Você sabe como funciona o LinkedIn e como aproveitá-lo para alavancar a geração de leads da sua instituição de ensino? Chegou a hora de transformar a sua estratégia com uma LinkedIn Page significativa! Dessa forma, será possível entregar conteúdos valiosos que atinjam o público certo. Neste guia, mostraremos a você como usar o LinkedIn na educação e como começar a fazer isso o quanto antes (sim, são dicas que podem ser aplicadas agora mesmo!). Confira!

Nesse conteúdo, você encontrará: conceitos, dicas, estratégias e um e-book exclusivo com 9 dicas para construir uma LinkedIn Page voltada para a captação de alunos. 

Boa leitura e bons resultados! 🙂

Introdução

É inegável a influência que os canais digitais exercem sobre a vida da grande maioria das pessoas. Redes sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, são cada vez mais relevantes e presentes no dia a dia de pessoas em todo o planeta. 

Essas redes sociais configuram-se como um importante pilar das estratégias de Marketing Digital e permitem às empresas obterem um maior alcance sobre o seu público, atraírem novos consumidores e criarem autoridade para a marca.

De acordo com o Relatório Social Media Trends de 2019, cerca de 62,6% das empresas entrevistadas consideram que as redes sociais têm um papel de extrema importância. Seguido por 25,4% que consideram esse papel moderadamente importante e somente 2,1% relataram nenhuma importância.

Canais digitais - Rubeus

No que tange a utilização das redes sociais no cenário educacional, verifica-se que elas permitem e facilitam a criação de um relacionamento com os potenciais alunos. Além, é claro, de uma proximidade com aqueles que já compõem o quadro de discentes. 

Através delas, as instituições de ensino conseguem humanizar o contato, bem como estabelecer um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a construção de uma experiências de alto nível e, assim, mantendo-se “em destaque” na mente de quem recebeu esse contato.

Por que as IEs devem investir nas redes sociais?

A utilização profissional das redes sociais pelas instituições de ensino engloba diversos benefícios, a saber:

  • melhores resultados nas estratégias de geração de leads;
  • geração de tráfego para o site;
  • construção de autoridade;
  • influência na decisão de compra do potencial aluno;
  • divulgação da marca;
  • metrificação das estratégias digitais empregadas;
  • estímulo ao engajamento de potenciais e atuais alunos.

Contudo, para obter sucesso na captação de alunos com o uso das redes sociais, é preciso definir e executar ações planejadas com base em informações concretas sobre as personas que deseja-se alcançar. Somente dessa forma será possível ser relevante e conduzir o lead aos demais estágios da Jornada de Compra. É sobre isso que abordamos em nosso blog post abaixo, confira-o!

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - Rubeus

Em qual rede social investir?

São diversas as opções de redes sociais disponíveis: LinkedIn, WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook, Pinterest, Tik Tok, Snapchat, Twitter, Telegram… E a pergunta que muitas vezes nos fazemos é: em qual delas apostar? 

Para identificar em qual(is) rede(s) social(is) é preciso investir, primeiramente, deve-se realizar uma análise apurada das personas da sua instituição, só assim será possível identificar em quais redes sociais elas estão presentes e, portanto, qual canal será estratégico investir.

  

Dentre as redes sociais de mais destaque atualmente está o LinkedIn. Ele, por sua vez, possui um formato mais profissional e, por isso,  tem sido a escolha de diversas pessoas que buscam pela primeira experiência profissional, recolocação no mercado de trabalho, ampliação do networking, aperfeiçoamento de competências ou, até mesmo, por informações relevantes para efetivação de uma compra.

O LinkedIn

Em resumo, o LinkedIn consiste em uma rede social de negócios. Atualmente, é a mais ampla plataforma de networking profissional do planeta, com cerca de 600 milhões de usuários em 200 países. 

Dessa forma, ao utilizá-la torna-se possível criar conexões e expandir os vínculos profissionais. Diferentemente de redes sociais, como Facebook e Instagram, o LinkedIn objetiva despertar o lado mais profissional de empresas e pessoas. 

Como usar o LinkedIn na educação

Como sabemos, a conversão de potenciais alunos em matrículas efetivas é um processo longo e, por isso, deve ser dividida em etapas. A cada etapa, a condução do interessado ocorre em diversos canais, objetivando sempre levá-lo a dar o próximo passo em direção à matrícula.

