O Instagram cresceu exponencialmente e, por consequência, tem impactado diretamente os resultados das empresas que o utilizam, nos mais diferentes ramos de atuação.  No mercado educacional, esse cenário não é diferente, por isso, neste guia, te mostraremos como o uso do Instagram para instituições de ensino pode te ajudar a atrair mais potenciais alunos.

É inegável que o poder e influência ocasionados pelo uso das redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, são cada vez mais fortes. Por isso, para impulsionar seus resultados, as instituições de ensino também devem marcar presença nessas mídias. 

Para que essa presença seja eficaz é importante atentar-se à linguagem das suas personas e às características e funcionalidades específicas disponíveis em cada canal. 

Levando em consideração que uma estratégia eficiente de uso das mídias sociais proporciona maior visibilidade à sua instituição, é necessário “olhar” com atenção para cada uma das redes, procurando entender as suas particularidades e ferramentas, a fim de explorá-las ao máximo.

Mas por que minha IE deve investir nas redes sociais?

A utilização profissional das redes sociais pelas instituições de ensino vem se consolidando no âmbito educacional. Isso porque o alcance e velocidade dessas mídias proporcionam maior visibilidade à sua instituição.

Segundo o Relatório Social Media Trends de 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Cerca de 62,6% consideram que elas possuem papel muito importante. Ademais, 42,1%, dessas empresas, já têm mais de 3 anos de uso das redes sociais.

No âmbito educacional, as redes sociais permitem e facilitam a interação direta com os seus potenciais alunos. Desta forma, através delas, as instituições de ensino conseguem humanizar o contato e estabelecer um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível e ficando “em destaque” na mente de quem recebeu esse contato.

Resumidamente, esses canais digitais devem ser vistos pelas instituições de ensino como formas de criar e estabelecer bons relacionamentos. Além disso, eles contribuem para as suas estratégias de Inbound Marketing Educacional, potencializando, assim, o seu poder de atração e trabalhando em sinergia para otimizar a operação da sua equipe de captação de alunos.

Quais estratégias devo utilizar em cada rede social?

Para responder esta pergunta, antes de mais nada, é fundamental entender que não há uma receita ou um script a ser seguido por sua instituição para uma atuação estratégica nas redes sociais. Isso acontece, porque cada instituição possui particularidades que precisam ser consideradas. O que existem são possibilidades que deverão ser analisadas, testadas, aferidas e adaptadas.

Contudo, uma dica válida para todas é: o conteúdo de cada rede social precisa ser relevante para o seu público. Para isso, ele deve estar focado e alinhado com as personas da sua instituição. Portanto, é imprescindível conhecê-las e identificar exatamente quais personas você deseja atingir naquele canal em específico.

Para que você obtenha informações mais precisas, considere realizar pesquisas de opinião. Por meio delas será possível traçar as principais dores e necessidades dos seus leads. Além disso, não deixe de realizar o acompanhamento das reações e dos comentários gerados pelos materiais disponibilizados, eles servirão como um “termômetro” para a verificação da efetividade do conteúdo e da abordagem utilizada.

#Exemplificando

Ainda tem dúvidas sobre a real importância de utilizar as redes sociais em sua instituição de ensino? Então, que tal vermos um exemplo na prática?

A Marília sempre se sentiu atraída pela área de design gráfico, mas nunca procurou por nenhum curso ou instituição. Um dia, enquanto utilizava o Instagram, ela viu um dos stories de uma amiga estudante, no qual ela mostrava, toda orgulhosa, uma arte feita naquele mesmo dia na faculdade. A partir desse momento, o interesse de Marília se tornou latente.

Curiosa, ela decidiu entrar no perfil da instituição na qual sua amiga estuda. Lá, ela ficou encantada com os posts e materiais disponibilizados sobre o curso. No destaque intitulado “Cursos”, ela encontrou vídeos sobre todos os cursos e, dentre eles, o de Designer. No vídeo, a Aline, coordenadora do curso de interesse da Marília, explicava sobre a metodologia utilizada, forma de ensino inovadora e que incentiva a criatividade da instituição. Além disso, na descrição do vídeo, havia um número para contato que permitia ao interessado conversar diretamente com a Aline, a fim de obter mais informações sobre o curso.

