O Marketing de Guerrilha para instituições de ensino pode ajudar a potencializar a sua captação de alunos, entenda o que é e como colocá-lo em prática.

Introdução

As estratégias de marketing tradicional da sua instituição de ensino têm gerado poucos resultados efetivos em sua captação de alunos? Apesar dos altos investimentos em campanhas de marketing sua conversão através desta prática apresenta uma queda preocupante?

Se sim, que tal aliar aos esforços de marketing já praticados um tipo de Marketing que promete fazer mais com menos? O Marketing de Guerrilha para instituições de ensino.

Mas, qual a diferença entre o Marketing tradicional e o Marketing de Guerrilha para instituições de ensino?

Eles não são iguais. Por isso, vamos entender a grande diferença existente entre essas duas estratégias.

É certo que ambos possuem o mesmo objetivo, que é atrair a atenção do seu público para a sua instituição e para o que ela oferta. Então o que os diferencia? A abordagem!

É possível identificar claramente as ações de Marketing tradicional. São volumes grandes de anúncios, remarketing e propagandas que, a todo instante, ou na grande maioria do tempo, são disparados para os potenciais alunos. 

Dessa forma, é normal que com o passar do tempo eles fiquem mais seletivos. Sendo mais fácil ignorar todos os seus anúncios. Talvez essa seja a explicação para a queda de conversão de alunos promovida por suas ações de marketing.

Mas, com o Marketing de Guerrilha para instituições de ensino é diferente. Ele é pensado com o intuito de ser tão atrativo e chamativo que é quase impossível ignorá-lo. Ele é capaz de criar uma atmosfera tão encantadora que consegue captar a atenção das suas personas para o que sua instituição quer transmitir.

O que é o Marketing de Guerrilha?

O Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática estratégica de marketing. Ele possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto.

Embora esse tipo de abordagem geralmente seja realizada no ambiente on-line, o Marketing de Guerrilha oriunda-se de antes mesmo da popularização da internet.

Equipe - Rubeus

Outro ponto importante é o fato de que, normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.

Por isso, para que as empresas obtenham sucesso com a prática do Marketing de Guerrilha é importante que elas foquem suas energias e esforços em seus objetivos. Além disso, é importante desenvolver um pensamento disruptivo e ações baseadas nas personas do seu negócio.

Sendo assim, quanto mais impressionante e diferente você conseguir ser, mais fácil será fixar, positivamente, sua marca na mente do seu público consumidor.

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - Rubeus

Aplicação na educação: o Marketing de Guerrilha para instituições de ensino

O Marketing de Guerrilha educacional pode ser aplicado de forma pontual. Ou seja, em algum período específico do processo seletivo da sua instituição de ensino. Ou até mesmo ser aplicado em paralelo ou em conjunto com a campanha atual do seu vestibular. Neste último caso, é importante formular as ações do seu Marketing de Guerrilha de acordo com a temática da sua campanha.

Vale destacar que essa estratégia é utilizada pelas instituições de ensino que desejam captar mais alunos. E, assim, promover sua instituição de ensino como um todo ou os cursos ofertados. O objetivo é criar uma experiência memorável a seus potenciais alunos.

É importante estar consciente das estratégias e ações praticadas. Ou seja, aperfeiçoá-las constantemente. Isso porque neste tipo de marketing as ações devem ser baseadas em algo inusitado, chamativo e interessante.

Em resumo, é essencial perceber que essa estratégia é desenvolvida com mais criatividade do que orçamento em si. Aí está uma grande vantagem dessa prática: captar mais com menos! Por isso, para aumentar suas chances de promover uma ação de Marketing de Guerrilha de sucesso não é necessário muito aporte financeiro, o único aporte imprescindível é a criatividade.

Muitas vezes as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers, são bons exemplos. Contudo, o ambiente virtual também é essencial! Atualmente, muitas instituições de ensino optam por realizar ações on-line, devido, principalmente, a facilidade e o grande alcance. 

Como desenvolver o Marketing de Guerrilha para IEs no mundo digital?

Como vimos, o Marketing de Guerrilha educacional também pode ser praticado no ambiente virtual. Mas para que seja possível aproveitar todo o potencial oferecido pela internet é essencial observar alguns pontos:

  • Conheça suas personas

O primeiro ponto a ser pensado quando o objetivo é realizar uma boa ação de Marketing de Guerrilha é realmente conhecer quem são as suas personas.

Em suma, persona é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal, com base nas características reais e comuns dos seus alunos. Por isso, podemos dizer que conhecer as suas personas é uma das principais chaves para o sucesso das campanhas de marketing. Isso não seria diferente na aplicação do Marketing de Guerrilha para instituições de ensino.

Isso acontece porque é muito mais assertivo e vantajoso para as IEs investir na comunicação direcionada do que generalizá-la.

Se você planejar práticas de Marketing de Guerrilha sem conhecer suas personas, você estará dando um “tiro no escuro”. Isso porque será muito mais difícil formular boas estratégias e obter bons resultados.

  • Saiba onde suas personas estão

Após conhecer as personas da sua instituição de ensino, é essencial descobrir quais são os canais nos quais elas mais concentram-se. É para esses canais que você deverá direcionar seus esforços.