A utilização das redes sociais já é comprovadamente eficaz para a condução e nutrição do lead. Isso porque ele buscará por informações sobre a sua IE em diferentes canais, incluindo o LinkedIn. 

Infelizmente, é muito comum que as instituições de ensino possuam perfis em canais digitais mais “populares”, como o Instagram e o Facebook, deixando de lado o LinkedIn, que é uma rede que, se bem utilizada, pode funcionar como  um imã de potenciais alunos, destacando uma presença comercial e profissional marcante. 

Além disso, muitos desses perfis nas redes sociais não são otimizados e acabam sendo ineficazes para a geração de leads. Daí tem-se o sentimento de que as redes sociais não contribuem tanto assim para as estratégias de captação, sendo, portanto, deixadas “para segundo plano”.  

Quando o assunto é como usar o LinkedIn na educação, pode-se concluir que essa rede social pode ser bastante estratégica para a criação de autoridade e credibilidade diante tanto de potenciais e atuais alunos quanto do mercado em geral. 

Benefícios do LinkedIn na educação

Uma boa parte dos seus candidatos só vão conhecer efetivamente a instituição de ensino no dia do processo seletivo ou, até mesmo, no primeiro dia de aula. Entretanto, suas avaliações começam muito antes. Dessa forma, podemos dizer que a imagem que eles constroem da sua instituição é, em grande parte, influenciada pela experiência ao acessarem seus canais digitais. 

Portanto, a experiência digital é fundamental para incentivar seus potenciais alunos a avançarem (ou não) no processo de decisão de inscrição ou matrícula. Assim, é evidente a necessidade de utilizar-se, estrategicamente, os perfis digitais da sua instituição. 

Para ressaltar os pontos fortes e diferenciais da sua instituição de ensino, o LinkedIn pode ser a rede social mais indicada por justamente possuir uma abordagem mais profissional. Dentre os principais benefícios do LinkedIn na educação estão:

  • maior presença digital;
  • criação de estratégias de condução;
  • maior autoridade;
  • produção de postagens educativas;
  • elaboração de estratégias mais comerciais;
  • credibilidade;
  • profissionalismo;
  • conexões e parcerias;
  • identificação de interessados.

University Pages

Desde o ano de 2013, o LinkedIn disponibilizou um recurso exclusivo para instituições de ensino superior, denominado University Pages, ou, LinkedIn para universidades, em Português.

Com o University Pages, os usuários têm acesso à novidades sobre as IES e, assim, poderão recolher informações importantes sobre cursos e modalidades de ensino, por exemplo. Já as IES poderão conhecer melhor seus alunos. Além de: 

  • Interagir com potenciais e atuais alunos, pais e/ou responsáveis e egressos;
  • Ganhar autoridade de marca;
  • Expandir seu alcance;
  • Interagir mais facilmente com leads que têm algum tipo de conexão com a sua instituição ou que já tenha demonstrado algum tipo de interesse.

Em suma, o recurso é valioso para todos os envolvidos. Porém, para os estudantes que estão se preparando para a tão difícil decisão sobre qual IES optar, é um suporte ainda mais importante para a decisão final. 

Atenção: o University Pages é um recurso exclusivo para instituições de ensino superior. Portanto, aconselhamos que você utilize-o se esse for o seu caso. 

Saiba mais sobre o recurso University Pages:

📌University Pages: o novo destino da sua universidade no LinkedIn.

Perfil x LinkedIn Page

Antes de iniciar a utilização do LinkedIn, é imprescindível compreender a diferença entre a criação de um perfil e uma LinkedIn Page. Vamos lá?

  • Perfil

Em suma, o perfil destina-se a pessoas. Ou seja, serve para demonstrar conhecimentos, habilidades e formas de contato. No caso dos perfis é possível expor experiências, cursos e competências pessoais.

Além disso, nem é preciso ressaltar que, atualmente, possuir um perfil nesta rede social é de suma importância para os profissionais dos mais diversos ramos de atuação. Portanto, incentive que todos os profissionais da sua IE estejam presentes nesse canal digital.

Como usar o LinkedIn na educação - Rubeus
Exemplo de perfil no LinkedIn
BÔNUS: confira a postagem, em nosso Instagram, sobre esse assunto!

