Estruturar um processo seletivo eficiente é a chave para obter resultados positivos na captação de alunos. Contudo, para que isso aconteça, é importante trabalhar a atração e nutrição dos leads em períodos nos quais o processo seletivo não esteja em vigor. Por isso, nosso assunto de hoje é como captar alunos nas entressafras, confira!

Elencamos definições e dicas que são comprovadamente eficazes, ou seja, que oferecem resultados na prática. Ademais, distribuímos alguns materiais complementares ao longo do conteúdo que contribuirão para a fixação do assunto. Vamos começar?

Introdução

É uma tarefa desafiadora para as instituições de ensino encontrarem novos alunos para o próximo ano letivo. Sabemos que as IEs precisam contar com ações de marketing on-line e off-line para se destacarem em um mercado tão competitivo quanto o educacional, que conta com concorrentes diretos (outras instituições de ensino) e indiretos (professores particulares, aulas gratuitas disponíveis na internet, cursos de curta duração EAD etc).

Ilustração

Os processos seletivos das instituições de ensino passaram por grandes transformações ao longo dos anos. Atualmente, por exemplo, destaca-se a presença de vários e importantes vestibulares nacionais que anteriormente não existiam. 

Dessa forma, as instituições de ensino perceberam a importância de captar alunos mesmo que seu processo seletivo não esteja em vigor. Ao fazer isso, se torna possível alimentar continuamente a captação de alunos.

O processo contínuo de captação de alunos como fator essencial para as instituições de ensino

A captação de alunos configura-se como o conjunto de práticas e estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas IEs, a fim de atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados.

Nem precisamos mencionar que uma instituição de ensino que não “alimenta” o seu Funil de Captação de alunos terá como resultado, muito provavelmente, a estagnação e/ou a inexistência da instituição de ensino. 

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Daí a importância de captar e captar continuamente. Isso significa que a instituição de ensino deve contar com ações que sejam capazes de atrair leads o ano todo. 

Além disso, é importante estruturar uma boa nutrição para que os leads que chegam ao topo do funil sejam bem conduzidos, perante à Jornada de Compra Educacional, até o fundo, transformando-se em alunos matriculados.

  • Material complementar: Captação de alunos ideal

Saiba mais sobre a captação de alunos ideal através de dicas práticas. Dê o play no vídeo e bons insights!

Canais de captação de alunos - Rubeus

A captação de alunos nas entressafras 

As entressafras são o que chamamos de “momento ocioso” entre um semestre e outro. Isso significa que é o momento no qual o seu processo seletivo não está em vigor. 

Vamos tomar como ilustração a Rede Exemplo, considerando que ela utiliza o formato semestral de aulas para a realização do seu processo seletivo: 

Entre os meses de março e abril, há um período ocioso no qual o semestre está em vigor. 

Já em maio e junho, o processo seletivo começa e é nesse momento que as instituições de ensino, costumeiramente, começam a divulgar informações e realizar ações para captar alunos. 

Mas, pense comigo: por que não aproveitar o tempo ocioso entre março e abril e começar a captar leads e qualificá-los para que, assim, em maio, quando o processo seletivo abrir, eles já estejam “preparados” para se matricular? 

Dessa forma, haverá tempo para atuar de maneira mais sólida e persuasiva, gerando e nutrindo os leads. 

Justamente por isso, dizemos que captar é um processo contínuo, assim como o processo de Gestão da Permanência de alunos (que deve começar já na captação).

Mas, afinal, como captar alunos nas entressafras? Quais ações realizar? Nós te explicamos logo abaixo! 

Dicas de Marketing Digital para captar o ano todo:

1) Site responsivo e CRO

Contar com um bom site educacional é uma ótima estratégia para atrair leads que estão em busca de instituições de ensino. 

Por isso, em seu site, você deve detalhar o seu instituto e as histórias de sucesso de seus alunos. Além disso, você deve estruturá-lo de acordo com a sua identidade institucional e pensar na experiência do aluno durante toda a criação.

Lembre-se: seu site deve ser responsivo a dispositivos móveis, pois muitos leads costumam pesquisar on-line. Certifique-se de que haja um carregamento rápido, pois ninguém tem paciência para aguardar carregamentos lentos, além de deixar uma impressão de ineficiência.

Clique na imagem abaixo e confira as nossas dicas práticas de como conduzir o lead até a matrícula pelo site institucional!

