Você, como profissional da educação, sabe estruturar ações eficientes para manter seus alunos e evitar possíveis evasões? Teste agora seus conhecimentos neste quiz da permanência de alunos! ✅✏️📄
A importância da Gestão da Permanência
Atualmente, mais do que em qualquer outro momento, as instituições de ensino que saem na frente são aquelas nas quais toda a equipe está disposta a aprender e se adaptar.
Além disso, outro fator importante é a consciência de que as chances de reverter uma possível evasão são maiores se identificá-la previamente.
Tendo em vista o contexto atual, o que sabemos é que as mudanças precisam ser realizadas rapidamente e de forma eficiente. Por isso, optamos por esse novo modelo de conteúdo: o quiz da permanência de alunos. Neste conteúdo vamos aprofundar melhor no assunto permanência de alunos de forma sustentável.
🤔 Mas antes queremos saber de você: sua instituição de ensino tem sido proativa na identificação de possíveis evasores? Fazer isso não é uma tarefa simples. Todavia, é fundamental criar um conjunto de ações eficazes a serem desenvolvidas através de um trabalho sinérgico entre os colaboradores. Isso irá contribuir (e muito!) para a diminuição das evasões.
❓❔ Quiz da permanência de alunos
O objetivo do quiz da permanência de alunos é proporcionar um panorama do entendimento sobre o assunto Gestão da Permanência de alunos Sustentável.
O tema foi escolhido por representar uma das soluções mais eficazes no que tange às evasões de alunos nas instituições de ensino.
📝 Ressaltamos que todo o quiz foi desenvolvido mediante a Metodologia Rubeus de permanência de alunos. Por isso, recomendamos a leitura do conteúdo abaixo para auxiliar no teste:
🔗 Como leitura complementar recomendamos também o blog post Permanência de alunos: conteúdo avançado para mitigar a evasão em sua IE.
🚨 Instruções
- Leia atentamente as sentenças do quiz da permanência de alunos e as avalie em VERDADEIRA ou FALSA.
- Para não se perder, sugerimos que você anote a sua resposta em seu bloquinho de notas no computador ou no seu caderninho de anotações.
- Disponibilizamos, ao final do conteúdo, as respostas e explicações de cada sentença.
Boa sorte e bons resultados! 💫
E não se esqueça de nos contar nos comentários, a sua pontuação! Para cada sentença que você acertar, considere um ponto, combinado?
🤔 Verdadeiro ou falso?
-
Sentença 1:
A Gestão de Permanência busca atuar de maneira preventiva. Ou seja, não há a necessidade do aluno já estar decidido a evadir para que alguma ação seja tomada.
-
Sentença 2:
Por meio da Gestão de Permanência é possível aliar a diminuição das taxas de evasão ao sucesso dos estudantes e por consequência, obter o sucesso na instituição como um todo.
- Sentença 3:
A Gestão da Permanência trabalha sob a ótica de 3 indicadores: faltas, assiduidade e gestão financeira.
-
Sentença 4:
Basicamente, podemos definir a Gestão da Permanência como um conjunto de ações práticas que visam a manutenção do aluno na instituição de ensino, atuando de forma preventiva através do monitoramento de indicadores-chave.
-
Sentença 5:
Por envolver muitas pessoas, os processos de Gestão da Permanência não precisam ser bem alinhados e definidos.
-
Sentença 6:
A gestão da Permanência nada mais é do que a captação de alunos.
-
Sentença 7:
O primeiro passo para colocar a Gestão da Permanência em prática é identificar os indicadores de evasão atuais da sua instituição de ensino. Isso quer dizer que, antes de tudo, é necessário conhecer os seus números de evasão. Ou seja, ponderar sobre quantos dos alunos abandonaram sua instituição durante um ano.
-
Sentença 8:
Atualmente, o número de evasões de alunos está em declínio. Por isso, as instituições de ensino não precisam se preocupar com a Gestão da Permanência de alunos.
-
Sentença 9:
A falta de motivação é um dos motivos para as evasões. Justamente por ser um dos fatores mais subjetivos e que afeta sutilmente os alunos, é que as instituições de ensino devem criar ações de engajamento e envolvimento dos alunos.