Incentive seus alunos a usarem o LinkedIn - Rubeus

  • LinkedIn Page

Já a LinkedIn Page exibe as características e diferenciais de empresas. Ela consiste em páginas destinadas a negócios. Ou seja, é a voz comercial no LinkedIn. Dessa forma, ao utilizá-la, é possível gerenciar anúncios, obter informações relevantes sobre suas personas, além de promover a aproximação da empresa e do público-alvo.

Como usar o LinkedIn na educação - Rubeus
Exemplo de LinkedIn Page

O próprio LinkedIn disponibiliza diretrizes para a criação do perfil ou da LinkedIn Page:

Rubeus

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Pontos de atenção na hora de utilizar o LinkedIn

Depois de conhecermos os conceitos e benefícios, chegou o momento de entendermos  3 pontos de atenção quando sua IE vai criar uma LinkedIn Page:

  • Sempre atualize e cheque as informações de contato 

Apesar de parecer um ponto de atenção bem óbvio, muitas empresas pecam ao disponibilizar contatos desatualizados. Entre os principais problemas estão telefones que não atendem e e-mails que não são checados, o que transmite o sentimento de desorganização e desinteresse.

  • Leia e releia todos os conteúdos disponibilizados

Como vimos, o LinkedIn é uma rede social profissional. Portanto, qualquer “errinho” de gramática é motivo para chamar uma enorme atenção. Por isso, atente-se à ortografia, concordância e digitação. 

  • Muitas conexões nem sempre significam leads qualificados

É comum que as pessoas considerem “seguidores”, “inscritos” ou “conexões” como sinônimo de sucesso na rede social. Contudo, atenção: na grande maioria das vezes, muitas conexões nem sempre traduzem-se em leads qualificados! 

Ou seja, você pode ter várias conexões e nenhuma delas ser leads qualificados que realmente justifiquem a presença da sua IE na rede social. Portanto, muito cuidado com as métricas de vaidade!

[E-book] Como usar o LinkedIn na educação: dicas para criar uma LinkedIn Page altamente atrativa

Agora, que tal vermos algumas boas práticas sobre como usar o LinkedIn na educação e, assim, montar um perfil que converte? Realize o download do nosso e-book e tenha acesso a 9 dicas para construir uma LinkedIn Page voltada para a captação de alunos

[E-book] Como usar o LinkedIn na educação: dicas para criar uma LinkedIn Page altamente atrativa - Rubeus

Material complementar: LinkedIn Learning

Quando o assunto é como usar o LinkedIn na educação quanto mais informações, melhor! Por isso, separamos uma dica de conteúdo complementar para você!

Em suma, o LinkedIn Learning consiste em um espaço, no próprio LinkedIn, que oferece cursos em formato de vídeo, ministrados por profissionais especialistas do setor em software, criatividade e habilidades de negócios. 

Dentre os diversos cursos disponibilizados está o Como Aproveitar ao Máximo o LinkedIn. Elaborado para profissionais interessados em aprender a utilizar o Linkedin em todo o seu potencial. O curso é gratuito e possui 5 módulos estratégicos. 

Conclusão

Como usar o LinkedIn na educação é um dos principais questionamentos quando o assunto é gerar leads. Possuir uma LinkedIn Page otimizada torna-se uma grande aliada para que a sua IE tenha sucesso na captação de alunos através do Marketing Digital. Seus benefícios e funcionalidades fazem dele uma rede social eficaz para promover o seu negócio. 

Dessa forma, é indispensável que sua IE entenda que está lidando com pessoas, e não apenas usuários. Assim sendo, não é possível haver um script ou manual “oficial” sobre a atuação estratégica nas redes sociais. Diante disso, sua instituição deve testar o que funciona, ou seja, o que melhor se encaixa nos objetivos pretendidos.

Por fim, mãos à obra! Daqui para a frente, as estratégias que sua instituição seguir precisam estar alinhadas aos objetivos e focadas nas suas personas. Além disso, sempre leve em consideração todos os pontos de atenção ao criar a LinkedIn Page da sua instituição de ensino. Combinado?

Vamos conectar? 

Já que o assunto é como usar o LinkedIn na educação, que tal conhecer a LinkedIn Page da Rubeus? Postamos, periodicamente, conteúdos e novidades do mercado educacional. Conheça-nos e faça parte da nossa rede de conexões!

QUERO CONHECER O LINKEDIN DA RUBEUS! 

Sua IE já investe em ações de como usar o LinkedIn na educação? Conte-nos sua experiência!

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