Quer transformar sua estratégia de captação de alunos? Descubra dicas práticas e ações poderosas de como atrair alunos e fortalecer a base de sua instituição de ensino! 🎓
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Introdução
Atrair novos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo. Para se destacar, é essencial investir em estratégias inteligentes que alinhem a comunicação às necessidades do público.
Por isso, neste blog post, vamos explorar ações práticas e eficientes que ajudarão sua instituição a captar mais estudantes e fortalecer sua presença no setor educacional. Prepare-se para descobrir como transformar potenciais interessados em alunos matriculados!
8 dicas práticas para atrair mais alunos para sua instituição de ensino
I. Trabalhe bem o seu Funil de Captação de Alunos
O funil visa demonstrar as fases de decisão dos potenciais alunos até a matrícula. Em suma, ele é uma representação da “evolução” deles pelas etapas do processo de compra em si.
🚨 O Funil de Captação de Alunos é um ótimo instrumento para orientar a equipe Comercial e de Marketing das instituições de ensino. Além disso, ele disponibiliza informações relevantes desde o primeiro contato até a efetivação da matrícula.
De forma geral, ele é dividido em 8 etapas:
Através dele, sua instituição consegue ser assertiva e não desperdiçar recursos investindo em estratégias generalistas que não oferecem resultados concretos.
Vale ressaltar que o lead na fase de atração está no topo do Funil e, por isso, deve ser nutrido com conteúdos educativos dentro de um fluxo de relacionamento estratégico.
Vou deixar aqui, um conteúdo detalhado sobre o Funil de Captação de Alunos. Nele, você encontrará dicas de como atuar em cada uma das fases. Não deixe de conferir:
VISITANTE:
A primeira etapa é denominada de visitante. Ela é composta por todas as pessoas que acessam o site ou o blog das instituições de ensino. Contudo, esses visitantes ainda não fizeram nenhuma ação de conversão, como o preenchimento de um formulário ou landing page, por exemplo.
🚨 Por isso, nessa fase, você não encontra o potencial aluno, você é encontrado por ele.
LEAD:
Eles são potenciais alunos que, em algum momento, demonstraram interesse na instituição de ensino. Como assim? Esse interesse pode ser manifestado através da realização do cadastro de informações pessoais. Essas, por sua vez, são disponibilizadas em troca um material ou conteúdo, na maioria das vezes uma isca digital.
LEAD QUALIFICADO (MQL):
Após ter lido os conteúdos, o lead está realmente convencido. Agora ele entende que fazer um curso em sua IE é a melhor decisão. Ademais, é verídico o sentimento de que, com esse curso, ele irá alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
🚨 Dessa maneira, ele avaliará as opções disponíveis para escolha do curso e, geralmente, compara instituições de ensino.
INSCRITO PARCIAL:
O lead qualificado pode iniciar a inscrição no processo seletivo da sua IE, mas não completá-la. Nessa situação, ele se torna um inscrito parcial, que é a quarta fase do Funil de Captação de Alunos.
🚨 Esse momento é muito crítico e você não pode perder nenhum potencial aluno.
INSCRITO:
Na quinta fase do funil, há uma distinção de acordo com as particularidades de cada instituição de ensino:
🚨 Para aquelas que têm processo seletivo, os inscritos são os potenciais alunos que completaram o processo de inscrição. Já as IEs que não possuem processo seletivo, considera-se inscritos aqueles que fizeram a inscrição para um curso, mas ainda não efetivaram a matrícula.
AVALIADOS:
A sexta etapa refere-se aos avaliados. Eles são, para as instituições de ensino que possuem processo seletivo, todos aqueles que participaram do processo, ou seja, que realizaram sua prova, independente de serem aprovados ou não.
CONVOCADOS:
Os convocados, que compõem a sétima etapa, são todos os candidatos do processo seletivo que foram aprovados.
🚨 Nessa etapa, os desafios continuam, tendo em vista que muitos não realizam a matrícula nas instituições de ensino.
MATRICULADOS:
Essa etapa compreende todos os que efetuaram o pagamento do boleto bancário referente à primeira mensalidade e entregaram os documentos com assinatura do contrato.
