Encontrar formas de como captar mais alunos é sempre desafiador para as instituições de ensino. Pensando nisso, reunimos nesse blog post 8 das nossas melhores técnicas e estratégias a fim de ajudar as IEs a potencializarem sua captação de alunos.

Ao aplicá-las, o resultado será notório: maior número de matrículas. 

Introdução

Um dos principais desafios para qualquer instituição de ensino é se destacar e conquistar a confiança dos potenciais alunos.

Por isso, é fundamental estruturar ações que sejam capazes de promover condições favoráveis para a atração de leads. Dessa forma, as IEs devem buscar continuamente por novas formas de como captar mais alunos.

Mas a verdade precisa ser dita: se a instituição trava uma verdadeira batalha para obter resultados efetivos nas estratégias de como captar mais alunos, o sinal de alerta deve ser ligado o quanto antes.

Como forma de resolver esse problema, é fundamental estruturar processos de captação que sejam realmente eficientes.

Selecionamos, neste blog post, algumas práticas poderosas, capazes de transformar a captação de alunos das IEs. Por meio de suas aplicações, será possível gerar maior volume de matrículas e, consequentemente, um resultado positivo.

Mas antes de irmos para a prática propriamente dita, que tal uma revisão mais conceitual? 

A captação de alunos na prática

Em resumo, a captação de alunos é um conjunto de práticas e estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas IEs. Dentre seus objetivos, estão a atração e conversão potenciais alunos em matriculados.

Para que as estratégias de como captar mais alunos apresentem resultados satisfatórios, é fundamental considerar questões como:

  • Definição de objetivos e metas da instituição;
  • Segmentação do mercado de atuação;
  • Interação estratégica com os leads;
  • Definição das personas a serem alcançadas;
  • Posicionamento da marca, dentre outras.

Dicas poderosas de como captar mais alunos na prática

É provável que não seja novidade que criar boas estratégias de marketing no contexto educacional é uma tarefa desafiadora.

No entanto, apesar das limitações de recursos e das especificidades de cada persona, é preciso inovar na hora de chamar a atenção dos leads. Além de zelar pela permanência dos alunos.

Nesse sentido, veja algumas dicas valiosas para a sua instituição de ensino não errar na hora de captar mais alunos:

1) Realize a Análise SWOT Educacional

Em suma, quando o assunto é como captar mais alunos, as instituições de ensino precisam ter bem claro o posicionamento perante o cenário educacional.

Isso é essencial para uma atuação efetiva. Mas, por que?

Para desenvolver um processo de captação de alunos sustentável, a IE precisa conhecer, detalhadamente, todas as variáveis capazes de influenciar a sua atuação.

A Análise SWOT Educacional pode ser uma excelente ferramenta para alcançar esse objetivo. Com ela, torna-se mais simples mapear os fatores internos e externos à instituição capazes de influenciar o seu desempenho.

Dessa forma, será possível obter informações relevantes que permitam uma visualização real do ambiente no qual a IE está inserida. Isso proporcionará maior efetividade nas ações estratégicas.

Ademais, será possível obter uma atuação mais direcionada e fundamentada, que seja baseada em informações sólidas.

Quer saber mais sobre como realizar uma análise SWOT na prática? Sugerimos que você acesse nosso blog post específico sobre o assunto:

Análise SWOT Educacional - Rubeus

 

2) Adote a cultura do Smarketing Educacional

A ideia de Smarketing, traduzido para o português, vendas e marketing, é a junção das palavras “sales” e “marketing”.

Em síntese, ao implantar a cultura do Smarketing Educacional na instituição, é possível promover o trabalho sinérgico entre os times de Marketing e Vendas.

Não é novidade que os setores de Marketing e Vendas das IEs, normalmente, desenvolvem seus trabalhos separadamente. Isso leva à falta de sinergia e ruídos na comunicação entre essas áreas. Por consequência esses problemas impactam negativamente os resultados entregues por ambos os departamentos.

Por serem responsáveis pelos processos de captação e permanência de alunos, estabelecer um forte processo de sinergia entre os setores de Marketing e de Vendas pode ser muito vantajoso para sua IEs.

Nesse sentido, o Smarketing para instituições de ensino ao estabelecer um objetivo que interliga os dois, se revela como uma solução viável e eficiente para promover essa conexão.

Separamos 6 dicas essenciais para a prática de Smarketing Educacional, confira-as clicando AQUI

3) Alto nível de qualidade no processo de vendas

O processo de vendas se constitui como um dos principais meios para as instituições de ensino captarem alunos. Ademais, a eficiência deste processo aumenta as chances de sucesso na negociação com o potencial aluno. Assim, é evidente a necessidade de um bom planejamento e otimização do processo desenvolvido atualmente.