Conhecê-los pode fazer total diferença na vinculação do Marketing de Guerrilha para IEs no ambiente on-line. Se acaso você queira aprofundar-se mais é interessante saber até mesmo o horário em que suas personas mais acessam estes canais.

📌Captação de alunos nas redes sociais: o guia completo para sua IE.

  • Seja criativo e relevante

Agora, você já conhece suas personas (seus gostos, dores e características) e os canais dos quais elas mais participam. O próximo passo refere-se ao potencial criativo da sua equipe. Então, chegou a hora de usar e abusar da criatividade (com bom senso, sempre).

Além da criatividade procure utilizar da relevância. Isto é, ao elaborar suas campanhas procure ser interessante. Ou seja, realize ações capazes de despertar a curiosidade dos seus potenciais alunos para sua IE.

  • Tenha cuidado e atenção

Como vimos no tópico anterior, é muito importante que você e sua equipe responsável pela elaboração das ações de Marketing de Guerrilha utilizem do bom senso.

Aqui vale destacar o terrível efeito que uma ação mal elaborada ou de mau gosto pode ocasionar a imagem da sua instituição. Podendo provocar efeitos negativos para os seus resultados e desempenho.

Dessa forma, sempre que estiver planejando uma campanha lembre-se que no ambiente on-line as coisas nunca são realmente esquecidas ou “deletadas”. E, por isso, é necessário que você dobre o cuidado e a atenção.

  • Aposte na interatividade

A possibilidade de interação proposta pelos canais virtuais coloca em destaque a necessidade, no caso, da prática do Marketing de Guerrilha. Assim, é possível promover seus potenciais alunos a figuras ativas, retirando-as de meras espectadoras das campanhas realizadas.

Por isso, é essencial que você aproveite TODOS os recursos presentes no ambiente digital. E, assim, engaje cada vez mais os interessados e potenciais alunos em suas campanhas e ações. Dessa maneira, uma dica é criar campanhas que sejam provocativas e inteligentes o suficiente para incentivar a interação do seu público com sua IE.

  • Aproveite ao máximo suas ações de sucesso

Obteve sucesso em uma campanha de Marketing de Guerrilha ou uma campanha de marketing tradicional? Aproveite-a ao máximo!

Como assim? Que tal escrever um artigo ou um e-book sobre o assunto e publicar em seu blog institucional? Ou então elaborar um case de sucesso e vincular em seu website? Ou até mesmo utilizá-lo como conteúdo da sua newsletter ou e-mail marketing?

Essa ação pode permitir com que sua estratégia de sucesso continue gerando bons resultados no decorrer do tempo.

  • Não perca o timing

Quando falamos de ações de guerrilha no meio digital o timing certo faz toda a diferença. Por isso, é importante que sua instituição de ensino aproveite ao máximo os assuntos no auge da audiência.

Então, fique atento a tudo que estiver acontecendo em âmbito municipal, estadual ou nacional. E, principalmente nos assuntos que estão “em alta” nas redes sociais. Considere as oportunidades e ao visualizar uma em que há grande potencial de obter sucesso seja rápido. Faça acontecer aproveitando todo o potencial do ambiente virtual.

BÔNUS: Exemplos de Marketing de Guerrilha para instituições 

Como vimos, é evidente a importância do Marketing de Guerrilha para as instituições de ensino. E, por isso, saber realizar ações de guerrilha, principalmente no período das campanhas é cada vez mais necessário para conseguir mais alunos.

Essas ações podem ser realizadas tanto no ambiente virtual quanto no presencial. Veja alguns exemplos nestes cenários:

  • Ações de Guerrilha presenciais:

– Realização de pedágios em vias de grande movimento;

– Ações em shopping centers com atividades que envolvam a participação do público alvo;

– Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade;

– Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.

  • Ações de Guerrilha virtuais:

– Impulsionamento de bases através de ações específicas;

– Usar as redes sociais com campanhas que viralizem com o público interno e o externo;

– Realização de ações de envolvimento com todo o público interno. Desta forma, o engajamento externo vem de forma espontânea.

Que tal pensar em ações desse tipo para atrair e captar mais alunos para sua instituição?

Conclusão

O Marketing de Guerrilha para instituições de ensino tem como premissa ajudar sua instituição a captar mais alunos. Dessa forma, essa estratégia busca apresentar aos potenciais alunos sua instituição e/ou os cursos ofertados por ela de forma pouco convencional.

 Por isso, todas as estratégias e ações praticadas no Marketing de Guerrilha para instituições de ensino são baseadas em algo inusitado, chamativo e que seja realmente interessante para suas personas. 

Uma grande vantagem deste tipo de marketing é a possibilidade de captar mais com menos!

Além de desenvolver essas ações em ambiente físico e público, o Marketing de Guerrilha no ambiente virtual está ganhando bastante força. Isso se dá principalmente pela possibilidade de viralizar conteúdos/campanhas permitida pelos canais digitais.

Ademais, para obter sucesso ao praticar este marketing no mundo digital conhecer suas personas, saber onde elas estão, ser criativo e relevante, ter cuidado e atenção, apostar na interatividade, aproveitar ao máximo suas ações de sucesso e não perder o timing são dicas essenciais.

 Você já pratica o Marketing de Guerrilha para instituições de ensino? Conte-nos sua experiência.

*Conteúdo atualizado em 15/09/20.
Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.