Em um cenário cada vez mais competitivo, a prospecção Inbound para IEs configura-se como uma importante estratégia para conquistar a confiança dos potenciais alunos. Se sua IE ainda não utiliza o Inbound Marketing Educacional, neste blog post te mostramos porque investir nesse tipo de marketing pode ser muito eficaz. Confira!

Quer conhecer ações capazes de potencializar a sua captação de alunos? Então esse blog post foi feito para você! Nele, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a prospecção Inbound para IEs  e como aplicá-la em sua instituição de ensino. 

Introdução

“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.” Andrew Davis

O cenário atual requer, cada vez mais, que as empresas tenham respostas rápidas. Além disso, é fundamental que saibam se adaptar às mudanças impostas pelo mercado consumidor. 

No âmbito educacional, as instituições de ensino também enfrentam desafios constantes. Por isso, é preciso buscar por estratégias capazes de potencializar sua atuação, tanto na captação quanto na permanência de alunos.

Assim, criar ações eficazes que as auxiliem a se manter ativas no mercado e que fortaleçam sua presença junto aos seus potenciais e atuais alunos é cada vez mais necessário. Nesse sentido, investir em uma eficiente gestão de processos educacionais pode ser a chave para tornar esse processo mais otimizado, pois…

“Melhores processos geram melhores experiências.” 

Ao contrário do que muitos pensam, para captar mais alunos não é preciso possuir um orçamento ilimitado, até porque sabemos que a cota orçamentária é sempre restrita por ser distribuída por vários setores.

“A questão não está centrada no QUANTO, mas em COMO captar mais e melhor com os recursos disponíveis.”  

Mas, então, como prospectar de forma eficiente?

Por ser uma importante etapa para a captação do aluno, a prospecção deve contar com ações realmente capazes de atrair os prospects. Dessa forma, a utilização do Marketing Educacional configura-se como uma prática realmente eficaz.

Isso acontece porque o Marketing Educacional consegue mitigar possíveis erros como um processo de nutrição ineficaz, por exemplo. Além disso, por meio da sua utilização, as IEs despertam a atenção dos potenciais alunos. Assim, é possível nutri-los e estabelecer um relacionamento mais próximo.

Marketing na educação - Rubeus

Contudo, em algumas ocasiões, quando utilizado no formato de prospecção ativa, o marketing pode ser considerado invasivo. Ademais, pode transmitir a ideia de agressividade, uma vez que possui uma abordagem de venda mais direta.

Com o intuito de atuar de forma mais sutil e natural junto ao potencial aluno, a prospecção realizada através do Inbound Marketing Educacional tem sido vista como uma solução cada mais utilizada. 

A prospecção Inbound para IEs

“Atualmente, para se conectar com compradores, você precisa parar de empurrar sua mensagem e começar a atrair seus clientes. As regras do marketing mudaram e a chave para vencer é usar essa mudança a seu favor.”   Braian Halligan e Dharmesh Shah

O Inbound Marketing Educacional é uma importante técnica de persuasão e atração de leads. Em resumo, ao utilizar esse tipo de marketing, sua IE estará focada em educar e nutrir os potenciais alunos. Por essas e outras razões, ele também é conhecido como Marketing de Atração ou, ainda, Marketing de Permissão. 

Por sua abordagem mais sutil, o Inbound Marketing Educacional distancia-se do conceito de Marketing Tradicional. Isso porque ele faz com que os potenciais alunos se sintam mais confiantes. Assim, é possível fazer com que avancem pela Jornada de Compra Educacional de forma mais natural. Além disso, eles se tornam mais propensos a conversão, realizando sua matrícula no longo prazo. 

Portanto, a prospecção Inbound para IEs é uma estratégia valiosa para as IEs que despendem de tempo e prezam pela consolidação da marca. Basicamente, ao optar pela prospecção Inbound, sua instituição de ensino atuará sob três pilares: 

  1. Marketing de Conteúdo;
  2. SEO;
  3. Estratégias em redes sociais.

Mas, por que Marketing de Permissão?

“Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência.”  Seth Godin

Como vimos, a prospecção Inbound para IEs possui uma abordagem mais indireta e menos invasiva. Por isso, ela também é conhecida por ser permitida por seus prospects

ATENÇÃO AO EXEMPLO - Rubeus

A Ana concluiu o ensino médio e está interessada em um curso superior, contudo ainda está um pouco indecisa sobre qual escolher. Por isso, ela optou por realizar uma pesquisa sobre as instituições de ensino da sua cidade. Dessa forma, será possível escolher aquela que melhor se adéqua às suas necessidades.

Em sua pesquisa, a Ana encontrou a Uniexemplo (uma das IEs presentes em sua cidade). No blog da instituição, ela teve acesso a materiais que lhe chamaram atenção. Dentre eles, o que mais lhe despertou interesse foi o infográfico “Guia das profissões: o que você precisa saber antes de iniciar um curso superior”. Para baixá-lo, a Ana cadastrou seu e-mail e o conteúdo foi enviado para ela.

Após receber o material, a Ana quis saber mais informações sobre a Uniexemplo e, por isso, assinou a newsletter da instituição. Assim, periodicamente, ela recebe informações importantes diretamente em seu e-mail.

Após analisar, a Ana soube que a Uniexemplo é a instituição que mais atende às suas expectativas e, por esse motivo, optou por realizar sua inscrição no vestibular.

Na situação acima, podemos ver um exemplo claro de prospecção Inbound para IEs. A Ana, nossa personagem, concedeu seu e-mail e permitiu que a Uniexemplo a acrescentasse em sua base de dados, pois ela desejou receber informações.

Percebeu como a estratégia de prospecção Inbound para IEs possui uma abordagem muito mais sutil, quando comparada à prospecção Outbound? Isso acontece porque os potenciais alunos vão desenvolvendo confiança em sua IE, por essa razão esse tipo de técnica demanda maior tempo. 

Falando em confiança, confira o e-book que preparamos. Nele, você terá acesso a dicas poderosas para sua instituição de ensino começar hoje mesmo a realizar uma eficiente prospecção Inbound. Para solicitá-lo, basta clicar na imagem abaixo.

E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

Prospecção Inbound para IEs: como identificar os potenciais alunos

Talvez, depois de ler tudo isso, você esteja se perguntando: “Como saber quem são os prospects realmente interessados em minha IE?” ou, ainda, “Como vou saber o momento ideal de entrar em contato com um potencial aluno que está “quente” o suficiente para realizar a sua matrícula?”

Bem, antes de responder a essas perguntas, vamos analisar uma importante ferramenta para as empresas que desejam potencializar sua prospecção de clientes, a pirâmide de Chet Holmes:

A pirâmide de Chet Holmes é uma representação de como o mercado se comporta. Embora não seja específica para o mercado educacional, ela pode ser utilizada pelas instituições de ensino para terem uma ideia da importância de atuar estrategicamente.

Segundo a pirâmide, cerca de:

  • 30% dos consumidores possuem plena certeza de que não estão interessados no seu produto ou serviço.

Essa parcela do mercado não corresponde às suas personas. Assim, eles não sentem uma “dor” que pode ser solucionada pelo seu produto ou serviço.

  • 30% dos consumidores acreditam não estar interessados em seu produto ou serviço.

Para que esse público se torne interessado, é preciso criar um sentimento de necessidade de compra, ou seja, é importante despertar, através de ações estratégicas, o desejo de comprar. Você pode fazer isso através do Marketing de Conteúdo Educacional + Inbound Marketing.

  • 30% não está pensando nisso (se precisa ou não do seu produto ou serviço).

Como esse público está em um momento de consideração, é necessário mostrar exatamente porque ele de fato precisa de você e como a sua instituição pode ajudá-lo a realizar o seu objetivo.

  • Apenas 7% do público está realmente disposto a ouvir.

Embora esse número pareça assustadoramente baixo, esse é o público realmente interessado. Ou seja, neste estágio, o potencial cliente já analisou, ponderou e agora possui certeza de que precisa do que você oferta. Assim, as pessoas que compõem esta porcentagem estão mais propícias e próximos a realizarem a ação que você deseja. Por isso, aqui é imprescindível trabalhar com poderosos argumentos de vendas.

  • Apenas 3% está comprando agora.

Ao utilizar esta ferramenta, é possível verificar que apenas cerca de 10% do mercado consumidor está, realmente, com a atenção voltada para a sua instituição de ensino. 

Percebeu por que é essencial estruturar ações realmente direcionadas e planejadas para cada etapa de decisão dos seus potenciais alunos? 

