Criar novas estratégias para chamar a atenção dos potenciais alunos está se tornando cada vez mais difícil. A competição cada vez mais acirrada no mercado educacional tem tornado esse processo ainda mais urgente. Então que tal ter verdadeiros embaixadores espalhados por diversos lugares para te ajudar nesse desafio? Mas, você não sabe como fazer isso? Nós te contamos: através da utilização do Marketing boca a boca na educação.

Neste conteúdo reunimos conceitos e estratégias, além de 6 dicas valiosas para trabalhar o Marketing boca a boca na educação de forma realmente eficaz. 

Preparado? Então, boa leitura e bons insights!

Introdução

Você já ouviu uma música só porque um amigo indicou? Já comprou um produto porque ouviu de um conhecido que a experiência foi positiva? Ou já desistiu de uma compra só porque viu uma avaliação negativa dele no Reclame Aqui? 

Aposto que, assim como eu, você também já tenha vivenciado alguma das situações acima! Se sim, você passou por um processo de Marketing boca a boca.

O que é o Marketing boca a boca

O Marketing boca a boca, também denominado “propaganda boca a boca”, consiste em estratégias de marketing que utilizam recomendações das pessoas para a promoção de produtos, serviços ou até mesmo da marca em si. 

Em suma, ele consiste em uma forma de promoção não remunerada. Nele, os clientes satisfeitos compartilham com outras pessoas a experiência positiva proporcionada vivenciada. 

O que acontece é uma espécie de “telefone sem fio”. Ou seja, as pessoas compartilham umas com as outras suas percepções e experiência. Dessa forma, elas são capazes de influenciar a decisão de compra.

Marketing boca a boca na educação - Rubeus

Diferenças entre o Marketing boca a boca tradicional e o moderno

Tradicionalmente, o Marketing boca a boca era espalhado de uma pessoa para outra através de conversas e trocas de experiências de forma mais “empírica”.

Com a popularização da internet e a constante troca de informações entre seus usuários, as recomendações se adaptaram ao virtual, dando espaço, assim, para o Marketing boca a boca moderno. Em suma, ele transcreve as recomendações “tradicionais” para o ambiente virtual. E, dessa forma, os usuários compartilham sua satisfação ou insatisfação com uma marca, produto ou serviço.

O Marketing boca a boca em números

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen:

O Marketing boca a boca na educação

“Marketing é o ato de fazer um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar.” –  Seth Godin

Em suma, o Marketing boca a boca na educação consiste na utilização de estratégias de marketing. Elas são trabalhadas através da criação de um time de “embaixadores”, formados por alunos que já fazem parte da sua IE, ou que já tiverem algum tipo de experiência positiva. 

O Marketing boca a boca na educação assume um papel ímpar na geração de leads e na captação, além de auxiliar significativamente a permanência de alunos, se comparado ao marketing tradicional.

Marketing boca a boca na educação - Rubeus

Quando trata-se do investimento em um curso superior, por exemplo, sabemos que essa decisão envolve uma grande análise por requerer tempo e um investimento significativo. Portanto, é fundamental que a instituição de ensino crie ações capazes de fazer com que o aluno sinta que está tomando a decisão certa. E qual a melhor forma de fazer isso do que ele ouvir uma boa recomendação de pessoas que já possuem uma ligação com a sua instituição de ensino? 

Quando tratamos da educação infantil, por exemplo, é comum que os pais preocupem-se em realizar uma análise aprofundada antes de efetivarem a matrícula dos seus filhos. Dessa forma, há grandes chances deles serem fortemente influenciados por recomendações que recebem. 

| Material complementar:

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos

Sabemos que a confiança impacta diretamente a percepção de valor dos potenciais e atuais alunos, por isso preparamos um e-book para te ajudar a conquistá-la e, consequentemente a potencializar seus resultados!

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

Impactos e benefícios do Marketing boca a boca na Educação

“A Internet pega o boca-a-boca e eleva em um fator 1.000… todos os dias.” – Seth Godin

Você já parou para pensar no poder que uma indicação tem de influenciar a decisão de compra das pessoas? Os influenciadores digitais estão aí e não nos deixam mentir! A verdade é que pessoas gostam de imitar pessoas.

Vou compartilhar com vocês uma experiência pessoal!

