Sua instituição de ensino utiliza o vestibular on-line? Se sim, saiba agora como aperfeiçoar seus processos. Se ainda não, entenda porque seus resultados podem estar sendo afetados negativamente, no longo prazo. Reunimos aqui, tudo o que você precisa saber sobre como funciona o vestibular digital e como aplicá-lo em sua IE, confira!

Neste conteúdo, expomos definições, benefícios, dicas, perguntas frequentes e materiais complementares. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa. Boa leitura e bons insights! 

Introdução 

Diversas mudanças têm protagonizado o cenário educacional, sendo acentuadas, principalmente, pela pandemia do novo coronavírus que revelou o quão importante é a capacidade de uma rápida adaptação de processos pelas instituições de ensino. Atrelado a isso, está a já conhecida mudança na forma de consumir produtos e serviços, impulsionada, em grande parte, pela popularização da internet. 

Frente a tudo isso, uma coisa é certa: é preciso evoluir. Isso significa que instituições que permaneçam com processos arcaicos e complexos tendem a serem “esquecidas” e estagnarem. 

Mas, por que há essa possibilidade tão evidente? Pelo fato de que, tanto os potenciais alunos, quanto os que já compõem o seu quadro de discentes desejam flexibilidade, interatividade e facilidade no que tange sua jornada acadêmica. Aliás, esse é um dos fatores determinantes na hora do lead optar (ou não) pela IE. Dessa forma, é preciso traçar ações que atuem diretamente sobre essa necessidade. Para isso, um fator inerente ao sucesso do processo seletivo em si é a adoção do vestibular digital.

A seguir, abordaremos sobre como funciona o vestibular digital e como aplicá-lo na prática, mas antes eu já tenho um material para você! Clicando na imagem abaixo você terá acesso ao nosso e-book com dicas inéditas sobre como estruturar um processo seletivo mais consistente. Aproveite! 

[E-book] 10 Dicas de Marketing Educacional para Processos Seletivos - Rubeus

O que é e como funciona o vestibular digital?

O vestibular digital é uma forma de ingresso no ensino superior. Consiste, basicamente, na aplicação de uma prova virtual para definir se o candidato entrará ou não na instituição de ensino em questão. 

Imagem ilustrativa

Como o próprio nome sugere, ao optar pelo vestibular digital o aluno não precisará ir até a instituição de ensino realizar a prova presencialmente, diferentemente dos métodos tradicionais utilizado por muito tempo pelas IEs em todo o país. 

A instituição que opta por disponibilizar esse formato de vestibular pode utilizá-lo como única forma de ingresso ou também utilizar os dois formatos: presencial e virtual.

Agora, um convite para você!

A seguir, veremos mais sobre como funciona o vestibular digital, mas antes, tenho um convite para você! Junte-se a nossa rede de contatos e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente e com prioridade.

Além de dicas, nós disponibilizamos também notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional. Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Por que adotar o vestibular digital? 

Em meio às incertezas que a pandemia causou, nós aprendemos que a comunicação e o relacionamento com potenciais e atuais alunos no meio digital tiveram que se adaptar e serem otimizados. Sendo assim, criar barreiras para a perda de potenciais alunos é imprescindível. Ou seja, os processos utilizados pelas instituições de ensino devem atuar como impulsionadores, quando frente à mudanças. 

Por isso, facilitar o ingresso do estudante, através de processos otimizados e “resistentes” à questões como distância e localização, não é mais uma simples vantagem, e sim uma prioridade.

Imagem ilustrativa

Logo, ignorar a importância de processos automatizados é ignorar receitas. Resumindo: para se destacar no mercado educacional e conquistar alunos, é necessário adequar processos e adotar ações rápidas e que acompanhem tudo o que está ocorrendo no mundo. 

Quais os benefícios do vestibular digital?

Em resumo, motivos não faltam para investir na digitalização do vestibular da sua IE, uma vez que sua instituição de ensino estará facilitando o ingresso do aluno

Além disso, o vestibular digital:

  • Diminui as chances de erros ao longo do processo;
  • Otimiza o tempo das equipes e dos candidatos que não precisarão se deslocar até o local da prova;
  • Atua como uma barreira para perda de leads em momentos de crise como o que vivenciamos atualmente;
  • Facilita a correção das provas;
  • Proporciona a possibilidade do candidato escolher o local em que irá realizar a prova;
  • Permite uma maior flexibilidade e praticidade;
  • Auxilia na divulgação mais rápida dos resultados;
  • Permite a criação de questões mais interativas;
  • Diminui os custos por não requerer uma “estrutura” para a realização da prova;
  • Proporciona maior satisfação junto aos candidatos, ao prevenir atrasos ao longo do processo.

Dúvidas frequentes sobre como funciona o vestibular digital

  • Já que a prova é on-line, se o candidato for aprovado, ele terá de cursar a modalidade EAD?

Não. Apesar da prova para ingresso ser digital, isso não necessariamente quer dizer que o curso será virtual. Cabe ao aluno escolher qual modalidade de ensino deseja cursar, podendo ser presencial, EAD ou híbrida, variando, é claro, de acordo com as opções disponibilizadas pela IE. 

  • Como a correção da prova é realizada?

Assim como todo o processo, a correção da prova também é automatizada, com exceção da  redação. Essa, por sua vez, deve ser realizada por um instrutor e, possivelmente, irá requerer um pouco mais de tempo.

6 dicas que ninguém contou a você sobre como inovar no vestibular digital

A aplicação de avaliações digitais vem se consolidando no país, principalmente no ano de 2020, impulsionado pelo distanciamento social. Mas você sabe como fazer diferente nesse método de captação e se destacar da concorrência?