Ao adotar uma postura genérica, ou seja, atuar da mesma forma em todos os estágios, sua IE estará “atuando no escuro”. Isso porque estará lidando com os 60% (excluindo os consumidores que “possuem certeza que não estão interessados”) do público que ainda não estão prontos para consumir o serviço educacional.

É fundamental que sua IE trace ações baseadas em cada etapa da Jornada de Compra Educacional do potencial aluno. Por isso, neste momento, a prospecção Inbound pode ser mais eficaz do que uma estratégia mais direta e agressiva.

O Funil de Captação de Alunos e a prospecção Inbound

O Funil de Captação de Alunos possibilita à sua instituição compreender a evolução do potencial aluno durante a sua decisão de compra. Por isso, é indicado utilizá-lo ao longo de todo o processo de prospecção.

Mas como utilizar, na prática, o Funil para potencializar a prospecção Inbound da minha IE? Para responder a esta pergunta, vamos analisar a imagem abaixo:

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

A fim de compreender como realizar uma prospecção eficiente através da abordagem de Inbound Marketing Educacional, é preciso compreender que o Funil é dividido em 8 etapas (visitante, lead, qualificado, inscrito parcial, inscrito, avaliado, convocado e matriculado) e possui 3 grandes esferas.

Para que a sua instituição de ensino potencialize os processos de prospecção Inbound, é necessário saber atuar de forma eficaz nas três esferas do Funil, veja:

  • Topo do Funil: Aprendizado e Descoberta

Para iniciar a sua prospecção Inbound, sua IE deve disponibilizar conteúdos mais genéricos e abrangentes. Tais como: posts de blog, publicações em redes sociais, vídeos e infográficos.

Dessa forma, se torna mais fácil educar os seus prospects bem como ajudá-los a aprender o que realmente desejam.

> Para te inspirar, separamos alguns exemplos práticos de conteúdos:

[Infográfico] Como as IEs podem preparar os candidatos para os processos seletivos?

[Script] Vendas de cursos: captar e reter alunos ficou mais fácil.

  • Meio do Funil: Consideração e intenção

A principal forma de nutrir o seu potencial aluno, neste momento, é disponibilizar conteúdos mais direcionados. Tais como: blog posts mais avançados e materiais ricos como e-books, webinars e e-mails segmentados.

> Para te inspirar, separamos alguns exemplos práticos de conteúdos: 

[Vídeo Marketing] Solução de CRM específico para a educação!

[KIT] Análise SWOT Educacional.

  • Fundo do Funil: Avaliação e decisão

Neste estágio, o seu potencial aluno encontra-se mais inclinado à compra. Por isso, é importante que os conteúdos disponibilizados sejam mais aprofundados e que tratem diretamente da venda. 

Esses conteúdos incluem anúncios patrocinados, Google Ads, WhatsApp, estudos de caso, pesquisas de mercado, páginas do seu website dedicadas ao produto (com gatilhos mentais) e demonstrações do produto, por exemplo.

> Para te inspirar, separamos alguns exemplos práticos de conteúdos:

[Blog post] Entenda porque não comprar um CRM para IEs agora.

[Case de sucesso] 22 dias que transformaram a captação de alunos do UNIFEMM.

Para saber mais sobre o Funil de Captação de Alunos e como ele pode potencializar a sua captação de alunos, clique na imagem abaixo! Você terá acesso, na íntegra, ao nosso blog post sobre o assunto.

Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Por que investir em prospecção Inbound para IEs?

Ainda está indeciso sobre investir ou não em prospecção Inbound? Com o intuito de te ajudar a decidir, nós elencamos alguns benefícios práticos da sua utilização, veja:

Benefícios-do Inbound Marketing - Rubeus

Atenção: para te auxiliar a escolher a abordagem que mais se adéqua à sua IE, é importante contar com um eficiente planejamento estratégico. Assim, será possível visualizar se a estratégia escolhida está realmente condizente com os objetivos traçados anteriormente. 

Metodologia Inbound: como atuar em cada etapa?

Basicamente, a estratégia de prospecção Inbound para IEs possui uma metodologia baseada em quatro ações:

  1. Atrair o tráfego de visitantes;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em alunos;
  4. Encantar os alunos para que se tornem “embaixadores” da sua marca.