Há uns dias atrás eu estava em busca de um curso para aperfeiçoamento. Fiz uma análise e cheguei a uma instituição de ensino que me pareceu bem atrativa, decidi então entrar em contato via WhatsApp. Confesso que em um primeiro momento, eles me responderam rápido. 

Porém, a partir da segunda pergunta que eu fiz, eles demoraram 30 minutos para me responder! Sim, 30 minutos! A essa altura eu já estava completamente desestimulada, afinal, se eles demoram 30 minutos para responder uma pergunta quando eu ainda nem entrei na instituição, imagina o quanto demoram para responder depois de eu já fizer parte dela… 

É com muita propriedade que eu digo que não recomendo essa instituição de ensino e, caso alguém me pergunte sobre ela, com certeza eu relatarei o ocorrido. 

Percebeu? As recomendações que as pessoas darão sobre a sua IE depende da forma como você trabalha a satisfação e a experiência de potenciais e atuais alunos. 

Alunos satisfeitos fazem propaganda gratuitamente, sem custo algum para a instituição de ensino. Eles simplesmente compartilham a experiência porque se sentem seguros com a escolha feita. Dessa forma, a sua instituição de ensino consegue:

  • Aumentar as vendas sem gastar com publicidade;
  • Promover uma maior confiança junto aos potenciais alunos; 
  • Trabalhar a lealdade dos alunos que já compõe seu quadro de discentes;
  • Consolidar-se como uma referência educacional e não “apenas” uma instituição de ensino.

Em suma, os impactos do Marketing boca a boca na educação são altamente significativos, no curto e no médio prazo. 

Rubeus

JUNTE-SE A MAIS DE 7.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos gratuitamente

QUERO FAZER PARTE!

Marketing boca a boca orgânico X ampliado

O Marketing boca a boca na educação pode ocorrer de duas formas: organicamente e através da utilização de campanhas de marketing e publicidade.

O boca a boca orgânico ocorre naturalmente quando as pessoas se tornam defensoras da sua instituição de ensino porque estão felizes com o serviço oferecido e têm um desejo natural de compartilhar o seu apoio e entusiasmo.

Já o boca a boca ampliado ocorre quando os profissionais de marketing elaboram campanhas destinadas a incentivar ou acelerar as recomendações, tanto física quanto virtualmente.

Basicamente, o Marketing Promocional direcionado à educação visa estruturar e consolidar a marca, gerando confiança. Assim, o resultado à longo prazo é o aumento das conversões.

DICA: muitas práticas recomendadas e táticas de marketing incentivam o boca a boca natural, mas as campanhas – especialmente nas redes sociais – podem auxiliar e muito quando o objetivo é promover um maior alcance da instituição de ensino no ambiente on-line.

Dicas valiosas para promover o Marketing boca a boca na educação 

  • Utilize os diferenciais a favor da sua IE

O que faz a sua instituição de ensino se destacar? O que a diferencia dos concorrentes? Por que o lead deve escolhê-la? Mostre isso a eles! 

Você pode apostar na divulgação de questões como uma estrutura tecnológica de ponta, um quadro de docentes de qualidade, uma biblioteca on-line para os alunos, nota do MEC… são diversas opções! Tudo dependerá do que a sua instituição de ensino tem para oferecer.

Em suma, o que acontece é que para incentivar que as pessoas falem da sua IE, é preciso dar a eles motivos para isso! Isso significa oferecer aos seus potenciais e atuais alunos algo memorável. Uma experiência, pensamento ou sentimento que eles não consigam em nenhum outro lugar. 

Já ouviu falar em SX? Nós te contamos como ela é indispensável para a sua instituição de ensino:

Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis - Rubeus

  • Use gatilhos visuais

A Disney é uma das principais referências da utilização de gatilhos visuais. Basta olhar seus parques temáticos e como parecem uma realidade paralela, totalmente encantadores e capazes de envolver completamente seus visitantes.

Quando o assunto é Marketing boca a boca na educação, percebemos que sua IE pode apostar em uma presença marcante nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, é ótimo canal para isso, por possuir um grande apelo visual. 

A dica é apostar em fotos bem editadas e com alta resolução, que mostrem um pouco do espaço da sua instituição. E atenção! Sempre atente-se ao fundo das imagens, eles dizem muito sobre o lugar registrado!

