As landing pages são páginas que possuem um objetivo bem definido: levar a pessoa que está acessando o seu site a executar uma ação específica. No caso das instituições de ensino, as LPs assumem o papel de levar o estudante a efetivar sua inscrição ou matrícula no curso escolhido. Mas você sabia que existem elementos importantes capazes de persuadir o lead e incliná-lo a executar a ação desejada? Confira agora o que precisa ter na landing page do seu curso e como estruturá-la para converter mais e melhor.  

E tem mais! Elencamos alguns materiais complementares ao longo do conteúdo para tornar a sua experiência mais completa e, ao final, preparamos um convite especial! Boa leitura e bons insights!

Introdução

A experiência digital de seus potenciais alunos exerce grande influência na decisão de inscrição e/ou de matrícula. Muitos estudantes fazem sua primeira visita à instituição somente no dia do processo seletivo, entretanto sua avaliação começa muito antes.

Isso significa que a conversão de potenciais alunos em matrículas efetivas é um processo longo e muitas vezes sem seguir, necessariamente, um processo lógico e, por isso, deve ser dividido em etapas. A cada etapa, a condução do estudante ocorre em diversos canais, sempre com o objetivo de levá-lo a dar o próximo passo em direção à matrícula.

Dentre os maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino está o fato dos potenciais alunos “estagnaram” na hora de efetuar a ação de conversão, seja ela a inscrição ou a matrícula no curso desejado. 

Sabemos que isso pode acontecer devido a diversos fatores, tais como insegurança sobre a escolha do curso, disponibilidade de escolha entre diferentes IEs ou até mesmo falta de confiança na instituição de ensino.

Ilustração

É certo que o processo de conversão não é simples e os resultados não acontecem “de um dia para o outro”. Por isso, é primordial utilizar técnicas e ferramentas estratégicas capazes de capturar a atenção do potencial aluno e fazê-lo avançar em sua Jornada de Compra Educacional.

Dentre as estratégias eficazes para a conversão nas páginas de cursos está a criação de landing pages estratégicas e focadas na conversão. Pensando nisso, neste conteúdo elencamos o que precisa ter na landing page do seu curso para você começar a potencializar os seus resultados de conversão quanto antes. Mas antes, veja essa sugestão de material complementar que separei para você!

Material complementar: [E-book] 13 dicas para aumentar a conversão da sua IE

Sabemos que as landing pages devem ser focadas em conversão, não é mesmo? Mas antes precisamos entender detalhadamente sobre esta etapa importante do funil. Por isso, preparamos um e-book com 13 dicas práticas para sua IE aumentar a conversão durante o ano todo. 

Estamos disponibilizando esse conteúdo gratuitamente em nossa página de materiais. Não deixe para depois: aproveite e garanta o seu agora. Para isso, basta dar um clique na imagem abaixo!

[E-book] Como matricular mais alunos: 13 dicas para aumentar a conversão da sua IE - Rubeus

Agora sim, podemos retornar às landing pages estratégicas, começando por conceitos importantes, veja só:

O que são landing pages?

As landing pages são páginas 100% focadas em conversão. Em suma, seu principal objetivo é capturar mais alunos para as instituições de ensino.

Para que apresentem resultados efetivos é necessário que, antes de estruturá-las, você mapeie seu objetivo e qual a maturidade do público que deseja-se atingir. Ou seja, você precisa definir os objetivos de acordo com a etapa do Funil de Captação de Alunos

As landing pages e o Funil de Captação de Alunos

Nesse momento, é primordial levar em consideração o Funil de Captação e o estágio que a LP deseja explorar.

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Basicamente, as landing pages para topo de funil, geralmente, objetivam capturar informações do visitante para transformá-lo em lead.  Por estar em um estágio inicial, nessas páginas, você deve oferecer um conteúdo ou material de valor. E, em troca, os visitantes mais interessados deixam suas informações de contato, se  tornando leads.

Muitas pessoas acessam o seu website fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício. 

Pensando nisso, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:

Quero receber as novidades da uniexemplo - Rubeus

Já as landing pages de fundo de funil são aquelas que objetivam fazer com que o lead se transforme em potencial aluno ou aluno efetivado, através da inscrição no vestibular ou a efetivação da matrícula no curso, respectivamente. 

É importante fazer esse mapeamento até mesmo para nortear todo o processo de criação e a didática da página, bem como os elementos que a irão compor. 

Independentemente de qual estágio do funil você deseja atingir, é essencial que sua LP conte com elementos indispensáveis e comprovadamente eficazes para potencializar a performance dessas páginas. A seguir, veremos alguns deles.

O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis

Quando bem estruturada, a landing page é composta por alguns elementos básicos, mas essenciais para o seu bom desempenho, que podem ser usados como um guia na hora de definir e criar o conteúdo da sua página. 

Veja o que precisa ter na landing page do seu curso:

1) Texto persuasivo

A copy da landing page varia muito de material para material. Isso acontece porque deve haver a adequação de acordo com o material que será exposto, a sua abordagem e o público a ser impactado. Mas, uma coisa é imprescindível a todas: a aplicação de técnicas de Copywriting. 

Resumidamente, o Copywriting consiste em uma escrita persuasiva, capaz de envolver o leitor e fazê-lo inclinar-se ao produto ou serviço exposto. Há diferentes formas de aplicá-la na prática. Por isso, nós precisamos criar um conteúdo específico para detalhar mais sobre o assunto. Você pode conferi-lo clicando na imagem abaixo! 

Tire um tempo na sua agenda para essa recomendação de leitura, pois esse é um elemento indispensável quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso para converter mais. 

