Ações focadas em como atrair alunos são parte fundamental para um processo eficiente de captação. Através da realização de práticas importantes como a utilização do Funil de Captação de Alunos, o fornecimento de conteúdos gratuitos e a estruturação de fluxos de nutrição poderosos torna-se possível obter sucesso nessa prática. 

Neste post, evidenciamos ações com foco em como atrair alunos mais qualificados. Elencamos também, ao longo do conteúdo, alguns materiais complementares para auxiliar na construção do conhecimento. Boa leitura!

Introdução

Sabemos o quão primordial é criar ações com a finalidade de captar alunos, afinal, esse é um dos principais processos capazes de manter a instituição de ensino. Todavia, as ações de captação devem vir acompanhadas de estratégias que possuam a finalidade de estabelecer um relacionamento de valor com potenciais alunos.

A produção de um conteúdo atrativo, somada a uma atuação dedicada ao seu lead, pode ser a chave para o sucesso de ações focadas em como atrair alunos mais qualificados.

Outro ponto primordial é compreender a importância de chamar a atenção dos potenciais alunos, atraindo-os para a sua instituição, pois quando se estabelece uma relação de confiança, se torna muito mais fácil nutri-lo e, consequentemente, fazê-lo avançar pela Jornada de Compra Educacional.

Além disso, melhor do que atrair, é atrair o público certo. Por isso, nosso assunto de hoje é como atrair alunos mais qualificados. Te convidamos, desde já, a nos contar, nos comentários, a sua experiência sobre o tema, combinado?

6 dicas de como atrair alunos mais qualificados

1) Trabalhe o Funil de Captação

Antes de tudo é preciso entender que existem diferentes etapas do Funil de Captação e que cada uma requer uma abordagem específica.

Em suma, o Funil representa a evolução do lead em sua tomada de decisão no que tange a compra, ou no caso das IEs, a realização da matrícula. Ao estudá-lo torna-se possível oferecer a abordagem mais indicada para o estudante, de acordo com o seu desejo e amadurecimento referente a decisão de compra. 

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Através dele, sua instituição consegue ser assertiva e não desperdiçar recursos investindo em estratégias generalistas que não oferecem resultados concretos. 

Vale ressaltar que o aluno na fase de atração está no topo do Funil e, por isso, deve ser nutrido com conteúdos educativos dentro de um fluxo de relacionamento estratégico. 

Clique na imagem abaixo e tenha acesso ao nosso conteúdo detalhado sobre o Funil de Captação de Alunos:

👉🏻Pegue dicas inteligentes em nosso conteúdo Funil de Captação de Alunos: conceito, estratégias e dicas para conversão.

2) Estruture um fluxo de nutrição poderoso

Como vimos acima, é importante fazer o lead avançar pelo Funil, mas como? Através do fluxo de nutrição.

Também chamado de fluxo de relacionamento, o fluxo de nutrição específico para instituições de ensino trata-se de uma comunicação direcionada aos seus interessados e/ou potenciais alunos. Em resumo, seu objetivo principal é levá-los a realizar uma ação específica, como, por exemplo, se inscrever na base de contatos da IE.

Ele tem como objetivo conduzir o seu lead para a próxima etapa da Jornada de Compra, onde tomará a decisão de matricular-se ou não em sua instituição. É possível criar esse relacionamento através de:

  • E-mails;
  • SMS e Mensagens de WhatsApp;
  • Ligações.

3) Estruture sua presença de marca

Já parou para pensar em como anda o seu Branding Educacional? 

Em resumo, quando bem realizado, ele tem o poder de influenciar a forma como o potencial aluno pensa, sente e age em relação à marca da sua instituição de ensino. Justamente por interferir em algo tão delicado é que o Branding Educacional é tão importante.

Como atrair alunos

Sabemos que a forma como a marca é percebida diz muito sobre os resultados futuros. Além disso, em um mundo tão globalizado, em que a informação é transmitida em tempo real, é essencial prezar por um bom posicionamento na mente do consumidor.

Dentre os pontos que podem (e devem) ser trabalhados estão:

No blog post “Branding Educacional: por que gerir a marca da sua instituição é tão importante?” você encontrará informações de como trabalhar cada etapa. Reserve essa leitura e não deixe de conferi-la! 😉

4) Ofereça conteúdo gratuitamente

Nossa quarta dica de ação focada em como atrair alunos mais qualificados são os materiais gratuitos.

Sendo uma forma de baixo custo, mas altamente eficaz de mostrar sua experiência e construir confiança com os alunos, os conteúdos educativos permitem influenciar a percepção do lead em relação a sua instituição de ensino.

Você pode apostar em webinars com temas importantes. Em resumo, eles são palestras ou apresentações on-line que permitem uma interação mais “corpo a corpo” com os estudantes. Considere qualquer tópico de alto interesse para seus leads, como inscrição para faculdade, vestibular on-line, estudos acadêmicos e ajuda financeira, por exemplo.

Ilustração

Além disso, outro formato de conteúdo que pode ser disponibilizado gratuitamente pela sua IE são os e-books.

Em síntese, através deles é possível oferecer conteúdo informativo. Você pode pedir o endereço de e-mail do lead em troca do download do e-book. Dessa forma, você poderá inseri-lo em sua base de contatos e formar uma linha de comunicação com o aluno em potencial.

Você pode oferecer materiais educativos de acordo com a etapa de compra do potencial aluno, veja:

Melhores materiais para cada etapa do Funil - Rubeus

Você já conhece a nossa página de materiais gratuitos?

Aliás, por falar em materiais ricos, a Rubeus disponibiliza uma página repleta de materiais gratuitos, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos. 

Clique na imagem abaixo e favorite a página para você sempre tê-la à mão. 😉

CTA: Conheça nossa página de materiais - Rubeus

5) Ofereça atendimento personalizado

O atendimento é capaz de influenciar significativamente a forma como a instituição de ensino é percebida pela comunidade e potenciais alunos.

Por isso, a equipe de relacionamento deve ser um time formado por pessoas qualificadas. Todas as suas atividades possuem o objetivo de transformar, positivamente, a cultura do atendimento na instituição. 

Desse modo, investir em uma Central de Relacionamento pode ser considerado o início de uma grande revolução no modo de interagir com os potenciais e atuais alunos.

Quer mais detalhes de como oferecer um atendimento capaz de encantar seus potenciais alunos? Então confira nosso combo de conteúdos: Box para atendimento em instituições de ensino: conteúdos, scripts e dicas.

6) Envie newsletter 

Forneça às partes interessadas informações que elas não podem obter em nenhum outro lugar. Portanto, entregue notícias e outras informações diretamente em suas caixas de entrada, economizando tempo e fornecendo algo que desejam. 

Em suma, as newsletters podem ser interativas e conter mais do que apenas palavras em uma página. Você pode adicionar imagens, links e vídeos atraentes também. Assim, ao estabelecer um bom relacionamento é possível conhecê-los e se comunicar de forma individualizada.

Ilustração

E aí, gostou?

Já que nossa última dica foi o envio de newsletter, tenho um convite para te inspirar! Entre para a nossa lista e receba nossa newsletter diretamente em seu e-mail! E o melhor: tudo isso é GRATUITO!

Sabemos que o cenário educacional envolve muitas notícias e novidades que ocorrem rapidamente. Portanto, nada melhor do que saber delas com prioridade! Para isso, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Agora queremos saber de você! Quando o assunto é como atrair alunos mais qualificados, sua IE já utiliza alguma das dicas acima?

Bons resultados! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.