Confira agora as 6 dicas que ninguém contou a você sobre como inovar no vestibular on-line!

  • Estruture um poderoso fluxo de nutrição

Assim como no vestibular presencial, é preciso elaborar mensagens (e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp) que criem um relacionamento. Aliás, esse relacionamento deve se estender da inscrição do aluno até depois da realização do vestibular. 

Que tal ler um pouco mais sobre a qualificação de leads? Confira nosso blog post Fluxos de nutrição para IEs: como conduzir o seu lead pelo Funil de Captação de Alunos.

  • Dê assistência remota

É essencial ter pessoas responsáveis disponíveis ao vestibulando no horário da prova. Uma dica é a criação de salas de orientação por videochamada para que o estudante não se sinta sozinho e sem amparo.

  • Forneça instruções com antecedência

Possivelmente, alguns estudantes estarão fazendo o vestibular on-line pela primeira vez, por isso uma dica é a criação de um infográfico com informações básicas para a preparação no dia da prova. Por exemplo, boa conexão com a internet, boa alimentação e hidratação no dia, como marcar e responder às questões etc. 

  • Utilize questões interativas

A facilidade do meio on-line permite ser mais criativo e fazer uso de ambientes de avaliação variados. Produza conteúdos em forma de vídeos, infográficos e outros recursos interativos. Isso tornará o processo avaliativo plural e divertido, o que ajuda a lidar com a pressão típica do momento.

  • Prepare o seu candidato para o seu processo seletivo como um todo

Estruturar ações que preparem os candidatos para o processo seletivo da sua instituição de ensino contribui significativamente para maiores níveis de conversão. Isso porque possuir um planejamento estruturado, que promova a nutrição do lead antes mesmo do processo seletivo ser iniciado, é um dos fatores decisivos para a efetivação da sua inscrição e posterior realização do vestibular digital. 

Por essa razão, é imprescindível buscar formas de preparar e encorajar seus potenciais alunos a avançarem, da forma mais natural possível, ao longo da Jornada de Compra Educacional, decidindo-se, assim, por sua instituição de ensino.

Para te ajudar, criamos um infográfico com 6 dicas para preparar os interessados em seu processo seletivo. Clique na imagem abaixo para fazer o download! 

  • Deixe claras todas as informações

Quando trata-se de como funciona o vestibular digital, não podemos deixar de lado a clareza das informações!

É sempre muito importante nortear todo o processo. Por isso, sempre deixe claro informações importantes. O que fazer em caso de falhas técnicas, tempo limite da prova e a quantidade de vezes que o candidato tem para realizar o vestibular, são exemplos.

A importância da ferramenta certa

Não é novidade que é cada vez mais necessário, por parte das instituições de ensino, a adoção de ferramentas específicas para a educação. Ou seja, que sejam capazes de auxiliar no desenvolvimento de seus processos de captação e permanência de alunos.

O momento de realização do vestibular é, muitas vezes, tenso e preocupante para os candidatos. Por isso, é primordial que todo o processo ocorra sem falhas e maiores problemas por parte da instituição. 

Para te ajudar nesse desafio é indicado que sua IE adote um CRM para educação que suporte e trate especificamente dos problemas e necessidades das instituições de ensino. Afinal, não adianta estruturar processos eficazes se na hora de colocar em prática o planejamento não funcionar, não é mesmo? 

Clique na imagem abaixo e saiba como um CRM educacional pode auxiliar a sua instituição de ensino na obtenção de melhores resultados:

CRM para área educacional - Rubeus

A Prova on-line da Rubeus

A Rubeus possui a funcionalidade Prova on-line, exclusiva para clientes TOTVS. Ela permite que o candidato realize a prova (com os temas pré determinados) pelo portal do processo seletivo TOTVS como, onde e quando quiser.

Qual o seu desafio hoje? - Rubeus

Conheça algumas características técnicas desta funcionalidade:

  • É possível criar questões abertas e/ou de múltipla escolha;
  • As questões podem ser aleatórias geradas através do banco de questões cadastrados no TOTVS Avaliação e Pesquisa;
  • As questões fechadas são corrigidas automaticamente com um gabarito pré-configurado;
  • As questões abertas são disponibilizadas para que o avaliador consiga ler e efetuar a correção;
  • A prova é configurada diretamente dentro do sistema TOTVS RM no módulo Avaliação e Pesquisa;
  • O valor da prova será utilizado para classificação, com integração já nativa dos módulos TOTVS RM.

Quer saber mais detalhes sobre como a prova on-line funciona na prática? Marque uma conversa com um de nossos consultores, dando um click na imagem abaixo! 

QUERO FALAR COM UM CONSULTOR

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Caso deseje mais informações de como funciona o vestibular digital, reuni uma dica de conteúdo complementar para você:

  • (LIVE) CRM, Vestibular on-line e Matrícula on-line para captação de alunos

Já que o nosso assunto é como funciona o vestibular digital, não posso deixar de mencionar a live realizada em nosso Instagram sobre o tema! Nela, abordamos um pouco sobre como melhorar seus resultados de conversão de inscrições e matrículas, a partir de uma experiência de ingresso 100% on-line, com a automação da sua régua de relacionamento e uma atuação comercial eficiente.

No bate papo demos dicas práticas sobre ideias e soluções de CRM, Vestibular on-line e Matrícula on-line para captação de alunos. Confira!

Rubeus academy

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus companheiros de trabalho! E ah! Não deixe de comentar como funciona o vestibular digital aí na sua IE. Bons resultados!

| Leia também:

Consultoria para captação e permanência de alunos: conheça a Rubeus

3 sinais de que sua instituição de ensino precisa do CRM Rubeus

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.