Uma das soluções para adaptar sua metodologia atual, maximizar o grau de eficiência no processo de vendas e melhorar os resultados das estratégias de como captar mais alunos é a adoção do Script para vendas + Treinamento dos consultores.

O Script para vendas é uma ferramenta capaz de facilitar o fluxo de comunicação da equipe Comercial com seus potenciais alunos. Para isso, o primeiro passo é elaborar ou adaptar um bom modelo de Script. Posteriormente, sincronize-o com todos os membros da sua equipe de Vendas, ou seja, invista em treinamento para a equipe que o utilizará.

Script para vendas de cursos - Rubeus

 

4) Ressalte os diferenciais da sua instituição de ensino

Seus potenciais alunos conhecem sua instituição de ensino?

Sabem onde ela se localiza?

Tem a noção básica de como é sua estrutura física e tecnológica interna?

Em um mercado em que a palavra de ordem é a diferenciação, é preciso transparecer todos os pontos positivos da instituição.

Com essa prática, os potenciais alunos conseguem ter a real dimensão da qualidade da estrutura física ou da metodologia de ensino proposta.

Por isso, é importante trabalharmos o conceito de encantamento. Ele precisa se apaixonar pela instituição. Por isso, é preciso fazê-lo sentir que tomou a decisão certa na hora de escolher o curso de interesse.

Além disso, sempre que possível, proporcione um sentimento de pertencimento aos alunos. Você pode fazer isso através de eficientes processos de Gestão da Permanência.

Ademais, além dessas ações, produza vídeos institucionais simulando um tour pela faculdade. Aposte em visitas presenciais com candidatos ou potenciais alunos que tenham demonstrado algum interesse em conhecer a estrutura física da instituição. Isso poderá gerar credibilidade perante ao cenário educacional e tornará a instituição mais visível aos seus potenciais alunos.

Por tratar-se de um investimento a longo prazo, com elevado aporte financeiro, escolher dentre as muitas instituições de ensino para cursar uma graduação, por exemplo, pode ser um processo complexo e demorado. Nesse contexto, ser uma IEs referência no mercado educacional faz toda a diferença.

Para saber mais sobre como se tornar uma IE referência, acesse nosso blog post abaixo:

Torne sua IES referência - Rubeus

5) Marque presença nas redes sociais

Já parou para pensar que, provavelmente, boa parte dos potenciais alunos estão presentes diariamente nas redes sociais?

Por isso, é cada vez mais essencial investir em um eficiente Marketing Digital para educação. Através dele, é possível que a instituição esteja presente em canais digitais onde suas personas estão. 

A primeira ação, para isso, é mapear as principais redes sociais nas quais seus potenciais alunos encontram-se. Levante, também, informações comportamentais dos seus potenciais alunos em cada canal. Esse mapeamento proporcionará maior direcionamento na elaboração dos conteúdos de cada canal.

Por exemplo, após essa análise, você identifica que seus potenciais alunos gostam de ler blogs e estão procurando conteúdos ricos sobre profissões. O que fazer agora? Produza o tipo de conteúdo desejado e disponibiliza-lo em seu blog.

Se sua instituição ainda não possui um blog, seu primeiro desafio será criá-lo. Mas se você já possui esse tipo de canal de comunicação, revise-o a fim de entregar a melhor experiência ao seu potencial aluno.

Se acaso você desejar saber mais sobre como captar alunos nas redes sociais não pode deixar de ler nosso Guia Completo.

Ainda não acabou! Conheça mais 3 práticas de como captar mais alunos

Como captar alunos é um grande desafio para as instituições de ensino, principalmente, pela alta competitividade do cenário educacional atual.

Por isso, formas eficientes que facilitem o processo de captação de alunos são cada vez mais evidenciadas.

Ficou curioso e quer conhecer todas as 8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável? Baixe nosso e-book. Acreditamos que o seu bom uso irá turbinar os resultados de captação da sua IE.

Que tal experimentar todas elas no dia a dia da sua instituição e medir os resultados efetivos alcançados por meio de cada uma?

CTA: E-book 8 dicas para captar mais alunos - Rubeus

Quer se aprofundar ainda mais? Sugerimos que você realize o download do nosso Kit Captação de alunos na prática, clicando AQUI!

Agora eu quero saber de você: esse conteúdo serviu para te inspirar? Que tal compartilhá-lo com alguém da sua equipe? Afinal, um time que aprende junto, cresce mais rápido.

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.