2) Chamada principal

Nossa segunda dica quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso envolve a definição de uma boa chamada principal. Em suma, ela deve expor e detalhar a ideia central da página. Ela é um dos primeiros elementos que o estudante verá.

Isso significa que ela deve expor pontos como:

  • Nome do curso;
  • Modalidade;
  • Informação importante que precisa de destaque.

3) Chamada de apoio

Como o próprio nome sugere, esse é o espaço para mapear informações secundárias. Aprofunde, sucintamente, o que foi dito na chamada principal. Isso significa que deve-se criar um texto de apoio à chamada principal, uma informação adicional. 

Mas, lembre-se: nada de exageros! Muita informação pode deixar o lead confuso e postergar a sua decisão. As informações detalhadas e longas devem ser trabalhadas em páginas específicas para isso. As LPs são páginas de conversão, portanto, devem ser práticas e estratégicas.

Uma pausa rápida para um convite especial!

Você já conhece o @canalrubeus? Lá, postamos diariamente inspirações e informações valiosas para auxiliar na rotina das instituições de ensino.

Sabemos que no cenário educacional muitas notícias e novidades ocorrem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade, não é mesmo?

Basta clicar na imagem abaixo e irá abrir uma nova aba que te levará para o nosso perfil. Que tal dar uma olhadinha assim que acabar a leitura aqui? ;D

Quero seguir o @canalrubeus!

4) Elementos visuais: imagem ou vídeo

Sabemos que a parte visual é muito importante para a formação de opinião do potencial aluno sobre a confiabilidade do site em si. Por isso, é importante utilizar imagens em alta definição que complementam o texto da página. 

Elas precisam gerar aproximação entre o potencial aluno e sua IE, podendo ser utilizada estrategicamente uma imagem com gatilho de prova social como um depoimento do coordenador do curso, professor ou reitor. 

5) Prova social

Os gatilhos mentais são poderosas formas de engajar e levar o lead a agir. Dentre suas diferentes abordagens está o de aprovação social. Esse gatilho, em especial, é muito eficaz pelo fato de gerar credibilidade. 

Basicamente, ao expor pessoas que adquiriram o serviço da sua IE e estão satisfeitas com isso, qualquer indecisão do potencial aluno tende a sumir, pois ele vê e acredita que, assim como a pessoa que está dando o depoimento, ele também ficará satisfeito com a sua IE.

Por isso, quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso para converter mais, os depoimentos são fundamentais. 

6) Diferenciais e vantagens da sua IE

Liste, de forma sucinta, os diferenciais de sua IE. Além disso, exponha os benefícios que esse curso pode trazer para a carreira do estudante. Ou seja, “desenhe” as possibilidades que poderão surgir caso ele escolha você.

7) CTA

Até agora todos os elementos formaram uma espécie de trilha de condução do lead até o CTA. Isso significa que eles trabalharam juntos para que nesse momento ele esteja seguro e pronto para tomar sua decisão final. 

Aqui, você quer que ele realize uma ação, e por isso, a dica é utilizar CTAs de fundo de funil como “Matricule-se” , “Converse com um consultor” ou “Inscreva-se“;

Atente-se à disposição do CTA, bem como sua cor e visibilidade. Esses são pontos extremamente importantes para a obtenção de resultados. 

8) Perguntas frequentes

Nossa última, mas não menos importante, dica quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso, é a resolução das dúvidas.

Forneça o máximo de informações relevantes. Assim, o seu potencial aluno conseguirá tirar todas as suas dúvidas com a sua landing page. Além disso, você irá evitar que ele saia da sua página sem antes realizar a ação que você deseja.

Ilustração

Como criar uma landing page na Plataforma Rubeus

Você sabia que é possível criar diferentes tipos de páginas de conversão a partir da Plataforma Rubeus? Veja os recursos disponibilizados:

  • Estruturação em blocos (imagem com os ícones desse menu): aqui, você consegue pegar e arrastar diversos elementos para adicionar de forma prática e fácil em suas páginas.

  • Definições: é nesse local onde você irá detalhar e estruturar melhor cada uma das partes adicionadas anteriormente. Há opções de configurações, dimensão, layout, aparências, margens, espaçamento, texto, borda e transformar.

  • Mensagem: configure mensagem de agradecimento após o preenchimento do formulário. 

Ao criar uma landing page no Rubeus, é factível fazer um formulário em etapas. Dessa forma, seu potencial aluno fornecerá as informações certas em menos tempo de preenchimento. 

Ilustração Rubeus

Ademais, em nosso fluxo de automação, você pode definir as ações a serem realizadas após o preenchimento do formulário, como envio de e-mails, agendamentos de ligação, trocar status da jornada de compra e diversas atividades ligadas aos seus leads. 

Gostou das possibilidades? Que tal saber mais? Clique na imagem abaixo e confira nosso vídeo sobre a Plataforma Rubeus!

Rubeus

Considerações finais

Espero que esse material tenha sido útil! Para tornar sua experiência mais completa, eu separei um conteúdo complementar!

Para você que já é cliente Rubeus ou que deseja saber mais sobre como trabalhamos as landing pages dentro da Plataforma Rubeus, não deixe de conferir nosso webinar Como criar landing pages que convertem dentro da Plataforma Rubeus!

Para assisti- lo, basta clicar na imagem abaixo! 😉

Vídeo

Agora queremos saber de você! Qual das nossas dicas sobre  o que precisa ter na landing page do seu curso, sua IE já coloca em prática? Conte-nos nos comentários!

Até a próxima! 😉

Paloma Estevam - Rubeus

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.