Foi isso que a Marília fez, imediatamente entrou em contato com a Aline, demonstrando interesse e procurando saber sobre descontos, bolsas e formas de pagamento.  

Percebeu como o uso estratégico do Instagram para instituições de ensino proporcionou uma “ponte” para a conversão?

O que acontece é que, muitas vezes, o seu lead não vai estar no Google, no jornal ou em frente da televisão, por exemplo. Assim, é importante se fazer presente em todos os lugares com possibilidade relevante de encontrá-lo.

Essa ação é bastante sutil, pois é possível chegar até o lead sem que ele se sinta pressionado, deixando-o à vontade, mas mostrando-se disponível para ajudá-lo a qualquer etapa da Jornada de Compra Educacional. Falando nisso: quer entender como sua instituição deve agir em cada momento desta jornada? Confira nosso conteúdo sobre esse assunto: 

A jornada de compra dos alunos e o marketing educacional - Rubeus

Agora que você já entende o quão é necessário investir na otimização de todas as redes sociais em que as personas da sua instituição de ensino estão presentes, é hora de entendermos mais sobre o Instagram para instituições de ensino. Pronto para potencializar o seu perfil institucional? 

Conhecimentos iniciais: Instagram para instituições de ensino

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. Entenda esse cenário através de alguns números:

Segundo dados fornecidos pelo próprio Instagram

  • Em junho de 2018, o Instagram apresentou mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais;
  • Em setembro de 2017, haviam cerca de 500 milhões de contas ativas todos os dias em todo o mundo.

Segundo a edição de 2019 da Pesquisa Social Media Trends 2019:

  • Segundo os participantes da pesquisa, o Instagram (7,4) é a rede social que mais impacta suas estratégias de Marketing, seguido pelo Facebook (6,2) e o YouTube (6,2); 
  • O Instagram é a segunda rede social mais utilizada (com cerca de 89,4% de usuários ativos) e continua crescendo a cada edição da pesquisa.

Diante de tais números, é fácil visualizar as vantagens da sua instituição possuir um perfil comercial nessa rede social, não é mesmo?

Mas peraí. Perfil comercial? Sim!

O Instagram, assim como outros canais digitais, possibilita que as empresas criem um perfil comercial. Com ele, sua instituição pode visualizar alguns relatórios estratégicos segmentados em três grandes bases: Conteúdo, Atividade e Público.

Com isso, sua instituição pode traçar as melhores estratégias de conteúdo para conversãoexplorando o Inbound Marketing Educacionalalém de entender melhor o perfil e o comportamento/engajamento das suas personas.

Benefícios do Instagram para instituições de ensino 

Como vimos, o uso eficiente do Instagram para instituições de ensino oferece diversos benefícios. Para tornar ainda mais claro tais benefícios, elencamos 3 deles para que você, enquanto gestor, analise: 

1) Conteúdos relevantes para atração de leads

Para que esta estratégia seja efetiva é indispensável alinhá-la a outras táticas, como as campanhas de links patrocinados, por exemplo. Além disso, através do Marketing de Conteúdo, sua IE pode disponibilizar materiais relevantes e divulgar eventos e informações.

É sempre muito importante lembrar que o Instagram é baseado no conteúdo visual, por isso estruture seus posts de forma objetiva e envolvente. Ao disponibilizar conteúdos relevantes somados às boas práticas de utilização dessa rede social, sua instituição poderá atrair o lead e inseri-lo posteriormente em um fluxo de relacionamento composto por bons e-mails marketing, incentivando-o a avançar pelo Funil de Captação de Alunos

2) Maior visibilidade para sua instituição

Através do perfil comercial, sua instituição conseguirá adicionar informações importantes de contato. Isso facilitará, de forma significativa, o contato do seu potencial aluno com sua IE.

Disponibilize informações como:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço físico;
  • Endereços eletrônicos.

Além disso, quando você adiciona esses dados no perfil da sua instituição, é possível criar botões de ação, como, por exemplo: 

  • “Como chegar;”
  • ”Ligue-nos”;
  • “Enviar um e-mail.”