Saiba mais sobre a utilização do Instagram na educação e tenha acesso à capas para utilizar na função Destaques gratuitamente:

Como usar o Instagram na educação - Rubeus

Além disso, você pode apostar na criação de um site que seja harmônico e único. Você pode apostar no círculo cromático para explorar a sua palheta de cores. Ao fazer isso, as pessoas simplesmente sentirão uma maior confiança e vontade de compartilhá-lo. 

  • Desperte o lado emocional das pessoas

Trabalhar as emoções pode ser muito poderoso para gerar compartilhamentos. Além disso, incentiva fazer com que as pessoas falem sobre a sua instituição de ensino.

Para isso, você pode apostar em algo que esteja vinculado aos objetivos da sua IE e divulgar o conteúdo nas redes sociais, no site e blog da sua IE. Outra forma de trabalhar as emoções de seus potenciais e atuais alunos, é utilizar o gatilho mental de gentileza

Em suma, através dele é possível gerar o sentimento de que a instituição de ensino se preocupa em saber o que o seu potencial aluno busca e deseja, de alguma forma, contribuir para que ele alcance isso. 

Na prática, você pode utilizá-lo ofertando conteúdos gratuitos no blog, oferecer uma semana de aula experimental em um curso de interesse do seu potencial aluno, investir em bolsas de ensino parciais e/ou integrais (caso seja possível) e promover o reconhecimento de alunos e professores destaques.

Sua IE já utiliza os gatilhos mentais para captar mais alunos? Saiba como fazer isso na prática:

Como usar gatilhos mentais na educação - Rubeus

  • Aproveite o conteúdo gerado por potenciais e atuais alunos

O conteúdo gerado por seus potenciais e atuais alunos pode ser muito mais poderoso. Além disso, ele pode ser mais envolvente e atrativo do que as atualizações e fotos comuns da IE. Por essa razão, busque sempre responder aos comentários de forma interativa e engajada, seguir de volta, curtir e comentar publicações. 

Além disso, nunca deixe ninguém “falando sozinho”. Ou seja, muito cuidado para não perder o timing de uma determinada publicação ou interação com um dos seus potenciais alunos. 

Ademais, em seus posts, procure engajar o seu público a compartilhar o conteúdo. Sempre deixe claro como aquele material pode ser relevante no dia a dia do potencial aluno ou de um amigo ou conhecido seu.

  • Invista em um programa formal de Marketing boca a boca

Outra ação que sua instituição pode realizar é o investimento em um programa formal de indicações. Você pode oferecer descontos ou premiações para quem recomendar uma certa quantidade de pessoas. Ou para quem indicar alguém e essa pessoa realizar a matrícula em sua instituição de ensino, por exemplo. 

  • Invista na divulgação de depoimentos

Já sabemos que muitos leads da sua instituição estão indecisos. Essa indecisão pode girar em torno do curso ou da instituição de ensino como um todo. Para minimizar essa insegurança e ajudar no processo de tomada de decisão, você pode investir na divulgação de depoimentos. 

Lembre-se: bons depoimentos são aqueles que contam a jornada do início ao fim, destacando como havia um problema a ser resolvido e como a instituição conseguiu revolucionar sua vida pessoal e/ou profissional.

Além disso, coloque os depoimentos em um local estratégico. Caso opte por disponibilizá-los no seu website, é interessante deixar o CTA bem visível! 

Conclusão

O Marketing boca a boca na educação é uma forma de promover a sua instituição de ensino. Ele ocorre através de recomendações e experiências positivas compartilhadas por seus alunos. Essa prática permite que a sua IE trabalhe a geração de leads e uma Gestão da permanência de alunos mais efetiva. 

Dentre as formas de promover o Marketing boca a boca na educação, estão as recomendações orgânicas e a utilização de campanhas de marketing. Ademais, seus benefícios englobam a fidelização de alunos, uma maior confiança perante o mercado educacional e o aumento das vendas sem gastar com publicidade.

Por fim, algumas dicas valiosas para colocar em prática o Marketing boca a boca na educação são a utilização de gatilhos visuais, o destaque dos diferenciais da sua IE, a utilização de conteúdos e feedbacks realizados por seus alunos como uma forma estratégica e a criação de um programa de indicações formal.

Agora queremos saber de você: sua IE já utiliza o Marketing boca a boca na educação? Conte-nos sua experiência!

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.