obtenção desses resultados. Por isso é necessário ficar atento a fim de identificá-los dentro do menor tempo possível e propor ações para minimizá-los.

Agora que você já conhece os três sinais, acha que sua instituição precisa de um CRM Rubeus? Ou ficou curioso e quer saber mais? Fale conosco e conheça como é possível explorar suas oportunidades ao máximo, minimizando os problemas por meio do CRM Rubeus.

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