Se tem uma coisa que a pandemia nos mostrou é a importância dos responsáveis estarem totalmente a par da jornada de aprendizagem de seus filhos. Por isso, nosso assunto de hoje são dicas de como prezar pela relação família e escola em tempos de pandemia. Confira nosso conteúdo completo agora!

Neste conteúdo, reunimos 4 dicas com a finalidade de ajudar as instituições de ensino a manterem a proximidade com pais e/ou responsáveis neste momento de isolamento social. Além disso, ao longo do material, disponibilizamos ilustrações e conteúdos complementares. Tudo para facilitar o entendimento.

Boa leitura e ótimos insights!

Introdução

Diante do fechamento das instituições de ensino, lá em março de 2020, muitos pais e/ou responsáveis se depararam com a necessidade de se envolverem ativamente no aprendizado de seus filhos.

Especialmente na educação infantil, a adaptação foi e ainda é altamente desafiadora. Isso porque ela impõe um cenário nunca vivenciado anteriormente, com muitos obstáculos e dificuldades. 

Ademais, em alguns casos, os pais não possuíam o hábito de estarem presente ativamente nos estudos de seus filhos. Em outros casos não sabiam nem ao menos conectar-se a uma sala virtual.

Ilustração

Mas, se algo de bom saiu desse cenário desafiador, é o fato de que os pais estão tendo a oportunidade de acompanhar mais plenamente a jornada educacional de seus filhos. Tudo isso coloca em voga, de forma plena, a importância da parceria família e escola em tempos de pandemia

Como vimos, são inúmeros os desafios. Por isso, é fundamental saber como agir e criar ações para estreitar essa parceria de forma gradual e constante. 

A importância da parceria família-escola

Como ressaltamos detalhadamente em nosso conteúdo Gestão escolar e família: 5 motivos para colocar essa parceria em prática, a dinâmica família e escola em tempos de pandemia tem o poder de influenciar significativamente o desempenho da criança. 

A rotina familiar, quando aliada a uma gestão escolar eficiente, possibilita a continuidade de um processo de ensino-aprendizagem eficiente e de qualidade.

Em contrapartida, quando há a ausência de um suporte e acompanhamento familiar, especialmente em momentos como o atual de ensino remoto emergencial, tende-se a comprometer toda a aprendizagem.

Para evitar o distanciamento dos pais, há algumas ações importantes que devem ser trabalhadas pelas instituições de ensino. Hoje, veremos 4 delas!

Dicas para trabalhar a parceria entre família e escola em tempos de pandemia

1) Marcar encontros  com os pais

Estabelecer uma rotina de encontros, mesmo que virtuais, pode ser uma ótima forma de manter o engajamento das famílias com a rotina de aprendizagem de seus filhos. Ao fazer isso, sua instituição de ensino estará mantendo o contato frequente com os pais e responsáveis. Além de atuar com o objetivo de diminuir as chances de desânimo, ao fazê-los entender que não estão sozinhos. 

Por isso, a dica é criar um cronograma para acompanhamento junto aos responsáveis. Você pode utilizar um grupo de WhatsApp para uma comunicação mais rápida ou o Google Meet para realizar videoconferências. 

Além disso, estabeleça datas com antecedência para que os pais e/ou responsáveis se programem. Você pode utilizar Google Agenda para isso. 

Em síntese, o importante é estimular que eles participem e realizem perguntas, que relatem os principais pontos de dificuldade e que compartilhem experiências.

JUNTE-SE A MAIS DE 7.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos gratuitamente, diretamente em seu e-mail.

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

2) Faça e disponibilize vídeos explicativos 

Como mencionado anteriormente, muitos pais tiveram dificuldades em se adaptar às tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial. Por isso, com o intuito de amenizar essa defasagem, é importante disponibilizar vídeos explicativos

Você pode optar por vídeos que abordem pontos importantes, como por exemplo, a forma de ingressar na aula virtual ou uma explicação mais detalhada sobre determinada atividade. 

Ilustração

3) Divulgue notícias através das redes sociais

Já sabemos que as redes sociais são canais importantes para divulgar notícias e trabalhar de uma forma mais ativa o relacionamento com potenciais e atuais alunos. Então por que não utilizá-las em um momento de distanciamento social como o atual? Você pode optar por criar posts educativos e informativos no Instagram

Além disso, outra ferramenta que vem ganhando bastante adesão atualmente são as lives. Sua IE pode optar por realizar lives com temas relevantes para informar e, ao mesmo tempo, promover o envolvimento dos pais e/ou responsáveis. 

Por meio delas, é possível estabelecer uma interação entre o palestrante e os telespectadores, tirando dúvidas e padronizando a comunicação.

👉🏻Em nosso canal no YouTube você encontra todas as nossas lives. Confira!

4) Saiba “ouvir” 

Sabemos que a taxa de evasão de alunos tem aumentado consideravelmente, especialmente neste período de pandemia. Com o intuito de amenizar os efeitos da pandemia e promover a Gestão da Permanência na prática, sua instituição deve estar aberta aos feedbacks. 

É importantíssimo saber onde atuar. Dessa forma, será possível identificar a prioridade de cada ação. Quanto antes sua instituição começar atuar sobre um ponto de gargalo, menores são as chances dele se tornar um incentivador à evasão. 

Conte com a Plataforma Rubeus para atuar nesse momento

Entendemos a complexidade e os desafios impostos pelo cenário desencadeado pela pandemia do novo coronavírus no país. Além disso, sabemos que muitos alunos perderam a capacidade econômica de arcar com os custos de seus estudos e todos estamos sentindo esse impacto dia após dia. Com o intuito de amenizar esses impactos, desenvolvemos soluções que atuam na captação e na permanência de alunos

Clique na imagem abaixo e confira mais informações!

Rubeus

Eles falam por nós

Com o Rubeus é possível amenizar os impactos causados pela pandemia, atuando de forma 100% on-line. Ademais, desenvolvemos processos altamente detalhados que oferecem praticidade e segurança a instituição de ensino. 

Veja a opinião de quem já usa Plataforma Rubeus no dia a dia:

Ilustração

Nós trabalhamos todos os dias para receber esse tipo de depoimento. Faça como o Maurício e dê o primeiro passo rumo a uma parceria de muito sucesso: conheça mais sobre a Plataforma Rubeus. Agende sua demonstração gratuita, clicando na imagem abaixo. 

Plataforma Rubeus

E aí, gostou? 

Espero que este conteúdo tenha sido útil. Para tornar sua experiência ainda mais completa, tenho algumas leituras complementares para você!

Agora é com você! Gostou das nossas dicas de como melhorar a parceria família e escola em tempos de pandemia? Conta pra gente aí nos comentários! 

Bons resultados! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.