Rubeus academy

2) Anúncios no Google

Nossa segunda dica quando o assunto é como captar alunos nas entressafras diz respeito aos anúncios. Eles são ótimas formas de conseguir resultados de ranqueamento no Google de forma rápida. 

Em parceria com os conteúdos orgânicos, você pode optar pelo Google Ads. Usando-o, você pode anunciar sua instituição de ensino nos mecanismos de busca. 

Assim, quando os leads realizarem alguma busca pelas palavras-chaves escolhidas pela sua instituição, seu site estará entre as primeiras posições oferecidas aos usuários. 

Para isso, você precisa planejar uma campanha de sucesso que irá gerar mais leads para a sua IE. Certifique-se de que os anúncios estão aparecendo nos locais e dados demográficos apropriados.

3) Presença nas redes sociais

As redes sociais atuam como uma espécie de “vitrine”. Elas são um bom lugar para consolidar a marca e a presença digital da IE, pois tem um bom alcance junto aos potenciais alunos. 

Sua instituição de ensino pode apostar em postagens interativas, educativas e mais comerciais, ou seja, atendendo diferentes etapas do Funil. Poste suas atividades diárias, fotos, vídeos promocionais, ressalte datas e prazos, tire dúvidas etc. 

Saiba como captar alunos através das redes sociais! Clique na imagem abaixo e favorite o conteúdo para ler quando puder! 

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - Rubeus

4) Newsletters 

Muitas pessoas acessam o site da sua IE fora do período de inscrições. A maioria delas estão em busca de informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício. 

Pensando nisso, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:

Quero receber as novidades da uniexemplo - Rubeus

As newsletters são uma ferramenta de comunicação promocional e de baixo custo. Você pode enviá-las mensal ou semanalmente. 

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5) Blog

Nossa quinta dica quando o assunto é como captar alunos nas entressafras são os blogs. Eles são a ferramenta perfeita para criar uma base de contato para a sua instituição de ensino e oferecer conteúdos educativos. Além disso, ele atua como uma “ponte” para o site da sua instituição de ensino.

Veja 5 motivos para apostar em um blog:

  • Oferecer conteúdos condutores para avançar os leads pelo funil;
  • Ganhar autoridade e ser (se manter) como referência no mercado;
  • Aumentar o alcance da sua IE nos mecanismos de busca;
  • Tirar dúvidas;
  • Captar leads para sua base de dados.

6) Equipe de captação preparada e proativa 

O setor de captação de alunos exerce papel fundamental quanto o assunto é como captar alunos nas entressafras. Isso porque eles serão responsáveis por estruturarem ações eficazes para manter a instituição de ensino na mente dos potenciais alunos.

Portanto, é cada vez mais necessário estruturar um bom setor de captação de alunos com profissionais qualificados e motivados, eles são a chave para a captação contínua de alunos.

Saiba mais sobre como estruturar um setor de captação de alunos que dê resultados:

Setor de captação de alunos - Rubeus

7) Produza vídeos para o YouTube

A dica número 7 de como captar alunos nas entressafras são os vídeos para o YouTube. 

Os tempos modernos tornaram os vídeos um dos principais recursos para a construção de um marketing persuasivo. Para as instituições de ensino, isso significa ilustrar, de forma atrativa, seus pontos fortes e um cenário encantador repleto de oportunidades para os futuros alunos. 

Os vídeos on-line são uma ótima forma de comunicação poderosa. Criar um vídeo envolve alguns custos de produção e edição, mas você pode compartilhá-lo com um público em massa sem nenhum custo envolvido.

8) Soluções de captação da Rubeus 

A Plataforma Rubeus é basicamente 3 em 1: trabalha a automação de marketing, a captação de alunos e a gestão da permanência.

Assim, de uma maneira centralizada, é possível qualificar todos os seus leads, acompanhar o passo a passo deles, conduzi-los até a matrícula e depois cuidar para que permaneçam estudando em sua instituição.

Para te ajudar nesse desafio, a Rubeus possui duas importantes funcionalidades exclusivas para clientes TOTVS: a prova on-line e a matrícula on-line. Clique na imagem abaixo e conheça-as de perto!

Soluções Rubeus de combate à evasão em tempos de coronavírus

Quando o assunto é como captar alunos nas entressafras, sua instituição de ensino já realiza alguma das nossas dicas? Conte para a gente nos comentários!

Até a próxima! 😉

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