Incentivo para indicação de estudantes: veja as nossas dicas de como criar um programa referência

Os programas de indicação são estratégias poderosas que as instituições de ensino podem utilizar para atrair novos alunos. Além de diminuir os custos de captação, ele incentiva o marketing boca a boca, reforçando o posicionamento da sua IE perante o mercado. Por isso, entenda agora, por meio de nossas dicas, como criar um programa de incentivo para indicação de estudantes que seja referência! 🏆🎯📈

Tempo de leitura: 5 minutos

Introdução

É inegável a influência que a opinião “do outro” exerce sobre a nossa tomada de decisão, não é mesmo? Seja direta ou indiretamente, sempre tendemos a sermos influenciados. 

Há uma explicação simples para isso. O que acontece é que temos a necessidade de “pertencer”. Em suma, isso significa que, para nos sentirmos parte do todo (como uma peça em uma quebra-cabeças), temos uma grande tendência a escolher algo “semelhante” ao que pessoas à nossa volta escolhem.

Assim, justamente por sermos altamente influenciáveis é que os programas de indicação são tão eficazes, gerando bons resultados. 

Falando especificamente do cenário educacional, contar com um inteligente programa de incentivo para indicação de estudantes pode ser uma forma muito consistente de investir na captação de novos alunos

🤔 Mas como estruturar um programa de indicação? Como criar campanhas que conduzam os alunos a essa prática? Quais etapas e estratégias não podem ficar de fora? Essas e outras dicas veremos a seguir!

📚 Como vimos, a aprovação social é um gatilho poderosíssimo! Por isso, criamos um conteúdo detalhado sobre esse tema. Acesse: “Como usar gatilhos mentais na educação: 7 exemplos que sua IE deveria adotar”. Acredito que você vá gostar!

O que são programas de incentivo para indicação de estudantes?

Os programas de indicação consistem em um sistema no qual os alunos indicam (“sinalizam”) potenciais alunos. Ou seja, pessoas que possuem algum potencial de se inscrever em sua instituição de ensino, sejam amigos, familiares ou conhecidos. 

Em resumo, podemos dizer que em um programa para indicações de estudantes, ambas as partes ganham: tanto a instituição de ensino, ao obter alunos, quanto os alunos que indicam, ao receberem “prêmios” ou “recompensas” que podem vir em diferentes formatos e abordagens.

Incentivo para indicação de estudantes - Rubeus
Imagem ilustrativa

Assim, a recompensa por inscrever um novo aluno na IE, pode assumir o formato de descontos no valor da inscrição ou na mensalidade, a depender da etapa da Jornada de Compra na qual o aluno que indicou encontra-se. (Veremos sobre esse assunto um pouco mais a frente)

Dessa forma, oferecer um incentivo de recompensa pode ajudar e encorajar os alunos a divulgarem os benefícios que sua instituição de ensino oferece. E se você oferece incentivos específicos para seus alunos e/ou candidatos, isso os motiva a compartilhar ainda mais. Esse marketing boca a boca ampliado é uma das muitas maneiras pelas quais sua IE pode se beneficiar de um programa de indicações.

Newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

O marketing boca a boca e a relação com o incentivo para indicação de estudantes

Em síntese, o marketing boca a boca é comprovadamente um dos maiores impulsionadores da aquisição de novos alunos e, consequentemente, do êxito do processo de captação

Portanto, justamente por trabalhar a perspectiva “do outro” a respeito da sua instituição de ensino é que o marketing boca a boca contribui ou atrapalha o seu programa de indicações

Embora não se possa controlar totalmente quem ou quando alguém compartilhará informações e opiniões acerca da sua instituição de ensino, há ações inteligentes e estratégicas capazes de envolver ativamente seus alunos satisfeitos e, a partir disso, levá-los às indicações. Afinal, alunos satisfeitos são os melhores porta-vozes da sua instituição de ensino, assumindo um verdadeiro papel de embaixadores.

📢 E quando sua instituição de ensino identifica e envolve estes alunos satisfeitos, está construindo lealdade e confiança. Sabe o que isso significa? Em resumo, que há grandes chances de desenvolver um programa de indicação de sucesso. 