Para cada uma das etapas do funil, há abordagens estratégicas para fazer com que o lead avance. Saber gerir essas ações é o grande segredo para IEs bem sucedidas.
🔗 Para não alongar muito este conteúdo, aqui está o nosso manual completo com dicas de como atuar em cada etapa:
II. Estruture um fluxo de nutrição poderoso
Como vimos acima, é importante fazer o lead avançar pelo Funil, mas como? Através do fluxo de nutrição.
Também chamado de fluxo de relacionamento, o fluxo de nutrição específico para instituições de ensino trata-se de uma comunicação direcionada aos seus interessados e/ou potenciais alunos. Em resumo, seu objetivo principal é levá-los a realizar uma ação específica.
Ele tem como objetivo conduzir o seu lead para a próxima etapa da Jornada de Compra, onde tomará a decisão de matricular-se ou não em sua instituição. É possível criar esse relacionamento através de:
- E-mails;
- SMS e Mensagens de WhatsApp;
- Ligações.
Está achando um assunto muito abstrato? Vou ajudar te apresentando, de forma exclusiva, uma parte da planilha de régua de relacionamento educacional que usamos com os nossos clientes durante a implantação de um projeto. Dá uma espiada no que eles têm acesso!
Gostou? Então confira o nosso conteúdo detalhado sobre o assunto: Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE.
🤔 Você sabia? A Plataforma Rubeus atua como um elo de ligação entre a sua ferramenta de automação e as informações dos potenciais e atuais alunos. Isso significa que ajudar a sua instituição a criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é uma das nossas metas. 💪 Em resumo, com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles: – Criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo; – Disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos; – Disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo; – Mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação; – Comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação; – Atribuição, remoção ou modificação do responsável pelo registro; – Alteração o status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”. 😃 Quer saber mais? Confira o nosso conteúdo “Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir”! |
III. Estruture sua presença de marca
Já parou para pensar em como anda o seu Branding Educacional? Quando bem realizado, ele tem o poder de influenciar a forma como o potencial aluno pensa, sente e age em relação à marca da sua instituição de ensino. Justamente por interferir em algo tão delicado é que o Branding Educacional é tão importante.
Sabemos que a forma como a marca é percebida diz muito sobre os resultados futuros. Além disso, em um mundo tão globalizado, em que a informação é transmitida em tempo real, é essencial prezar por um bom posicionamento na mente do consumidor.
Dentre os pontos que podem (e devem) ser trabalhados estão:
- Ações de Marketing persuasivo;
- Valorização e popularização do logotipo da IE;
- Construção de um relacionamento efetivo através de ações de guerrilha;
- Utilização de canais digitais;
- Presença nas redes sociais;
- Melhor voz e abordagem a ser utilizada;
- Parcerias estratégicas.
🔗 No blog post “Branding Educacional: por que gerir a marca da sua instituição é tão importante?” você encontrará informações de como trabalhar cada etapa. Reserve essa leitura e não deixe de conferi-la! 😉
IV. Ofereça conteúdo gratuitamente
Nossa quarta dica de ação focada em como atrair alunos mais qualificados são os materiais gratuitos.
Sendo uma forma de atração de baixo custo, mas altamente eficaz de mostrar sua experiência e construir confiança com os alunos, os conteúdos educativos permitem influenciar a percepção do lead em relação a sua instituição de ensino.
De forma resumida, um Lead Magnet para instituições de ensino é todo material que serve como estímulo para que o visitante forneça suas informações de contato (normalmente o seu nome e um endereço de e-mail) à sua IE (Opa, nunca ouviu falar nesse termo? 🤔 Então confira este conteúdo: Lead Magnet para instituições de ensino: como utilizá-lo no Inbound).
Você pode apostar em webinars com temas importantes. Ou seja, palestras ou apresentações on-line que permitem uma interação mais “corpo a corpo” com os estudantes. Considere qualquer tópico de alto interesse para seus leads, como inscrição para faculdade, vestibular on-line, estudos acadêmicos e ajuda financeira, por exemplo.
Além disso, outro formato de conteúdo que pode ser disponibilizado gratuitamente pela sua IE são os e-books. Em síntese, através deles é possível oferecer conteúdo informativo. Você pode pedir o endereço de e-mail do lead em troca do download do e-book. Dessa forma, você poderá inseri-lo em sua base de contatos e formar uma linha de comunicação com o aluno em potencial.