Com o intuito de te ajudar, nós elencamos conteúdos com dicas valiosas para você saber, em detalhes, como colocar em prática cada uma dessas etapas, veja:

  • Atração

Através de ações poderosas, sua instituição de ensino pode se transformar em um verdadeiro “ímã” de leads. E, assim, aumentar, significativamente, os índices de captação de alunos. Para tornar isso real, sua IE precisa identificar sinais que mostram o quão efetiva tem sido sua estratégia de atração de leads. Não sabe como fazer isso? Então este blog post é para você!

  • Converter visitantes em leads

Que a conversão de leads é fundamental para a sobrevivência e o crescimento da sua instituição de ensino, você já sabe. Mas como sua IE tem desenvolvido estratégias eficazes para converter mais? A partir de ações simples, é possível potencializar seus resultados e reduzir o número das suas vagas ociosas.

CTA E-book Como matricular mais alunos - Rubeus

  • Converter leads em alunos

Não é novidade que o cenário educacional está cada vez mais competitivo. Por essa razão, é maior o número de instituições de ensino que estão continuamente buscando formas estratégicas para aumentar seu número de matrículas, através da conversão de leads em alunos

  • Encantar os alunos para que se tornem “embaixadores” da sua marca

Com o Marketing de Experiência Educacional, sua instituição de ensino pode encantar, conseguindo conquistar, cada vez mais, os seus potenciais e atuais alunos: descubra como!

Marketing de Experiência Educacional - Rubeus

Prospecção Inbound para IEs na prática: ferramentas indispensáveis

Agora que você já sabe como realizar um eficiente processo de prospecção Inbound, que tal conhecer 3 ferramentas indispensáveis para potencializar a sua atuação?

  • Blog para instituições de ensino

Independentemente do fato da sua instituição de ensino já possuir um website, o blog para instituições de ensino é fundamental. Isso porque, através de sua utilização, é possível atrair suas personas por meio de conteúdos mais direcionados. Assim, o blog estabelece uma conexão ímpar com o público, garantindo uma interação muito vantajosa. 

Além disso, ele abre espaço para o diálogo e faz com que a sua instituição receba feedback de maneira mais rápida e precisa. 

  • E-mail marketing para instituições de ensino

O e-mail marketing para instituições de ensino é um tipo de comunicação estabelecida entre a sua IE e os seus alunos ou potenciais alunos, através do envio de e-mail.

Devido à sua flexibilidade e eficiência, ele pode ser utilizado ao longo de todas as etapas da Jornada de Compra Educacional. Com isso, ele é capaz de atender tanto a permanência quanto a captação de alunos.

  • Landing Pages

As Landing Pages são páginas 100% focadas em conversão. Em suma, o principal objetivo delas é capturar leads para as instituições de ensino. 

Por isso, a ideia é que, nessas páginas, você ofereça um conteúdo ou material de valor. Em troca, os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads. 

💡 Ao clicar AQUI, você visualizará uma de nossas Landing Pages na prática! 

Conclusão

A prospecção Inbound para IEs é uma forma estratégica de conquistar a confiança dos seus potenciais alunos, através de uma abordagem mais natural e sutil. Além disso, ao utilizá-la, sua IE aumenta as chances de desenvolver um bom relacionamento com os seus prospects.

Atuando sob pilares como Marketing de Conteúdo Educacional, SEO e estratégias em redes sociais, a prospecção Inbound para IEs, quando bem estruturada, te ajuda a  captar e converter mais alunos.

Ademais, com o intuito de agir estrategicamente, sua IE pode utilizar a pirâmide de Chet Holmes. Ela é uma ferramenta eficaz que demonstra o comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível direcionar seus esforços e atuar de forma mais efetiva em cada etapa da Jornada de Compra do potencial aluno.

Por fim, algumas ferramentas são indispensáveis na realização de uma prospecção Inbound para IEs realmente eficaz. Tais como: blog para instituições de ensino, e-mail marketing e landing pages.

Agora eu quero saber: após ler esse blog post, você possui alguma dúvida? Se sim, converse com um de nossos consultores, é fácil, prático e gratuito. 

Este conteúdo serviu para te inspirar? Que tal compartilhá-lo com a sua equipe? 

*Conteúdo atualizado em 18/09/20.

 

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.