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas devem ser elaboradas para o seu negócio. Ademais, lembre-se que todos terão acesso a elas, inclusive seus concorrentes, por isso planeje-as cuidadosamente! 

3) Maior confiança na marca 

A confiança é, sem dúvida, uma das partes mais importantes a serem trabalhadas por sua instituição. Por esse motivo, é importante que sua IE entenda que quanto mais relevante for o assunto tratado, maior será a chance de criar engajamento e gerar uma atmosfera de confiança passada aos usuários, criando um vínculo saudável e natural com os seus seguidores interessados.

Com o Instagram, é possível que sua instituição compartilhe, por exemplo, experiências do dia a dia de maneira mais informal. Isso permitirá que seu potencial aluno desenvolva um olhar mais humanizado da sua IE, despertando a vontade de “construir o seu futuro junto à sua instituição”.

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E-book 8 fontes de confiança - Rubeus

Transforme o seu perfil do Instagram para instituições de ensino agora mesmo

Agora que vimos as vantagens de se possuir um Instagram para instituições de ensino, que tal vermos algumas dicas práticas e valiosas para a sua IE montar um perfil que converte? Vamos lá?

1) Planeje!

As postagens realizadas pela sua instituição devem ser sempre bem planejadas, isso porque não adianta possuir um perfil comercial sem que se pense estrategicamente nos conteúdos que serão disponibilizados. Por isso, pense antes de agir!

Planeje cada postagem com antecedência. Assim, será possível pensar em todos os detalhes, desde a linguagem até a imagem que será veiculada na postagem. Por esse motivo, crie um cronograma de postagens. Nele, defina questões como estilo de linguagem, legendas e hashtags, por exemplo.

2) Invista em um conteúdo relevante para suas personas

Para que sua instituição saiba exatamente qual conteúdo será relevante para o seu público e a melhor forma de apresentá-lo no Instagram, é fundamental mapear suas personas, bem como suas dores.

Além disso, é preciso entender que o Instagram para instituições de ensino deve atrair seu potencial cliente para o website da sua IE e, por isso, essas ferramentas devem sempre estar alinhadas. Quer um exemplo? Se sua IE disponibilizar um novo curso, por exemplo, isso deve ser anunciado no Instagram, porém servirá apenas como um gatilho para os interessados irem até o seu website. Lá, por sua vez, haverá mais informações, a identificação do lead e sua condução para a inscrição. 

ATENÇÃO: somente conteúdos realmente relevantes serão capazes de atrair os potenciais alunos. Isso é simples de entender: ninguém presta atenção em assuntos que não nos interessa, não é mesmo?

3) Defina a frequência das suas postagens

Nem de menos nem de mais, procure o equilíbrio em suas publicações. Ninguém gosta de ter seu feed lotado de informações de um determinado usuário. Analise o seu perfil e suas personas e entenda qual é a frequência ideal de postagem, seja stories ou postagens no feed. 

Além disso, preste atenção nos horários para a postagem. Nos relatórios do seu perfil, você encontra quais são os horários com maior engajamento. Este pode ser um bom ponto de referência para iniciar sua estratégia. 

4) Tenha um feed organizado 

O Instagram é uma rede social com enorme apelo visual. Por isso, dê prioridade para imagens com boa resolução, mantenha a harmonia com uma paleta de cores e utilize filtros agradáveis. Além disso, é preciso diversificar seus tipos de postagens. 

Não compartilhe imagens repetidas e nem no mesmo “estilo” próximas uma das outras. Se sua última postagem possui uma determinada fonte, com uma imagem de perfil de um aluno, por exemplo, na próxima, invista em algo mais aberto, com uma visão mais ampla. Isso ajudará sua IE a ser vista de diversas maneiras, além de tornar seu feed mais bonito e interessante visualmente.

Ademais, é essencial que sua IE saiba intercalar fotos e formas de postagem. Crie formas criativas de disponibilizar conteúdos, seja nos stories ou em postagens no feed.

Veja alguns exemplos para inovar em seus stories:

Stories 1: uso de um CTA para agendamento de visitas, utilizado principalmente no ensino básico.