-
Sentença 10:
No Fluxo de Evasão o aluno que já decidiu evadir é aquele que ainda não sabe que quer sair da sua instituição, porém, a situação em que ele encontra-se o acabará levando a isso.
✏️📄 Análise e respostas
-
Sentença 1: VERDADEIRO
A Gestão de Permanência busca atuar de maneira preventiva, ou seja, não há a necessidade do aluno já estar decidido a evadir para que alguma ação seja tomada.
-
Sentença 2: VERDADEIRO
Por meio da Gestão de Permanência é possível aliar a diminuição das taxas de evasão ao sucesso dos estudantes e por consequência, obter o sucesso em sua instituição como um todo.
-
Sentença 3: FALSO
A Gestão da Permanência trabalha sob a ótica de 3 indicadores: faltas, assiduidade e gestão financeira.
📌 Análise: para desenhar o processo de Gestão da Permanência utilizamos como base 5 indicadores preventivos: inadimplência, frequência, desempenho acadêmico, satisfação e comportamento.
-
Sentença 4: VERDADEIRO
Basicamente, podemos definir a Gestão da Permanência como um conjunto de ações práticas que visam a manutenção do aluno em sua instituição de ensino, atuando de forma preventiva através do monitoramento de indicadores-chave.
-
Sentença 5: FALSO
Por envolver muitas pessoas, os processos de Gestão da Permanência não precisam ser bem alinhados e definidos.
📌 Análise: para obter sucesso na Gestão da Permanência é importante ter processos bem definidos: se os indicadores sinalizam para a instituição que um aluno tem chances de evadir, os processos devem ser capazes de reverter esse cenário.
-
Sentença 6: FALSO
A Gestão da Permanência nada mais é do que a captação de alunos.
📌 Análise: a Gestão da Permanência de alunos trabalha pontos como o controle de evasão, a satisfação dos alunos e a educação continuada, visando a diminuição de saída de alunos da IE.
-
Sentença 7: VERDADEIRO
O primeiro passo para colocar a Gestão da Permanência em prática é identificar os indicadores de evasão atuais da sua instituição de ensino. Isso quer dizer que, antes de tudo, é necessário conhecer os seus números de evasão. Ou seja, pondere sobre: quantos dos seus alunos abandonaram sua instituição durante um ano?
-
Sentença 8: FALSO
Atualmente, o número de evasões de alunos está em declínio. Por isso, as instituições de ensino não precisam se preocupar com a Gestão da Permanência de alunos.
📌 Análise: segundo dados disponibilizados pelo CenSup 2019, os índices de evasão de alunos estão em uma crescente, revelando a importância de se investir em Gestão da Permanência de alunos.
-
Sentença 9: VERDADEIRO
A falta de motivação é um dos motivos para as evasões. Justamente por ser um dos fatores mais subjetivos e que afeta sutilmente os alunos é que as instituições de ensino devem criar ações de engajamento e envolvimento dos alunos.
-
Sentença 10: FALSO
No Fluxo de Evasão o aluno que já decidiu evadir é aquele que ainda não sabe que quer sair da sua instituição, porém, a situação em que ele encontra-se o acabará levando a isso.
📌 Análise: o potencial aluno evasor é aquele que ainda não sabe que quer sair da sua instituição, porém, a situação em que ele encontra-se o acabará levando a isso. Geralmente, os potenciais evasores são alunos que se enquadram em dois ou mais indicadores preventivos tratados anteriormente.
Considerações finais
Espero que esse conteúdo tenha sido útil e que tenha te dado bastantes insights valiosos! Para tornar sua experiência ainda mais completa, tenho um convite final para você!
😃 Quanto você marcou no nosso quiz da permanência de alunos? Compartilhe conosco nos comentários.
Bons resultados! 😉
Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
📌 Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Quiz da permanência de alunos: teste seus conhecimentos nesse tema. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/quiz-da-permanencia-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2021, 2 março. Quiz da permanência de alunos: teste seus conhecimentos nesse tema. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/quiz-da-permanencia-de-alunos/