💡 Sabemos que o marketing boca a boca pode ser bastante complexo. Portanto, criamos um conteúdo detalhado sobre o tema que engloba  dicas inteligentes e práticas para facilitar a aplicação no dia a dia. Clique na imagem abaixo e visite o nosso blog post:

Marketing boca a boca na educação - Rubeus
Blog post Rubeus: Marketing boca a boca na educação

Por que investir em um programa de incentivo para indicação de estudantes?

Como vimos, há diversas vantagens em compartilhar a opinião de seus alunos satisfeitos e como elas podem impactar significativamente a captação de alunos. Mas esse não é o único benefício, veja outras que podem ser obtidas:

  • Redução do CAC

Um programa de incentivo para indicação de estudantes contribui para que os custos de captação diminuam.

Em resumo, o CAC (Custos de Aquisição de Cliente) engloba todos os gastos que sejam realizados para adquirir novos alunos. Dessa forma, no programa de indicação, isso é feito gratuitamente pelo seu aluno, gerando um custo com ações estratégicas de marketing menor para sua faculdade ou escola. 

  • Maior autoridade de marca

Quando seus alunos fazem propaganda da sua instituição de ensino por você, as chances de obter êxito são maiores, pois utiliza-se o gatilho de aprovação social, ou seja, o lead se sente mais seguro em investir uma vez que tem um conhecido ou familiar que investiu e aprovou

Portanto, em uma maior proporção, isso gera uma grande presença e reconhecimento da marca perante o mercado. 

💡 Aliás, por falar em reconhecimento de marca, tenho um conteúdo que explica mais sobre a importância desse tema! Pegue dicas valiosas no blog post “Branding educacional: por que gerir a marca da sua instituição é tão importante?”.

  • Maior confiança na sua instituição de ensino

Outro ponto positivo é o fato de que, ao investir em um programa de incentivo para indicação de estudantes, sua IE estará assumindo que acredita e aposta em um ensino de qualidade que tem o potencial de se diferenciar dos demais, demonstrando, assim, confiança no que está oferecendo. 

💡 Aliás, por falar em confiança, veja só esse material que eu separei para você. Um dos queridinhos aqui do blog. Aproveite e garanta o seu! 

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos - Rubeus
Material Rubeus 100% gratuito

Quero criar um programa de incentivo para indicação de estudantes, e agora? 

Muitas vezes, a instituição possui alunos satisfeitos e engajados em compartilhar sua opinião e indicação com outras pessoas, porém não há um “estímulo” para que o façam. O programa de incentivo vem justamente ao encontro do objetivo de levá-los a falar e agir. 

No entanto, para obter êxito neste processo, é importante seguir passos fundamentais, veja alguns deles a seguir:

🎯 Defina o formato do seu programa de incentivo para indicação de estudantes

Como acontecerá o seu programa de indicações? Ele terá o formato de campanha? Se sim, haverá um momento específico para divulgá-lo? 

Se não, ele será permanente, ou seja, estará sendo incentivado ao longo de todo o período letivo? Como ocorrerá a divulgação ao longo dos períodos?

📝 Identifique a etapa da Jornada de Compra que o programa atenderá

Em síntese, você pode adotar um programa de indicação que tenha como foco um ou mais momentos da Jornada de Compra. Ou seja, você pode optar por oferecê-lo quando: 

  1. O estudante ainda encontra-se como candidato; 
  2. Quando ele já é um aluno;
  3. Em ambas as etapas. 
Seja qual for o foco, o importante é saber identificar e estruturar a melhor abordagem para não parecer invasivo. 

📍 Caso opte pelo programa de indicação quando o estudante for candidato: você pode explorar a perspectiva de que “assim como você, seu amigo merece ser protagonista do seu futuro”. Ou seja, você pode oferecer em troca um desconto no valor da primeira mensalidade ou ainda no valor da inscrição. 

📍 Se você optar pelo momento no qual o aluno já estiver efetivamente cursando o ensino, é importante fazê-lo entender o porquê da indicação. Dessa forma, deve-se investir em um pilar extremamente importante: a satisfação. Assim, justamente por ser fundamental para a permanência do aluno na IE, ela compõe um dos pilares da experiência do estudante.

Nesse caso, você pode recompensar com um desconto na mensalidade ou ainda em alguma palestra ou seminário que porventura ocorra em sua instituição de ensino.

Você pode optar também por recompensas em formato de brindes. Mochila, camisa e squeeze personalizadas com a logo da instituição ou até mesmo recompensá-los financeiramente com x reais, tendem a ser bastante atrativas. 