Exemplo de stories: agende uma visita - Rubeus

Stories 2: divulgação de descontos em cursos e mensalidades.

Exemplo de stories: Inscreva-se - Rubeus

Stories 3: divulgação do vestibular com CTA para inscrição, demonstrando senso de urgência.

Exemplo de stories: University - Rubeus

ATENÇÃO: as cores sempre precisam fazer menção a sua instituição. De uma maneira ou outra, é preciso que seu lead sempre associe o que está vendo à sua IE.

5)  Aposte na interação

Uma das sensações mais satisfatórias é quando um usuário segue um perfil e é seguido de volta. Por essa razão, não tenha medo de interagir com o seu público. 

Além disso, adote questões simples como: responda os comentários o mais rápido possível, crie enquetes, incentive comentários, abra espaço para conversas via direct, divulgue fotos do dia a dia da sua IE. Isso tudo despertará um sentimento de acolhimento. Faça com que seus potenciais e atuais alunos sintam-se importantes para sua instituição. 

Mas o que minha instituição de ensino não deve fazer nunca?

Depois de vermos dicas e boas práticas para aumentar os resultados orgânicos do seu perfil, chegou o momento de conhecermos os 3 mandamentos do que NÃO se deve fazer: 

1º) Nunca compre seguidores

É muito importante que sua instituição entenda que não se pode deixar levar pelas chamadas “métricas de vaidade”. Não adianta o seu perfil institucional ter vários seguidores se eles não apresentarem potencial de compra.

Quando se compra seguidores, você recebe um pacote de usuários dos mais diversos interesses, ou seja, não há filtro nenhum. Além disso, podem haver várias contas “fantasmas”, que são fakes ou abandonadas. Essa situação pode “poluir” e distorcer os seus resultados, diminuir seu alcance real (com seu público-alvo) e denegrir a imagem de sua instituição

2º) Tenha cuidado com o ambiente digital

Lembre-se sempre que no ambiente on-line há uma visibilidade muito grande de pessoas e isso pode ser muito bom, tendo em vista a grande proporção que uma boa ação realizada por você pode tomar, mas a situação contrária também é verdadeira. Por isso, tome muito cuidado com os conteúdos e a forma de abordagem adotados.

É importante considerar as diversas possibilidades de interpretação de um post e planejar as postagens com antecedência, a fim de evitar polêmicas e problemas de comunicação com potencial de gerar crises. 

3º) Nunca utilize conteúdos de outros perfis sem autorização 

Obter o direito é primordial para que sua instituição poste qualquer conteúdo. Logo, o ideal é que a maioria das imagens utilizadas no seu Instagram para instituições de ensino sejam de autoria própria ou de bancos de imagens cujo direito de uso seja gratuito ou adquirido. 

Porém, e naqueles casos em que o perfil de parceiros ou alunos postam imagens que se relacionam com a sua instituição, o que fazer? Bem, é muito interessante que sua IE replique essas imagens em seu perfil. Para isso, dê os devidos créditos para o perfil que fez a publicação original. 

Conclusão

Como vimos, o Instagram para instituições de ensino pode ser um grande aliado para que você tenha sucesso na captação de alunos através do Marketing Digital. Seus benefícios e funcionalidades fazem dele uma rede social eficaz para promover o seu negócio. 

Dessa forma, é fundamental que sua IE entenda que está lidando com pessoas e não apenas usuários. Assim sendo, não é possível haver um script ou manual “oficial” sobre a atuação estratégica nas redes sociais. Diante disso, sua instituição deve testar o que funciona, ou seja, o que melhor se encaixa nos objetivos pretendidos.

Por fim, mãos à obra! Daqui para a frente, as estratégias que sua instituição seguir precisam estar alinhadas aos objetivos da sua IE e focadas nas suas personas. Além disso, sempre leve em consideração todas as dicas do que não se deve fazer em seu perfil comercial. Combinado? 

Mas ainda não acabou…

Diagnóstico Rubeus: Boas práticas no Instagram para instituições de ensino

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Diagnóstico do Instagram para instituições de ensino - Rubeus

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