Você pode oferecer materiais educativos de acordo com a etapa de compra do potencial aluno, veja algumas dicas:
V. Como atrair alunos: Trabalhe táticas de marketing presencial
Às vezes tendemos a achar que apenas ações virtuais são válidas, mas, na verdade, as ações presenciais também são muito estratégicas, pois permitem o que o brasileiro ama: o contato humano!
Então, é importante que você entenda que os seus resultados de captação de alunos podem ser potencializados ao unir as estratégias de marketing on e off-line.
Em resumo, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto. Normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.
Muitas vezes as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos. Contudo, o ambiente virtual também é essencial!
Alguns exemplos de ações de guerrilha incluem:
- Realização de pedágios em vias de grande movimento;
- Ações em shopping centers ou praças públicas com atividades que envolvam a participação do público alvo;
- Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade ou região;
- Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.
VI. Ofereça atendimento personalizado
Em resumo, o atendimento é capaz de influenciar significativamente a forma como a instituição de ensino é percebida pela comunidade e pelos potenciais alunos.
Por isso, a equipe de relacionamento deve ser um time formado por pessoas qualificadas. Todas as suas atividades possuem o objetivo de transformar, positivamente, a cultura do atendimento na instituição.
Desse modo, investir em uma Central de Relacionamento pode ser considerado o início de uma grande revolução no modo de interagir com os potenciais e atuais alunos.🎯 Quer mais detalhes de como oferecer um atendimento capaz de encantar seus potenciais alunos? Então confira nosso combo de conteúdos: Box para atendimento em instituições de ensino: conteúdos, scripts e dicas e inspire-se!
VII. Como atrair alunos: Facilite o contato do lead com a sua IE
A regra é clara: quanto menos empecilhos para o lead realizar a matrícula, melhor! Por isso, atente-se a questões como:
FICHA DE INSCRIÇÃO DIVIDIDA EM ETAPAS INTELIGENTES:
Agora é hora de pensar na melhor ficha de inscrição para ser utilizada no seu processo seletivo. Essa fase, se bem estruturada, pode contribuir de forma significativa para o aumento na captação de alunos da sua instituição.
🚨 Já é comprovado que uma boa ficha de inscrição deve ser preenchida em até sete minutos.
Em resumo, utilize a primeira etapa para pedir apenas informações básicas. Dessa maneira, você facilitará o processo de preenchimento da ficha de inscrição.
Essas são as etapas de uma ficha estratégica:
- Captação do lead – informações básicas;
- Identificação do curso;
- Informações adicionais para a conclusão da inscrição;
- Mensagem de conclusão da inscrição.
Saiba mais sobre a ficha ideal para captação de alunos:
AGENDAMENTO DE VISITAS:
A prática de visitas nas IEs sempre foi fundamental na tomada de decisão. Isso porque essas visitas ajudam os leads a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além disso, elas proporcionam a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.
Além das visitas presenciais, ofereça também o tour virtual no qual a pessoa pode visitar a sua IE sem precisar sair de casa.
VIII. Como atrair alunos: Utilize um bom CRM educacional
Em resumo, um CRM para área educacional, ou SRM (Student Relationship Management) tem como finalidade auxiliar, facilitar e otimizar o relacionamento com os seus alunos. Como consequência a curto prazo, o uso de um CRM educacional tem impacto direto nos resultados de captação e permanência de alunos.
Sendo assim, quando a instituição de ensino investe em um CRM educacional é possível acompanhar todas as etapas que compõem a Jornada de Compra Educacional dos potenciais alunos, englobando desde o seu interesse até a matrícula.
Além disso, um CRM para área educacional permite a otimização dos esforços empregados por sua equipe de relacionamento. Com isso, fica mais simples realizar a nutrição do lead ao incorporá-lo em um fluxo de nutrição, por exemplo.
Como atrair alunos: Considerações finais
👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Veja como referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Como atrair alunos mais qualificados: dicas para colocar em prática. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-atrair-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2021, 3 de março. Como atrair alunos mais qualificados: dicas para colocar em prática. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-atrair-alunos/