🔍 Entenda os seus alunos

O ingrediente mais importante de um programa de incentivo para indicação de estudantes é ter um conhecimento profundo dos alunos. Isso pode soar clichê, mas afeta significativamente o êxito do seu programa de indicações. 

Portanto, é primordial considerar pontos como: entender por que eles gostariam de participar do seu programa de indicações, qual é a melhor maneira de fazer com que eles se inscrevam e o que os faria recomendar seus amigos.

🔍 Aqui estão algumas questões que, se possível, devem ser respondidas em voz alta e compartilhadas com todo o pessoal envolvido:

  • Qual diferencial sua instituição de ensino oferece que desperta a atenção e a vontade dos alunos em indicá-la?
  • Como anda o engajamento dos potenciais e atuais alunos? 
  • Os índices de evasão estão apontando uma alta na saída de alunos?
  • Quais recompensas seriam mais “atrativas”?

🗒️ Seja claro sobre os objetivos

Antes de estruturar um programa de incentivo complexo ou criar suas ações de marketing, é importante deixar claro quais são seus objetivos para o programa. Dessa forma, será possível orientar toda a equipe durante o brainstorming de ideias e a execução das ações. 

Em suma, algumas questões a serem consideradas são:

  • O que sua instituição espera obter com seu programa de indicações?
  • Quais recursos serão utilizados? 
  • Como a campanha será estruturada? Quem serão os envolvidos? 
  • Será por tempo limitado? 

💡 Tenha acesso à dicas poderosas sobre a utilização do Brainstorming como forma de melhorar seus processos! Leia nosso conteúdo: “Design Thinking na educação: definições, aplicações, etapas e dicas”.

📢 Faça um plano de divulgação

Em suma, como ocorrerá a divulgação do programa de incentivo para indicação de estudantes? Será por e-mail? Será um aviso presencial em sala de aula? Um comunicado no portal do aluno? Um espaço no site da sua IE? Ou ainda um post nas redes sociais?

Incentivo para indicação de estudantes
Imagem ilustrativa

Em síntese, para identificar a melhor forma de fazer isso é primordial ter sempre em mente aonde seus alunos e candidatos estão. Portanto, pesquise as melhores práticas para chegar à divulgação ideal do programa.

💡 Se você considerou enviar um e-mail como forma de divulgar o seu programa de indicações, garanto que vai adorar nosso conteúdo sobre como criar e-mails poderosos que convertem: “E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas”.

📈 Rastreie, avalie e melhore o seu programa de incentivo para indicação de estudantes

Embora um programa de indicações exija menos manutenção e trabalho se comparado a outras ações e canais de marketing, ele ainda requer acompanhamento e monitoramento!

Ao monitorar os resultados, torna-se possível verificar se o seu programa está realmente sendo eficiente, ou seja, se ele está apresentando os resultados esperados. 

Além disso, um ponto muito importante é entender que essa análise deve ir muito além da quantidade de pessoas indicadas. O verdadeiro resultado está na quantidade de pessoas que foram indicadas e se converteram em alunos. Por isso, muita atenção! 

Materiais Rubeus | Incentivo para indicação de estudantes: saiba como montar o seu!
Página de materiais Rubeus 100% gratuitos

Material complementar para enriquecer a sua experiência!

Oferecer um atendimento empático e humano é indispensável para proporcionar uma experiência positiva, daquelas que realmente ficam na memória. Por isso, nós preparamos este infográfico com 30 frases poderosas para você. Com ele, você poderá complementar o seu atendimento e ENCANTAR os seus potenciais alunos.

Clique na imagem abaixo e salve o seu!

Infográfico 30 frases encantadoras - Rubeus
Material Rubeus

Considerações finais

Que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?

Se tiver sugestões ou quiser compartilhar a sua experiência após ler o conteúdo com a gente, envie a sua mensagem em nossas redes sociais disponíveis abaixo! 😄

📸 Instagram: https://www.instagram.com/canalrubeus/ 

💼 LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/rubeus

Plataforma Rubeus | Incentivo para indicação de estudantes: saiba como montar o seu!
Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 


🔗 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Incentivo para indicação de estudantes: como criar um programa referência. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/incentivo-para-indicacao-de-estudantes/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗Formato APA:

Rubeus. 2021, 12 julho. Incentivo para indicação de estudantes: como criar um programa referência. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/incentivo-para-indicacao-de-estudantes/